Ter um bichinho de estimação é tudo de bom! Por isso, adotar um pet, como um cão ou gato, é uma atitude tão legal, concorda? Só que tem gente que prefere um companheiro menor em tamanho: o hamster, que é um campeão em fofura. Mas como escolher a melhor gaiola para hamster?

Essa é uma preocupação comum para quem vai começar a cuidar desse pet. Afinal, é o local onde ele passa a maior parte do dia. Então, é um ambiente que precisa ser pensado para proporcionar bem-estar ao seu amigo roedor.

Para ajudar você a comprar a gaiola para hamster, reunimos informações importantes a seguir. Continue a leitura e descubra como escolher e equipar a casinha do seu pet.

Imagem de hamster Imagem de hamster

Como escolher uma gaiola para hamster?

O hamster conquista o coração de crianças e adultos: são bichinhos dóceis, que se apegam fácil aos donos. Tem ainda a vantagem de não precisarem de um espaço amplo na casa, além de serem silenciosos.

Entretanto, mesmo sendo mais fácil cuidar desse pet, é necessário ter uma preocupação com a gaiola dele. Isso porque o hamster não pode ficar solto pela casa, pois corre o risco de entrar em buracos ou de roer materiais nocivos para sua saúde.

Então, apesar de você poder soltar ele e ficar por perto para brincar — ou ainda comprar aquelas bolas plásticas para ele correr pela casa —, o fato é que o hamster fica bastante tempo na gaiola.

Existe ainda a questão de o bichinho precisar gastar energia, sendo que ele faz isso correndo. Por isso é tão importante ter a rodinha para ele se exercitar. 

Dessa forma, para cuidar bem do seu pequeno roedor, considere os aspectos a seguir. 

Tamanho da gaiola

Como existem hamsters de diferentes tamanhos, o primeiro ponto é oferecer um espaço adequado para o bichinho na gaiola.

Para as raças menores, é preferível escolher uma gaiola que tenha, no mínimo, 30 cm de comprimento e 17 cm de largura. Já para as maiores, a dica é escolher um item com, no mínimo, 40 cm de comprimento e 30 cm de largura.

Material de fabricação

Além do tamanho, verifique ainda o material de fabricação da gaiola. Nesse quesito, você encontra as de metal (grades) com bandeja de plástico e aquelas que são inteiramente plásticas. 

As de metal propiciam uma ventilação adequada e ainda ajudam os donos a interagirem melhor com o hamster, sem precisar tirá-lo da gaiola. Todavia, as raças de tamanho muito pequeno podem fugir pelas grades.

Há ainda as gaiolas inteiramente plásticas, que são transparentes, e servem para hamsters de todos os tamanhos. A única precaução aqui é verificar se há uma boa circulação de ar para que seu pet possa ficar confortável no espaço.

Imagem de criança brincando com hamster Imagem de criança brincando com hamster

Segurança

No caso das gaiolas com grades, é fundamental que o material utilizado seja atóxico, pois o hamster é um roedor e pode querer explorar a estrutura com os dentes. 

Se a sua intenção for oferecer mais espaço, optando por gaiolas de dois ou três andares, analise como é a transição entre cada patamar — o ideal é ter tubos plásticos e escadas para evitar quedas.

Facilidade na limpeza

Para garantir a saúde do seu bichinho, você pode contar com a tecnologia, como apps de planos de saúde para pets. Além disso, precisa verificar sempre se há comida e garantir uma água fresquinha. Por fim, é necessário fazer a limpeza constante da gaiola do hamster.

E, nessa hora, vale a pena escolher uma gaiola que seja mais fácil para manter tudo limpinho. Veja se é fácil fazer a remoção da bandeja inferior na de metal ou ainda de limpar todo o espaço nas estruturas plásticas.

Possibilidade de instalar acessórios

O último detalhe é avaliar se é possível instalar os acessórios sem que esses itens atrapalhem a circulação do hamster na gaiola.

Imagem de hamster Imagem de hamster

O que vai na gaiola do seu pet?

Agora que você já conferiu os principais detalhes na hora de escolher a gaiola para hamster, precisa anotar os itens que não podem faltar nesse ambiente.

  • Comedouro: pode ser de plástico e metal. Deve ser fácil de limpar e também de retirar para abastecer com as sementes de girassol;

  • Bebedouro para o pet: deve ficar fechado e acoplado na grade, garantindo que a água fique limpa por mais tempo;

  • Casinha de plástico para o hamster dormir: existem algumas que, além de confortáveis, têm um formato divertido;

  • Rodinha: pode ser de metal ou de plástico, para que ele possa se exercitar sempre que quiser;

  • Outros itens: como tubos plásticos, rampas e escadas.

Uma dica é adquirir ainda a bola plástica transparente para exercícios. É um objeto que vai fora da gaiola e serve para o hamster andar e correr pela casa sem o risco de se perder ou se machucar. 

Além disso, ter a bola é importante para o momento de limpar a gaiola: é só deixar o bichinho de estimação lá, enquanto você faz aquela faxina no espaço dele.

Qual o melhor tipo de gaiola para hamster?

Ficou perdido diante de tantas opções? Veja as dicas de produtos para você acertar na hora de comprar a gaiola para o seu pequeno roedor.

Gaiola Pop Star Jel Plast

Imagem de gaiola de hamster Imagem de gaiola de hamster

A Gaiola Pop Star Jel Plast é de arame com altura de 14 cm, largura de 19,5 cm e comprimento de 27cm, sendo a abertura na parte superior. Vem com rodinha plástica, comedouro, bebedouro e bandeja plástica higiênica. 

Gaiola para Hamster Labirinto Jel Plast

Imagem de gaiola de hamster Imagem de gaiola de hamster

A Gaiola para Hamster Labirinto Jel Plast é feita de arame, tem altura de 22 cm (+18 cm de tubo), largura de 27 cm e comprimento de 39 cm (+8 cm com os tubos). 

A abertura da gaiola é na parte superior. Ela acompanha o comedouro, rodinha de exercício, bandeja plástica e um tubo plástico para o seu pet brincar.

Gaiola para Hamster Funny Home The Pets Brasil

Imagem de gaiola de hamster Imagem de gaiola de hamster

A Gaiola para Hamster Funny Home The Pets Brasil conta com 23 cm de comprimento, largura de 17 cm e altura de 33 cm. É feita de arame e tem a bandeja plástica. 

Além disso, tem uma casinha plástica com acesso via rampa e escadinha, e vem acompanhada com rodinha plástica de exercício.

Gaiola para Hamster Vip Acrilic The Pets Brasil

Imagem de gaiola de hamster Imagem de gaiola de hamster

A Gaiola para Hamster Vip Acrilic The Pets Brasil é feita de arame e plástico. Ela conta com uma casinha, comedouro, bebedouro e rodinha de exercícios plástica. 

Tem altura de 30 cm, largura de 24 cm e comprimento de 31 cm.

Gaiola para Hamster Big Space Completa Jel Plast

Imagem de gaiola de hamster Imagem de gaiola de hamster

Se você busca uma gaiola maior, a Big Space Completa Jel Plast é perfeita, com altura de 38 cm, largura de 38 cm e comprimento de 55 cm. 

Ela oferece três pavimentos e acompanha casinha, comedouro, bebedouro, rodinha de exercício e tubos plásticos. Vem com a bandeja plástica.

Gaiola de 3 andares para Hamster Tubo Luxo Jel Plast

Imagem de gaiola de hamster Imagem de gaiola de hamster

Para quem quer uma gaiola com bastante espaço para o hamster, vai gostar da opção Tubo Luxo Jel Plast com três andares. 

Ela acompanha tubos plásticos, escadinhas, casinha, rodinha de exercícios, comedouro, bebedouro e bandeja plástica.

Tem altura de 43 cm (+17 cm com os tubos), largura de 27 cm e comprimento de 39 cm (+8 cm com os tubos).

Onde posso comprar a gaiola para hamster?

Na hora de comprar a gaiola para o seu hamster, o melhor mesmo é ter diferentes opções e também um bom preço, concorda? Você encontra tudo isso na Loja da Vivo, que oferece produtos incríveis para o seu pet. 

Tem modelos de gaiolas para hamster variadas, além de outros acessórios para o bem-estar e diversão do seu bichinho de estimação.

Agora, você já sabe o que observar para comprar a gaiola para hamster. Assim, pode escolher um modelo para que seu pet fique seguro, confortável e em que possa brincar e se exercitar bastante.

Quer encontrar os mais variados modelos de gaiolas para hamster? Acesse a Loja da Vivo e encontre os melhores produtos para o seu roedor.

Até a próxima!

LEIA MAIS: