Há diversas datas para a gente celebrar quem amamos, certo? E uma delas é justamente o Dia do Cachorro, comemorado em 26 de agosto. Ah, como ele é um animal de estimação muito querido, essa celebração é mundial.

A gente sabe tudo o que você faz para demonstrar carinho pelo seu bichinho — seja nos cuidados de saúde, com brincadeiras ou comprando os melhores produtos pet —, mas que tal preparar algo especial para o Dia Mundial do Cachorro?

Se você está surpreso com a data, fique conosco que contamos como surgiu essa comemoração. Aproveite a leitura e descubra também de que forma aproveitar esse dia da melhor forma com seu amigo de quatro patas!

Cachorro recendo um abraço de sua dona como ato de carinho pelo Dia do Cachorro Cachorro recendo um abraço de sua dona como ato de carinho pelo Dia do Cachorro

O que é o Dia Mundial do Cachorro?

A data, celebrada em vários países, além de homenagear os pets, que são nossos companheiros para qualquer situação, é um dia para lembrarmos que os cães necessitam de cuidados e amor.

A ideia é combater os maus-tratos e incentivar ações, como a castração e até mesmo a adoção de cachorros

Afinal, há diversos canis e instituições que abrigam animais abandonados, que buscam um lar e um dono para dar e receber carinho.

Quando é comemorado o Dia do Cão?

O Dia Mundial do Cachorro é celebrado em 26 de agosto. E talvez você esteja confuso: e quanto ao dia 4 de outubro? Também não é o Dia do Cão? Sim, é o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais. Logo, é o Dia dos Animais e, para muita gente, o Dia do Cão também.

Então, tem mais um dia do ano para demonstrarmos nosso amor e admiração aos doguinhos. Basta usar a criatividade para aproveitar essas datas com seu cachorro em grande estilo.

Cachorrinho peludo bege com tons brancos olhando com cara de fofo no Dia do Cachorro Cachorrinho peludo bege com tons brancos olhando com cara de fofo no Dia do Cachorro

Desde quando surgiu a data?

O Dia do Cachorro tem sua origem nos Estados Unidos. A data foi criada pela defensora de bem-estar animal e treinadora de cães Collen Paige. 

O dia 26 de agosto foi escolhido por ela por uma razão: foi nessa data que, pela primeira vez, sua família adotou um cãozinho, o Sheltie. Na época, ela era uma garotinha de 10 anos.

Assim, desde 2004, nos EUA se passou a celebrar a data. Depois, outros países aderiram a essa comemoração, por isso se diz que é o Dia Mundial do Cachorro.

Filmes para quem ama Cachorros

Como comemorar o Dia do Cachorro?

E aí? Se animou para celebrar a ocasião com seu melhor amigo? Quer algumas ideias? Confira nossas sugestões para tornar esse dia para lá de especial:

1. Aproveite para passear

Estamos sempre na correria, né? Então, que tal aproveitar o Dia do Cachorro para passear com seu pet?

Vocês podem, por exemplo, visitar as praças e parques da cidade. Ele vai adorar! Por isso, se programe para comprar uma guia retrátil segura para curtir belas paisagens com seu amigo de quatro patas.

A dica é já fazer um roteiro, escolhendo os melhores locais para levar o pet e aproveitar os horários mais frescos do dia. Afinal, apesar de todo cachorro adorar passear, o calor em excesso é prejudicial para eles.

= =

2. Planeje uma viagem

Falando em passear, se você tiver disponibilidade, já pode programar uma viagem com seu cão. Existem vários hotéis, pousadas, restaurantes e até mesmo locais turísticos nos quais é possível levar seu amigão.

O único cuidado é pesquisar com bastante critério o destino para saber se aceitam os pets e comprar alguns acessórios, como uma caixa de transporte bem resistente e fácil de transportar, para levá-lo com total segurança.

3. Renove o cantinho do seu amigão

Quer surpreender seu cachorro no dia dele? Renove o cantinho do seu pet: você pode comprar uma casinha, bem ventilada e mais confortável, trocar o bebedouro e pote de ração por itens mais práticos e fáceis de limpar ou adquirir um tapete refrescante para ele descansar naqueles dias mais quentes. 

Investir em uma caminha bem fofinha, cheia de conforto e com um design diferenciado também é uma boa pedida para que ele possa relaxar enquanto você está no sofá ou no seu home office. Seu pet merece esse aconchego, concorda?

4. Mime o pet com brinquedinhos

Os cachorros adoram uma bagunça, por isso celebre a data mimando o pet com brinquedinhos. Com isso, além da diversão, você sabe que está oferecendo um item seguro para que ele possa morder, puxar e fazer aquela farra com você.

E quando o assunto é brinquedo para cachorro, opções não faltam, tais como:

Mão segurando um celular ao fazer chamada de vídeo para ver seu cachorro no Dia do Cachorro Mão segurando um celular ao fazer chamada de vídeo para ver seu cachorro no Dia do Cachorro

5. Invista em tecnologia para o seu cachorro

Não importa se é um filhote ou um cachorro idoso, todo mundo fica preocupado com o pet, não é? Por isso, você pode investir em câmeras de segurança para monitorar seu animal de estimação pelo celular. 

Quando o assunto é tecnologia no mercado pet, saiba que você encontra diferentes produtos, pensados no bem-estar do seu melhor amigo. 

Um deles é o alimentador automático com câmera, alto-falante e microfone, ideal para quem não está em casa, mas quer ficar perto do bichinho. 

Então, olha que legal: quando o cachorro vai pegar a ração, você pode ver e conversar com ele à distância, pelo app do seu celular. Demais, né?

Leia mais:

6. Prepare um prato especial

Não é só a gente que gosta de comer bem: seu amigão também vai se lambuzar se você preparar um prato especial. 

A dica é pesquisar pelas rações mais sofisticadas, que, além de serem saudáveis e completas, têm um sabor diferenciado. 

É, assim, uma boa oportunidade para você pesquisar melhor sobre as rações e oferecer uma alimentação mais completa e balanceada para o pet.

O importante, antes de comprar o produto, é olhar suas especificações, como para qual porte de animal, fase da vida ou raça é indicado.

Falando em comida, é claro que seu cãozinho também vai ficar feliz da vida se ganhar um petisco ou biscoito nesse dia dedicado a ele.

Cachorro sendo medicado pelo veterinário através do seguro pet no Dia do Cachorro Cachorro sendo medicado pelo veterinário através do seguro pet no Dia do Cachorro

7. Faça um seguro pet

Seu cachorro também merece um cuidado especial quando assunto é saúde, certo? Então, que tal aproveitar a data e presenteá-lo com um seguro pet

A Vivo, em parceria com a Porto Pet, conta com diversos planos com preços acessíveis e serviços variados, como:

  • Acesso a uma ampla rede de clínicas veterinárias;

  • Atendimento domiciliar;

  • Exames, vacinas, cirurgias e castração;

  • Desconto em produtos, medicamentos, acessórios, entre outros.

É ou não é a segurança que seu cãozinho precisa? 

8. Adote um cachorro

A última sugestão é para quem ama os dogs e ainda não tem um companheirinho em casa ou para quem já tem um pet e quer aumentar a família com mais um peludo. 

Você pode, em vez de comprar um cachorro, adotar um animal. Em todas as cidades, há um número grande de cãezinhos que foram resgatados e não veem a hora de encontrar um dono que ofereça todos os cuidados, atenção e, o mais importante, que tenha bastante carinho para dar.

Gostou de saber que o Dia do Cachorro é comemorado em vários países em 26 de agosto? Então, não deixe de anotar a data na agenda e entre também no clima de celebrar tudo de bom que o seu amigo de quatro patas proporciona para você!

Viu só quantos itens e acessórios de pet shop para você comprar para o seu cão? Ficou na dúvida sobre onde encontrar produtos variados e de qualidade? Vem direto para o Vivo Shopping e explore a nossa seção Pet Shop! Aproveite! 

Até a próxima!

Leia também: