Os fãs de cinema aguardam, todos os anos, para saber quais são os filmes indicados ao Oscar. Então, prepare-se, porque a lista de 2022 com os concorrentes pela estatueta já foi divulgada. E o melhor é que você já pode conferir os títulos nas principais plataformas de streaming.

Isso mesmo! Filmes que ganharam destaque mundial estão a um clique, permitindo que você admire essas grandes produções no celular, tablet, notebook ou na sua Smart TV.

E aí? Se interessou para saber quem são os indicados a 94ª cerimônia do Oscar? Vem com a gente e conheça os longas indicados!

Estatueta do Oscar em destaque com luzes atrás Estatueta do Oscar em destaque com luzes atrás

Como um filme é indicado ao Oscar?

A cerimônia do Oscar é realizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. E se a gente fica prestando atenção apenas no momento “and the Oscar goes to...” da premiação, não imagina que o processo de seleção dos filmes para as 23 categorias é bem complexo.

A organização fica por conta da PricewaterhouseCoopers (PwC), que assume esse papel há oito décadas. Ela envia um formulário para os membros da Academia com a lista dos candidatos e apura os resultados, tudo feito à mão.

E quem são esses membros? São pessoas que fazem parte do universo do cinema, como diretores, atores, produtores e roteiristas, que precisam cumprir alguns requisitos mínimos para estarem nesse grupo seleto.

Tudo começa assim: os produtores ou distribuidores de filmes que querem participar do processo enviam o formulário Official Screen Credits (OSC) até o começo de dezembro. 

Nesse documento, além de indicar as categorias que gostaria de participar e listar os créditos de todos os participantes do longa, é preciso cumprir algumas regras, como ter mais de 40 minutos de duração e ter tido a exibição no Condado de Los Angeles.

Com isso, é feita uma primeira etapa, em que a PwC tem uma listagem com os filmes inscritos, que, posteriormente, são votados pelos membros da Academia. Mas, aqui, cada membro só pode votar na sua área de atuação. Somente a categoria de melhor filme é votada por todos.

Assim, a PwC chega a um cálculo que estabelece os nomeados. A partir disso, a votação é aberta para todos, ou seja, os membros podem votar em todas as categorias, definindo assim os filmes indicados ao Oscar.

Cena do filme Titanic Cena do filme Titanic

Qual foi o filme mais indicado ao Oscar?

Há diversos longas que entraram para a história como campeões de indicações ao Oscar. Entre eles, três receberam 14 indicações, das quais levaram:

  • Titanic: levou 11 premiações em 1998, como as de melhor filme e melhor diretor;
  • La La Land: levou seis premiações em 2017, incluindo  melhor diretor e melhor atriz;
  • A Malvada: levou seis premiações em 1951, incluindo melhor filme e melhor direção.

Quando sai a lista de indicados ao Oscar 2022?

Lembra de todo o processo que contamos sobre como é feita a escolha dos indicados ao Oscar? Pois bem, a PwC envia aos membros da Academia os possíveis candidatos da premiação em dezembro, sendo que recebe esses formulários novamente em janeiro, momento em que os indicados são anunciados.

Desse modo, é sempre nos primeiros meses do ano que o público descobre os indicados e pode acompanhar a grande celebração do cinema. A cerimônia da premiação de 2022 acontece em 27 de março.

Quais são os indicados ao Oscar 2022?

Depois de conhecer um pouquinho dos bastidores do Oscar, chegou o momento de descobrir quais são os indicados para melhor filme em 2022. Veja abaixo:

Ataques dos Cães (Netflix)

Cena do filme Ataque dos Cães Cena do filme Ataque dos Cães

O primeiro filme que destacamos é “Ataques dos Cães”, que tem roteiro e direção de Jane Campion. A trama, com 12 indicações para a estatueta, é surpreendente e tem nomes de peso no elenco, como Kirsten Dunst, Benedict Cumberbatch, Jesse Plemons e Kodi Smit-McPhee.

A história se passa em 1925, no cenário de faroeste norte-americano. Mostra os irmãos Phil e George, que cuidam da fazenda da família, e têm personalidades bem distintas: o primeiro é um tirano, enquanto o segundo é bem amigável. 

O conflito pelo poder na fazenda começa quando George se casa com Rose, uma viúva que tem um filho adolescente, cujo comportamento é zombado por Phil e outros caubóis.

Como dá para perceber, além das melhores séries, a Netflix se destaca com os sucessos do cinema. Imperdível, né?

Assista ao trailer de Ataque dos Cães

No Ritmo do Coração (Amazon Prime)

Cena do filme Ritmo do Coração Cena do filme Ritmo do Coração

Com direção e roteiro de Sian Heder, “No Ritmo do Coração” recebeu indicação em três categorias do Oscar

É um longa emocionante e envolvente sobre uma família que vive da pesca nos Estados Unidos. Os pais e irmãos têm deficiência auditiva, com exceção da jovem Ruby, que quer ser cantora.

O filme mostra as dificuldades da garota e o preconceito que sofre para entrar no coral e lutar por seu sonho. Ruby precisa ainda decidir se continua auxiliando os negócios da família ou deixa tudo para entrar na faculdade e cantar.

O elenco da produção conta com Emilia Jones, Marlee Matlin e Eugenio Derbez.

Duna (HBO Max)

Cena do filme Duna Cena do filme Duna

Concorrendo a 10 categorias no Oscar 2022 está “Duna”, obra baseada na série literária de ficção científica de Frank Herbert, que tem no elenco Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Chang Chen e Javier Bardem, entre outros grandes nomes.

Com direção de Denis Villeneuve, a trama se passa em um futuro bastante distante, no planeta desértico Arrakis, ou Duna, comandado pelo Duque Leto Atreides. Esse lugar é a única fonte de "melange", que permite estender a vida humana, acelerar pensamentos, entre outros poderes. 

Só que o Duque, seu filho Paul Atreides, seus servos e a concubina Lady Jessica são traídos, levando Paul e Lady Jessica aos Fremen, nativos de Arrakis.

Assista ao trailer de Duna

Não Olhe para Cima (Netflix)

Cartaz do filme Não Olhe para Cima Cartaz do filme Não Olhe para Cima

Só pelo elenco dessa produção cinematográfica já dá vontade de assistir! Estamos falando de nomes como Leonardo DiCaprio, Meryl Streep e Jennifer Lawrence. A direção e roteiro é de Adam McKay.

O longa, indicado em quatro categorias, traz a história de dois cientistas que descobrem que um cometa está prestes a colidir com a Terra e destruir o planeta, mas, ao anunciarem essa catástrofe, são desacreditados pela mídia, pelo público e pelo governo norte-americano.

King Richard: Criando Campeãs (HBO Max)

Cena do filme King Richard: Criando Campeãs Cena do filme King Richard: Criando Campeãs

Com direção de Reinaldo Marcus Green, “King Richard: Criando Campeãs” é uma trama biográfica de Richard. Ele é o pai das tenistas Serena e Venus Williams, e se vale de uma postura inflexível e uma metodologia pouco convencional para treinar as garotas, a fim de que sejam campeãs mundiais.

Will Smith, Aunjanue Ellis e Saniya Sidney compõem o elenco. Você pode conferir o filme, que concorre com seis indicações ao Oscar, no catálogo da HBO Max.

Amor Sublime, Amor (Disney+)

Cena do filme Amor, Sublime Amor Cena do filme Amor, Sublime Amor

O Disney+ também não ficou de fora ao ter em seus lançamentos um filme indicado para sete categorias do Oscar em 2022. 

Você pode conferir na plataforma “Amor sublime, Amor”, filme com direção de Steven Spielberg e que tem no elenco Ansel Elgort, Rachel Ziegler e Ariana DeBose.

A obra é uma adaptação de um musical da Broadway e traz uma história de paixão e conflitos de gangues juvenis, na década de 1950, em Nova York. É a rivalidade entre os Jets, norte-americanos brancos, e os Sharks, porto-riquenhos.

Quando Maria chega de Porto Rico para seu casamento arranjado com Chino, ela se apaixona por Tony, só que os dois são de gangues diferentes. Assim, o casal precisa enfrentar a família e toda essa rivalidade para ficarem juntos.

Assista ao trailer de Amor, Sublime Amor

Belfast

Cena do filme Belfast Cena do filme Belfast

"Belfast" estreou nos cinemas em 24 de fevereiro, tem roteiro e direção de Kenneth Branagh e no elenco estão Caitriona Balfe, Jamie Dornan e Jude Hill. O filme foi indicado a sete categorias do Oscar.

É um drama sobre a família protestante da Irlanda do Norte a partir do olhar de Buddy, menino de 9 anos, durante os conflitos e violência envolvendo os trabalhadores na década de 1960.

Buddy tem o sonho de que as coisas vão melhorar, mas, até que isso se torne realidade, fica junto de pessoas queridas, como Pa, Ma e seus avós.

Drive My Car

Cena do filme Drive My Car Cena do filme Drive My Car

“Drive My Car” é um drama produzido no Japão, com direção de Ryusuke Hamaguchi e que tem no elenco Hidetoshi Nishijima, Toko Miura e Masaki Okada.

O longa, que recebeu quatro indicações ao Oscar, narra a trajetória de um ator maduro e viúvo que precisa de um motorista. Ele recebe a recomendação de ter como motorista uma moça de 20 anos, criando laços especiais com ela.

Ainda não está confirmado qual serviço de streaming o longa estará disponível. 

Assista ao trailer de Drive My Car

O Beco do Pesadelo

Cartaz do filme O Beco do Pesadelo Cartaz do filme O Beco do Pesadelo

Indicado em quatro categorias do Oscar, um filme que você não pode perder é “O Beco do Pesadelo”, que ainda não tem confirmação se será exibido em uma das principais plataformas de streaming.

Com direção de Guillermo del Toro e estrelando Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette e Willem Dafoe, a trama se passa em Nova York na década de 1940. 

É um suspense que narra a história de um jovem circense que consegue manipular as pessoas utilizando poucas palavras. Mas ele encontra uma psiquiatra, que começa a expor seus truques fraudulentos.

Licorice Pizza

Cena do filme Licorice Pizza Cena do filme Licorice Pizza

“Licorice Pizza” recebeu três indicações ao Oscar, tem direção e roteiro de Paul Thomas Anderson e estrela nomes como Alana Haim, Cooper Hoffmann e Bradley Cooper. Porém, ainda não se confirmou em qual serviço de streaming será exibido.

É um longa que une romance e comédia e narra a história de Alana Kane e Gary Valentine, que crescem juntos e se apaixonam no Vale de San Fernando, na Califórnia, na década de 1970. 

Eles estão sempre juntos, inclusive nos negócios, mas fingem que não dão a mínima um para o outro. Além disso, mostra como Alana, de 15 anos, vive o primeiro amor e grandes descobertas.

Bônus 1: Tick, Tick… Boom! (Netflix)

Cena do filme Tick, Tick... Boom! Cena do filme Tick, Tick... Boom!

Se você pensa que a lista dos indicados ao Oscar acabou, tem ainda “Tick, Tick...Boom”, que você pode assistir na Netflix. Ele concorre em duas categorias, sendo uma delas a de melhor ator, com Andrew Garfield.

Dirigido por Lin-Manuel Miranda, é uma adaptação do musical de Jonathan Larson. Conta a história de um compositor que se questiona se fez as escolhas certas para sua carreira. O elenco conta também com Vanessa Hudgens, Alexandra Shipp e Robin de Jesus.

Bônus 2: A Filha Perdida (Netflix)

Cena do filme A Filha Perdida Cena do filme A Filha Perdida

E a nossa seleção dos indicados para a grande celebração do cinema termina com o intrigante “A Filha Perdida”, uma adaptação do livro da escritora italiana Elena Ferrante. 

Prepare-se para acompanhar uma história que traz questionamentos sobre a maternidade e sobre os dilemas entre cuidar dos filhos e se dedicar à carreira.

Dirigido por Maggie Gyllenhaal, está entre os filmes mais vistos da Netflix e narra a trajetória da professora Lena, interpretada por Olivia Colman, que revive suas memórias da maternidade ao sair de férias e conhecer uma mãe bem jovem e sua filha. 

Recebeu três indicações ao Oscar e tem no elenco também Dakota Johnson, Jessie Buckley e Ed Harris.

Assista ao trailer de A Filha Perdida

Como assistir aos filmes do Oscar?

Netflix, Disney+, HBO Max… Os streamings têm muita coisa boa para a gente descontrair e relaxar. O melhor é que você pode ficar por dentro também das produções indicadas para ganhar a estatueta.

E tem um jeito bem fácil de contar com esses apps. Um deles é com o Vivo Selfie, plano pós-pago da Vivo em que você tem muita internet e ainda leva junto a sua plataforma favorita, como:

E, se preferir, pode ter a assinatura da Amazon Prime, Disney+ e HBO Max acessando a Vivo App Store. Dessa forma, você não perde nenhum dos filmes mais comentados do ano.

Animado para saber quais são os longas que vão levar a estatueta? Agora você já conhece quais são os indicados ao Oscar e pode conferir essas grandes produções, dando seu palpite sobre quais serão os vencedores que vão brilhar no tapete vermelho!

Bom filme e até mais!

Leia também: