Em um primeiro momento, até parece que são produções voltadas apenas para o público infantil, mas os filmes de animação trazem histórias curiosas e cheias de magia para pessoas de todas as idades. E o melhor é que você encontra os títulos do gênero dos grandes estúdios nas plataformas de streaming.

Então, dá para rir e se emocionar conferindo as animações de sucesso diretamente da sua Smart TV, tablet, notebook e smartphone.

E aí? Quer anotar as nossas sugestões de melhores filmes de animações e onde assistir? Estoure a pipoca e descubra os títulos que você não pode perder!

Menina e menino deitados numa cama e assistindo filmes de animação no tablet Menina e menino deitados numa cama e assistindo filmes de animação no tablet

Como eram os filmes de animação quando surgiram?

Quando a gente fala em filmes de animação ou os “desenhos” que são lançados para o cinema, é preciso ter em mente que esse gênero tem uma longa história. 

A primeira animação data de 28 de outubro de 1892: o filme “Pauvre Pierrot”, de Émile Reynaud, foi exibido na França. 

É a história de amor que envolve o palhaço Pierrot, a Colombina e o Arlequim, sendo um marco da animação no mundo. Tanto é que a data de seu lançamento é considerada o Dia Internacional da Animação, celebrado em diversos países, inclusive no Brasil.

Vale destacar outros ícones do cinema com essa proposta, temos:

  • “Willie do Barco a Vapor”, produção de 1928, de Walt Disney, que é um curta com Mickey ajudando no barco a vapor. Com a animação, você tem um pouquinho do passado dos filmes da Disney;
  • O filme “Branca de Neve e os sete anões'', de 1937, é considerado o primeiro longa-metragem de animação colorido.

Qual a animação mais famosa?

De lá para cá, as animações caíram no gosto popular e, com os avançados recursos digitais, ganharam cada vez mais qualidade de imagem. 

Entre os títulos mais famosos do mundo do gênero, estão “Frozen: uma aventura congelante”, de 2013, que foi sucesso de bilheteria mundial.

Pai, mãe, filho e filha sentados na sala assistindo a filmes de animação comendo pizza Pai, mãe, filho e filha sentados na sala assistindo a filmes de animação comendo pizza

Quais os melhores filmes de animação?

O mais legal é que temos um cardápio recheado de animações nas melhores plataformas de streaming. Então, são grandes sucessos na palma da sua mão para se divertir com toda a família. Confira a seguir as melhores produções e onde assistir:

A Era do Gelo: As Aventuras de Buck (Disney+)

Se você é fã das aventuras congelantes do mamute Manny, do tigre Diego e da preguiça Sid, que estrelaram o primeiro filme em 2002, deve estar ansioso para “A Era do Gelo: As Aventuras de Buck”, que chegou na plataforma Disney+ em 28 de janeiro de 2022.

Na sexta produção da franquia, as estrelas são os gambás Crash e Eddie, que precisam fugir da irmã Ellie. Só que, nessa jornada, eles retornam para o Mundo Perdido e são encontrados pela doninha Buck Wild.

Acho que dá para perceber que você terá muita ação e boas risadas nessa produção que tem a direção de John C. Donkin, certo?

Título do filme A Era do Gelo As Aventuras de Buck

Assista ao trailer de A Era do Gelo: As Aventuras de Buck

Os Croods 2: uma nova era (Telecine)

Lançado em 2021 e com direção de Joel Crawford, é mais uma jornada com a querida família pré-histórica. 

Nesta continuação, que você pode acompanhar no Telecine, os Croods acreditam ter encontrado o lar ideal, mas eles não sabem que terão que conviver com os Bettermans, uma família tecnológica, que vive em uma propriedade fechada. 

Apesar das diferenças entre os grupos, eles unem forças para combater uma ameaça.

Cena do filme Os Croods 2

O Conto da Princesa Kaguya (Netflix)

“O Conto da Princesa Kaguya” foi indicada ao Oscar e está disponível na Netflix. A produção é baseada no conto popular japonês "O corte do bambu". 

A história mostra o bebê Kaguya, que estava dentro de um tronco de bambu. Quando cresceu, o bebê se tornou uma bonita mulher, que chama a atenção de pretendentes, inclusive do imperador. Mas ela não está interessada em nenhum deles e propõe desafios impossíveis a eles para não se casar. No entanto, seu destino não será nada fácil.

É um longa que reúne drama e fantasia, dirigido por Isao Takahata.

Cena do filme O Conto da Princesa Kaguya

Encanto (Disney+)

Dirigida por Byron Howard e Jared Bush, "Encanto" é uma história que se passa na Colômbia e traz a família Madrigal, que vive nas montanhas em um local mágico chamado de Encanto. 

Eles moram numa casa que tem vida e todos têm um dom relacionado à magia, menos Maribel. Só que a menina descobre seu papel mais do que especial para salvá-los quando toda a magia da família está ameaçada. 

Cena do filme Encanto

Assista ao trailer de Encanto

Homem-Aranha no Aranhaverso (Telecine)

Quer conferir um filme de animação com o Homem-Aranha, que foi vencedor do Oscar nessa categoria? Então, você não pode perder essa produção, que está no Telecine.

A trama acontece em Nova York, com o jovem Miles Morales, que recebe a mordida de uma aranha radioativa. Assim, se transforma no novo Homem-Aranha e acaba se encontrando com Peter Park de outra dimensão. Ele está, portanto, em um multiverso e descobre que outros heróis estão em risco. 

A direção da animação é do trio Peter Ramsey, Bob Persichetti e Rodney Rothman.

Título do filme Homem-Aranha no Aranhaverso

A Viagem de Chihiro (Netflix)

Se a Netflix é famosa pelas grandes séries, saiba que se destaca também com as animações que tem em seu catálogo. 

A produção japonesa do estúdio Ghibli traz a história de Chihiro, que tem uma jornada em um mundo mágico: só que esse universo é comandado por bruxas, e as pessoas que as desobedecem viram animais.

É uma produção de Hayao Miyazaki, sendo o único longa sem ter o inglês como idioma original que já venceu o Oscar de Melhor Animação.

Cena do filme A Viagem de Chihiro

Assista ao trailer de A Viagem de Chihiro

Toy Story (Disney+)

No Disney+, você pode conferir todos os filmes da franquia que dá vida aos brinquedos. “Toy Story” foi lançado em 1995 e é um marco na animação, pois foi o primeiro título feito totalmente digital. 

Produzido por John Lasseter, teve três indicações ao Oscar e nos apresenta Woody, um boneco cowboy que fica com ciúmes da chegada de um novo brinquedo do seu dono Andy:  o astronauta Buzz Lightyear.

Cena do filme Toy Story mostrando o Woody

Em 1999, estreou “Toy Story 2”, do mesmo produtor da primeira animação, que teve uma indicação ao Oscar. Mostra a aventura de Woody, depois que ele é roubado por um colecionador de brinquedos. Assim, os amigos Buzz e outros brinquedos iniciam uma jornada para resgatá-lo. 

“Toy Story 3”, do produtor Lee Unkrich, foi o maior sucesso de bilheteria da franquia. Foi para as telonas em 2010 e ganhou o Oscar de Melhor Animação. Na trama, Woody, Buzz e os demais amigos são mandados para uma creche devido a um equívoco. 

Nessa história, Andy já é adolescente e está indo para a universidade. Os brinquedos conhecem um mundo estranho na creche, dominado por um urso de pelúcia e, assim, precisam achar um jeito de fugir e retornar para a casa.

Por fim, em 2018, os fãs puderam acompanhar o quarto filme da franquia. “Toy Story 4”, do produtor Josh Cooley, que mostra Woody, Buzz e os outros brinquedos na casa da garotinha Bonnie. Só que chega um novo personagem na história, que vai tirar a paz dos brinquedos: é o Garfinho, que tem dificuldade de se aceitar como ele é. 

Divertida Mente (Disney+)

Dirigida por Pete Docter, é possível encontrar essa produção no catálogo da Disney+. Uma história surpreendente em que você entra na mente da garota Riley, de 11 anos. Ela mudou de cidade com a família e está tendo que enfrentar diversos desafios para se adaptar.

E a gente acompanha todos os dilemas, frustrações e outros momentos da vida da menina por meio das suas emoções, que são as personagens Alegria, Raiva, Medo, Tristeza e Nojinho.  

Alegria é a líder e faz de tudo para que Riley seja feliz. Só que depois de uma bagunça na sala de controle, ela e a Tristeza vão percorrer uma jornada pelos pensamentos da garota.

Cena do filme Divertida Mente

Viva - A Vida é uma festa (Disney+)

Prepare o lencinho, porque aqui tem diversão, mas também muita emoção. “Viva - A Vida é uma Festa” é uma produção surpreendente da Pixar

É a jornada de Miguel, de 12 anos, que sonha em fazer sucesso como músico: um desejo que contraria sua família. 

A trama se passa no México e, no Dia dos Mortos, ele descobre diversos eventos ligados à história de seus antepassados.

O filme é de 2017, levou o Oscar de Melhor Animação e a direção é de Lee Unkrich e Adrian Molina.

Cena do filme Viva a Vida é uma Festa

Ratatouille (Disney+)

Com direção de Brad Bird, o filme traz o simpático Remy, um ratinho que sonha em se tornar um chef de cozinha. Só tem um problema: como é um rato, nunca é bem-vindo nas cozinhas.

Até que ele conhece Linguini, um ajudante de cozinha de um grande restaurante, que não tem noção nenhuma de como cozinhar, mas não pode perder o emprego. Pronto: está formada a parceria entre Remy e Linguini, o que rende pratos deliciosos com o rato escondido no chapéu do jovem.

Cena do filme Ratatouille com o nome do filme escrito ao lado

Onde assistir filmes de animação?

Ficou com vontade de acompanhar os melhores filmes de animação? É muito simples: basta contar com as principais plataformas de streaming.

Para ter a assinatura, a dica é aproveitar as vantagens do Vivo Selfie. Você contrata o plano de celular e leva junto seu serviço de streaming favorito, que pode ser:

Quem preferir, pode assinar essas plataformas avulsas, mas com vantagens na Vivo App Store:

Globoplay + canais ao vivo e Disney+

Tem muita coisa de qualidade quando a gente fala dos filmes de animação. São opções para passar bons momentos com a família, já que as histórias trazem personagens incríveis. 

Você já sabe: ao contar com os principais serviços de streaming, vai ter um catálogo recheado de filmes e séries. Então, aproveite a praticidade de assinar as plataformas com o Vivo Selfie.

Bom filme para você e até mais!

Leia também: