Para saber o que é K-pop, é necessário mergulhar de cabeça em uma cultura que é uma das novas tendências mundiais e tem tomado conta das redes sociais. 

Apesar do estilo musical já fazer bastante sucesso no leste asiático, apenas nos últimos anos se tornou mais conhecido no ocidente. Porém, de lá pra cá o número de fãs só cresce, mostrando que o ritmo veio para ficar.

Se você ainda não está familiarizado com o termo e quer saber mais sobre como surgiu essa cultura e o que a fez conquistar tantos adeptos ao redor do mundo, o conteúdo a seguir vai te dar todas essas respostas. Quer saber mais? Então, vem com a gente e aproveite!

Três jovens coreanos dançando em sincronia embaixo de uma ponte Três jovens coreanos dançando em sincronia embaixo de uma ponte

O que é K-pop?

K-pop é a abreviação do termo Korean Pop, que é referente ao estilo musical popular sul-coreano. Trata-se de uma música que mescla elementos de diversos gêneros, como: 

  • Pop;
  • Rock;
  • Hip-hop;
  • Eletrônico. 

O INA (Institut National de L'audiovisual, na França), define o K-pop como uma “fusão de música sintetizada, rotinas de dança afiadas e roupas coloridas e modernas”. 

Devido aos artistas e grupos serem vistos como “produtos a serem lançados” dentro de um mercado competitivo, também pode-se dizer que o K-pop é considerado uma indústria musical.

Os artistas fazem parte desse universo são chamados de idols. Além disso, os grupos costumam seguir uma espécie de hierarquia, com cada conjunto tendo o seu líder e os integrantes mais novos são os denominados maknaes.

Onde surgiu o K-pop?

O K-pop existe na Coreia do Sul desde o começo dos anos 1990, marcado pela estreia do grupo Seo Taiji and Boys. Mas foi nos anos 2000, com o sucesso da música Gangnam Style, que ele conquistou o ocidente. Nos últimos anos, o gênero musical estourou nas redes sociais

Na época do surgimento, em 1992, o K-pop ficou marcado por misturar diferentes estilos em uma só música, além de mesclar trechos cantados em coreano e inglês. Isso foi mais que o suficiente para a apresentação cair nas graças do público e começar a reunir diversos fãs do gênero.

Apesar dos olhares de reprovação da crítica, o ministro da cultura sul-coreana resolveu investir no estilo — não só o musical, mas também de diversos outros elementos culturais, como: 

  • Doramas (novelas);
  • Moda;
  • Cinema;
  • Entre outros.

E exportá-lo para outras partes do mundo, de modo a tentar melhorar a situação econômica do país. Assim surgiu a onda Hallyu.

Ilustração de um iPod escrito i love K-Pop com fone, desenhos de estrelas, corações e notas musicais Ilustração de um iPod escrito i love K-Pop com fone, desenhos de estrelas, corações e notas musicais

Qual a diferença entre o pop e o K-pop?

Apesar de parecerem o mesmo estilo, o K-pop é muito diferente quando comparado à música pop que estamos acostumados a ouvir. E essas diferenças vêm desde o início da formação dos grupos, ainda no processo de seleção por parte das gravadoras. 

No pop mais tradicional, os aspirantes a artistas investem em seus próprios estudos de canto, aulas de dança e outras características antes de serem aprovados pelas gravadoras. Ou seja, já chegam sabendo quase tudo que é necessário para o sucesso, com a empresa atestando ou não seu talento e os lançando no mercado.

Já na cultura K-pop, o processo de seleção é um pouco mais variado. As gravadoras costumam analisar outras características em vez de apenas o talento para o canto e dança. 

Diversas audições são feitas em vários países através de olheiros espalhados pelo mundo, que podem escolher um candidato simplesmente porque o acham bonito ou por sua nacionalidade. 

A partir disso, a própria empresa começa a moldar o artista, fornecendo todos os recursos necessários para que ele possa fazer sucesso.

Qual é o ritmo do K-pop?

O K-pop, assim como o pop tradicional, é famoso por reunir diversos elementos musicais em suas produções, como o rock, dance, hip-hop, R&B e até mesmo o jazz. 

Além disso, os tipos de apresentações são muito similares às das famosas boy e girl bands, em que os grupos são formados por vários integrantes, que realizam performances no palco enquanto cantam.

Geralmente, são compostos por artistas jovens e talentosos, onde a beleza e o jeito que se vestem e atuam são um grande destaque, fazendo muito sucesso, principalmente entre o público teen

Ilustração de três coreanos representando um grupo de k-pop Ilustração de três coreanos representando um grupo de k-pop

Quantos grupos de K-pop existem no mundo?

A estimativa é que existam mais de 240 grupos de K-pop no mundo, com a maioria deles estreando nos últimos anos. 

Isso só comprova a força que o “novo” estilo vem ganhando entre os amantes de música de todos os continentes. Hoje, é possível encontrar conjuntos que chegam a ter até 12 integrantes, realizando grandes performances em seus shows e conquistando cada vez mais fãs.

Mas essa composição não é uma regra, tendo em vista que alguns possuem até mais pessoas do que isso — como é o caso do NCT, com 40 participantes. 

Além disso, alguns grupos são tão estruturados que são divididos, com parte da equipe trabalhando no próprio país, enquanto outros integrantes tratam de se apresentar e fazer a divulgação em outras nações.

Blocos de madeira formando BTS em um fundo amarelo com CDs ao lado Blocos de madeira formando BTS em um fundo amarelo com CDs ao lado

Quais as principais bandas do K-pop?

Dentro desse grande número de grupos espalhados pelo mundo, alguns ganharam bastante destaque de uns tempos para cá, caindo nas graças dos fãs e ganhando bastante notoriedade mundial. Alguns deles, são:

BTS

O grupo de K-pop mais famoso da atualidade. A banda é sucesso mundial, já realizou diversas turnês internacionais e participou de diversos talk shows. É composta por sete integrantes, que contam com músicas que entraram, inclusive, em primeiro lugar no ranking do Billboard Hot 100.

Blackpink

Também mundialmente reconhecidas, as meninas do Blackpink contam com lançamentos de bastante sucesso, que têm batido vários recordes de visualizações no YouTube, sendo alguns de seus vídeos — como Ddu-Du Ddu-Du e Kill This Love — os mais visualizados de todos os tempos em 24h. 

Exo (Exoplanet)

Outra banda que bate recordes frequentemente e que já tem mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. 

São um dos mais conhecidos nas redes sociais e lançam suas músicas tanto no idioma local (coreano) quanto em outras línguas, como mandarim. 

O grupo era dividido em duas partes, uma atuando no seu país de origem e a outra na China. Porém, atualmente eles estão juntos e colecionando atuações cada vez mais impressionantes.

SVT (Seventeen)

Apesar do nome “dezessete”, o grupo conta com 13 integrantes, que seguem uma hierarquia na equipe, com cada um deles tendo sua função dentro das três divisões da banda: voz, atuação e hip-hop. 

Assim, cada participante tem um papel diferente, fazendo com que todos eles façam parte da composição das músicas. Essa organização, somadas ao talento, faz essa ser uma das bandas de K-pop mais populares do mundo.

Twice

A banda formada a partir de um concurso de televisão que cativou os fãs, emplaca sucessos no YouTube a cada lançamento. 

Não só as músicas são um fenômeno, mas também suas coreografias marcantes, que viralizam na internet. O grupo conta com algumas integrantes japonesas, o que facilitou o lançamento de um álbum completamente em japonês, também com ótima aceitação do público.

Ilustração de de três coreanas representando um grupo feminino de K-pop Ilustração de de três coreanas representando um grupo feminino de K-pop

Quais são as empresas de K-Pop?

Atualmente, existem três grandes empresas que estão por trás dessa onda de K-pop no mundo. São elas: 

  • S.M. Entertainment;
  • YG Entertainment;
  • JYP Entertainment. 

Essas gravadoras funcionam como agências de representação de seus artistas e cuidam do recrutamento, financiamento, treinamento e promoção de novos talentos, bem como a gestão de suas atividades musicais e relações públicas.

O que é preciso para ser um K-pop idol?

A vida de quem deseja se tornar um K-pop idol não é das mais fáceis. Além do ritmo intenso de treinamentos, os integrantes passam por diversas outras etapas para que possam estar adaptados às diretrizes da banda, tais como:

  • Adequações físicas;
  • Dietas;
  • Penteados. 

Isso facilita na criação de um grupo mais coeso, em que todos estão alinhados a um padrão de estilo.

Além disso, diferentemente de outros estilos musicais, em que o artista pode ser procurado depois de fazer sucesso de alguma maneira (internet ou apresentações, por exemplo), quem deseja se tornar um idol precisa ir até as gravadoras e passar por audições. 

Caso seja aprovado, passará pelas rotinas de treinos e adequações até a empresa julgar que o artista está pronto para fazer parte de algum grupo. Esse processo costuma ser difícil e demorado, podendo levar anos.

Como é feita a divulgação dos idols?

Normalmente, essas agências apresentam seus novos grupos de idols para o público através de "programas de estreia", que consistem em publicidade online e promoções em canais de televisão. 

A divulgação online inclui o lançamento no YouTube para alcançar uma audiência mundial, e esses vídeos são precedidos por uma série de anúncios.

Ilustração de uma pessoa fazendo corações com as mãos com K-Pop escrito no agasalho Ilustração de uma pessoa fazendo corações com as mãos com K-Pop escrito no agasalho

O que são fandoms?

Fandom é um termo usado para se referir aos fãs dos artistas. A palavra vem do inglês "Fan Kingdom", "reino dos fãs" em português. 

É utilizada para definir os fãs de um artista ou grupo. Os fandoms de K-pop possuem nome e cor, como times de torcida.

Fandoms e as redes sociais

As redes sociais, como Twitter, Instagram e TikTok, se tornaram um ambiente com ampla divulgação de mensagens dos fandoms. Todos os dias, fãs de diferentes idols se reúnem para falar sobre tudo do universo K-pop (músicas, moda, shows, clipes etc.) e acabam promovendo ainda mais o gênero musical. 

Esses fãs também são responsáveis por colocar as músicas de K-pop em primeiro lugar na parada musical Billboard em pouco tempo. 

Eles se organizam para assistir a lançamentos de clipes e espalham os links dos conteúdos. Normalmente, eles ficam disponíveis em plataformas de streaming, como YouTube e Spotify

Qual o maior fandom do K-pop?

O maior fandom de K-pop atualmente é do BTS. Eles são um dos responsáveis por colocar os meninos nas paradas de sucesso e também no Guinness World Records, em 2018, como grupo musical com maior engajamento no Twitter. 

E não é apenas o som da banda que reúne tantos fãs. Além do notório talento do grupo, há também a postura com que os integrantes lidam com assuntos sociais e políticos, como direitos LGBTQI+, saúde mental diante da pressão sobre os idols e o bullying

O grupo ainda é bastante envolvido com questões sociais, fazendo parte de diversas iniciativas voltadas à filantropia, o que fez seu fandom se engajar às mesmas causas e praticar diversas ações sociais.

Menina coreana sorrindo e sentada no sofá com um notebook no colo e balões de likes e redes sociais Menina coreana sorrindo e sentada no sofá com um notebook no colo e balões de likes e redes sociais

Quem é fã de BTS é o que?

Os fãs de BTS são chamados de A.R.M.Y — que significa “exército”, mas também constitui um significado em suas siglas, sendo: Adorable Representative MC for Youth (ou, Adoráveis MC’s Representantes da Juventude, em português). 

Onde ouvir K-pop?

Segundo dados do Spotify, o Brasil é o quinto maior ouvinte do gênero. Os grupos mais populares desse estilo por aqui são:

  • BTS;
  • BoA;
  • Blackpink;
  • EXO;
  • Twice;
  • Red Velvet. 

Em fevereiro de 2020, o BTS bateu um recorde e atingiu o impressionante número de 8 bilhões de streams na plataforma. 

Se você é fã do gênero ou ficou curioso para conhecer melhor, procure pelas diferentes playlists de K-pop no Spotify. Se você ainda não tem a assinatura do aplicativo, uma ótima opção é aproveitar as vantagens do plano Vivo Selfie Spotify.

Ele funciona assim: o plano vem com pacote de dados, de voz e SMS, além da assinatura do Spotify Premium. 

Além disso, o pacote traz internet exclusiva para usar com o app e dados para você usar como quiser. 

Agora que você já sabe o que é K-pop e os motivos que vêm fazendo o gênero virar sucesso absoluto no mundo todo, não tem mais desculpas para não ouvir as músicas desses fenômenos, não é mesmo? 

Portanto, pegue seu smartphone, faça a assinatura do Spotify com o plano da Vivo e aproveite!

Até breve! 

LEIA MAIS: