Dicas do K9, treinador de Free Fire de Vivo Keyd

Não tem ninguém mais preocupado com a conexão com a internet para jogos online do que profissionais dos games. E acredite: eles enfrentam os mesmos desafios que você. O K9, treinador da equipe de Vivo Keyd de Free Fire, jogo praticado pelo smartphone, conta que de tempos em tempos faz um teste de velocidade para ver como estão a velocidade de download e o ping (ou latência). Esse último número mostra quanto tempo leva para que os dados cheguem até o servidor de internet e voltem para o seu dispositivo. Quanto menor o resultado, melhor será a sua experiência jogando.

"Se o ping estiver alto, reinicio o modem e o meu celular para melhorar", diz. K9 também tem um smartphone só para jogar e outro para uso pessoal, assim o de jogo não disputa espaço com outros aplicativos. "Outro truque que uso é ficar bem perto do modem para ter uma força de sinal do wi-fi melhor".

Dicas do Nikko, jogador de Valorant de Vivo Keyd

Como o Valorant é jogado pelo computador, o Nikko tem algumas dicas diferentes para melhorar a conexão para o jogo. "Eu prefiro jogar com o PC conectado no cabo, porque assim a estabilidade da internet é muito maior", conta. "Também evito instalar muitos programas ou extensões de navegador no computador, para que ele fique o mais eficiente possível". 

Mas às vezes o bom e velho reboot é preciso: do computador e do modem. Se você estiver jogando no wi-fi, o roteador também deve ser reiniciado quando estiver enfrentando problemas de lentidão. Rodar um teste de velocidade é importante para saber como está a saúde da sua conexão.

Qual a melhor internet para jogar?

O ponto mais importante para jogar pela internet sem lag é a estabilidade da conexão. E a tecnologia mais estável que existe é a fibra ótica, como Vivo Fibra, pois ela permite a transmissão de dados em altas velocidades, com estabilidade e pouca interferência na rede.

Leia também: