Se você está pensando em aumentar a segurança da sua casa e tem interesse pelas facilidades que a automação residencial proporciona, já deve ter ouvido falar da fechadura eletrônica

Além de aumentar a proteção dos ambientes, os recursos dessa ferramenta inteligente agilizam o dia a dia e evitam que você fique do lado de fora de casa, em caso de esquecer ou perder as chaves. 

Já existem diversos modelos disponíveis no mercado, então, é preciso se informar bem sobre alguns pontos antes de adquirir a sua. 

Não sabe como as fechaduras digitais funcionam e, por isso, não tem certeza se vale a pena o investimento? 

Continue com a gente, pois aqui explicaremos tudo o que você precisa saber sobre esses dispositivos! Ao final do artigo, você ainda confere alguns modelos da Loja Vivo. Vamos lá?

Imagem de fechadura

O que é a fechadura eletrônica?

A fechadura eletrônica (também chamada de fechadura smart, inteligente ou digital) nada mais é que um dispositivo que permite que você abra e feche portas com o uso de senhas, aplicativo de smartphone, tags de proximidade ou biometria, dispensando as chaves tradicionais. 

Em outras palavras, você é a sua própria chave e, a menos que esqueça a senha ou não disponha de autenticação biométrica, as chances de ficar para fora ao bater a porta são quase nulas.

As fechaduras eletrônicas são especialmente úteis em locais de alta circulação de pessoas, como empresas, bibliotecas e academias, além de serem bastante recomendadas para a segurança de condomínios. 

Porém, nada impede que você instale uma fechadura digital na porta da sua casa, já que a praticidade dessa tecnologia está entre seus maiores benefícios. Além disso, os modelos são versáteis e discretos, conferindo um design moderno ao ambiente.

Imagem de fechadura

Existe diferença entre fechadura digital e fechadura eletrônica?

Sim! A fechadura eletrônica também é chamada de fechadura digital, fechadura smart ou fechadura inteligente

É só uma questão de nomenclatura, então, não estranhe se encontrar esses termos nas suas pesquisas. Os produtos oferecem as mesmas funcionalidades e vantagens.

Qual é a diferença entre fechadura elétrica e fechadura eletrônica?

Agora sim estamos falando de coisas diferentes. Fique atento às características de cada uma para saber exatamente o que você procura.

As fechaduras elétricas funcionam ligadas à corrente elétrica, mas ainda dependem de chaves para trancar as portas. Esses dispositivos contam com uma bobina (chamada de solenóide) que, quando acionada por meio de um botão único, se transforma em um ímã que atrai a lingueta de ferro da porta, abrindo-a.

Na maioria dos casos, a fechadura elétrica é acionada por um porteiro que, à distância, abre a porta depois da identificação do visitante. É comum que esse tipo de fechadura emita um som quando o botão de abertura é acionado.

Como funciona a fechadura eletrônica?

O princípio da fechadura eletrônica é o mesmo das fechaduras tradicionais: dependendo do modelo, há uma lingueta que se insere em direção ao batente da porta. Porém, na fechadura inteligente não existe um miolo no qual se introduz uma chave — o mecanismo é ativado automaticamente após a autenticação.

Como explicamos, as formas de operação da fechadura digital são variadas. Você abre, fecha, trava e destrava as portas por meio de sequência numérica, tag de proximidade ou outras maneiras inovadoras, como sensor de presença e biometria. 

Quando sair de casa, não é preciso quebrar a cabeça tentando se lembrar se trancou ou não a porta, já que o mecanismo é automático, assim que a porta fecha.

Como a fechadura eletrônica está sempre conectada à internet, os modelos via wireless também têm ganhado força no mercado, sendo possível controlar as portas por meio do aplicativo instalado no celular. Alguns modelos, inclusive, permitem que você opere as portas à distância, desde que tenha acesso à internet.

Outro modo bem bacana de controlar a fechadura eletrônica é por meio dos assistentes virtuais. Se você ainda não sabe o que é e quais são as funções da Alexa, tenha em mente que essa automação é uma das facilidades do dispositivo..

Imagem de fechadura com celular

Fechadura eletrônica é segura?

A grande vantagem da fechadura eletrônica é a sua praticidade, já que não é necessário utilizar uma chave e pode-se abrir a porta sem estar próximo a ela. Além disso, a questão da segurança também é um ponto positivo, pois as fechaduras digitais não têm miolo que permita a inserção de uma chave micha.

Quais são as vantagens da fechadura eletrônica?

Além da segurança e da praticidade, a biometria também confere mais proteção à residência, uma vez que em alguns modelos é preciso registrar as impressões digitais para acessá-la. Da mesma forma, os aparelhos que contam com tecnologia wireless também proporcionam mais segurança com o bloqueio e o acesso ao ambiente à distância.

Tenha em mente que a fechadura eletrônica precisa estar sempre ligada a uma fonte de energia. Alguns modelos contam com uma bateria, caso haja falta de energia elétrica. Porém, se o dispositivo escolhido for apenas ligado à luz elétrica, será preciso buscar ajuda para abrir a porta.

Qual é a melhor fechadura eletrônica?

Existem muitos modelos de fechadura eletrônica no mercado, não é mesmo? Selecionamos alguns dos dispositivos mais vendidos da categoria na Loja Vivo para você conhecer melhor. Veja só!

Fechadura Digital Intelbras FR10

Imagem de fechadura

A Fechadura Digital Intelbras FR10 é uma ótima opção para quem quer praticidade e simplicidade com uma marca líder no mercado. Com valor bem acessível, a fechadura também pode ser uma boa para quem só quer limitar o acesso a um cômodo dentro da casa ou a algum móvel.

Entre as características do produto estão:

  • Até nove senhas de acesso;

  • Alimentação por quatro pilhas AA;

  • Travamento automático;

  • Teclado luminoso.

Fechadura Digital Intelbras FR 320

Imagem de fechadura

A Fechadura Digital Intelbras FR 320 vem com maçaneta, e pode ser acessada por meio de senhas numéricas e cartão de proximidade RFID, sendo recomendada para residências e escritórios. 

Confira algumas características do produto:

  • Teclado touch screen;

  • Alimentação por quatro pilhas AA;

  • Alerta sonoro de violação.

Fechadura digital para Porta de Vidro FR400 Intelbras

Imagem de fechadura

Se você procura uma fechadura eletrônica para uma porta de vidro, então a Fechadura digital para Porta de Vidro FR400 Intelbras é a ideal para o seu caso. A instalação é fácil e rápida, sendo feita por pressão.

Veja só outras características e benefícios do produto:

  • Alarme antiarrombamento;

  • Função “Senha Protegida” e “Não Perturbe”;

  • Sinalização audiovisual de pilhas fracas;

  • Capacidade para até 100 tags de proximidade.

Intelbras Fechadura Digital FR220 4527002

Imagem de fechadura

Quer contar com a segurança extra da biometria? Então, o modelo Intelbras Fechadura Digital FR220 4527002 pode ser o ideal para você. A instalação também é bastante simples, indicada para portas de madeira.

Veja só algumas características dessa fechadura digital:

  • Leitor biométrico de alta precisão;

  • Cadastro de até 100 biometrias;

  • Registro de até quatro senhas numéricas;

  • Função “Não Perturbe”.

Fechadura Digital Intelbras FR 630

Imagem de fechadura

A Fechadura Digital Intelbras FR 630 é um modelo completo. Conta com design clean, que não interfere no acabamento da sua porta, e confere toda a facilidade e segurança de uma fechadura digital.

Veja só as características deste produto:

  • Acesso com até 100 biometrias, 100 tags de proximidade e quatro senhas numéricas;

  • Tecnologia pull & push, que dispensa maçaneta;

  • Sistema de travamento automático com indicativo LED;

  • Opção de chave física como entrada de contingência.

Viu só como uma fechadura eletrônica pode trazer praticidade e segurança para o dia a dia? Com a variedade de produtos disponíveis no mercado, não vai ser difícil encontrar um que se encaixe exatamente no que você precisa.

Esses foram só alguns exemplos do que você encontra na Loja Vivo. Acesse o nosso site e confira mais opções.

Até a próxima!

LEIA MAIS: