Fãs das produções do MCU (Universo Cinematográfico Marvel) já perceberam que as coisas estão diferentes dessa vez. Depois de um ano de espera, a Fase 4 da Marvel estreou com uma série, a “WandaVision” — e não com um longa, como de costume. E, após esse lançamento, muitas outras novidades vieram e ainda estão por vir. 

Diversos filmes e séries que eram bastante aguardados já foram lançados tanto no cinema quanto na plataforma Disney+ e alguns deles já tiveram até as próximas temporadas confirmadas.

A seguir, para te ajudar a se organizar melhor nesse vasto universo da Marvel, preparamos um conteúdo com o que já foi e o que ainda será lançado da Fase 4 em 2022, além das suas datas de estreia e o que esperar das produções. Vamos lá?

Pai, mãe e filha sorrindo e assistindo Disney Plus no notebook sobre uma mesa Pai, mãe e filha sorrindo e assistindo Disney Plus no notebook sobre uma mesa

O que é a Fase 4 da Marvel?

A chamada “Fase 4 da Marvel” marca o início de uma nova sequência de histórias desse universo cinematográfico e reúne as produções apresentadas entre os anos de 2021 e 2023. 

A última etapa terminou com o filme “Homem-Aranha: Longe de Casa”, em 2019, que apresentava, além das aventuras de Peter Park, o cenário do planeta Terra após a derrota do vilão Thanos, em “Vingadores: Ultimato”.

Nessa nova fase, a Marvel investiu não apenas em produções cinematográficas, com seus filmes que levam milhões de pessoas ao cinema, mas também em séries de muito sucesso, lançadas no streaming Disney+

E, curiosamente, a primeira produção da Fase 4 foi a série “WandaVision”, marcando o período de inovação da produtora.

Após o seriado, foram lançados diversos outros conteúdos que tanto deram início a novos tempos — com apresentação de novos personagens — quanto preencheram lacunas e desenvolveram a história de personagens da fase anterior, como no filme da Viúva Negra.

Nesta nova etapa, o objetivo da Marvel é ampliar mais os horizontes desse vasto universo, saindo um pouco do arco dos “maiores heróis da Terra” e explorar ainda mais as galáxias e, até mesmo, realidades alternativas, com a integração do multiverso.

Leia Mais:

Qual foi o primeiro filme da Fase 4 da Marvel?

O primeiro filme da Fase 4 da Marvel foi lançado em julho de 2021 na plataforma Disney+, chamado “Viúva Negra”, que conta a história de Natasha Romanoff desde a sua infância até fazer parte de uma das maiores redes de assassinos do mundo, criada pela KGB — serviço secreto russo.

O planejamento da Marvel era que esse filme desse início à Fase 4. Porém, diante da pandemia, as ordens de lançamento foram alteradas, fazendo com que o longa fosse a 4ª produção a ser apresentada para o público, após o lançamento das séries “WandaVision”, “Falcão e o Soldado Invernal” e “Loki”.

Como foi a Fase 4 da Marvel em 2021?

A nova etapa contou com diversos lançamentos de sucesso, tanto nos cinemas quanto na plataforma de streaming Disney+. A seguir, saiba mais sobre todas as produções de 2021:

1. WandaVision

Imagem da série Wandavision. Imagem da série Wandavision.

A série estreou em 15 de janeiro no Disney+ com nove episódios e foi um sucesso de audiência na plataforma, o que acabou rendendo três premiações no Emmy de 2021 e 23 indicações.

A história trata da dupla Wanda Maximoff e Visão, que tentam esconder seus poderes e levar uma vida normal em um subúrbio.

Mas a feiticeira e o andróide percebem que há algo estranho e descobrem estar em uma sitcom, que vai dos anos 1950 aos dias atuais. Nessa bagunça, eles entendem que não controlam nada e nem são capazes de distinguir o que é real da ficção.

Com direção de Matt Shakman, o elenco tem Elizabeth Olsen, Paul Bettany, Kathryn Hahn e Teyonah Parris. Ainda não se fala em planejamento de uma segunda temporada.

 

2. Falcão e o Soldado Invernal

Imagem da série Falcão e o Soldado Invernal. Imagem da série Falcão e o Soldado Invernal.

No dia 19 de março, o Disney+ emplacou o primeiro episódio da série que traz de volta esses dois personagens que nos deixaram com gosto de quero mais em “Vingadores Ultimato”. 

Aqui, tudo começa logo após Sam Wilson/Falcão receber o manto do Capitão América. Sendo assim, ele vai enfrentar batalhas para assumir esse posto e, para isso, se une a Bucky Barnes/Soldado Invernal.

Eles embarcam em uma aventura que vai revelar problemas do passado, culpas, responsabilidades e uma nova amizade.

A série conta com muito drama, ação e humor, além, é claro, das atuações brilhantes de Anthony Mackie e Sebastian Stan. A direção é de Kari Skogland. 

Segundo Stan, em entrevista, nenhum ator havia ainda sido consultado sobre a possibilidade da gravação de uma segunda temporada. Porém, o sucesso foi tão grande que é bem possível que tenhamos novidades por aí.

3. Loki

Imagem da série Loki. Imagem da série Loki.

Outro lançamento que fez bastante sucesso, Loki, estreou em 11 de junho. Como o nome entrega, a história se baseia no Deus da Trapaça. 

Com o roubo do Tesseract, dos Vingadores, na missão de recuperar as Joias do Infinito, ele vai pular no tempo tentando chegar a Midgard. O problema é que ele acaba interferindo em fatos históricos, o que poderá acarretar uma catástrofe nas linhas do tempo.

O protagonista é interpretado por Tom Hiddleston, e a criação é de Michael Waldron e Kate Herron. Mesmo antes da estreia, a segunda temporada de Loki já está confirmada.

4. Viúva Negra

Imagem da série Viúva Negra. Imagem da série Viúva Negra.

Apesar das dificuldades e quatro adiamentos por conta do coronavírus, a estreia aconteceu no dia 9 de julho, tanto nos cinemas quanto no Disney+, no formato de acesso antecipado. Para quem perdeu a oportunidade, teve que esperar até agosto para assistir pela plataforma.

O contexto do filme é o período em que a Viúva Negra precisou fugir do governo, depois de ajudar o Capitão América no filme “Guerra Civil”.  

Agora, o vilão que ela vai enfrentar será o Treinador. Natasha Romanoff se vê envolvida em uma conspiração ligada a seu passado e terá de lidar com sua antiga vida como espiã.

Com direção de Cate Shortland, produção de Kevin Feige, é estrelado por Scarlett Johansson, Florence Pugh, David Harbour, Rachel Weisz, entre outros.

5. What if...?

Imagem da série What if? Imagem da série What if?

Mostrando realidades alternativas do MCU, a animação com estilo cinematográfico chegou ao Disney+ em agosto do ano passado. Quem narra a série é Uatu, o Vigia, que nos guia pelo multiverso da Marvel

Nesse contexto:

  • T’Challa vira o Senhor das Estrelas; 
  • Peggy Carter é injetada com o soro do supersoldado;
  • Steve Rogers se transforma em Homem de Ferro. 

Destaque também para a última performance de Chadwick Boseman como Pantera Negra, que gravou as falas para “What if...?” antes de falecer, em 2020.  

A primeira temporada conta com 10 episódios e já se fala no desenvolvimento de uma segunda, ainda sem data.

6. Chang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis

Imagem da série Chang Chi e a Lenda dos Dez Anéis. Imagem da série Chang Chi e a Lenda dos Dez Anéis.

O filme fez a sua estreia em 3 de setembro do ano passado e bateu recorde de bilheteria no Brasil, com mais de 1 milhão de espectadores. 

Shang-Chi já havia sido apresentado nos quadrinhos na década de 1970 como o maior lutador da Marvel sem poderes. 

No longa, ele é um jovem chinês criado pelo pai e que treinou artes marciais totalmente recluso. O problema é quando ele parte para o mundo e percebe que o pai não é quem dizia ser e se rebela.

O roteiro do filme foi criado por Dave Callaham, roteirista que trabalhou em sucessos, como “Mulher-Maravilha 1984” e “Os Mercenários”. 

Quem dirige é Destin Cretton e o elenco é composto por Simu Liu, Tony Leung Chiu-Wai e Awkwafina.

7. Os Eternos

Imagem da série Os Eternos. Imagem da série Os Eternos.

“Os Eternos” foi um dos longas mais esperados da Fase 4 da Marvel e chegou às telonas no dia 5 de novembro. Apesar de ter sido considerado aquém do que deveria pelo público, o filme foi um sucesso de bilheteria.

O grupo vem dos primeiros seres que habitaram a Terra, que são de uma raça imortal, com genética modificada pelos deuses espaciais: os Celestiais. Mas esses seres supremos também criaram os Deviantes, principais inimigos dos Eternos.

O filme tem direção de Chloé Zhao e um elenco de peso, com nomes como Angelina Jolie, Salma Hayek, Richard Madden e Brian Tyree Henry.

8. Homem-Aranha: No Way Home

Imagem da série Homem-Aranha: No way home. Imagem da série Homem-Aranha: No way home.

Este chegou aos cinemas no finalzinho de 2021, mais precisamente no dia 16 de dezembro, conquistando o recorde de bilheteria mundial no ano.

Sem conseguir conciliar a vida normal com seus deveres de super-herói depois de ter a identidade revelada, o amigo da vizinhança ainda precisa lidar com as acusações de que teria matado Mysterio e os riscos que isso pode trazer às pessoas que ele ama. 

Diante de tudo isso, Peter resolve pedir ajuda a Dr. Estranho para apagar sua identidade da memória das pessoas. Mas, será que isso é uma boa ideia? 

Por enquanto, esse é o único filme da Marvel que será lançado em 2022, na plataforma HBO Max

A direção é de Jon Watts e conta com um elenco recheado de estrelas, como Tom Holland, Zendaya, Marisa Tomei, Jacob Batallon e Benedict Cumberbatch.

Assista ao trailer de Homem Aranha: Sem Volta Para Casa

9. Hawkeye/Gavião Arqueiro

Imagem da série Gavião Arqueiro. Imagem da série Gavião Arqueiro.

Também lançado no final do ano na plataforma Disney+, a série baseada nos quadrinhos tem como contexto o ano de 2025, dois anos após a derrota de Thanos. O seriado mostra o treinamento de Kate Bishop, para que Barton possa se aposentar. 

Jeremy Renner é o Gavião Arqueiro, Florence Pugh retoma seu papel de Yelena Belova, a versão da Viúva Negra jovem, e Hailee Steinfeld assume Kate Bishop, que recebe a responsabilidade de Clint.

Assista ao trailer de Gavião Arqueiro

O que esperar da Fase 4 da Marvel para 2022?

Esse ano, novas produções prometem chamar a atenção do público e dar sequência à Fase 4 da Marvel. Conheça mais sobre elas:

1. Dr. Estranho no Multiverso da Loucura

Foto de divulgação de Dr. Estranho no Multiverso da Loucura Foto de divulgação de Dr. Estranho no Multiverso da Loucura

Com a previsão de lançamento para o dia 5 de maio, um dos filmes mais esperados do ano, “Dr. Estranho no Multiverso da Loucura”, assume uma aura obscura e misteriosa, em uma sequência direta do filme “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa”.

Na trama, Dr. Estranho vai em busca de antigos aliados e novos personagens místicos, para explorar o multiverso recém-aberto e derrotar uma nova ameaça, não só à realidade atual, mas a todas as outras.

O elenco é composto por Benedict Cumberbatch, Elizabeth Olsen, Chiwetel Ejiofor e Benedict Wong. A direção fica por conta de Sam Raimi.

Assista ao trailer de Dr. Estranho no Multiverso da Loucura

2. Cavaleiro da Lua

Foto de divulgação da série Cavaleiro da Lua Foto de divulgação da série Cavaleiro da Lua

A nova série da Marvel está prevista para ser lançada em 30 de março de 2022 e conta a história do ex-agente da CIA e agora mercenário, Marc Spector.

Após eventos que quase tiraram sua vida em uma missão no Egito, Marc se depara com o Deus da Lua egípcio, Khonshu, que salva a sua vida. Com isso, ele recebe poderes dessa entidade e se torna o Cavaleiro da Lua. 

Porém, a vida de Marc não será fácil, tendo em vista que ele precisa lidar com seu transtorno de múltiplas personalidades, que incluem, além de seu próprio alter-ego, as personalidades Steven, Jake e o próprio Khonsu.

O elenco conta com Oscar Isaac no papel principal e ainda com Gaspard Ulliel, Ethan Hawke e May Calamawy. A direção fica por conta de Mohamed Diab.

Assista ao trailer de Cavaleiro da Lua

3. Thor: Love and Thunder

Cena de Thor em Vingadores Ultimato Cena de Thor em Vingadores Ultimato

Essa será a 4ª produção solo do Deus do Trovão, sendo uma sequência direta do último filme, “Ragnarok”, e com estreia marcada para 7 de julho.

Apesar da sinopse ainda não ter sido divulgada, o que podemos afirmar é que alguns personagens de Guardiões da Galáxia terão um papel importante na trama.

Além disso, o filme irá abordar os questionamentos de Thor sobre sua posição como Deus do Trovão, bem como o surgimento da “Poderosa Thor”, que recebe o título após levantar o Mjölnir. 

O elenco é formado por Chris Hemsworth, Chris Pratt, Karen Gillan, Natalie Portman e Christian Bale. O longa é dirigido por Taika Waititi.

4. Mulher-Hulk

Arte do título da série Mulher-Hulk, ou She-Hulk no original Arte do título da série Mulher-Hulk, ou She-Hulk no original

Mais uma série da Marvel bastante aguardada pelo público,“She Hulk” ou “Mulher-Hulk” ainda não tem uma data de estreia oficial. No entanto, segundo alguns portais voltados a esse assunto, a expectativa é que seja lançada no meio deste ano.

A trama acompanha a história de uma advogada que vê sua vida simples virar do avesso após sofrer um acidente. 

Para que possa se curar, seu primo, Bruce Banner, realiza uma transfusão de seu próprio sangue para ela. Porém, ao fazer isso, ele acaba passando parte de seus poderes de maneira permanente para a personagem.

O elenco é formado por Tatiana Maslany, Mark Ruffalo e Tim Roth, com direção de Kat Coiro.

5. I am Groot

Arte do título da série I am Groot Arte do título da série I am Groot

Muito pouco se sabe sobre a nova série de animação fotorrealista que será lançada pela Marvel, “I Am Groot”. A data de lançamento ainda não foi divulgada, mas a expectativa é que sua estreia seja ainda este ano.

Da mesma forma, também não houve ainda a divulgação da sinopse oficial do spin-off, que deve apresentar as aventuras de Baby Groot, com a participação de personagens que fazem parte de Guardiões da Galáxia.

Quanto ao elenco, também não se sabe muita coisa, porém, a presença de Vin Diesel já foi confirmada. Quanto a direção, ela será de Kirsten Lepore.

6. Ms. Marvel

Imagem da série Ms. Marvel. Imagem da série Ms. Marvel.

Mais uma série que fará parte da Fase 4 da Marvel, “Ms. Marvel” ainda não tem data oficial de estreia anunciada, mas se sabe que será lançada em 2022.

A produção apresenta a história da paquistanesa de 16 anos, Kamala Khan, que mora em Nova Jersey com sua família muçulmana, levando uma vida pacata e comum. 

Porém, ao ser atacada por um ser inumano, ela adquire poderes de transmutação e precisará lidar com a nova vida.

O elenco conta com a presença de Iman Vellani, Aramis Knight e Matt Lins. A produção é dirigida por Adil El Arbi e Bilall Fallah.

7. Pantera Negra: Wakanda Forever

Arte do título do filme Pantera Negra Wakanda Forever Arte do título do filme Pantera Negra Wakanda Forever

Depois do sucesso do primeiro filme, a Marvel anunciou uma das sequências mais aguardadas da Fase 4 do MCU para novembro deste ano. 

O longa pretende expandir o Reino de Wakanda que, ao se chocar com o secreto e também avançado reino de Atlantis, precisa lutar para manter a segurança de seu povo e evitar que sua tecnologia caia em mãos erradas.

Após o falecimento de Chadwick Boseman, a Marvel decidiu não introduzir o personagem T'Challa na trama, seja por meio de outro ator ou por efeitos especiais. 

Sendo assim, o protagonismo ficará por conta dos outros personagens envolvidos neste universo, como Shuri, Nakia, Okoye e Killmonger.

O filme terá a direção de Ryan Coogler e fazem parte do elenco Lupita Nyong'o, Danai Gurira, Letitia Wright e Michael B. Jordan.

8. Os Guardiões das Galáxias - Holiday Special

Foto de divulgação do especial Guardiões da Galáxia Holiday Special Foto de divulgação do especial Guardiões da Galáxia Holiday Special

Antes do lançamento do último filme da trilogia de Guardiões da Galáxia, prevista para 2023, a Marvel anunciou a estreia de um especial de Natal no final de 2022, chamado “Guardiões da Galáxia: Holiday Special”.

Ainda não há maiores informações sobre o especial, mas sabemos que já estão com presença marcada Chris Pratt, Zoë Saldaña, Dave Bautista, Vin Diesel e Bradley Cooper. A direção é, assim como nos outros filmes da franquia, de James Gunn.

E aí, curtiu a seleção da Fase 4 da Marvel para 2022? Ainda não tem o Disney+? Não se preocupe, dá para ativar o streaming com o seu plano Vivo. Seja com Vivo Fibra ou com o plano pós Vivo Selfie, em que a assinatura é apenas uma das vantagens. 

No entanto, se você quiser assinar apenas o Disney+ e ainda ter vantagens, baixe o aplicativo pela Vivo App Store.

Tem diversão para o ano inteiro com a Marvel e, além do MCU, há muita coisa boa para curtir no streaming. Por isso, assine e aproveite!

Até a próxima!

Leia também: