Pare um pouco, inspire o ar profundamente e depois expire. Somente com esse movimento é possível relaxar. Porém, os benefícios podem ser ainda maiores se o ar inalado trouxer o aroma de óleos essenciais, o que pode ser obtido com um difusor de aromaterapia.

Muito mais do que apenas deixar um cheiro agradável no ambiente, os aromas podem trazer ganhos para o corpo e mente. Isso porque a prática utiliza diferentes propriedades das plantas, o que contribui para o nosso bem-estar de uma forma geral.

Quer conhecer melhor o que é aromaterapia e quais seus benefícios? Vem com a gente e descubra, ainda, como usar o difusor, além de dicas de como escolher o acessório mais adequado para você.

Imagem de um homem sentado no sofá e um difusor de aromaterapia ligado. Imagem de um homem sentado no sofá e um difusor de aromaterapia ligado.

O que é aromaterapia?

É uma prática antiga que se vale dos óleos essenciais puros extraídos de parte das plantas (suas flores, frutos, folhas ou raízes) para a obtenção de aromas que podem ser benéficos ao nosso organismo. 

A aromaterapia é considerada, assim, um tratamento natural alternativo, curativo e preventivo. Por exemplo, você já deve ter ouvido falar que a lavanda tem propriedades calmantes, certo? Isso não é mito, pois esse efeito pode ser obtido ao inalar o óleo essencial da planta.

Para que serve a aromaterapia?

A aromaterapia pode ser vista com um sistema terapêutico e tem como função ativar o nosso olfato com as partículas obtidas a partir das plantas. Com isso, é possível estimular diferentes áreas do cérebro, proporcionando relaxamento, equilíbrio e harmonia do organismo, além de outros efeitos benéficos em nosso corpo e mente.

Dessa forma, além da técnica ser utilizada para ajudar a melhorar o sono ou para reduzir o estresse, há aromas que possuem propriedades antivirais, bactericidas e antifúngicas, podendo, com isso, aliviar sintomas de algumas doenças.

Ilustração de um difusor de aromaterapia com dois vasos de plantas ao lado. Ilustração de um difusor de aromaterapia com dois vasos de plantas ao lado.

Quais os benefícios da aromaterapia?

É possível obter diversos benefícios, de acordo com o óleo essencial da planta escolhida. Entre eles, podemos destacar:

  • Efeito calmante, ajudando a relaxar;

  • Melhora do humor;

  • Redução da insônia;

  • Alívio da ansiedade;

  • Melhora da memória;

  • Aumento da concentração;

  • Estímulo do raciocínio;

  • Mais disposição;

  • Diminuição do estresse;

  • Redução do cansaço;

  • Alívio de sintomas, especialmente de quadros respiratórios;

  • Diminuição dos sintomas da TPM.

Assim, o óleo essencial de alecrim, por exemplo, é ideal para quem precisa de mais energia no dia a dia ou quer aumentar a concentração nos estudos ou trabalho. O de eucalipto, auxilia em problemas respiratórios, enquanto o de laranja melhora o nosso humor. Interessante, né?

O que é um difusor de aromaterapia?

Até agora falamos das vantagens que a aromaterapia pode proporcionar. Com isso, por que não se valer dessa prática natural para desacelerar um pouco da rotina tão corrida que vivemos, não é mesmo?

Mas, uma dúvida que pode surgir é: como obter o poder desses aromas? Para fazer a aromaterapia na sua casa ou em qualquer outro ambiente, é preciso ter um difusor.

Trata-se de um dispositivo em que você coloca algumas gotas do óleo essencial e que permite que você inale seu aroma através da nebulização. 

Em um primeiro momento, você pode até pensar que é apenas um umidificador, porém, na névoa que é liberada pelo dispositivo, há a fragrância de plantas.

Imagem de um difusor de aromaterapia ligado Imagem de um difusor de aromaterapia ligado

Como usar o difusor de aromaterapia?

É muito simples utilizar esse aparelho. No caso do modelo ultrassônico, por exemplo, basta adicionar água com algumas gotas do óleo essencial no local indicado e ligá-lo na tomada. Em pouco tempo, ele começa a espalhar a névoa no ambiente.

Nesse tipo de difusor, são liberados íons negativos, o que ajuda também a limpar o ar, eliminando poluentes e microrganismos. Viu só? Então, além das diferentes tecnologias para deixar sua casa automatizada, é possível usar o difusor para melhorar a qualidade do ar.

Com isso, você tem os efeitos terapêuticos e consegue deixar o ambiente bastante perfumado. Pode, assim, manter sua casa organizada e ainda com uma fragrância incrível.

Qual a diferença entre difusor de aromaterapia e difusor de ambiente?

São produtos diferentes. Quando a gente fala de difusor de ambientes, estamos falando de deixar o espaço mais perfumado, porém sem a proposta de algum benefício terapêutico.

Dessa forma, são aqueles produtos em que há uma solução perfumada. Assim, depois de tirar o lacre do difusor, é só emergir as varetas no líquido para ficarem encharcadas e espalharem a fragrância pelo ambiente. De tempos em tempos, a dica é retirar as varetas e inverter sua posição para potencializar o perfume.

Dá para utilizar o difusor de ambiente em diferentes espaços na sua casa, é só escolher o aroma de sua preferência. Aliás, o item pode até ser utilizado com uma ideia criativa para sua cozinha, já que há opções de difusores cheios de charme.

= =

Quais tipos de difusor de aromaterapia existem?

Se você quer adotar a aromaterapia, precisa conhecer os tipos de difusores que existem para esse fim. Veja a seguir:

  • Difusor ultrassônico: funciona com energia elétrica, por meio da difusão a frio, espalhando névoa com as partículas dos óleos essenciais e água no ambiente. Muitos modelos acabam tendo a função de umidificador;

  • Difusor de tomada: objeto pequeno de cerâmica ou porcelana, é plugado na tomada. Há um espaço para colocar um pouco de água e as gotas do óleo essencial. O aparelho promove a evaporação dessa solução, liberando o aroma;

  • Difusor com vela: feito de porcelana, funciona da mesma forma que o difusor elétrico, porém, em vez da eletricidade, promove a evaporação do óleo essencial e água com o calor de uma vela;

  • Difusor em colar (pessoal): há ainda colares que vem com um pingente com um compartimento em que você pode colocar um algodão ou feltro umedecido com as gotas do óleo essencial. 

Qual o melhor difusor para aromaterapia?

Aposto que você quer saber como escolher o seu aparelho. Então, em primeiro lugar, vamos dar a dica do melhor lugar para você comprar não apenas tecnologias, como assistentes virtuais, mas também produtos para a sua casa e bem-estar. É claro que estamos falando da Loja da Vivo

A seguir você encontra os melhores modelos em difusores para aromaterapia. Confira:

Difusor de Aromas Color Air Multilaser Saúde

Imagem do Multilaser difusor de aromas color air saúde Imagem do Multilaser difusor de aromas color air saúde

O Color Air Multilaser Saúde dispersa o vapor aromatizado no ambiente, sendo possível programar por 1, 3 ou 6 horas. Quando a água acaba, ele desliga automaticamente. 

Tem ainda a vantagem de melhorar a qualidade do ar, funcionar como luminária e como cromoterapia, com luz LED em sete cores diferentes. 

Conta com reservatório de 300 ml, conexão USB e é silencioso.

Difusor de Aromas Natural Air Multilaser Saúde

Imagem do Multilaser difusor de aromas natural air saúde Imagem do Multilaser difusor de aromas natural air saúde

O Natural Air Multilaser Saúde tem um design diferenciado, conexão USB e pode ser iluminado com sete cores em luz LED. 

O difusor tem reservatório com capacidade de 300 ml, é silencioso e pode ser programado para 1, 3 ou 6 horas.

Umidificador e Aromatizador de Ar EOS Ultrassônico

Imagem do EOS umidificador e aromatizador de ar ultrassônico Imagem do EOS umidificador e aromatizador de ar ultrassônico

O EOS Ultrassônico conta com um reservatório de 3 litros, permitindo que você faça aromaterapia na sua casa e melhore a umidade do ar, garantindo mais saúde para toda a família. Tem controle de intensidade da névoa e tecnologia ultrassônica.

Umidificador Ultrassônico e Aromatizador Multikids Baby

Imagem do umidificador Multikids Baby ultrassônico e aromatizador. Imagem do umidificador Multikids Baby ultrassônico e aromatizador.

Para melhorar o ar de ambientes secos, esse umidificador é a melhor opção. Tem reservatório de 2,1 litros, intensidade de névoa regulável, tecnologia ultrassônica, além do compartimento para essências aromáticas.

Viu só como você pode utilizar as propriedades das plantas para o seu bem-estar, aproveitando o potencial dos aromas com o difusor de aromaterapia? São objetos fáceis de utilizar, que trazem benefícios para você e que ainda podem decorar seu ambiente.

E aí? Gostou de conhecer esses produtos? Quer comprar seu aparelho com qualidade? Encontre diversos modelos, além de outros itens incríveis para a sua casa na Loja da Vivo.

Até a próxima!

Leia mais: