Fique por dentro dos aplicativos para ler e assinar as HQ online, além de conferir as melhores máquinas para aprimorar sua leitura

Tem gente que começa a curtir histórias em quadrinhos na infância e leva esse gosto para vida toda. Há também quem comece a se interessar por essas narrativas depois de assistir aos filmes com heróis que vieram, justamente, dos quadrinhos. O melhor é que, com a tecnologia, já dá para deixar o papel de lado e acompanhar a HQ online.

Assim, você pode baixar aplicativos e ter uma biblioteca de quadrinhos e mangás na sua tela — no smartphone, computador e tablet. É uma facilidade e tanto para você ficar por dentro das novidades desse mercado.

Quer descobrir quais são os melhores apps para ler HQ online? Vem com a gente e descubra, ainda, quais são os equipamentos ideais para você ter uma boa experiência na leitura!

O que é HQ?

Imagem de um grupo de crianças lendo um gibi.

As histórias em quadrinhos ou simplesmente HQ conquistam fãs de todas as idades no mundo todo. São narrativas visuais, contadas em uma sequência de quadros, tornando a leitura bastante dinâmica e agradável.

É um formato que traz tramas de gêneros variados — como aventura, ficção, comédia, terror, entre outros — marcadas pelos característicos balões de falas. E, se você acha que os quadrinhos ou gibis (como são conhecidas as HQs infantis e juvenis no Brasil) é algo dos dias atuais, saiba que essa arte é bem antiga.

A primeira história em quadrinho do mundo é a do Yellow Kid, do norte-americano Richard Felton Outcault, publicada em jornal impresso em 1843. Já, no Brasil, a primeira HQ é de autoria do artista Angelo Agostini, com a história de Nhô Quim, um caipira que sai do campo para se aventurar no Rio de Janeiro, publicada em 1869.

De lá para cá esse formato de narrativa se popularizou cada vez mais, especialmente com as tramas dos heróis, que depois foram para a telona. O sucesso é tanto que surgiram diversos aplicativos para facilitar o acesso a mangás e HQ online, produzidos por editoras do mundo todo.

Qual a diferença entre HQ e mangás?

Imagem de dois amigos sentados em uma escadaria lendo um gibi.

Muitas pessoas ficam na dúvida se HQ e mangás são a mesma coisa. É importante destacar que são produções diferentes.

Os mangás têm origem na cultura japonesa e acredita-se que a arte tenha surgido a partir do teatro de sombras, sendo que a primeira história nesse formato data de 1814.

Enquanto que na HQ o foco maior é na ação e no movimento das cenas, o mangá é direcionado para as emoções da personagem. Um detalhe interessante é que, na arte japonesa, você lê a história de trás para frente.

Onde ler HQ online?

Depois de conferir um panorama dos quadrinhos e suas principais diferenças em relação aos mangás, chega a hora de saber onde ler HQ online. Anote aí os principais aplicativos!

HQ da DC

DC Comics

O aplicativo oficial DC Comics (disponível para iOS e Android) permite que você acompanhe a HQ online dos seus heróis favoritos a partir de uma seleção semanal ou de um banco com os quadrinhos clássicos.

A maioria das HQs é paga, mas há opções gratuitas também. Se você é fã do Batman, Superman e outros heróis da editora, saiba que o app tem o diferencial de permitir dar zoom nas histórias e fazer marcações.

HQ da Marvel

Logo da Marvel sobre fundo preto.

Marvel Comics

Quer conferir os quadrinhos dos Vingadores e de outros heróis da Marvel? Basta baixar o Marvel Comics, app oficial da editora, disponível para Android e iOS. Você tem acesso às edições antigas e atuais da Marvel. O serviço é pago por assinatura, mas é possível conferir algumas produções de graça.

O aplicativo tem um design diferenciado e um sistema dinâmico que acompanha os quadrinhos, tornando a leitura mais interessante.

 

Marvel Unlimited

Quem é fã da Marvel também pode ainda aproveitar o aplicativo Marvel Unlimited (disponível para Android e iOS), com mais de 28 mil quadrinhos digitais, entre edições novas e os clássicos, que nunca podem faltar, certo?

Se antes de fazer a assinatura mensal você quiser conhecer como é o app, é só fazer um teste gratuito por 7 dias.

HQ de artistas brasileiros

Social Comics

Disponível para web, Android e iOS, o app Social Comics oferece assinaturas para que você possa conferir diferentes títulos de HQ online de artistas nacionais. Quem quiser experimentar essa leitura, pode aproveitar o período de avaliação gratuito.

Banca da Mônica

Ilustração de revistinhas da Turma da Mônica.

Falando em HQ brasileira, não tem como não mencionar as produções de Mauricio de Sousa. Então, quem é fã da Turma da Mônica pode fazer o download (Android e iOS) do app Banca da Mônica, que conta com as produções antigas e lançamentos. Ele oferece versão grátis por 30 dias e serviço de assinatura.

Mangás

Manga Rock

Entre os apps para acompanhar os mangás está o Manga Rock, que tem versão gratuita e paga para Android. É uma grande biblioteca com as produções de arte japonesa, com a vantagem de fazer a tradução da trama para o português.

O legal é que você pode baixar os mangás para ler offline quando quiser. O app permite ainda que o usuário salve as publicações favoritas para que seja notificado sempre que um novo capítulo é lançado.

Shonen Jump

Mais uma opção para ler mangás online é o app da editora Shonen Jump, disponível para Android e iOS. Com a ferramenta, você confere as histórias de Dragon Ball Super, Os Cavaleiros do Zodíaco, entre outros títulos de sucesso. Tem opção de compra e edições que podem ser acessadas gratuitamente.

App de HQ online completo

Super Comics

E, se você busca um app completo para ler HQ online, precisa conferir o Super Comics da Vivo. É um clube dos quadrinhos para você ler suas histórias favoritas onde quiser.

A ferramenta disponibiliza dezenas de títulos (de estilos variados), envia recomendações para você e permite fazer o download da HQ para ler offline. Então, você só fica longe dos seus quadrinhos se perder o celular! Mas, nesse caso, dá para acessar de outro dispositivo, como o tablet.

Tem ainda os recursos de Super Zoom e de Super Motion, proporcionando uma experiência incrível de leitura, pois leva movimento para dentro das tramas.

O Super Comics está disponível para Android e iOS, e você acessa utilizando seu número da Vivo. É um serviço de assinatura, mas você pode testar grátis por 7 dias.

Quais os melhores equipamentos para ler HQ?

Imagem de um homem deitado e lendo no tablet..

Agora que você já viu os principais aplicativos para ler a HQ online, precisa conhecer os melhores equipamentos para aproveitar ao máximo seus quadrinhos.

A dica é se valer dos tablets, principalmente aqueles que têm telas maiores, como modelos de 10 polegadas ou mais.

Contudo, saiba que também dá para ter uma boa leitura dos quadrinhos com o seu smartphone. Nesse caso, você tem uma boa experiência com aparelhos de telas maiores ou, em segundo caso, com aqueles que são dobráveis. Isso mesmo, são modelos inovadores que, quando dobrados, são um celular e, na hora que abrem, viram um tablet.

O benefício deste modelo é que você conta com um equipamento com câmeras potentes, alto desempenho e que ainda é 2 em 1 — dá para usar como smartphone e tablet, permitindo acompanhar todos os detalhes da sua HQ online.

E aí? Anotou quais são os melhores aplicativos para acompanhar as edições antigas e atuais dos seus heróis ou outros personagens favoritos? Como você viu, dá para ter uma biblioteca completa de HQ online diretamente do seu smartphone ou outro dispositivo!

Ficou interessado em conferir os equipamentos para ler seus quadrinhos? As melhores marcas de notebooks, tablets e smartphones — inclusive os modelos de última geração que são dobráveis — você encontra na Loja da Vivo.

Até a próxima!