Uma saga que acontece em “uma galáxia muito, muito distante”. É claro que estamos nos referindo aos filmes Star Wars, que contam uma história que se estende por várias décadas — por gerações da família Skywalker — apresentando heróis e vilões icônicos, responsáveis por atrair uma legião de fãs no mundo todo.

Aliás, a trama e personagens da franquia não são famosas apenas no cinema, mas em várias mídias, como animações, séries de TV, jogos eletrônicos, parques temáticos e muito mais. Não à toa existe até mesmo um dia para celebrar o universo de Star Wars.

E aí? Quer conhecer os filmes Star Wars e saber onde você pode assistir todos os títulos? Então, vem com a gente e embarque nessa aventura espacial!

Cena do primeiro filme Star Wars Cena do primeiro filme Star Wars

O que é Star Wars Day?

Antes de falarmos sobre os filmes, é importante destacar o dia 4 de maio, data comemorativa de Star Wars. E por que esse dia foi escolhido? Na verdade, temos que pensar em inglês, ou seja, no “May Forth”, o que reflete a citação famosa da saga “Que a força esteja com você” ou “May the force be with you”.

Parece confuso? É que na língua inglesa é possível fazer o trocadilho, transformando-se em "May the Forth be with you”. Interessante, né? A primeira vez que o Star Wars Day aconteceu foi em 2011 no Canadá. A ideia foi tão legal que as comemorações passaram a se repetir todos os anos, também em outros países. 

Quem quiser conhecer mais sobre essa comemoração, é só acessar a página especial da Disney (que detém os direitos da franquia) para o Star Wars Day.

Quantos são os filmes de Star Wars?

A franquia Star Wars é uma criação de George Lucas, sendo que o primeiro filme foi para a telona em 1977. Isso mesmo! As histórias desse universo já têm mais de 40 anos, mas continuam fazendo sucesso. Afinal, é só escutarmos a música de John Williams para sabermos que se trata de um filme de Guerra nas Estrelas.

O mais curioso é que os três primeiros filmes, que são as produções clássicas de Star Wars, são de 1977, 1980 e 1983. Assim, os fãs daquela época tiveram que esperar 16 anos para que um novo longa da saga fosse lançado: em 1999, “Episódio I: A Ameaça Fantasma” lotava os cinemas em vários países.

Só que, nesse intervalo, a trama de George Lucas sempre foi referência no gênero de ficção científica e cultura geek, atraindo um público cada vez maior, mesmo entre aqueles que nem eram nascidos quando os primeiros filmes estrearam no cinema.

Dessa forma, até então, foram produzidos nove filmes que contam a saga Star Wars (Episódio I ao IX), estrelando Luke Skywalker, Darth Vader, Princesa Leia, Chewbacca, Obi-Wan Kenobi, R2-D2, C-3PO e outros personagens das famosas batalhas espaciais. 

Além dessas produções, temos também “Han Solo: Uma História Star Wars” e “Rogue One: Uma História Star Wars”, que são tramas laterais à narrativa principal.

Mas, não são apenas os filmes da franquia que fazem sucesso, pois os fãs podem acompanhar também séries e animações, tudo disponível no serviço de streaming Disney+.

Cena de um dos filmes da Star Wars Cena de um dos filmes da Star Wars

Qual é a ordem cronológica dos filmes Star Wars?

Para assistir aos filmes de Star Wars, você pode seguir a ordem de lançamento das produções:

  • Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977);

  • Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980);

  • Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983);

  • Star Wars Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999);

  • Star Wars Episódio II: Ataque dos Clones (2002);

  • Star Wars Episódio III: A Vingança dos Sith (2005);

  • Star Wars Episódio VII: O Despertar da Força (2015);

  • Rogue One: Uma História Star Wars (2016);

  • Star Wars Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017);

  • Star Wars Han Solo: Uma História Star Wars (2018);

  • Star Wars Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019).

No entanto, a ordem cronológica dos acontecimentos da história segue a sequência abaixo. Saiba mais sobre cada filme a seguir:

Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

Aqui conhecemos Anakin Skywalker ainda criança, no planeta Tatooine, onde ele e sua mãe haviam sido escravizados. 

Eles são encontrados por acaso por Qui Gon Jinn e um jovem Obi-Wan Kenobi, dois jedi que foram enviados para tratar de um incidente diplomático em Naboo, planeta da Rainha Padmé Amidala, uma jovem líder defensora da República. 

Na história, sistemas planetários ameaçam deixar a República, sendo que o conflito armado é inevitável.

Estrelam o filme: Natalie Portman, Liam Neeson, Keira Knightley, Jake Lloyd, Ewan McGregor, Ray Park e grande elenco. A criação e direção é de George Lucas.

Cena do Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

STAR WARS - Episódio I: A Ameaça Fantasma

Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

Na história, as ações separatistas continuam se espalhando pela galáxia, contexto que motiva ataques terroristas contra congressistas. 

Em meio a esses ataques, Padmé, agora senadora, é colocada sob a proteção dos jedis e fica reclusa — de volta a Naboo — com Anakin Skywalker. 

Enquanto isso, Obi-Wan investiga ações terroristas e descobre uma conexão entre os ataques e os planos de criação de um exército de clones para a República.

O filme, criado e dirigido por George Lucas, tem o elenco formado por nomes como: Hayden Christensen, Ewan McGregor, Christopher Lee, Samuel L. Jackson, entre outros.

Cena do Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

STAR WARS Episódio II: Ataque dos Clones - Arena

Episódio III: A vingança dos Sith (2005)

Anakin se junta a Obi-Wan e liberta Palpatine do Conde Doku. Mas ele descobre que Padmé está grávida e passa a ser atormentado por visões da morte dela no parto. 

O chanceler Palpatine se revela a Anakin na tentativa de corrompê-lo ao lado sombrio da força, prometendo-lhe que aquele seria o caminho para evitar a morte de Padmé. 

A criação e direção é de George Lucas, e o elenco é composto por Hayden Christensen, Ewan McGregor, Ian McDiarmid, Natalie Portman, Christopher Lee e Samuel L. Jackson.

Cena do Episódio III: A vingança dos Sith (2005)

STAR WARS - Episódio III: A Vingança dos Sith

Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

O filme conta a origem de Han Solo, presente na trilogia clássica, e a forma como ele se torna dono da Millenium Falcon, nave icônica da série. 

Na trama, o protagonista se envolve em um grande assalto, mas passa a ter contato com personagens importantes em sua história. Você descobre, inclusive, como ele se torna amigo de Chewbacca.

Produzido por Kathleen Kennedy, Allison Shearmur e Simon Emanuel, o longa é dirigido por Ron Howard e tem no elenco os astros Alden Ehrenreich, Donald Glover, Emilia Clarke, Woody Harrelson e Phoebe Waller-Bridge.

Capa do filme Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Han Solo: Uma História Star Wars

Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

É uma história lateral que envolve os acontecimentos entre os Episódios III e IV de Star Wars. A trama é sobre um grupo de rebeldes que capturam os documentos de construção da Estrela da Morte, a arma poderosa do Império Galáctico.

A direção é de Gareth Edwards e a produção de Kathleen Kennedy, Allison Shearmur e Simon Emanuel. No elenco temos nomes como: Felicity Jones, Diego Luna, Ben Mendelsohn, Alan Tudyk, Donnie Yen e Forest Whitaker.

Capa do filme  Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

Rogue One: Uma História Star Wars

Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

É o primeiro dos filmes clássicos de Star Wars, antes chamado de “Guerra nas Estrelas”. É a história em que conhecemos Luke Skywalker, um jovem que vive num planeta remoto chamado Tatooine, sob os cuidados de seus tios. 

A galáxia é governada pelo Império, que controla sistemas planetários com o uso da Estrela da Morte, uma estação espacial capaz de destruir civilizações inteiras. 

Na trama, a Princesa Leia é sequestrada por Darth Vader. Assim, Luke se une à Aliança Rebelde, grupo que se insurge contra o controle imperial sobre a galáxia. Ao seu lado estão um cavaleiro jedi, um piloto e dois droides.

A criação e direção é de George Lucas, e o elenco é formado por Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Alec Guinness, David Prowse e outros nomes.

Cena do Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

STAR WARS - Episódio IV: Uma Nova Esperança

Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

Com a queda da Estrela da Morte, o Império identifica as movimentações dos rebeldes e sai à caça dos heróis que conhecemos no filme anterior, novamente com Darth Vader. 

Luke é enviado por Obi-Wan, para seu antigo mestre Yoda, para concluir seu treinamento Jedi, enquanto Leia, Han Solo e Chewbacca são perseguidos pelo Império.

O filme, de criação de George Lucas, é dirigido por Irvin Kershner. No elenco temos Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Alec Guinness e Billy Dee Williams.

Cena do  Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

STAR WARS - Episódio V: O Império Contra-Ataca

Episódio VI: O Retorno de Jedi (1983)

Enquanto o Império trabalha na construção de uma nova Estrela da Morte, Luke e Leia vão a Tatooine resgatar seu amigo Han Solo, que foi entregue por Darth Vader a um grupo de gângsteres.

Criado por George Lucas, o filme tem a direção de Richard Marquand. Mark Hamill, Carrie Fisher, Harrison Ford, Alec Guinness, Ian McDiarmid e grandes nomes formam o elenco.

Cena do Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)

STAR WARS - Episódio VI: O Retorno de Jedi

Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

A saga Star Wars agora é contada pela perspectiva de novos personagens: Rey, uma catadora de entulho no planeta desértico de Jakku, Finn, um ex-stormtrooper, e Poe, um piloto de guerra. 

Sem o Império, a galáxia passa a ser ameaçada pela Primeira Ordem, força militar chefiada pelo Líder Supremo Snoke, que tenta destruir a Nova República com uma arma ainda mais poderosa que as antigas Estrela da Morte: o planeta Starkiller. 

A direção é de JJ Abrams, que também é criador do filme junto a Kathleen Kennedy. Assim, é o primeiro filme Star Wars não ligado diretamente a George Lucas, que teve papel de consultor na trama.

O elenco tem nomes como: Harrison Ford, Mark Hamill, Carrie Fisher, Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e Lupita Nyong'o.

Cena do  Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

Star Wars: O Despertar da Força

Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Na história, Rey consegue encontrar Luke, que se nega a restabelecer a ordem Jedi, treinar Rey ou mesmo ajudar na luta contra a Primeira Ordem. O filme resgata o passado da vida de Ben Solo ao lado sombrio e os motivos que levaram Luke a se afastar da Força. 

Mark Hamill, Carrie Fisher, Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Kelly Marie Tran, Gwendoline Christie e Benicio del Toro formam o elenco. 

Kathleen Kennedy e Ram Bergman são os produtores do longa, e a direção é de Rian Johnson.

Cena do Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

Star Wars: Os Últimos Jedi

Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

No filme, temos a conclusão da saga e do legado da família Skywalker. Descobrimos que o Imperador Palpatine, tido como morto desde os acontecimentos de “O Retorno de Jedi”, ressurge, novamente ameaçando a galáxia, agora com uma frota espacial capaz de eliminar sistemas planetários inteiros que, junto à Primeira Ordem, passa a se chamar Ordem Final. 

Adam Driver, Daisy Ridley, John Boyega, Oscar Isaac e Kelly Marie Tran são alguns dos astros do elenco. O longa é dirigido por JJ Abrams, que também é produtor com Kathleen Kennedy e Michelle Rejwan.

Cena do Episódio IX: A Ascensão Skywalker (2019)

Star Wars: A Ascensão Skywalker

Onde assistir aos filmes de Star Wars?

Se você gosta de ficção científica vai querer ver e rever os filmes que compõem a saga Star Wars. Para isso, basta ter a plataforma Disney+ para acompanhar filmes, séries e animações de qualquer dispositivo e quando você quiser.

Com toda a legião de fãs que esse universo atrai, o streaming da Disney fez uma seção especial, dedicada somente para as produções Star Wars. Assim, fica bem fácil maratonar as diferentes atrações da franquia.

Logo, você não pode ficar de fora! Para assinar a Disney+, uma dica bacana é contar com o plano pós de celular Vivo Selfie: além de muita internet para você usar como quiser, você leva junto a assinatura da plataforma. Simples assim!

Outro caminho é assinar o app do Disney+ pela nossa loja de aplicativos, a Vivo App Store. E, caso você queira uma internet residencial veloz para ter um Wi-Fi que não te deixa na mão, aproveite o combo Vivo Fibra com Disney+.

A Disney+ é a plataforma para quem curte Star Wars, mas também tem um conteúdo bem variado, com títulos voltados para diferentes gostos e idades, além de disponibilizar vários lançamentos do cinema para você. 

O legal é que o serviço permite criar até sete perfis diferentes, sendo uma diversão para toda a família.

Você pode conferir todos os filmes de Star Wars e rever quantas vezes quiser (e na ordem que quiser) no Disney+. Então, é só se jogar no sofá e acompanhar as batalhas espaciais mais famosas do cinema.

Que a força esteja com você!

Leia também: