Você já deve ter percebido que o home office veio para ficar, certo? O que já era uma tendência para o futuro foi muito bem-recebido por empresas e colaboradores, visto que, entre tantas vantagens, o trabalho remoto permite mais flexibilidade e autonomia para gerenciar o tempo, revelando uma produtividade antes desconhecida pela maioria das pessoas. Porém, para trabalhar em casa de modo saudável, é essencial saber como escolher a cadeira para o escritório, especialmente quem passa horas na frente do computador. 

Caso contrário, o corpo começa a padecer com dores e lesões que podem prejudicar a saúde e o rendimento em casa.

Contudo, veja bem, comprar uma cadeira de escritório só porque ela tem um design inovador e combina com a decoração não é uma boa: o item precisa ser ergonômico e resistente. Então, veja só as dicas que a gente selecionou para você acertar na sua escolha!

Como escolher uma cadeira de escritório

Ergonomia

Uma cadeira de escritório que seja apenas bonita e não conte com detalhes importantes sobre ergonomia, te deixando com dores ao fim do dia, não está cumprindo o seu papel. Dessa forma, a cadeira deve oferecer conforto, mas também sustentação para o corpo, proporcionando bem-estar e prevenindo lesões e acidentes de trabalho.

Isso significa que os encostos da cadeira devem ser ajustáveis, para que você fique com a coluna ereta e mantenha um ângulo de 90° dos seus cotovelos em direção à mesa. Além disso, os seus joelhos também devem estar em um ângulo de 90°, e os seus pés devem tocar o piso por completo: nada de deixá-los sem apoio, hein?

Outro ponto importante é o assento, que precisa ter bordas arredondadas e ser levemente inclinado para baixo. Isso afasta os problemas circulatórios e as dores nas pernas ao longo do dia. Considerando esses aspectos, os seus músculos cansam menos, e a sua coluna não é prejudicada.

 

Encostos

Se você passa grande parte do seu dia trabalhando na frente do computador, é fundamental que consiga manter uma postura ereta e saudável. Para que os músculos do abdome e das costas suportem o peso do seu corpo enquanto sentado; portanto, a cadeira precisa ter encostos reforçados em pontos específicos, como a lombar e a cervical, além de serem estofados com espuma de alta densidade.

Prefira escolher as cadeiras de escritório que tenham encosto alto, que toquem desde a parte de baixo da cintura até perto de seus ombros. Caso você sofra com dores frequentes no pescoço, opte por aqueles modelos com encosto mais alto ou que tenham apoio para a cabeça.

A lombar também precisa de atenção. Então, procure cadeiras que ofereçam um bom apoio para essa região da coluna. Se encontrar uma que disponibilize ajuste de apoio lombar, considere ficar com ela.

 

Braços de apoio

Lembra quando falamos que os cotovelos devem estar em um ângulo de 90°? As cadeiras de escritório completas contam também com braços de apoio para proporcionar maior conforto e aproximar a posição àquela postura ereta ideal.

Os braços de apoio corrigem os erros posturais e descansam os músculos dos ombros, o que evita a tensão nessa parte do corpo e, também, na cervical, que será menos sobrecarregada com o peso dos braços. Assim, as lesões por esforço repetitivo tendem a diminuir.

 

Inclinação e sistema relax

Trabalhando em casa ou no escritório, é essencial dar uma pausa de vez em quando, tanto para relaxar quanto para mudar de posição. Então, é bom se levantar e alongar os músculos, e nada de ignorar os chamados fisiológicos.

Acontece que existem cadeiras que possibilitam esse alongamento da coluna, proporcionando mais conforto mesmo quando você não quer se levantar. Esses produtos contam com o sistema relax, que faz esse balanço para relaxar as costas.

Porém, se você precisa de mais firmeza, opte por cadeiras que disponibilizem ajuste regulável de inclinação do encosto. Isso vai fazer com que a cadeira se adéque exatamente àquilo que você necessita.

 

Regulagem de altura

Reparou que gente falou sobre os pés tocarem o piso por completo, certo? O ideal é que a cadeira fique a uma altura de 37 cm a 50 cm do chão, mas para algumas pessoas isso pode ser um pouco complicado. Você consegue ajustar esse fator ao escolher cadeiras para escritório que tenham regulagem de altura no assento.

Porém, lembre-se de que os cotovelos devem ficar a um ângulo de 90° e que os braços devem estar relaxados durante o trabalho. Ou seja, para evitar o esforço ao digitar e afastar as lesões, a cadeira deve permitir que você regule a sua própria altura à altura da mesa.

Se você ajustou a cadeira confortavelmente para suas costas e braços, mas seus pés ficaram livres sem tocar o chão, é preciso contar com um apoio para os pés. É isso o que vai garantir que a circulação sanguínea dos membros inferiores não seja prejudicada.

 

Base giratória

Outra questão bem importante na hora de escolher a cadeira para o escritório é em relação à base do produto. Em primeiro lugar, convém que a cadeira seja giratória, pois isso evita torções no tronco ao se virar, afastando possíveis lesões.

Depois, a base giratória deve conter 5 pés, para que o seu peso seja distribuído e suportado adequadamente por toda a estrutura da cadeira. Por fim, o rodízio da cadeira precisa ser apropriado para o piso, melhorando a mobilidade.

Os rodízios rígidos são bons para pisos de carpete e tapetes, enquanto os rodízios siliconados são ótimos para pisos em madeira e em vinil.

 

Prontos para o home office?

Imagem de uma mulher sentada em uma cadeira de escritório.,

Viu só como escolher a cadeira de escritório ideal e montar o home office para você nem é tão complicado assim? Levando em conta as dicas que trouxemos aqui, vai ficar bem mais fácil encontrar aquela que seja perfeita para as suas necessidades.

Aliás, selecionamos alguns modelos da Loja Vivo para você dar uma espiada. Veja só:

Até a próxima!

 

Leia Mais: