Se você é fã das redes sociais e adora acompanhar tendências musicais, com certeza já deve estar familiarizado com o termo K-pop. Mas se você nunca ouviu falar, não se preocupe. Preparamos esse guia para desvendar tudo que está por trás desse estilo musical da Coreia do Sul.
Mas, afinal, o que é K-Pop?
K-pop é a abreviação de korean pop. Ou seja, significa música popular sul-coreana. Trata-se de uma mistura de diversos gêneros, como pop, hip-hop e eletrônico. K-pop também pode ser considerado uma indústria musical. Hoje, existem muitos artistas e grupos que são vistos como produtos a serem lançados em um mercado competitivo. Os artistas do K-pop são referidos como idols. Os grupos costumam ter um líder e o mais jovem é chamado de maknae.
O Institut National de L’audiovisuel da França, também define o K-pop como uma "fusão de música sintetizada, rotinas de dança afiadas e roupas coloridas e modernas".
Onde surgiu o K-pop?
O K-pop existe na Coreia do Sul desde o começo dos anos 90, marcado pela estreia do grupo Seo Taiji and Boys, mas foi nos anos 2000, com o sucesso da música Gangnam Style, que ele conquistou o ocidente. Nos últimos anos, o gênero musical estourou nas redes sociais.
Atualmente, existem três grandes empresas que estão por trás dessa onda de K-pop no mundo. São elas: a S.M. Entertainment, YG Entertainment e JYP Entertainment. Estas gravadoras funcionam como agências de representação de seus artistas e cuidam do recrutamento, financiamento, treinamento e promoção de novos artistas, bem como a gestão de suas atividades musicais e relações públicas.
Como é feita a divulgação dos idols?
Normalmente, essas agências apresentam seus novos grupos de idols para o público, através de "programas de estreia", que consiste em publicidade online e promoções em canais de televisão. A divulgação online inclui o lançamento de vídeos musicais no YouTube para alcançar uma audiência mundial. Esses vídeos são precedidos por uma série de anúncios.
O que são fandoms?
Fandom é um termo usado para se referir aos fãs dos artistas. A palavra vem do inglês "Fan Kingdom", "reino dos fãs" em português. É utilizada para definir os fãs de um artista ou grupo. Os fandoms de K-pop possuem um nome e uma cor, como times de torcida.
Fandoms e as redes sociais
As redes sociais, como Twitter, Instagram e TikTok, se tornaram um ambiente com ampla divulgação de mensagens dos fandoms. Todos os dias fãs de diferentes idols se reúnem para falar sobre tudo do universo K-pop (músicas, moda, shows, clipes) e acabam promovendo ainda mais o gênero musical. Esses fãs também são responsáveis por colocar as músicas de K-pop em primeiro lugar na parada musical Billboard em um período curto. Eles se organizam para assistir a lançamentos de clipes todos juntos e espalham os links das músicas.
Normalmente, as músicas ficam disponíveis em plataformas de streaming, como YouTube e Spotify.
K-pop + Spotify
Segundo dados do Spotify, o Brasil é o quinto maior ouvinte do gênero. Os grupos mais populares desse gênero por aqui são BTS, BoA, BlackPink, EXO, Twice e Red Velvet. Em fevereiro de 2020, o BTS bateu um recorde e atingiu o impressionante número de 8 bilhões de streams na plataforma.
Se você é fã do gênero ou ficou curioso para conhecer melhor, procure por diferentes playlists de K-pop no Spotify.
Vivo Selfie Spotify
Gosta de ouvir músicas no celular? Então, vale a pena conhecer o plano Vivo Selfie Spotify. Funciona assim: o plano vem com pacote de dados, de voz e SMS e a assinatura do Spotify Premium inclusa. Além disso, o pacote traz muita internet exclusiva para usar com o Spotify e muita internet pra você usar como quiser. São 25GB livres e 25GB para uso do app.
Contrate agora:
- + 5GB bônus para portabilidade*