Que tal uma viagem de carro para as próximas férias? A famosa road trip é uma boa opção para conhecer diferentes destinos, fazer paradas estratégicas pela estrada e aproveitar o tempo com quem a gente gosta. Além disso, diante da pandemia, é uma alternativa mais segura, uma vez que não há contato com terceiros durante o transporte. 

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 71% dos paulistanos que viajaram nos últimos meses escolheram o automóvel. O motivo? Justamente a preocupação com o distanciamento social.

Outra vantagem desse tipo de programa é a flexibilidade. Ou seja, você pode ir a diferentes lugares em um mesmo dia, sem a necessidade de depender de horários de voos ou ônibus. Basta planejar bem para curtir bastante. 

Aliás, é sobre isso que vamos falar neste artigo. Vamos dar dicas valiosas para que a viagem de carro seja inesquecível, com muitas lembranças felizes e descobertas. Vamos nessa?

Imagem de um cachorro e alguns objetos no interior de um carro. Ao fundo, um casal conversando.

Como fazer um plano de viagem de carro?

O primeiro passo é escolher um local que esteja de acordo com a sua vontade de dirigir.  Caso você vá com amigos ou familiares que conduzem também, já pense em um rodízio de motoristas. Tudo isso para não ficar cansativo.

Depois de escolher o destino final, identifique possíveis pontos turísticos ou cidades que possam ser interessantes. Assim, você consegue descansar e ainda desbravar mais locais. É uma boa forma de começar a desenhar o seu roteiro. 

Uma dica: evite colocar mais de duas paradas em cidades diferentes por dia. Passear com pressa não é legal.

Quando estiver com a programação mais ou menos fechada, chegou a hora de levantar todos os custos. Afinal, há diferentes valores envolvidos — e é preciso considerar todos eles para ver se a rota escolhida cabe no seu orçamento. Tenha em mente que você terá gastos com gasolina, pedágios, hospedagem e alimentação.

Em relação ao combustível, a dica é calcular a distância necessária até o seu destino e, em seguida, verificar quantos litros o seu automóvel gasta por quilômetro rodado. Aliás, há sites que fazem essa conta automaticamente, como o Mapeia.

Sobre as refeições, o carro oferece uma grande possibilidade de economia: levar alguns snacks que você compra no supermercado, o que pode sair bem mais barato. 

Não esqueça também de separar uma verba extra para possíveis imprevistos. Esse cuidado é essencial para que a viagem seja mais tranquila.

Imagem de uma mulher no banco da frente de um carro, olhando para duas crianças que estão atrás.

Como planejar o itinerário?

Agora que você já pensou nos locais que deseja visitar e levantou todos os custos, veja o que cabe no seu bolso. Essa análise mais cuidadosa é fundamental para descartar ou incluir novas paradas. 

Faça algumas perguntas para si mesma(o), como:

  • A época do ano é a ideal?

  • Tenho tempo suficiente para conhecer tudo o que desejo?

  • Meu orçamento será o suficiente?

  • Entre outros questionamentos.

Em seguida, verifique também as condições das estradas — evite vias muito perigosas. Uma dica é já estudar também os limites de velocidade para evitar multas.

Esses filtros são fundamentais para a próxima etapa, que é planejar os dias. Pense em quanto tempo você deseja passar em cada ponto ou atração (mas nada de correria, viu?). Pode ser que nessa fase você ainda decida cortar ou acrescentar novas opções.

Caso tenha visitas a museus ou qualquer tipo de programa pago, não esqueça de incluir esses custos.

Quantos quilômetros dá para viajar por dia?

Como falamos, correria e férias não combinam! É legal conhecer lugares novos, mas curtir cada parada com calma é melhor ainda. Além disso, nunca dirija mais do que você aguenta. Isso pode ser perigoso. O ideal é que rode, no máximo, 250 quilômetros por dia.

Para calcular os tempos entre uma cidade e outra, aproveite os apps de rotas, como Waze e Google Maps. Assim, você consegue identificar, também, pontos de engarrafamento e caminhos alternativos.

Imagem de três crianças em um carro, cada uma com seu tablet.

O que fazer dentro de um carro em uma viagem?

Há três coisas muito legais para se divertir durante o percurso: 

  • Conversar;

  • Ouvir música;

  • Apreciar a paisagem ao redor. 

Além disso, dá para dormir bastante, o que ajuda a repor as energias (por isso, aquele rodízio para escolher quem será o(a) motorista da rodada é essencial).

Sobre a trilha sonora, faça playlists antes de sair. Você pode até criar votações para que cada um indique as músicas que mais gosta. 

Dica divertida: inclua faixas que fizeram sucesso quando todos eram adolescentes. Essa nostalgia sempre anima. Mas, sempre dê preferência a opções alegres, para cima.

O que levar em uma viagem de carro?

Como os celulares são cada vez mais essenciais, tanto para tocar as músicas ou como guias, nunca se esqueça de levar o cabo que o conecta ao carro e o seu carregador. Evite ter surpresas desagradáveis pelo caminho.

Outra dica, sobretudo para entreter as crianças, é apostar em tablets e em DVD players. Assim, elas podem assistir aos desenhos favoritos, o que ajuda a diminuir a ansiedade com a chegada.

Por fim, aproveite que tem espaço no porta-mala para levar itens que você usa no dia a dia, como secador de cabelo, câmeras fotográficas, caixinhas de som, entre outros.

Sem bateria? Jamais!

Imagem de uma lanterna para acampamento.

Não esqueça os carregadores dos seus aparelhos eletrônicos. Eles são fundamentais nesse tipo de viagem. Na Loja da Vivo, por exemplo, há diferentes modelos, com preços e condições especiais. 

Os portáteis são ótimas opções. Assim, você pode tirar fotos à vontade, sem se preocupar. Uma opção interessante é o carregador portátil 5.000 mAH Essentia, da Geonav, que possui duas saídas USB, podendo atender dois aparelhos de uma só vez.

Há também os modelos veiculares, como o Ultrarrápido 36W, também da Geonav, que tem potência máxima e a capacidade de conectar, também, dois dispositivos, sejam celulares ou GPS.

Tablets para as crianças

Imagem de um tablet rosa.

A garotada ama ver desenhos ou jogar. É uma forma eficiente de passar o tempo em uma viagem de carro. O modelo Galaxy Tab A7 LTE, da Samsung, é fácil de transportar — tem apenas 7 mm de espessura. A capacidade da sua bateria é de 7.040 mAh, ou seja, dura o dia todo.

Outra opção é o iPad 7ª geração, da Apple. O dispositivo conta com 10.2 polegadas, sendo ideal para ver conteúdos variados. A resolução da câmera é de 8 MP, o que faz dele uma boa opção também para registrar os bons momentos.

Celular está em dia?

Imagem de um smartphone.

Você vai precisar muito dele! Então, se o seu estiver velhinho ou com algum problema, considere trocar antes de viajar. 

Portanto, esse pode ser o momento para escolher um modelo com uma câmera mais eficiente, como o Samsung Galaxy S20+ ou o Moto G60, da Motorola.

A boa notícia é que na Loja da Vivo há opções para todos os gostos e bolsos, com condições de pagamento facilitadas e promoções atrativas.

Qual é a melhor internet móvel para viajar de carro?

Uma coisa é certa: você vai precisar diariamente de uma boa conexão à internet. E a Vivo é a que possui a maior cobertura do Brasil, com planos criados especialmente para diferentes situações e perfis de clientes. Ou seja, terá um serviço adequado e disponível. Confira nossos planos:

Vivo Easy

Imagem de divulgação do Vivo Easy.

A Vivo pensou em um plano flexível e facilmente adaptável às necessidades de cada consumidor. É o Vivo Easy, que permite ao cliente montá-lo do jeito que for mais conveniente. Ou seja, é possível escolher a quantidade de Gigas de internet, minutos para falar ao telefone e diárias para aplicativos.

Os valores de cada pacote variam, justamente, de acordo com a customização realizada. Sendo assim, você paga apenas pelos serviços que consome de verdade. 

Também é possível optar por uma mensalidade Prime, que garante vantagens como cashback, serviços de voz, WhatsApp e SMS ilimitados.

A compra de todos os componentes do plano é feita diretamente pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

Vivo Controle

Imagem de divulgação do Vivo Controle.

Os planos incluem ligações e envio de SMS ilimitadamente para todas as operadoras do Brasil. Também é possível pedir ou enviar internet para seus amigos utilizando o aplicativo Meu Vivo. A velocidade é de 4.5G que, somada à maior cobertura nacional, será uma mão na roda durante toda a viagem.

Além disso, com o Vivo Controle, você consegue usar alguns apps à vontade, sem descontar da sua franquia, como WhatsApp, Waze e Moovit. Os três, inclusive, são muito importantes em passeios de carro.

LEIA MAIS:

Vivo Turbo

Imagem de divulgação do Vivo Pré Turbo.

Você consegue navegar com velocidade de 4.5GB, além de utilizar WhatsApp e ligações ilimitadas. 

Outra vantagem: caso você não consuma toda a sua internet, por exemplo, ela acumula para a próxima semana. Ou seja, nunca há perdas!

O Vivo Turbo está disponível para celulares pré-pagos, sem taxa de manutenção ou adesão.

Vivo Pós

Imagem de divulgação dos planos Vivo Família.

Há diferentes planos de Vivo Pós-Pago, para você ou para toda a família. A maior parte oferece ligações, SMS e o uso ilimitado de aplicativos, como o WhatsApp. 

Além disso, se a viagem de carro for para algum destino internacional, em alguns planos pós, o Vivo Travel Américas está incluso. O que isso significa? Internet e ligações grátis nas Américas em todos os dias do ano.

Conclusão

E aí, tudo pronto para a sua viagem de carro? Sem dúvidas, será uma experiência inesquecível! Mas lembre-se de seguir todas as dicas, pesquisar bastante e levar os aparelhos eletrônicos certos para garantir que tudo aconteça do jeitinho que você imaginou.

Além disso, considere todos os custos envolvidos e não tente correr para fazer muitas coisas no mesmo dia. O importante é curtir e, ao mesmo tempo, relaxar.

Bora passear? Boa viagem!

LEIA MAIS: