Por possuírem algumas características e nomes parecidos, escolher entre headset ou headphone pode ser uma tarefa difícil. Afinal, essas semelhanças podem gerar dúvidas quanto a utilidade do equipamento e qual deles se encaixa melhor nas suas necessidades.

Para te ajudar a descomplicar esse assunto, preparamos um conteúdo com as principais diferenças e algumas das melhores opções do mercado, para que você não erre na hora de decidir qual comprar. Portanto, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Homem usando terno sentado numa praça usando headphone enquanto mexe no celular Homem usando terno sentado numa praça usando headphone enquanto mexe no celular

O que é um headphone e para que comprar?

O termo headphone consiste na junção de duas palavras em inglês, que em tradução literal significam: head = cabeça e phone = fone, ou seja, fone de cabeça. 

Esse acessório funciona de forma parecida a um fone de ouvido convencional, porém, ele conta com uma haste que se encaixa à cabeça do usuário, dando mais conforto e segurança durante a utilização. 

Ele é aconselhado para quem deseja um sistema de som mais robusto e aprimorado, que entregue mais qualidade durante o uso, e por quem deseja abafar melhor os barulhos externos, já que envolvem toda a orelha com uma estrutura supra-auricular.

O headphone também é muito utilizado durante atividades físicas, pois a haste de cabeça dá mais estabilidade ao fone, evitando que caia toda hora durante os movimentos, como acontece com alguns modelos intra-auriculares.

Portanto, quem gosta de ouvir músicas com um pouco mais de recursos sonoros e com chances reduzidas de ser atrapalhado por fatores externos — como ambientes muito barulhentos — ou até mesmo praticar exercícios muito movimentados, o headphone é o mais aconselhado. 

Jovem sentada em uma mesa usando PC e com um headset Jovem sentada em uma mesa usando PC e com um headset

O que é um headset e para que serve?

Já o termo headset, em uma tradução literal, significa “conjunto de cabeça”. Mas, também pode ser traduzido popularmente como “fone operador”. 

Esse acessório é bastante semelhante ao headphone, porém, além da haste para encaixe na cabeça, ele também possui uma extensão com um microfone acoplado.

O equipamento é bastante utilizado por quem trabalha com atendimento telefônico ou realizando videoconferências ou por quem simplesmente quer conversar livremente com outras pessoas, seja durante uma partida de jogo online ou chamada de áudio/vídeo.

Esses fones também são frequentemente vistos sendo utilizados por quem trabalha com produção de conteúdo gamer em plataformas de streaming, como YouTube, Twitch, entre outros. Isso facilita na hora de gravar os vídeos enquanto joga, por exemplo.

Headset ou headphone: quais as diferenças?

A principal diferença entre os dois modelos está na presença de um microfone externo no headset, que fica acoplado por uma haste e vai até a boca, permitindo que, além de ouvir os sons, o usuário consiga interagir com quem está do outro lado.

Alguns headphones até contam com o recurso do microfone, porém eles são embutidos internamente na peça supra-auricular. 

Além de não ter a mesma qualidade de voz que os headsets, o sensor fica muito longe da boca, o que pode causar falhas na transmissão e problemas com som ambiente para quem está do outro lado.

Quais as vantagens do headphone?

Moça usando headphone sentada em uma mesa em um local público escuta música e sorri Moça usando headphone sentada em uma mesa em um local público escuta música e sorri

Redução de barulho externo

Por contar com um fone supra-auricular — que cobre o ouvido completamente —, os headphones conseguem entregar uma maior imersão para o usuário, já que essa estrutura reduz o nível de ruídos causado pelo ambiente.

Assim, é possível que você ouça com muito mais clareza o conteúdo que está tocando, sendo capaz de distinguir mais facilmente todos os detalhes que fazem parte das músicas ou de algum vídeo que esteja assistindo.

Maior qualidade sonora

Essa estrutura também permite que o fone tenha mais recursos a oferecer para os usuários, diferentemente da maioria dos fones de ouvido convencionais. 

É possível contar com recursos como: 

  • Surround 5.1 ou 7.1;
  • Cancelamento de ruídos;
  • Maiores volumes;
  • Graves aprimorados.

Conectividade

A maioria dos modelos de headphone encontrados hoje em dia funcionam sem a necessidade de fios. E é possível encontrar os acessórios com conectividade Bluetooth e até mesmo com conexão Wi-Fi dual band, que reduz os riscos de interferência.

Estabilidade e conforto

Por ficar preso à cabeça do usuário, as chances do headphone cair durante alguma atividade são baixas. E a maioria dos modelos vêm com regulagem, o que permite um ajuste mais otimizado, deixando-o o mais seguro possível.

Além disso, essas hastes costumam ser acolchoadas, gerando, além da praticidade, conforto para quem quer ou precisa utilizá-lo por períodos mais longos. Basta buscar pelo modelo que considere mais confortável.

Quais as vantagens do headset?

Jovem sentado no computador com outros gamers jogando ao lado usando headset Jovem sentado no computador com outros gamers jogando ao lado usando headset

Microfone

Os microfones instalados no headset são específicos para dar mais qualidade às chamadas de voz. Por contar com uma haste que o leva até a boca, os riscos da chamada ou gravação sofrerem com ruídos externos ou baixa sensibilidade são menores, fazendo com que a transmissão chegue com qualidade do outro lado.

Diferentes configurações

Os headsets também contam com duas diferentes configurações: com apenas um fone, mais voltado a quem trabalha com atendimento, permitindo que a pessoa ouça tanto as ligações quanto o som ambiente e com a opção com dois fones, que é mais utilizado por quem trabalha com produção de conteúdo — como youtubers. Esse modelo entrega mais imersão ao usuário, fazendo com que seja possível usufruir de mais recursos, como som estéreo e surround.

Com ou sem fio

A versatilidade também é uma das vantagens do headset. É possível encontrar, no mercado, modelos com ou sem fio. Para quem utiliza para trabalhar, o mais aconselhado é a utilização com fio, pois a estabilidade é maior.

Porém, para quem quer mais praticidade, a opção sem fio é a mais interessante, tendo em vista que o usuário não precisa estar perto do dispositivo para utilizá-lo, diminuindo suas limitações.

Como escolher entre headset ou headphone?

Para escolher entre um headset ou headphone, primeiro é necessário avaliar suas necessidades. Se o intuito é fazer chamadas com transmissão de voz, seja no trabalho ou para uso diário, durante uma partida, por exemplo, o headset é mais apropriado.

Agora, se você pretende adquirir um produto que ofereça mais qualidade sonora para ouvir suas músicas, fazer exercícios ou assistir a seus programas favoritos, o headphone certamente é mais aconselhável.

Quais os melhores modelos de headset?

Foto de um Headset HyperX Cloud Core Foto de um Headset HyperX Cloud Core

Headset HyperX Cloud Core

Este headset da HyperX Cloud Core utiliza conexão com fio e suas espumas auriculares são feitas de couro sintético, com a tecnologia Memory Foam, gerando muito mais conforto ao usuário — principalmente para quem passa horas jogando.

O microfone é removível, fazendo com que ele se torne um headphone e você possa utilizá-lo em diversas outras atividades, como caminhadas, exercícios físicos, ida ao trabalho ou um simples rolê fora de casa.

A sua potência é de 150mW, a sensibilidade é de 98dB e ele conta com som estéreo e um sistema de redução de ruído, permitindo que tanto o som quanto a transmissão de voz sejam de qualidade.

Foto de um Headset Mancer Arthas RGB01 Foto de um Headset Mancer Arthas RGB01

Headset Mancer Arthas RGB01

Este modelo da Mancer Arthas é com fio e conta com dois fones grandes, que garantem maior isolamento do som ambiente. 

As espumas são bastante confortáveis e o microfone é ajustável, para que o usuário tenha mais praticidade. A sua haste de cabeça também é regulável e entrega conforto para quem pretende utilizar por mais tempo.

Um dos diferenciais deste modelo é a iluminação RGB presente nos fones, que passam a funcionar quando o usuário conecta o cabo USB no computador. Além disso, o headphone tem um sistema sonoro virtual de 7.1 canais e sensibilidade de 110dB, garantindo um som de qualidade e limpo.

Foto de um Headset Redragon Lamia 2 RGB Foto de um Headset Redragon Lamia 2 RGB

Headset Redragon Lamia 2 RGB

O headset da Redragon consegue aliar design e conforto em um só produto. As suas conchas auriculares são grandes o suficiente para cobrir toda a região do ouvido, otimizando a sensação de imersão.

O acessório é bastante resistente, devido a sua construção em metal flexível, que também dá mais mobilidade ao usuário, e sua alça de cabeça é emborrachada, o que deixa o headset mais confortável quando ajustado. Além disso, as espumas contam com a tecnologia Memory Foam, revestidas por couro sintético.

Sua sensibilidade é de 117dB e conta com o recurso surround 7.1, garantindo um som bem potente. Um dos lados do fone tem iluminação RGB e o microfone é ajustável, porém, não é destacável.

Quais os melhores headphones?

Foto de um Headphone OEX Candy Foto de um Headphone OEX Candy

Headset Mancer Arthas RGB01

O headphone da OEX é sem fio e sua conectividade é por Bluetooth 4.1, com alcance de 10 m. Suas conchas são dobráveis, permitindo que o usuário possa guardá-lo em qualquer lugar quando não estiver mais utilizando.

Ele possui um microfone acoplado para o atendimento de chamadas e tem a possibilidade de ser ligado via cabo P2 no computador ou smartphone. 

O dispositivo aceita cartão micro SD de até 32 GB e a estrutura que envolve os fones é acolchoada. Além disso, a haste para a cabeça é confortável e pode ser regulada à sua maneira.

Quanto à sensibilidade, ela é de 116dB e o som é estéreo, com alta definição, garantindo uma sonoridade alta e limpa.

Foto de um Headphone JBL Tune 500 Foto de um Headphone JBL Tune 500

Headphone JBL Tune 500

Este headphone da JBL tem um acabamento sofisticado e ao mesmo tempo robusto, com toda sua estrutura feita em plástico resistente. Sua flexibilidade permite um melhor ajuste dos fones na orelha, fazendo com que os ruídos sejam filtrados com mais eficiência.

Suas conchas são confortáveis, assim como a alça de cabeça, que tem um acabamento emborrachado na área que fica em contato com o corpo. Ele é muito eficiente ao ser utilizado em ambientes mais fechados, como dentro de casa, metrôs, escritório etc.

Sua conectividade é via Bluetooth 5.0 e ele não conta com cabo auxiliar para ligar fisicamente em outros dispositivos, porém, assim como outros modelos da JBL, o headphone tem a função multiponto, que permite conexão com diferentes dispositivos simultaneamente.

A sensibilidade do acessório é de 103dB e conta com a tecnologia “Pure Bass”, que garante graves mais pesados, além de ter um microfone interno para atendimento de chamadas.

Foto de um Headphone Philips Performance Foto de um Headphone Philips Performance

Headphone Philips Performance

Este modelo da Philips tem som estéreo e sua conectividade é via Bluetooth. A haste de cabeça e seus fones são bem macios e flexíveis, dobrando-se em duas configurações diferentes, sendo horizontal — para guardar em locais mais estreitos, como gavetas — ou para dentro, podendo colocar facilmente dentro de uma bolsa ou mochila.

Sua bateria tem carregamento rápido e garante uma autonomia de 30 horas. Conta com um microfone que reduz o efeito do ambiente externo e a sensibilidade é de 90dB, com seus drivers de neodímio garantindo um som com graves bem potentes e limpos.

Onde comprar um headset ou headphone?

Para encontrar os melhores headsets e headphones do mercado, você deve buscar por uma loja que tenha credibilidade e que consiga aliar os melhores preços e produtos de qualidade à diversidade de escolhas. 

E a Loja Vivo tem tudo o que você precisa para comprar os melhores acessórios com um valor justo, não só na categoria de áudio, mas nos mais variados produtos de tecnologia, itens para casa e vários outros departamentos. Vale a pena conferir!

Este conteúdo serviu para tirar suas dúvidas se o que mais se encaixa ao seu perfil e necessidades é um headset ou headphone? Caso sua resposta seja positiva, agora basta escolher o seu modelo preferido, acessar a Loja Vivo e adquirir seu produto. 

Assim, você poderá passar horas usufruindo das qualidades de cada acessório, seja no trabalho, em uma viagem ou até mesmo se estiver de bobeira em casa. 

Até breve!

Vivo Guru

Headset, headphone e mais na Vivo

Conheça as dicas do Guru e veja como é fácil comprar smartphones e acessórios exclusivos com pagamento parcelado na Loja Vivo, sem sair de casa e com frete grátis!

LEIA MAIS: