Um computador portátil, que você leva para onde quiser: o notebook se destaca pela praticidade, por isso é ideal para diferentes finalidades, como trabalhar, estudar, jogar, assistir filmes ou simplesmente navegar pela internet com comodidade. Apesar dessas vantagens, muita gente tem dificuldade para saber quais são os melhores notebooks.

Afinal, são muitas configurações para analisar, além das diferentes marcas que você encontra no mercado. Então, se você quer comprar seu laptop em 2023 não pode perder as informações que reunimos aqui.

Vem com a gente e entenda quais aspectos você deve levar em conta na hora de adquirir seu novo modelo!

Homem sentado na mesa escrevendo em um papel e também usando o notebook Homem sentado na mesa escrevendo em um papel e também usando o notebook

Qual melhor notebook gamer?

Ao escolher um notebook gamer, é essencial encontrar um equilíbrio entre desempenho, qualidade de construção e recursos. O processador desempenha um papel fundamental nisso, optando por modelos recentes e potentes, como os Intel Core i7 ou i9, ou os processadores AMD Ryzen, que oferecem um ótimo desempenho em jogos. As placas de vídeo também são essenciais, com opções poderosas disponíveis, como as GeForce RTX da NVIDIA ou as Radeon RX da AMD. É importante analisar as especificações, como quantidade de VRAM e recursos de ray tracing.

Além do desempenho, a durabilidade do notebook gamer é crucial. Certifique-se de escolher um modelo com boa capacidade de refrigeração para evitar superaquecimento durante longas sessões de jogo. Avalie também a qualidade do teclado e touchpad, pois eles serão usados com frequência.

No que diz respeito aos recursos, considere a quantidade de RAM disponível, pois isso influencia a eficiência de execução de jogos e outros aplicativos. Quanto ao armazenamento, a combinação de um SSD, para tempos de carregamento rápidos, e um HDD, para armazenamento em massa, é comum em notebooks gamers.

Lembre-se de que a escolha do "melhor" notebook gamer dependerá do seu orçamento e das suas necessidades específicas. Recomenda-se comparar várias opções e encontrar aquela que ofereça o melhor custo-benefício para você. Aproveite e descubra como fazer um upgrade no PC para jogar seus tírulos favoritos. 

Qual a melhor marca de notebook?

Muita gente, ao pesquisar sobre os melhores notebooks, começa buscando referências em relação à marca do equipamento. É sempre interessante conhecer a opinião de amigos e conhecidos sobre a experiência com um determinado fabricante, mas o ideal é não se prender a isso.

Existem diferentes marcas de notebooks e cada uma oferece dispositivos com as mais variadas configurações. Logo, antes de selecionar uma ou outra fabricante, tenha em mente o uso que você fará do equipamento. 

Tem pessoas que precisam não apenas do celular, mas também do laptop para trabalhar, enquanto outras o utilizam para fazer algum curso, especialmente para acompanhar as aulas online. E a gente não pode se esquecer dos gamers, que buscam uma máquina veloz para rodar seus jogos.

Então, se a sua ideia é ter um notebook para atividades básicas em casa, como navegar pela internet e assistir às suas séries, você precisa ter uma boa internet residencial, porém não precisa comprar um equipamento formatado para quem é gamer, concorda? Isso porque não utilizará todos os recursos.

Como escolher o melhor notebook?

Como dissemos, é importante entender a configuração que você precisa na hora de comprar seu notebook. Fica confuso com tantas informações? Veja a seguir os principais aspectos para verificar no equipamento:

Tela

Mulher sentada na sala com o notebook no colo Mulher sentada na sala com o notebook no colo

O primeiro ponto é o tamanho da tela do notebook. Aqui é preciso analisar se você irá transportar o dispositivo com frequência: nesse caso, ter uma tela de 11, 13 ou 14 polegadas pode facilitar na hora de levar o laptop na mochila.

Contudo, um fator que pode pesar são as atividades que você vai realizar. Então, se usa com programas de edição de imagem ou com design, por exemplo, a tela maior não pode faltar, por isso escolha um equipamento que tenha tela de, no mínimo, 15 polegadas.

As telas maiores são legais para quem joga e para quem prioriza o notebook para acompanhar filmes e séries no streaming.

Além do tamanho, verifique ainda a resolução: pode escolher a tela HD ou, se preferir uma imagem com mais alta qualidade, a Full HD. 

Processador

O processador é quem dita o ritmo das atividades do seu notebook. Então, se você busca rapidez para abrir e rodar programas, deve selecionar os melhores processadores. Mas, nesse aspecto, vale novamente a dica: tenha em mente o uso que fará do laptop.

Você pode encontrar diferentes processadores da Intel, como Atom, Celeron, Core i3, i5, i7 e até i9. Vamos lá: o Atom é o mais básico dessa lista, suficiente para quem quer fazer atividades simples. Então, você consegue um preço mais acessível no aparelho.

Já, para quem precisa usar softwares mais pesados para o trabalho, realiza diversas tarefas ao mesmo tempo, é necessário ter um processador melhor, ou seja, a partir do Core i5. Mas, dependendo da sua necessidade, o ideal mesmo é o Core i7.

No caso da Intel, além dessas variações, há ainda a geração do processador: quanto mais alta, mais recente é a tecnologia dele, o que vai entregar um desempenho superior ao notebook. Em 2021, os processadores com tecnologia mais recente da Intel eram os da 11° geração.

Falamos da Intel, mas você também vai encontrar processadores AMD, comum nos equipamentos para gamers. Aqui, a lógica é a mesma já que a fabricante tem os processadores: Ryzen 3, 5, 7 e 9, entre outros.

Foto de uma memória RAM Foto de uma memória RAM

Memória RAM

A memória RAM é aquela solicitada na hora de navegar, carregar programas e usar aplicativos. Assim, para pessoas que realizam tarefas mais simples, um modelo com 4 GB de RAM é suficiente.

Mas para programas mais pesados ou para realizar várias atividades ao mesmo tempo, o recomendado é, no mínimo, 8 GB de RAM. Por fim, para ter rapidez no trabalho, carregar softwares mais robustos ou jogar, o ideal é investir em um equipamento com 16 GB de RAM.

Armazenamento

Pense se você precisa ou não de muito espaço para armazenamento no notebook. Caso não tenha essa exigência, modelos de 250 GB a 500 GB de espaço de HD são recomendados. E, caso precise de mais espaço, pode usar um HD externo ou o armazenamento na nuvem.

Mas, se você já configurou seu Wi-Fi porque precisa baixar arquivos grandes, fotos, filmes e jogos, prefira equipamentos com 1 TB de armazenamento.

Além do HD, você pode encontrar a tecnologia de armazenamento SSD ou HD híbrido (HD e SSD). O SSD garante mais velocidade para você acessar seus arquivos, é mais leve, porém tem um preço mais elevado.

Garota gamer com headphone jogando com um controle na mão conectado ao notebook Garota gamer com headphone jogando com um controle na mão conectado ao notebook

Placa de vídeo

Outro aspecto importante é a placa de vídeo, que tem influência no desempenho do seu notebook. 

Caso queira jogar ou utilizar programas para trabalhar relacionados à edição de fotos e vídeos, precisa de uma placa mais potente. Um exemplo é a NVidia, que entrega mais recursos no processamento gráfico.

Para quem não precisa de toda essa tecnologia, pode utilizar a placa de vídeo integrada, suficiente para tarefas mais básicas.

Bateria

Por último, veja ainda o desempenho da bateria, fator essencial para quem fica muito tempo longe de casa ou do escritório. 

Quanto maior a duração, mais tranquilidade você tem para utilizar o equipamento.

Quais são os melhores notebooks gamers?

Existem várias opções de notebooks gamers de alta qualidade disponíveis no mercado e na Loja da Vivo. A escolha do melhor notebook gamer depende das suas necessidades específicas, como o desempenho desejado, o orçamento disponível e as preferências pessoais. 

Se o seu foco é um equipamento para rodar jogos, então veja três modelos de os notebooks perfeitos que selecionamos para você: Asus, Acer NVIDIA GeForce i5 e o Acer NVIDIA GeForce i7,  eles são ideais para quem deseja aprimorar sua experiência em jogos e mergulhar de cabeça na ação.

 

Quais são os melhores notebooks para trabalhar?

Se o notebook é seu parceiro indispensável no trabalho, temos dicas dos melhores modelos para essa finalidade. Acompanhe:

Viu como são diferentes aspectos que você precisa checar para comprar um dos melhores notebooks do mercado? Como dissemos, um ponto essencial é pensar como você vai usar o equipamento, assim pode fazer uma compra com um bom custo-benefício.

Temos uma vitrine com notebooks das melhores marcas, diferentes configurações e preços especiais na loja online confira.

Até a próxima!

Leia também: