Quer aproveitar os blocos de Carnaval em casa? Neste ano, os blocos de rua vão acontecer em algumas cidades nos dias 16 e 17 de julho, mas para quem não curte muito sair de casa, os dias de folia não precisam ser entediantes se você não quiser. Apesar da folia ser mais limitada, é possível curtir bastante com a família ou com alguns amigos.

Promover brincadeiras como concursos de fantasias, pintura facial, desfile do bloco “Unidos do Sofá” e até mesmo preparar pratos e drinks divertidos são apenas algumas das opções para trazer o clima de folia para dentro do seu imóvel.

E é nesse clima de festa que resolvemos escrever este artigo. Nele, você verá dicas para diversão, atividades para crianças, comidas, bebidas e mais. Vamos lá?

Duas jovens com fantasias de carnaval pulando em cima no sofá, na parede máscaras coladas Duas jovens com fantasias de carnaval pulando em cima no sofá, na parede máscaras coladas

Como se divertir no Carnaval em casa?

Há alternativas para todos os gostos. Veja aqui algumas delas e descubra em qual você mais se encaixa.

1. Clima de festa

É bem simples de se fazer uma festa. Uma decoração legal, músicas animadas, comidas e bebidas gostosas e boas companhias. Pronto. Já tem folia garantida, mesmo que seja só por um dia — o que é ótimo para quem não consegue folga do trabalho por todo o período.

2. Jogos com a turma

Quer se divertir, mas não pretende fazer muita bagunça? Fazer rodadas de jogos com o pessoal também é algo bem interessante. Aqui, vale algumas alternativas, como:

Dois jovens em casa decorada para o carnaval dançando frevo Dois jovens em casa decorada para o carnaval dançando frevo

3. Concurso de fantasias

Quem aí é da turma que gosta de se divertir e passar algumas vergonhas entre amigos e família? Promover um concurso de fantasias é algo que pode deixar o seu Carnaval em casa para lá de divertido.

Quanto mais original, melhor fica. Ah! Lembrando que o legal é fazer as fantasias no seu imóvel. Afinal, deixar tudo certinho demais perderia um pouco da mágica de dar boas risadas.

Mas, caso não seja possível, busque por fantasias para locação em lojas especializadas ou compre uma para você. Assim, será possível utilizá-la em outras ocasiões do ano ou quando você quiser ir pular Carnaval em um bloco de rua, por exemplo.

4. Bloco do Sofá

Se você tem um perfil mais quieto ou não pular nos blocs de rua, também vale curtir um sofá — um descanso também cai muito bem, não é mesmo?

Aproveite para colocar a lista de séries e filmes em dia, ou até mesmo reforçar o hábito da leitura.

O que fazer com as crianças ao passar os blocos de Carnaval em casa?

Se você tem crianças, a festa pode ficar ainda mais divertida. Há várias atividades que podem ser feitas para manter os pequenos entretidos e também incluí-los na folia. Veja algumas delas a seguir:

1. Brincadeiras

Que tal resgatar algumas brincadeiras que não envolvem o uso da tecnologia? Nesse sentido, pode-se apostar em:

  • Dança das cadeiras;
  • Amarelinha;
  • Quebra-cabeça;
  • Caça ao tesouro;
  • Guerrinha com balões cheios de água;
  • Pega-pega;
  • Pique-esconde.
Mãe pintando o rosto da filha fantasiada de oncinha, ao lado uma menininha vestida de bailarina obse Mãe pintando o rosto da filha fantasiada de oncinha, ao lado uma menininha vestida de bailarina obse

2. Pinturas no rosto

Para as crianças menores, a pintura no rosto pode ser algo bem divertido. Existem opções de tintas próprias para serem usadas na pele, o que diminui o risco de alergias.

Aí, é só deixar a imaginação correr solta. Vale desenhar borboletas, cachorros, gatos, flores, coração, máscaras, entre outros. 

Se você não tem o dom da pintura, a gente pode fingir que foi uma pintura abstrata e tá tudo bem. O importante é o tempo de qualidade que terá com as crianças.

3. Bailinho

Por que as crianças também não poderiam participar de um baile? Aproveite uma boa decoração, fantasias, máscaras e algumas marchinhas de Carnaval. Está pronta a festa.

Não se esqueça de fazer alguns lanchinhos e bebidas bem saborosas. Alguns drinks sem álcool bem coloridos podem dar um charme a mais para o clima de folia em casa.

4. Oficina de máscaras

Por falar em máscaras, outra forma de manter as crianças entretidas com atividades legais é fazer uma espécie de oficina em casa. Cartolina, TNT, tintas, elástico e tesoura sem ponta são alguns dos materiais que podem ser usados.

Se quiser ir além, aproveite para ajudar os pequenos a fazerem suas próprias fantasias também. Eles irão ficar ainda mais envolvidos com a festa — sem contar que atividades manuais são ótimas, não acha?

Menino sorrindo usando um tapa-olho e bandana, atrás fitilhos metálicos coloridos pendurados Menino sorrindo usando um tapa-olho e bandana, atrás fitilhos metálicos coloridos pendurados

Como fazer fantasia de Carnaval para criança em casa?

Quer se aprofundar nessa parte de fazer fantasia de Carnaval para as crianças curtirem os bloquinhos em casa? Não precisa se preocupar em ter o dom para costura ou qualquer coisa parecida. Existem muitos tutoriais de DIY disponíveis na internet que vão ajudar da melhor maneira possível.

O primeiro passo é definir os temas: vai ser algo bem carnavalesco? Terá super-heróis e super-heroínas? Serão usados desenhos como referência?

A partir daí, fica mais fácil saber por onde começar, principalmente em relação a quais materiais comprar. 

Dependendo das escolhas, tecidos (como tule, TNT e malha), fitas coloridas e até mesmo materiais recicláveis podem entrar na brincadeira.

Como decorar a casa para o Carnaval?

Dá para decorar a casa para o Carnaval gastando pouco e pular os bloquinhos em casa mesmo. Principalmente pelo fato de poder aproveitar algumas coisas que já têm disponíveis por aí. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

1. Aposte nas cores

Carnaval lembra alegria, o que lembra cores vivas. Então, na hora de decorar, lembre-se de usar cores para deixar o ambiente ainda mais animado.

Pode ser em almofadas, adornos, flores, drinks, enfeites de papel, toalha de mesa etc.

2. Utilize arranjos caseiros

Tem vários arranjos de papel que podem ser feitos. Você pode:

  • Recortar círculos de diferentes cores e colar na parede;
  • Fazer pompons e penduricalhos com papel de seda ou crepom;
  • Fazer cortinas com fitas coloridas para colocar nas portas.

Se prefere algo mais sustentável, também pode fazer confetes utilizando folhas secas. Basta coletá-las na rua, escolhendo tons diferentes, e usar um furador para fazer os círculos.

Vários balões e bexigas coloridas com confetes e serpentinas Vários balões e bexigas coloridas com confetes e serpentinas

3. Encha balões

Balão sempre tem um ar de festa. Então, nada mais justo do que eles aparecerem no Carnaval também. 

Mais uma vez, vale abusar das cores, mas também pode extrapolar nos formatos. Corações, estrelas, bisnagas e bichinhos são algumas das opções.

4. Use taças temáticas

Já pensou em oferecer bebidas em taças divertidas e diferentes? Elas podem ser coloridas, com frases engraçadas ou formatos inusitados… Basta usar a imaginação e escolher os itens mais criativos que você encontrar.

Quais comidas fazer para o Carnaval em casa?

Não dá para fazer uma festa sem pensar nos comes e bebes, não é mesmo? Nesse caso, o que fazer para curtir o Carnaval em casa? A seguir, veja algumas ideias:

1. Drinks (com ou sem álcool)

Considerando que mesmo em julho ainda pode ser quente, não dá para deixar as bebidas de lado. E drinks refrescantes (com ou sem álcool) são ótimos para curtir mesmo no calor.

Destaque de uma tábua de carne com pedaços de carne em um espeto sendo cortadas Destaque de uma tábua de carne com pedaços de carne em um espeto sendo cortadas

2. Churrasco

Churrasquinho sempre cai bem, não é? Você pode reunir a família ou os amigos para uma tarde regada a carne, cerveja e suco (ou refri). 

E morar em apartamento não é desculpa para não preparar esse belo quitute. É possível encontrar churrasqueiras elétricas com ótimos tamanhos e eficiência, permitindo que você faça um belo churrasco para seus convidados.

Leia mais:

3. Quitutes leves

Algumas pessoas não conseguem comer muito bem com o calor ou quando estão bebendo. Pensando nisso, você pode providenciar alguns quitutes mais leves, que podem ser servidos em pequenas porções:

  • Tábua de frios;
  • Pão de alho;
  • Bruschetta;
  • Tomate gratinado;
  • Espetinhos de queijo;
  • Entre outros. 

Como organizar a playlist de Carnaval?

Por aqui, somos um pouco nostálgicos. Então, não pode faltar o bom e velho Axé nas nossas playlists (quem lembra das micaretas?). Mas é claro que você vai organizar a sua de acordo com as suas preferências: funk, pop e sertanejo. O importante é todo mundo se divertir.

Um dos apps mais usados para isso é o Spotify. Você já conhece o plano Vivo Selfie com Spotify? Nele, você tem direito a uma conta Premium do streaming de música, que é totalmente vinculada ao plano.

E aí, o que achou das nossas dicas para curtir os blocos de rua do Carnaval em casa? Agora que você já sabe que é possível se divertir mesmo no conforto do seu lar, seja com amigos ou familiares, não há mais desculpas para não cair na folia, não é mesmo?

Portanto, reúna sua galera, organize a rotina com tudo que será feito e dê início à diversão.

Boa folia e até breve! 

Leia também: