O início do inverno é marcado pela queda na temperatura, baixa umidade do ar e maior concentração de poluentes. Esses são os principais fatores desencadeadores das doenças mais comuns da estação: rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite crônica e pneumonia. Faz parte dos cuidados no inverno a atenção aos principais sintomas da época: espirros constantes, tosse, inflamação na garganta e coriza.

O índice de contaminação por gripes ou resfriados também aumenta nesse período, já que as pessoas costumam procurar ambientes fechados e com pouca ventilação para se aquecer. Por terem um sistema imunológico mais frágil, crianças e idosos são a parcela da população mais afetada pelas enfermidades durante essa época do ano.

 

Imagem de homem gripado

As doenças de inverno podem variar desde um pequeno resfriado até uma grave crise de asma. De qualquer forma, todas causam incômodo e acabam atrapalhando a rotina. Por isso, para evitar o desenvolvimento dessas doenças e passar o inverno com tranquilidade é necessário tomar alguns cuidados básicos:

Confira os principais cuidados no inverno

1. Evitar ambientes fechados e sem ventilação: o surgimento de doenças no período do inverno não é causado pelas baixas temperaturas, mas pela aglomeração de pessoas em um mesmo local sem a ventilação adequada. No frio é muito comum que todos fechem as janelas com o objetivo de manter o ambiente aquecido. Apesar de tornar a casa mais aconchegante, o costume é uma mão na roda para a proliferação de vírus e bactérias.

2. Lavar as mãos: a recomendação é lavar bem as mãos por pelo menos 20 segundos, sem esquecer de higienizar bem entre os dedos e, principalmente, o polegar. O uso de escovinhas para limpar as unhas também é essencial, já que é nelas que os micro-organismos costumam se aglomerar.

 

Imagem de pessoa lavando a mão

3. Proteger o nariz e a boca ao tossir: ao tossir ou espirrar, use um lenço descartável para cobrir o nariz e a boca. Se não tiver nenhum lenço disponível, use o braço para proteger o rosto.

4. Fazer a vacinação anual contra gripe: a vacinação anual diminui a gravidade da doença e as chances de complicações hospitalares. Além disso, por ter sintomas muito parecidos com a COVID-19, a vacinação contra a gripe se tornou ainda mais importante durante a pandemia do coronavírus, pois simplifica o processo de identificação das doenças.

5. Beber água: o consumo de pelo menos dois litros de água por dia é o recomendado. Para quem tem dificuldade em contabilizar a quantidade de água consumida, a regra “8x8” é ideal: é só contar o consumo de oito copos de 250ml de água ao longo da rotina.

 

Imagem de homem bebendo água

6. Cuidar da alimentação: se alimentar bem é sempre importante, mas no inverno esse cuidado precisa ser redobrado. A preferência por pratos coloridos, repletos de legumes e verduras, e completos, com todos os grupos alimentares, é essencial para garantir o equilíbrio na alimentação. Também é recomendada a ingestão de frutas ricas em vitamina C como laranja, acerola e caju.

7. Praticar atividades físicas com frequência: de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 150 minutos de exercício moderado por semana é o tempo ideal para garantir uma vida saudável. Além da boa alimentação e da ingestão de pelo menos dois litros de água por dia, é necessário se mexer para desenvolver o metabolismo e se proteger das doenças de inverno. Nos dias mais frios é mais difícil praticar atividades ao ar livre, mas é importante manter a disciplina com aulas em casa.

8. Evitar o acúmulo de poeira: no inverno se torna ainda mais importante manter a limpeza dos ambientes em dia. Do contrário, o acúmulo de poeira pode desencadear alergias indesejadas.

Imagem de mulher tirando pó com máscara

9. Lavar mantas, cobertores e blusas que estiverem guardadas por muito tempo: os casacos revestidos e as roupas de cama são os primeiros itens a serem tirados do armário quando a temperatura diminui. Contudo, é importante lavar, secar e arejar bem tudo o que estava guardado antes de usar.

10. Escolher a tinta correta para pintar as paredes da casa: grande parte da poeira acumulada no ambiente doméstico está nas paredes. As tintas que contêm substâncias inibidoras de proliferação de fungos, mofo e poeira são as mais recomendadas para os imóveis expostos a baixas temperaturas. Também é recomendada a utilização de tintas fabricadas à base de água.

11. Não deixar o cabelo molhado por muito tempo: esse cuidado deve ser constante para quem tem madeixas mais longas. No inverno os fios levam um tempo maior para secar completamente e a umidade excessiva acaba não só prejudicando o couro cabeludo, como facilitando o desenvolvimento de gripes e resfriados.

Imagem de mulher secando o cabelo

A Vivo te ajuda a se manter protegido no inverno

Há diversos produtos no mercado que contribuem para o alívio do frio e a diminuição dos riscos de proliferação das doenças da estação. Veja algumas indicações da Loja Vivo:

Aquecedor elétrico portátil da Cadence

Imagem de lareira

O item indispensável para sobreviver ao inverno é, obviamente, um bom aquecedor. Na Loja Vivo há modelos disponíveis para todos os gostos. Um bom exemplo é o aquecedor elétrico portátil da Cadence, que une a tecnologia digital ao design retrô para simular um móvel antigo com lareira, criando uma atmosfera mais rústica e aconchegante.

 

Lava e Seca Samsung QDrive

Imagem de máquina de lavar

Além do aquecedor, outro item indispensável para a rotina da casa no inverno é uma boa lava e seca. Afinal, as roupas costumam demorar muito mais para secar durante a estação, o que aumenta as chances de proliferação de fungos e bactérias. Uma ótima opção no mercado é a Lava e Seca Samsung QDrive, que conta com opção de lavagem a seco, tecnologia Ecobubble e conexão Wi-Fi com assistente Home Care, o que possibilita a programação dos ciclos a distância por aplicativo de celular.

 

Google Nest Mini

Imagem de Google Nest

Investir em dispositivos para deixar a casa mais inteligente também pode ajudar a evitar a proliferação de doenças comuns no inverno. Assistentes pessoais como o Google Nest Mini  estão prontos para lhe informar a temperatura a qualquer momento do dia. Basta falar “Ok, Google. Como está o tempo?”. Além disso, também há a opção de conectá-lo a outros dispositivos da casa que controlam a temperatura e a luminosidade dos ambientes, tornando-os mais aconchegantes e quentinhos.

 

Adega Brastemp Dual Zone

Imagem de adega

A vinda do inverno também é uma ótima oportunidade para os amantes do vinho criarem sua coleção particular e desfrutarem da bebida no conforto de casa. Para ter sempre à mão um bom vinho na temperatura certa, sem ter que ocupar espaço na geladeira, a Loja Vivo tem opções de adegas capazes de armazenar até 33 garrafas de uma vez, como a Adega Brastemp Dual Zone.

Escova Secadora Britânia

Imagem de escova eletrica

Quanto aos cuidados pessoais, já mencionamos a necessidade de evitar sair de casa ou dormir com o cabelo molhado. Secadores de cabelo mais potentes garantem uma secagem eficiente e rápida, sem comprometer nenhum segundo a mais na rotina corrida. A Escova Secadora Britânia é ideal para tornar o processo de secagem das madeixas muito mais fácil e prático, pois conta com três velocidades e duas opções de temperaturas, adequando-se a cada tipo de cabelo sem agredir.

 

Aplicativos na Vivo App Store

Por fim, para se manter ativo e garantir a saúde física sem sair de casa, uma ajudinha da tecnologia é sempre bem-vinda! Pensando nisso, aplicativos de treinos online são perfeitos. O BTFIT, por exemplo, permite acesso a programas de treinamento e aulas online de onde estiver.

No mais, é possível conferir essas e outras opções de produtos que te ajudam a se prevenir das doenças do inverno na Loja Vivo.

Se cuida e até a próxima!