“Pula a fogueira iaiá, pula fogueira iôiô...”. Não tem nada melhor do que uma festa junina em casa! Aquele tempo frio, todo mundo vestido de caipira e muita comida gostosa: vários pratos à base de milho, cachorro-quente, pé de moleque, paçoca e aquele quentão bom para esquentar. 

Êta época boa para reunir os familiares e amigos, ainda mais depois de tantas restrições que tivemos com a pandemia. Os cuidados de higiene, como o uso de álcool em gel, devem ser mantidos, mas agora dá para fazer uma festança animada ao lado de quem a gente gosta.

E aí? Quer sugestões de como preparar a festa junina em casa? Separe a roupa xadrez e anote as melhores dicas!

Pessoas dançando quadrilha vestidas com camisa xadrez e chapéu de palha, com bandeirolas ao fundo Pessoas dançando quadrilha vestidas com camisa xadrez e chapéu de palha, com bandeirolas ao fundo

Como surgiu a festa junina?

Antes de você sair por aí organizando a quadrilha, é legal entender a origem da festa junina. Ela surgiu na Europa e marcava o solstício de verão, ou seja, a mudança da primavera para o verão. Logo, era uma celebração para garantir sucesso nas colheitas, espantando os espíritos ruins.

Essa tradição passou a ser incorporada pela Igreja Católica, tornando-se religiosa e, assim, virou uma festa popular para homenagear São João e Santo Antônio. 

Os portugueses trouxeram essa comemoração para o Brasil no século 16, e a festa junina passou a fazer parte do calendário de festividades do nosso país.

Além de homenagear São João em 24 de junho e Santo Antônio, o santo casamenteiro em 13 de junho, muita gente aproveita a celebração para homenagear também São Pedro em 29 de junho.

Por aqui, a festa junina é tão popular, especialmente em cidades do Nordeste, que passou a ocupar não apenas junho, mas também julho, com as festas julinas.

Quais as festas juninas mais tradicionais no Brasil?

Em algumas cidades, essa época é sinônimo de um grande evento com festas juninas que atraem turistas de todos os cantos do mundo, como em:

São João de Campina Grande (PB)

É chamada de o Maior São João do Mundo, afinal são 30 dias de festa em Campina Grande, com shows de forró, pratos típicos, quadrilhas e apresentações folclóricas.

Bumba-Meu-Boi em São Luís (MA)

O estado do Maranhão também entra na lista de grandes festejos juninos. Em São Luís, os visitantes acompanham as apresentações de quadrilhas e muito folclore da região, ou seja, aproveitam uma festa com bastante tradição.

São João de Caruaru (PE)

A festa de Caruaru é realizada em um parque de eventos que se transforma em um gigantesco arraial com música, dança e muita comida típica. Imperdível!

Quermesses e clubes

Conhecer as grandes festas juninas é tudo de bom, mas você não precisa sair da sua cidade para entrar no clima de arraiá. 

É só pesquisar por quermesses, que são organizadas por associações, escolas e igrejas, na qual você encontra as barraquinhas de comida tradicional, de brincadeiras, como a famosa pescaria, e muita música caipira.

Tem ainda as festas juninas organizadas pelos clubes, que também contam com as barraquinhas de gostosuras, apresentação de quadrilhas e shows de música para você aproveitar toda a animação típica dessa época do ano. 

Porém, no caso dos clubes, é necessário ser sócio de um ou ainda pagar pela entrada para acessar as festas juninas. Isso quando eles aceitam essa opção.

O que precisa ter em uma festa junina em casa?

O Brasil tem muita festa junina animada, e você pode levar essa alegria para sua casa. Para isso, duas coisas não podem faltar: 

  1. Muita comida típica;
  2. E aquela sensação de arraiá.

Então, a ideia é decorar a casa com várias bandeirinhas, balões, luzinhas, usar palha para adornar os pratos e preparar o som com músicas típicas de quadrilha. 

Também é muito importante que todo mundo entre na brincadeira e se caracterize com calça jeans e camisa de flanela.

Para as crianças, então, aqueles vestidos de saia rodada, Maria Chiquinha, chapéus e também a barba de canetinha são opções divertidíssimas!

Imagem de uma familia dançando quadrilha na sala, que está decorada com elementos de festa junina. Imagem de uma familia dançando quadrilha na sala, que está decorada com elementos de festa junina.

Como organizar uma festa junina em casa?

Não tem segredo para fazer um festejo caipira de sucesso na sua casa. Inclusive, é possível fazer desse momento uma experiência lúdica para as crianças e pedir ajuda delas para deixar tudo bem arrumadinho.

Se você mora em uma casa, o ideal é usar o quintal para fazer a festa, uma vez que dá para preparar vários ambientes diferentes. Agora, se você mora em apartamento, nada como distanciar alguns móveis da sala e criar vários miniespaços.

Em espaços menores, para não deixar tudo muito amontoado, é possível deixar a panela do cachorro-quente, por exemplo, na cozinha, assim como alguns outros pratos salgados. Além disso, espalhe alguns docinhos pela sala e também prepare algumas brincadeiras para as crianças (daremos mais dicas sobre esse tópico mais a frente).

Como decorar a casa para uma festa junina?

Para fazer aquela decoração linda de festa junina em casa, aposte em cores alegres e chamativas, como vermelho, azul, amarelo, rosa e laranja. 

E não se esqueça de pendurar várias bandeirinhas em barbantes, criar balões de decoração e forrar as mesas com tecido xadrez ou chita.

Aposte também em pratinhos descartáveis temáticos, bandejas coloridas e use palha para decorar o ambiente. Você pode comprar chapéus de palha e utilizá-los como tigelas para servir as gostosuras. 

Combinar vários vasos de flores também é uma dica de ouro para deixar o espaço ainda mais bonito. Nesse aspecto, o girassol (natural ou artificial) pode trazer um charme a mais para a festança.

Imagem de uma mesa com comidas típicas de festa junina e, ao fundo, uma mulher prepara a decoração. Imagem de uma mesa com comidas típicas de festa junina e, ao fundo, uma mulher prepara a decoração.

Quais brincadeiras fazer em uma festa junina em casa?

Para divertir as crianças e os adultos, não podem faltar as brincadeiras típicas. Então, para esse arraial em casa, olha só as atividades que são possíveis fazer:

  • Jogo das argolas: coloque areia em garrafas PET vazias e posicione-as pelo chão. Faça algumas argolas de plástico e tente acertar as garrafas. É a certeza de muitas risadas;
  • Pesca: que tal recortar algumas cartolinas em formato de peixinho, prendê-los em uma caixa de areia e colocar um clipe na ponta da boca do peixe? Aí é só amarrar um barbante em um pedaço de madeira e colocar um clipe aberto no formato de anzol. Prático e divertido;
  • Tiro ao alvo: essa é boa! É só empilhar algumas latas de alumínio, como aquelas de tomate, ervilha etc. Não se esqueça de decorá-las para ficarem bem bonitas. Depois, é só usar uma bolinha de tênis para as crianças derrubá-las;
  • Corrida de saco: agora, se você tiver espaço e quiser gastar a energia das crianças (e adultos), que tal fazer aquela corrida de saco? Os competidores entram em um saco e vão aos pulos até a linha de chegada. Demais, né?

Os prêmios podem ser variados, como biribinha, bolha de sabão, bola de futebol, bonecas e até docinhos... É só usar a criatividade!

E o melhor é que ao planejar essas brincadeiras, além de garantir a diversão durante a festa, você também entretém as crianças antes do arraiá: fazendo as decorações e preparações para a festança. 

Imagem de uma mesa com comidas típicas de festa junina: espigas de milho, bolo e pamonha. Imagem de uma mesa com comidas típicas de festa junina: espigas de milho, bolo e pamonha.

Quais as comidas típicas de festa junina?

Agora a parte que todo mundo ama: as comidas típicas da festa junina. Veja a quantidade de coisa gostosa que você pode fazer:

  • Bolo de milho;
  • Canjica;
  • Pamonha;
  • Paçoca;
  • Pé de moleque;
  • Curau;
  • Maçã do amor;
  • Arroz-doce;
  • Pipoca;
  • Maria-mole;
  • Milho-cozido;
  • Cachorro-quente;
  • Cuscuz;
  • Pinhão.

Já para beber, além de água, suco e refrigerante, quentão e vinho quente são as pedidas certas para os adultos. Hummmmm!

Como organizar a trilha sonora?

A festa junina em casa precisa de músicas alegres, certo? Então, a dica é usar o serviço de streaming de música, como o Spotify ou o Tidal, e fazer uma playlist com muito forró, sanfona e canções populares, típicas de quadrilhas. 

Aí, na hora da festa, você não precisa se preocupar com isso: basta ligar o seu celular na caixa de som e curtir muito a animação! 

Se preferir, utilize a sua Smart TV para transmitir shows de músicas típicas de festa junina para os convidados.

Que tal fazer uma live da sua festa junina?

Com a casa decorada, música tocando e gente para lá de animada, aproveite para fazer uma live da sua festa junina. Assim, quem não pode comparecer, seja porque mora longe, seja por qualquer outro motivo, pode curtir toda a alegria com você, mesmo à distância.

Para isso, prepare-se com uma internet residencial de qualidade para que quem estiver longe possa acompanhar a festança sem ficar com a imagem travando.

Imagem de uma mulher vestida com roupas de festa junina tirando uma selfie. Imagem de uma mulher vestida com roupas de festa junina tirando uma selfie.

Como a Vivo ajuda a sua festa junina em casa?

Além de oferecer planos de internet de qualidade para sua live ou videoconferência da festa ser sucesso, a Vivo pode dar uma força para sua criatividade e animação, com produtos que podem te ajudar nos preparativos e tornar tudo ainda mais prático e fácil. 

Olha só essas ideias que separamos e que você encontra no Vivo Shopping:

Pipoqueira

Com uma pipoqueira elétrica, você já prepara a pipoca para todo mundo de maneira muito mais saudável.

E o melhor, sem deixar sujeira, já que os milhos estouram sem óleo. Viu só que praticidade? Com ela, sua pipoca fica pronta rapidinho: de três a cinco minutos!

Foto de pipoqueira elétrica Philco

Caixa de som Bluetooth

Para animar o arraial em casa, conte com a caixa de som JBL Clip 3, que é portátil e à prova d'água.

A bateria é recarregável e tem autonomia para 10 horas de reprodução do forró e outras músicas para sua festa. A conexão é via Bluetooth.

Foto de caixa de som bluetooth JBL Clip 3

Grill

Dá para fazer os melhores lanches, espetinhos, kafta, queijo coalho e uma infinidade de comidas de maneira prática e sem sujar. 

O Grill Arno tem 1200W de potência e conta com aquecimento nas duas placas.

Foto de Grill Arno

Adega climatizada

Seja para festa junina em casa ou para qualquer outro momento, uma adega climatizada é ideal para guardar os vinhos de maneira elegante e muito eficiente. 

O modelo da Philco permite armazenar 16 garrafas, mantendo as bebidas sempre na temperatura ideal.

Foto de adega climatizada Philco

Lâmpada LED inteligente

Agora, para tornar o arraiá ainda mais especial, ter lâmpadas inteligentes é um megassucesso. 

Imagina configurar cada uma das lâmpadas para brilharem em cores diferentes e se misturarem com as bandeirinhas? O funcionamento é por Wi-Fi, utilizando um app.

Foto de lâmpada LED inteligente

Amazon Echo

Uma assistente pessoal, como a Alexa, também pode ser uma animação para a festa junina. 

A Amazon Echo super entende os contextos dessa festa típica, por isso, além de usá-la como som, você pode pedir dicas para fazer pratos tradicionais, brincadeiras ou outras coisas. 

Foto de Amazon Echo

Viu como uma festa junina em casa pode ser sucesso? Agora, não se esqueça de ligar para os amigos e familiares e juntar todo mundo (presencial e virtualmente) para curtir o arraiá animado que você vai preparar. 

Para agilizar sua festa e outros eventos na sua casa, conte com produtos e serviços da Vivo. 

Boa festança e até breve!

Leia também: