Para muita gente, falar de cinema é citar majoritariamente os filmes norte-americanos. Claro que o cinema europeu e de outras partes do mundo também tem seus fãs, mas a realidade é que as telonas brasileiras vêm sendo mais preenchidas com produções vindas dos Estados Unidos. Entretanto, a recente produção asiática começou a mudar essa história.
Essa movimentação tornou-se bem visível com “Parasita”, longa-metragem sul-coreano que levou o Oscar de melhor filme em 2020, além das estatuetas de diretor, roteiro original e filme estrangeiro. Será o começo de uma nova era na história do cinema mundial?
Ainda é cedo para afirmar isso, mas o fato é que "Parasita" levou os olhares dos espectadores para longas-metragens e séries produzidos do outro lado do planeta.
Quer conhecer essa criação mais de perto? Nada mais fácil.
Prepare a pipoca e acompanhe a lista com 21 filmes asiáticos que você pode conferir pelas principais plataformas de streaming.
Quais as características do cinema asiático?
Antes de apresentarmos sugestões de filmes asiáticos, é bom termos em mente que a Ásia é muito grande, assim como sua criação cinematográfica. Então, neste artigo, vamos nos ater às produções da região leste do continente.
Isso porque os filmes oriundos da parte oeste estão incluídos no cinema do Oriente Médio. Já os longas produzidos no norte da Ásia acabam sendo classificados como filmes europeus, pois são áreas de influência russa. E temos ainda o sul do continente, representado pela Índia e os famosos filmes de Bollywood.
Vamos, então, tratar mais especificamente da criação de países do leste asiático: Coreia do Sul, China, Japão, Hong Kong e Taiwan.
Do Japão, não há como deixar de citar o anime, as séries de Godzilla e os filmes do diretor Akira Kurosawa. As produções japonesas também são destaques para quem quer assistir doramas, séries de TV asiáticas. Enquanto isso, na China, muitas obras se voltam para o gênero de ação, especialmente de lutas e artes marciais.
Esses dois países ainda são os mais lembrados quando falamos em produções dessa parte do mundo. Mas a verdade é que existe muito mais a se ver.
E o cinema da Coreia do Sul?
Filmes e séries sul-coreanos vêm conquistando o público em todo o mundo, então é interessante entender a trajetória do cinema naquele país. Um ponto que merece atenção é a influência da história local sobre sua criação cinematográfica.
Estamos falando de um povo que enfrentou a ocupação japonesa, a Guerra da Coreia e a dominação de um governo militar. Tudo isso impactou na produção cinematográfica local.
Na década de 1950, após o fim da Guerra da Coreia, o país apostou no incentivo ao cinema, isentando a tributação para as produções e reduzindo as restrições temáticas. Na época, muitos longas se voltavam para enredos sobre a libertação da ocupação japonesa no país.
Mas os bons tempos duraram pouco, pois, em 1961, instaurou-se um regime militar na Coreia do Sul. A censura atrapalhou as produtoras e criou uma política de cotas para filmes importados e exportados. Somente na década de 1980 é que o cinema do país recuperou sua autonomia e começou a se destacar de novo, inclusive internacionalmente.
A partir dos anos 1990, as produtoras puderam contar com orçamentos maiores e começaram parcerias com outros países, permitindo o boom da indústria.
Em 1999, o filme “Shiri: Missão Terrorista” bateu recorde de bilheteria, dando início à onda de sucesso sul-coreana no cinema. Não é à toa que a indústria cinematográfica de lá figura entre as três maiores do mundo, ao lado de Hollywood, nos Estados Unidos, e Bollywood, na Índia.
O que é o movimento Asia Rising?
Asia Rising é o nome dado ao crescimento das produções da Ásia para o mundo. Nesse texto, focamos em cinema, mas você deve se lembrar do sucesso musical "Gangnam Style”, do rapper sul-coreano Psy. Seu clipe foi o primeiro vídeo no YouTube a atingir 1 bilhão de visualizações. Alguns anos mais tarde, "Baby Shark", outra canção do mesmo país, bateu o recorde e chegou a 10 bilhões de execuções na mesma plataforma.
Esse fenômeno de transnacionalismo na Coreia do Sul é chamado "Hallyu", ou onda coreana, iniciada com o já citado o filme Shiri.
A exportação da cultura pop do país também é marcante com o K-Pop, a música popular coreana. Graças à internet, esse gênero musical se tornou o mais consumido em todo o mundo. Afinal, quem não conhece grupos como BTS e EXO?
Vale ressaltar que o termo Asia Rising também se refere a um festival de música transmitido ao vivo virtualmente, que já teve edições em 2020 e 2021. É uma iniciativa do coletivo de hip-hop 88rising, que reúne artistas asiáticos e teve a parceria da Netflix.
Para entender mais o fenômeno, vale acompanhar o documentário Asia Rising: The Next Generation of Hip Hop, que conta a trajetória meteórica de sucesso de artistas dessa parte do mundo.
Mas onde assistir filmes asiáticos?
Com as plataformas de streaming, essa missão se tornou muito simples! Você pode ver os filmes na sua Smart TV, no celular, no tablet ou no computador.
E para assinar um dos serviços que trazem essas produções, a dica é aproveitar o Vivo Selfie, o plano Pós da Vivo com muita internet. Com ele, você leva junto o seu serviço de streaming de vídeo favorito. Clique para conhecer os planos para cada plataforma:
Outra maneira de curtir esses e muitos outros filmes em qualquer dispositivo é baixando os apps de streaming pela Vivo App Store. Estão disponíveis:
Quais os melhores filmes asiáticos?
Essa é uma pergunta difícil de responder, pois a recente produção é muito diversa e de altíssima qualidade. No entanto, a Vivo preparou para você uma seleção de obras imperdíveis e disponíveis nas plataformas de streaming.
Agora, às telas!
E aí, tudo pronto para a descoberta do maravilhoso mundo dos filmes asiáticos?
Como você deve ter notado, as produções pertencem a gêneros variados. Algumas foram premiadas, outras são sucessos mundiais, e todas apresentam alta qualidade técnica e algumas surpresinhas nas tramas. Ou seja: você não pode perder!
E para não deixar nenhum desses filmes e séries de fora da sua lista, conte com a Vivo.
Aproveite as vantagens do Vivo Selfie para ter a sua plataforma favorita incluída na assinatura ou, se preferir, escolha seu serviço de streaming diretamente na Vivo App Store.
Até breve!
Leia também: