Ninguém precisa fazer muitas restrições para comer bem. Veja como consumir pratos saborosos e cheios de saúde

Quando o assunto são dicas de alimentação saudável, muita gente torce o nariz, pois já pensa em dietas restritivas. Mas, calma, porque a ideia é outra: você pode manter bons hábitos na hora das refeições, escolhendo melhor os alimentos e adotando a moderação como palavra de ordem.

E olha que essas mudanças em relação à comida podem render pratos saborosos e ainda trazer qualidade de vida para você.

Está curioso para conferir 7 dicas de alimentação saudável? Então, vem com a gente e descubra, também, os benefícios de consumir refeições equilibradas!

Imagem de um prato de salada.

O que é uma alimentação saudável?

Comer de forma saudável é colocar no prato os nutrientes, vitaminas e minerais que seu organismo precisa de forma equilibrada. Então, ninguém está falando de apenas consumir frutas, legumes e verduras, cortando qualquer tipo de gordura — e sim de fazer refeições balanceadas.

A proposta é compor um prato colorido, priorizando alimentos minimamente processados, para que você consuma, de forma balanceada, carboidratos, proteínas, fibras, gorduras boas, grãos — entre outros itens que vão ajudar seu corpo a funcionar bem.

E, sabemos como isso é um desafio para muitas pessoas, pois a rotina corrida, muitas vezes, nos faz ter uma alimentação ruim. Há a facilidade dos fast foods ou dos alimentos industrializados, que já vêm prontos, que acabam substituindo as refeições saudáveis.

Porém, sempre é tempo de mudar de hábitos e de adotar um estilo de vida que priorize a sua saúde e qualidade de vida. 

Imagem de um casal andando de bicicleta ao ar livre.

Quais os benefícios de manter uma alimentação saudável?

Antes de apresentar as dicas de alimentação saudável, é importante mostrar as vantagens de fazer refeições balanceadas. É um hábito que traz benefícios para sua saúde física e mental, como:

  • Mais disposição no dia a dia;

  • Redução ou controle do peso;

  • Melhora do sistema imunológico;

  • Aumento da concentração;

  • Melhora da memória;

  • Sono de melhor qualidade;

  • Diminuição do risco de doenças crônicas;

  • Controle da pressão arterial e do colesterol;

  • Prevenção do envelhecimento precoce;

  • Pele e cabelos mais saudáveis e bonitos.

Em resumo, se você quer viver mais e melhor precisa repensar seus hábitos em relação à alimentação. Fazer pequenas trocas de ingredientes e se aventurar na cozinha para preparar os próprios pratos são atitudes que vão trazer mais qualidade de vida.

Além disso, para ter ainda mais benefícios para sua saúde, inclua também a prática de atividades físicas em sua rotina. Tem vários aplicativos que podem dar uma forcinha para quem está começando a deixar o sedentarismo de lado.

 

7 dicas de alimentação saudável

Que tal começar a modificar alguns hábitos na alimentação? Acompanhe as dicas abaixo!

Imagem de um homem retirando uma travessa do forno.

1. Prepare as refeições em casa

A primeira atitude que vai garantir mais saúde no seu prato é começar a preparar as refeições em casa. Dessa forma, você sabe quais alimentos está consumindo e pode fazer receitas mais equilibradas.

É possível, por exemplo, controlar a quantidade de sal e açúcar, além de priorizar porções com legumes, verduras, frutas, grãos, cereais, ovos e queijos magros. O consumo de peixes e carnes, cozidos ou grelhados, também é recomendado.

No início, pode parecer complicado, mas, com o tempo, você percebe os benefícios de cozinhar em casa. Dá para fazer pratos saborosos, acompanhando até mesmo receitas pelo YouTube ou por aplicativos de receitas. 

Além disso, você pode ter utensílios na sua cozinha que vão dar aquela força no preparo das refeições, fazendo você cozinhar pratos saudáveis com agilidade. Aproveite, por exemplo, a praticidade das panelas grill elétricas para montar refeições saudáveis e dignas de um chef no conforto da sua casa.

E, caso você trabalhe ou estude fora de casa, pode se programar para montar marmitas, levando as refeições caseiras sempre com você.

2. Prefira alimentos mais frescos ou que sejam minimamente processados

Ao começar a cozinhar em casa, é essencial utilizar alimentos frescos ou in natura, bem como aqueles minimamente processados. 

É uma forma de aproveitar todos os nutrientes que o alimento proporciona, evitando o consumo de muito sal, açúcar, gorduras ruins, aditivos químicos e outras substâncias que não fazem bem para o organismo.

Então, na hora de fazer as compras, evite ou restrinja os produtos embutidos ou industrializados. Apesar da correria da rotina, em vez de molhos de tomate prontos, por exemplo, prefira fazer a preparação em casa, utilizando somente ingredientes naturais. 

O mesmo vale para os sucos, já que as opções que vêm em caixinha são ricas em açúcar. Dá para fazer seu suco em casa com centrífugas e espremedores de frutas. Assim, você utiliza frutas frescas e obtém uma bebida saudável e saborosa.

Imagem de colheres de pau com temperos variados e uma xícara de azeite.

3. Utilize temperos naturais

As recomendações na hora de fazer uma alimentação saudável é reduzir o consumo de sal. Mas, então, como temperar os pratos? A dica é aproveitar a variedade de temperos naturais, como cebolinha, orégano, alecrim, cebola, alho, pimenta, entre outros.

Ao utilizar esses ingredientes, você faz pratos deliciosos e pode limitar o consumo de sódio, que, em excesso, causa a retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

4. Conte com uma Air Fryer

Se as dicas são de alimentação saudável, o consumo de frituras deve ser moderado, afinal é o tipo de prato que está mais associado às doenças cardíacas e obesidade. Assim, o importante é escolher as chamadas gorduras boas, como azeite extravirgem ou ainda castanha ou abacate, que farão bem ao coração.

Mas e se bater a vontade de comer uma batata frita ou frango a passarinho? Você não precisará se privar desses pratos se fizer escolhas inteligentes. Com uma air fryer dá para comer essas delícias com a vantagem de preparar tudo sem óleo.

5. Insira alimentos integrais na alimentação

Adotar uma alimentação que inclua alimentos integrais também é uma boa escolha, visto que traz ganhos para a saúde do seu intestino. No entanto, encontrar no supermercado opções com essa proposta não é tão fácil e pode sair caro.

Porém, dá para contar com as panificadoras ou máquinas para fazer macarrão na sua casa, utilizando farinhas integrais para compor suas preparações. Desse modo, você pode testar diferentes receitas para o seu café da manhã e refeições. 

Imagem de uma mulher comendo uma torrada.

6. Dê atenção ao momento das refeições

Apesar de a gente estar sempre correndo contra o relógio, é preciso desacelerar na hora de se alimentar. Fazer as refeições com calma, mastigando bastante e desfrutando cada preparação é uma atitude importante.

Valorize o momento da alimentação, sentando-se à mesa e comendo sem pressa. Com isso, você ainda consome quantidades menores, pois percebe que está saciado sem ter exagerado na comida.

7. Faça todas as refeições

A nossa última dica é se programar para fazer todas as refeições do dia, mas sem exageros. A ideia é não pular o café da manhã ou almoço, pois quando ficamos muito tempo em jejum, a tendência é comer além da conta na próxima refeição.

Por isso, reserve um tempinho, inclusive, para o lanche da tarde. Dessa forma, você estabelece uma disciplina e não cai na tentação de consumir guloseimas ou itens industrializados para matar a fome no meio do dia.

Animado para adotar um novo estilo de vida em relação aos alimentos que consome? Coloque em prática as nossas dicas de alimentação saudável e perceba como seu organismo vai funcionar bem e você viverá melhor, com mais disposição!

Gostou das ideias de utensílios de cozinha para ajudar a preparar pratos cheios de saúde? Quer saber onde encontrar os eletroportáteis que vão auxiliar nas suas receitas? Dá uma espiada na Loja da Vivo, que tem diferentes opções para você. 

Boa refeição e até a próxima! 

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