A qualidade das animações dos estúdios Pixar é ímpar. Mais do que nos números de bilheteria que comprovam o sucesso dos filmes lançados pela marca, os prêmios chancelam as produções.
Tudo começou com a franquia de Toy Story, que inaugurou a produção de longas da Pixar, e daí em diante foi um lançamento premiado atrás do outro.
Agora em junho chegou mais uma produção que fez jus à boa fama da Pixar. “LUCA” foi lançado diretamente no Disney+.
Se animou e quer aproveitar para mergulhar nesse universo colorido, divertido e sempre muito emocionante? Listamos aqui os melhores filmes da Pixar para assistir no streaming da Disney. Vamos lá?
Melhores filmes da Pixar
LUCA
A nova animação original da Pixar é linda, tanto pelas paisagens da Riviera Italiana em que se passa quanto pela história de amizade que a trama desenvolve.
O filme conta sobre a infância de uma criança e um verão inesquecível compartilhado com seu melhor amigo. Mas há um segredo por trás das aventuras que pode ameaçar toda a diversão: Luca e Alberto são monstros marinhos.
O longa tem direção de Enrico Casarosa, que também dirigiu o indicado ao Oscar “La Luna”, e que faz parte do conselho consultivo de criação sênior dos estúdios Pixar.
O roteiro é assinado por Mike Jones (de Soul, com trabalhos em Toy Story 4, Os Incríveis e outros) e Jesse Andrews.
A estreia ocorreu exclusivamente no Disney+, diretamente no catálogo e sem taxas.
Assista o trailer aqui
Dois Irmãos – Uma Jornada Fantástica
O subúrbio de um mundo fantástico é o cenário dessa animação da Pixar, lançada em março do ano passado.
A dupla de elfos adolescentes têm uma missão extraordinária para cumprir e descobrir se a magia ainda existe.
O roteiro traz questionamentos sobre a capacidade de usarmos ou não a magia e nos conectarmos conosco.
O longa é dirigido por Dan Scanlon e produzido por Kori Rae, ambos estavam por trás de “Universidade Monstros”.
O filme foi exibido no 70o Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro de 2020.
Assista ao trailer aqui
Viva – a Vida é uma Festa
Apesar do nome, o filme musical trata mesmo é sobre a morte. Mas de maneira suave, com muita música e cuidado.
A narrativa envolve Miguel, de 12 anos, que sonha em ser músico, mas não tem a aprovação da família.
Ele então é confrontado com a morte, com seus antepassados que ressurgem no Dia dos Mortos como esqueletos, trazendo à tona a cultura mexicana com delicadeza e alegria.
A animação, lançada no Brasil em 2018, tem direção de Lee Unkrich e Adrian Molina.
Recebeu duas indicações ao Globo de Ouro em 2018, ganhando na categoria “Melhor Filme de Animação”, e duas indicações ao Oscar, levando a estatueta em ambas: “Melhor Filme de Animação” e “Melhor Canção Original” pela música“Remember Me”.
Assista ao trailer aqui
Toy Story
O primeiro longa-metragem de animação em computação gráfica da história foi produzido pela Pixar em 1995.
Na história dos brinquedos que ganham vida quando os humanos não estão por perto, o xerife Woody e o patrulheiro espacial Buzz Lightyear vivem uma amizade intensa e fiel que permeia os quatro filmes de Toy Story produzidos ao longo desses anos.
Vale a pena assistir às quatro animações lançadas nos anos de 1995, 1999, 2010 e 2019, todas com as tramas amarradas.
O terceiro longa da franquia é a segunda maior bilheteria de cinema na categoria filme animado e recebeu dois prêmios do Oscar: “Melhor Animação” e “Melhor Canção Original”.
Assista ao trailer aqui
Divertida Mente
A história mesmo se passa dentro do cérebro de Riley, uma garotinha de 11 anos. Por lá, vivem emoções Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza.
Mas uma confusão faz com que a Alegria e a Tristeza saiam da sala de controle, mudando a vida da menina.
Além de ajudar as crianças a nomearem seus sentimentos, os conceitos abstratos do filme tratam de questões profundas e trabalham simbolismos de uma forma envolvente.
Escrito a seis mãos (assinam Pete Docter, Meg LeFauve, Josh Cooley), o longa foi exibido no Festival de Cannes em maio de 2015, arrancou aplausos intermináveis e levou ao Oscar de “Melhor Filme de Animação” em 2016.
Assista ao trailer aqui
Monstros S.A.
Na maior fábrica de sustos que existe trabalham James P. Sullivan e seu assistente, Mike Wazowski.
A missão dos monstros é assustar as crianças, cujos berros produzem energia para a cidade. Mas tudo muda quando a dupla assustadora visita o mundo dos humanos e conhece Boo, uma garotinha adorável que acaba se infiltrando no universo deles.
O filme de 2001 tem direção de Pete Docter (de Divertida Mente e Soul) e foi vencedor do Oscar de “Melhor Canção Original”, com “If I Didn’t Have You”.
Em 2012, teve um relançamento em 3D nos cinemas. E, em 2013, o filme se transformou em franquia com o lançamento de outro longa: "Universidade Monstros". Agora, em 2021, a saga ganha a série “Monsters at Work” que chegou ao Disney+ em julho.
Assista ao trailer aqui
Os Incríveis
No primeiro longa, de 2004, um casal de super-heróis passa a levar uma vida normal, escondendo seus poderes depois que Roberto Pêra, o sr. Incrível, é condenado pela Justiça.
Só que, 15 anos depois, ele está cheio de tédio e quer retomar a vida herói, saindo em uma aventura com uma missão secreta.
Já no segundo filme da franquia, lançado em 2018, Helena é chamada a atuar novamente como Mulher-Elástica e o sr. Incrível vai cuidar das crianças, descobrindo que o bebê também tem superpoderes.
Brad Bird dirige as duas animações da franquia, que não tem previsão de lançar uma terceira animação.
A primeira foi indicada a quatro Oscars, levando “Melhor Filme de Animação” e “Melhor Edição de Som”.
Assista ao trailer aqui
Up – Altas Aventuras
A animação da Pixar, lançada em 2009, mostra as aventuras do idoso viúvo Carl Fredricksen, um vendedor de balões que vai perder a casa em que mora para um empresário que deseja construir um edifício.
Após um incidente, ele é forçado a ir para um asilo, mas, para evitar isso, enche milhares de balões em casa, fazendo com que ele levante voo. Só que o idoso não esperava que o garotinho Russell, de oito anos, embarcasse com ele.
Mais um longa dirigido por Pete Docter, obteve a quarta maior bilheteria da Pixar e recebeu indicações a cinco Oscars, ficando com as estatuetas de “Melhor Filme de Animação” e “Melhor Trilha Sonora”, em 2010.
Assista ao trailer aqui
Wall-E
Fugindo do padrão de cinema de animação comercial dos últimos tempos, a animação lançada em 2008 é graciosa, inusitada e com poucos diálogos.
A história mostra que após deixar a Terra entulhada de lixo e a atmosfera poluída, a humanidade vai viver em uma nave após abandonar o planeta.
Ficam por lá alguns robôs, encarregados de limpar toda essa bagunça.
Wall-E é o último deles, até que surge uma nave com um novo e moderno robô. É Eva, por quem Wall-E logo se apaixona.
Com direção de Andrew Stanton, o filme da Pixar venceu o Oscar 2009 de “Melhor Filme de Animação”, mas também foi indicado nas categorias “Melhor Roteiro Original”, “Melhor Trilha Sonora”, “Melhor Canção Original”, “Melhor Edição de Som” e “Melhor Mixagem de Som”.
Assista ao trailer aqui
Procurando Nemo
Uma franquia bem-sucedida produzida pela Pixar começou com “Procurando Nemo” em 2003 e foi seguida por “Procurando Dory”, em 2016, ambos produzidos por Andrew Stanton.
A vida no fundo do mar é divertida e cheia de perigos vividos pelo peixe-palhaço Nemo, seu pai superprotetor e a cirurgiã-patela Dory.
O primeiro filme recebeu o Oscar de “Melhor Animação” e foi sucesso de bilheteria, além de conquistar o feito de ser o título com mais DVDs vendidos em todos os tempos.
Assista ao trailer aqui
Ratatouille
Um ratinho que sonha se tornar um chef francês, mas que é expulso de todas as cozinhas pelo fato de ser um rato.
Mas Remy é tão obcecado com essa ideia que consegue convencer um ajudante atrapalhado de um famoso restaurante a fazer uma parceria com ele. Escondido sob o chapéu de Linguini, ele passa todas as coordenadas na cozinha.
Mais uma animação sob direção de Brad Bird, premiada com o Oscar de “Melhor Animação” e com a indicação em outras quatro categorias (Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som e Melhor Roteiro Original). Lançado em 2007.
Assista ao trailer aqui
Os melhores filmes Pixar estão disponíveis no streaming Disney+. Tem diversão para a família inteira assistir juntinha.
Você pode assinar e ativar o Disney+ no seu plano Vivo. Seja com Vivo Fibra ou Vivo Selfie, a assinatura é uma grande vantagem.
Além disso, é possível assinar o app Disney+ na Vivo AppStore – e clientes Vivo têm benefícios exclusivos.
Aproveite o que o streaming e a Vivo oferecem de melhor.
Bom divertimento e até a próxima!
LEIA MAIS: