Todos sabemos que a qualidade da água que bebemos está diretamente relacionada à nossa saúde. Quanto maior o grau de pureza, maiores serão seus benefícios em nosso corpo. Por isso é tão importante escolher o melhor purificador.

Como as possibilidades são diversas, é normal surgirem dúvidas na hora de decidir por um produto, como quais as melhores marcas e modelos, quais as diferenças entre o purificador e o filtro e qual o tipo ideal para cada residência.

Para ajudar na tarefa, preparamos este guia, que vai orientar na decisão do purificador mais adequado às suas necessidades. 

O que é um purificador de água?

Mão feminina enchendo um copo de água direto no purificar de água. Mão feminina enchendo um copo de água direto no purificar de água.

O purificador é um equipamento cujo principal objetivo é remover a maior quantidade possível de impurezas presentes na água que bebemos.

Apesar da água tratada pelas concessionárias na maioria das cidades ser de boa qualidade, o caminho que ela faz da unidade de tratamento até a nossa torneira pode prejudicar a sua pureza. 

Isso pode ocorrer por diversos fatores, como detritos que se acumulam no encanamento ou até a infecção por bactérias presentes nos canos ou caixas d’água, que podem se proliferar rapidamente, trazendo riscos à saúde.

Além disso, as concessionárias utilizam cloro para reduzir as impurezas. O cloro é fundamental no combate aos micro-organismos prejudiciais à saúde, porém, quando consumido em excesso, pode fazer mal aos seres humanos.

Qual a diferença entre filtrar e purificar a água?

Homem sentado no escritório bebendo um copo de água filtrada. Homem sentado no escritório bebendo um copo de água filtrada.

A principal diferença é que o filtro é um equipamento mais básico e funciona por meio de uma vela, responsável por reter as impurezas da água. Uma vantagem desse aparelho é que ele não necessita de energia elétrica para funcionar, tornando seu custo mais baixo. Por outro lado, seu nível de retenção de impurezas é menor que a dos purificadores.

Já os purificadores de água possuem um sistema que utiliza tecnologia para eliminar bactérias e reduzir ou até mesmo extinguir os níveis de cloro na água, deixando-a também com odor e sabor mais agradáveis. 

Apesar de ter um custo maior, comparado aos filtros, ele dura mais tempo. Além disso, sua vela central não precisa ser trocada tão rapidamente. Já a dos filtros necessita de trocas regulares, devido ao acúmulo de substâncias presentes na água.

Como escolher o melhor purificador de água?

Mulher em pé bebendo água filtrada. Mulher em pé bebendo água filtrada.

Para não errar na escolha do melhor purificador de água, é importante estar por dentro de algumas características dos aparelhos:

Nível de purificação

Esse é o fator mais importante a ser levado em consideração na hora de escolher o purificador de água. 

Para isso, é importante saber que os aparelhos contam com uma faixa de nível que pode ir de P1 a P6. Quanto menor o nível “P” do equipamento, melhor será a qualidade da água.

O P1 é o que retém a maior quantidade de impurezas, eliminando até as menores partículas. Já o P6 é o nível mais básico, que tem como função reter as partículas maiores. Nesse caso, algumas impurezas podem passar, tornando a água menos limpa. 

Troca da vela

Assim como nos filtros, é necessário trocar a vela do purificador depois de um determinado tempo. Geralmente, a vida útil desta peça é de seis meses ou 4 mil litros de água, dependendo do modelo. 

Apesar de a vida útil ser maior do que a das velas instaladas em filtros, o custo deste acessório pode ser mais caro nos purificadores. Além disso, dependendo do modelo, você não conseguirá trocar por conta própria, precisando chamar um profissional especializado para substituí-la.

Dessa forma, antes de bater o martelo sobre um modelo específico, busque informações sobre o preço da vela instalada de fábrica e se você mesmo pode trocá-la.

Tipo de retrolavagem

A retrolavagem é responsável por limpar o purificador. É possível encontrar equipamentos com essa função automática ou manual. Nos automáticos, o preço certamente será um pouco maior. Porém, não será necessário se preocupar com a limpeza. 

Se você optar por uma versão manual, procure saber se os processos de higienização são simples e podem ser executados por você mesmo ou se será necessário contratar um profissional

Refrigeração

Outro fator a ser levado em conta é o modo de refrigeração do aparelho. É possível encontrar três tipos diferentes desse equipamento. 

O de parede não possui sistema de refrigeração. Ou seja, a água estará sempre em temperatura ambiente. Entretanto, é o modelo com o menor custo.

Além dele, existem os modelos refrigerados sem armazenamento de água, que têm um valor intermediário, e os com armazenamento, que acumulam uma quantidade de água fria em seu reservatório e costumam ter preços superiores.

Quais as melhores marcas de purificador de água?

Homem enchendo um copo com a jarra de vidro de de água filtrada. Homem enchendo um copo com a jarra de vidro de de água filtrada.

Com o passar dos anos, as empresas foram investindo em tecnologias para tornar o purificador de água uma solução cada vez mais eficiente. 

Hoje, é possível encontrar diversos ótimos modelos, de variadas marcas, como Consul, Electrolux, IBBL, Esmaltec e Colormaq. Conheça alguns dos equipamentos ideais para serem instalados em residências:

Consul CPB34AS

Este é um dos melhores purificadores de água para residências do mercado. Aprovado pelo Inmetro, o modelo Consul CPB34AS é um equipamento “Classe A”, com classificação P1, que garante máxima redução de cloro, outras partículas e bactérias.

Ele ainda conta com um armazenamento de água de 800 ml e ótima capacidade de refrigeração, suficiente para suprir uma família de 4 pessoas durante todo o dia. Além disso, a troca do refil é feita de maneira simples e rápida.

IBBL Due

O modelo IBBL Due tem boa capacidade de refrigeração, devido ao seu potente compressor. Com um reservatório de 1,4 litros, é ideal para uma residência com até 8 pessoas.

Seu bico articulável facilita na hora de encher as garrafas de água. Por ser compacto, pode ser instalado em diversos locais, como paredes, bancadas e armários planejados. 

Lorenzetti Gioviale

Com um design compacto e elegante, o modelo Lorenzetti Gioviale tem uma das melhores relações custo-benefício do mercado, sendo bastante eficiente na retenção de cloro. 

De fácil utilização e ideal para famílias menores, é um modelo mais básico, que, entretanto, cumpre muito bem seu papel de purificar a água.

Philco PBE04BF

O modelo Philco PBE04BF possui refrigeração, possibilitando a escolha entre água gelada ou natural. Sua bandeja removível traz maior facilidade na hora de limpar os resíduos do equipamento e seu design longilíneo permite que sejam utilizados diferentes tipos de copos.

Saber escolher o melhor purificador de água é fundamental para consumir uma água de qualidade e ter mais saúde. Com nossas dicas, esperamos que a tarefa de decidir o ideal para você se torne mais fácil.

Analise bem as características apresentadas, acesse a Shopping Vivo e adquira o equipamento que mais se encaixe em suas necessidades, contando sempre com os melhores preços e condições de pagamento. 

Até a próxima!

Leia também: