Praticidade para o dono e uma comida saudável para o seu amigo de quatro patas: assim são as rações, produtos desenvolvidos para oferecer o melhor para o animal de estimação. Mas, diante de tantas opções, como escolher a melhor ração para cachorro?

O importante é sempre pensar nas necessidades nutricionais do cão e nas características do animal, como tamanho, raça e idade. Pode parecer complicado no começo, mas com a nossa ajuda, você descobrirá quais são os diferentes tipos de ração e como selecionar o produto ideal.

E aí? Prepare-se para entender o que observar na hora de comprar a melhor ração para cachorro. Vem com a gente e saiba mais!

Cão labrador meio deitado na frente de um pote de ração e lambendo o rosto Cão labrador meio deitado na frente de um pote de ração e lambendo o rosto

Quais os tipos de ração para cães?

Você sabe que a tecnologia no mercado pet não para de evoluir e com as rações não é diferente: você encontra essa alimentação com diferentes composições, sabores e direcionadas para um determinado perfil de cachorro (porte, faixa etária e raça). 

No entanto, além desses aspectos, é preciso entender que existem quatro classificações para as rações no Brasil. São elas:

Econômica

Como a própria denominação indica, é a ração que tem o menor preço, podendo ser encontrada também a granel. 

Apesar dessa vantagem, é um produto que não vai oferecer todos os nutrientes que o seu cão precisa. Isso porque costuma ter, entre os ingredientes principais, proteínas vegetais e não animais, além de ingredientes sintéticos.

Standard

A ração standard é um produto de qualidade intermediária e com valor acessível, sendo um dos mais vendidos no país. Aqui há uma mistura de proteína vegetal e animal, mas não são incluídas vitaminas na composição.

Cão grande comento ração em um pote de metal e ao lado cão pequeno comendo ração Cão grande comento ração em um pote de metal e ao lado cão pequeno comendo ração

Premium

A ração premium é um produto de alta qualidade, que contém proteína animal de alto teor biológico, além de gorduras boas (ômega 3 e 6), vitaminas e sais minerais importantes para a saúde do seu amigão. 

Assim, se você busca os melhores produtos para seu pet, saiba que o valor da premium é mais elevado que a standard, mas pelo fato de evitar problemas de saúde no animal, oferece uma boa relação custo-benefício.

Super Premium

Quem busca uma qualidade ainda maior, pode optar pela ração super premium. Ela tem o preço mais elevado, mas conta com proteína animal de alto teor biológico, vitaminas, sais minerais, gorduras boas e não utilizam corantes ou ingredientes transgênicos.

Pode dar ração de cachorro grande para cachorro pequeno?

Umas das indicações nas embalagens das rações é justamente o porte do animal, e isso precisa ser seguido à risca. 

É só pensar que um cachorro pequeno tem o metabolismo mais acelerado e, assim, gasta mais energia do que o de grande porte. Por isso, precisa de uma quantidade maior de proteínas e gorduras para que seu organismo funcione bem.

Já o cachorro grande não tem o metabolismo tão acelerado, assim seu gasto energético é menor, com isso sua ração tem teor de gordura menor, a fim de evitar obesidade.

Logo, se você tem dois cachorros em casa (um de grande porte e outro menor), o ideal é que cada um tenha sua própria ração.

Cão pequeno comendo ração em um pote de metal e do lado outro pote de metal com ração de cão grande Cão pequeno comendo ração em um pote de metal e do lado outro pote de metal com ração de cão grande

Leia mais:

Quais nutrientes são importantes na ração?

Você quer sempre o melhor para o seu pet, certo? Então, é fundamental se atentar aos nutrientes que compõem o produto. 

Basta olhar o rótulo, mais especificamente a tabela nutricional da ração. Os itens que aparecem nos primeiros lugares são os que estão em maior quantidade.

Mas, afinal, quais nutrientes são essenciais para que o cachorro viva bem? Veja abaixo:

  • Proteína animal: deve ser o nutriente que aparece no topo da tabela nutricional da ração, podendo ser carne vermelha, peixe ou frango. Isso porque ajuda no bom funcionamento dos órgãos e parte muscular;
  • Gorduras boas: fornecem energia e ajudam na saúde do pelo do animal, como o ômega 3, por exemplo. Podem ser: linhaça, gordura de animal (frango, por exemplo), óleo de peixe, entre outras;
  • Vitaminas: provenientes de frutas e vegetais, contêm antioxidantes que melhoram a imunidade do animal. Assim, priorize rações enriquecidas com esse nutriente, como vitamina C e E;
  • Sais minerais: cálcio, zinco, manganês e outros minerais são importantes não só para a saúde óssea, mas para a saúde geral do pet;
  • Grãos e carboidratos integrais: são fontes de fibra e de energia para o seu amigo de quatro patas.
Menina sentada no chão alimentando filhote de cão com a mão Menina sentada no chão alimentando filhote de cão com a mão

O que posso misturar na ração do meu cachorro?

Ao comprar uma ração de boa qualidade, saiba que você oferece todos os nutrientes que seu cão precisa. Mas, caso você queira deixar essa alimentação mais atrativa, pode misturar a ração úmida (que seja adequada para o seu cão) na ração seca.

Muita gente tem o costume de misturar a comida de casa na ração do pet. Contudo, é preciso cuidado, pois nem todos os alimentos fazem bem para o cachorro, por exemplo:

  • Cebola;
  • Alho;
  • Leite;
  • Abacate;
  • Preparações com muita gordura, como pizza e tortas.

Desse modo, antes de dar qualquer alimento misturado à ração, o ideal é consultar o veterinário. Há ingredientes que podem causar desconfortos estomacais, intestinais e até problemas renais nos bichinhos. Não dá para arriscar, não é mesmo?

Quando investir em uma ração natural?

Entre as rações super premium, existem as rações naturais, que, como o nome já diz, são feitas com ingredientes exclusivamente naturais. Logo, não levam conservantes, corantes ou quaisquer itens sintéticos na composição.

São produtos com um preço mais alto, porém que tem uma composição nutricional bastante rica para o seu pet, pois nada é artificial. E sabemos como isso é importante para evitar não só problemas de obesidade, como qualquer outra complicação no futuro.

Na composição da ração natural você encontra proteínas animais com alto valor biológico, gorduras saudáveis (ômega 3 e 6), além de frutas e legumes que garantem as vitaminas e sais minerais para o seu amigão.

Se você quer ficar tranquilo quanto ao bem-estar do seu pet para que ele tenha uma boa saúde para brincar e até para viajar com você, vale a pena investir nessa opção. Cães com algum problema de saúde, idosos ou com alergia alimentar também podem se beneficiar com a ração natural.

Três potes com diferentes tipos de ração Três potes com diferentes tipos de ração

Como escolher a ração para meu cão?

Você precisa saber que existem vários fatores para analisar na hora de comprar a melhor ração para ele. Confira:

Porte do animal

O metabolismo dos cães de porte menor é muito acelerado, então precisam de rações ricas em proteína animal e gordura saudável. 

No caso dos cães de porte médio ou grande, os nutrientes da ração são mais equilibrados, visto que a necessidade energética é menor.

Estágio de vida do cachorro

Um fator muito importante é observar a indicação da ração para o estágio de vida do animal: filhote, adulto ou idoso. 

O filhote se alimenta, nas primeiras semanas, com o leite materno. Assim, para fazer a mudança para alimentos sólidos, é importante começar com uma ração mais úmida. 

Depois, aos poucos, a ração mais dura pode ser incorporada, mas sempre considerando a idade do animal. 

Então, invista na ração para filhote (que terá todos os nutrientes que ele precisa para seu desenvolvimento saudável) até que seu pet chegue na fase adulta. 

Na dúvida, pergunte sempre ao veterinário quando seu amigão deixará de ser considerado um filhote. 

O cão adulto precisa de uma ração mais seca e menos calórica, e o cão idoso pode ter necessidades especiais na alimentação: uma ração mais mole, caso tenha perdido os dentes, ou uma específica para algum comprometimento de saúde.

Cão pulando feliz com a língua de fora e brincando em um campo Cão pulando feliz com a língua de fora e brincando em um campo

Nível de atividade do pet

Analise ainda o nível de atividade do seu pet: se o bichinho faz caminhadas com bastante frequência ou gosta de correr e brincar, pode ser preciso dar uma ração com um teor mais alto de gordura para fornecer a energia que ele precisa.

Orientação do veterinário

Como se nota, são muitas informações para considerar ao escolher a melhor ração. Por isso, a orientação do veterinário é essencial. 

Além disso, o profissional pode prescrever uma ração especial, chamada também de ração medicamentosa, caso seu pet tenha algum problema cardíaco, renal, ósseo, alergias ou outros.

Qual a melhor ração para cachorro?

Acompanhe abaixo as melhores rações para cachorro que você encontra na Loja da Vivo:

Ração Royal Canin Light Cães Adultos Porte Pequeno e Mini

Foto da Ração Royal Canin Light Cães Adultos Porte Pequeno e Mini Foto da Ração Royal Canin Light Cães Adultos Porte Pequeno e Mini

Se o seu cão adulto de porte mini ou pequeno está com risco de obesidade, a ração Royal Canin Light é ideal. 

É um alimento rico em proteína e fibra (que traz saciedade ao seu amigo), baixo teor calórico e de gordura.

Ração N&D Prime Cães Adultos

Foto de Ração N&D Prime Cães Adultos Foto de Ração N&D Prime Cães Adultos

A ração N&D Prime é o alimento completo e balanceado para cães de porte grande e gigante. Feito com carne de cordeiro, vitaminas, minerais e sem ingredientes transgênicos. Sua composição tem conservantes naturais e baixo índice glicêmico.

Ração Royal Canin Cães Gastrointestinal

Foto de Ração Royal Canin Cães Gastrointestinal Foto de Ração Royal Canin Cães Gastrointestinal

A ração Royal Canin Gastrointestinal é indicada para cachorros que apresentam sensibilidade no sistema digestivo. 

Apresenta vitaminas, minerais, alto valor energético e componentes que facilitam a absorção dos nutrientes.

Ração Equilíbrio Veterinário Cães Hipoalergênico

Foto de Ração Equilíbrio Veterinário Cães Hipoalergênico Foto de Ração Equilíbrio Veterinário Cães Hipoalergênico

Se o seu amigo tem alergia ou intolerância alimentar que resulta em problemas de pele ou digestivos, ele precisa dessa ração especial. 

A ração Equilíbrio Veterinário tem proteína hipoalergênica de origem vegetal, ômega 3 e outros nutrientes para que seu pet viva saudável.

Ração Seca Premium Especial para Cães Filhotes Premier

Foto de Ração Seca Premium Especial para Cães Filhotes Premier Foto de Ração Seca Premium Especial para Cães Filhotes Premier

A ração GoldeN Formula Filhotes é um alimento produzido com alta tecnologia, a partir dos mais modernos conceitos em nutrição. 

Apresenta grãos adequados para animais de pequeno porte, facilitando a apreensão e mastigação. Além disso, é um alimento premium especial completo para os filhotes, com o nível ideal de todos os nutrientes de que precisam para crescer fortes e saudáveis. 

Ração Seca Super Premium para Cães Filhotes Premier Ambiente Interno

Foto de Ração Seca Super Premium para Cães Filhotes Premier Ambiente Interno Foto de Ração Seca Super Premium para Cães Filhotes Premier Ambiente Interno

A ração PremieR Ambientes Internos tem uma composição exclusiva e que prioriza ingredientes de qualidade. Garante pelos mais bonitos, ossos e dentes mais fortes para os filhotes, além de fezes em menor volume e com menos odor.

Ração Seca Premium Especial para Cães Idosos Golden

Foto de Ração Seca Premium Especial para Cães Idosos Golden Senior Foto de Ração Seca Premium Especial para Cães Idosos Golden Senior

A ração GoldeN Senior é o alimento completo e balanceado com frango e arroz. É indicado para cachorros adultos e com mais de sete anos, que precisam de uma ração que mantenha a saúde óssea, proteção muscular e dentes mais fortes.

Chega de complicação na hora de escolher a melhor ração para cachorro. Agora você já sabe os pontos que precisam ser avaliados para garantir uma boa saúde para seu pet!

Busca os melhores produtos para seu bicho de estimação e outros benefícios? Conheça o Vivo Pets!

Até mais!

Leia também: