Não há ninguém que se preocupa mais com uma excelente conexão do que os pro players. Afinal, uma internet de baixa qualidade os deixa em desvantagem competitiva. E isso vale tanto para campeonatos quanto para treinos.

Assim sendo, convidamos os jogadores profissionais do Vivo Keyd para dar algumas dicas de como melhorar a conexão de internet. Mas, antes, confira algumas informações sobre a equipe brasileira de esportes eletrônicos patrocinada pela Vivo. 

Quem é o dono do Vivo Keyd?

Imagem do logo do Vivo Keyd Imagem do logo do Vivo Keyd

O Vivo Keyd nasceu em 2010, fruto de uma amizade do tempo de escola entre André Pontes e Eduardo Kim. 

Na época, os amigos criaram o time Keyd Stars para disputar torneios regionais de StarCraft II, desenvolvido pela Blizzard Entertainment. 

Hoje, André e Eduardo são os fundadores do clube, enquanto Tiago Xisto ocupa o posto de CEO e Diego Silva o de diretor. 

Dessa forma, StarCraft II foi o pontapé inicial para o Keyd Stars expandir para outras modalidades e tornar-se um clube, ao invés de um time. 

No entanto, era difícil se destacar em uma época em que o mercado de e-sports possuía pouca visibilidade, com poucos eventos e campeonatos. 

Foi apenas em 2014 que o time ganhou os holofotes ao vencer a Pain Gaming e conquistar a Liga Brasileira de League of Legends.

Um ano depois da vitória, a relação entre a Vivo e o clube começou com a divulgação do produto fibra ótica

Em 2018, Keyd Stars passou a ser Vivo Keyd e a Vivo tornou-se, oficialmente, a patrocinadora do clube. Mas a mudança não ficou apenas no nome: “Nossa organização subiu de patamar abrindo várias frentes. Principalmente no quesito de eventos.”, contam os jogadores em entrevista para o Vivo Explica. 

O que significa Vivo Keyd?

Assim como a criação do Keyd Stars, o nome também envolve laços emocionais. Keyd foi o apelido do tio de um dos fundadores, André Pontes, que faleceu após batalhar muito contra uma doença. A força do tio Keyd serve de inspiração para o clube até hoje.

Quem são os integrantes do Vivo Keyd?

É importante destacar que os integrantes do Vivo Keyd não são apenas os(as) atletas de e-sports. Existe uma equipe administrativa que garante a visibilidade da marca, bem como o funcionamento de duas infraestruturas intituladas “Gaming House”, na Zona Norte de São Paulo, para o treinamento dos(as) pro players. 

Já os atletas variam de acordo com os jogos. Ou seja, há os clássicos em campeonatos de e-sports, vulgo CS: GO e LoL, e os que estão ganhando espaço, como Free Fire e Valorant. Inclusive, a Valorant é a única equipe do Vivo Keyd que possui integrantes na categoria masculina e feminina.

“Sempre tivemos times femininos ao longo da história do Vivo Keyd, com destaque para o time feminino de CS:GO, por duas vezes campeão da Brasil Game Show (BGS) e-sports, bem como em um mundial em Katowice, na Polônia”, relembra a equipe de Vivo Keyd. 

Dito isso, atualmente, o Vivo Keyd possui seis equipes em ação:

  • Counter-Strike: Global Offensive (CS: GO);
  • League Of Legends - Wild Rift;
  • Valorant masculino;
  • Valorant feminino;
  • Free Fire;
  • Mobile Legends - Bang Bang.

Dicas do Vivo Keyd para melhorar a conexão

Faça testes de velocidade de internet

Torne rotineiro o  teste de velocidade de internet para verificar, não apenas o download, como o ping (latência). 

Esse último número mostra quanto tempo leva para que os dados cheguem até o servidor de internet e voltem para o seu dispositivo. 

Quanto menor o resultado, melhor será a sua experiência jogando. Caso o ping esteja alto, reinicie o modem e o celular ou computador para melhorar. 

Utilize cabeamento

Para quem possui um PC gamer, a dica é escolher o cabo ethernet, também conhecido como RJ-45, ao invés da conexão wireless

Assim, você garante uma maior estabilidade e, por consequência, um desempenho melhor no jogo. Agora, se você não deseja restringir sua mobilidade, fique bem perto do modem para que a força do sinal seja maior. 

Outra dica interessante é manter o PC o mais minimalista possível. Ou seja, não instalar muitos programas ou extensões de navegador para que o computador tenha um bom desempenho.

Imagem de uma jogadora jogando no computador Imagem de uma jogadora jogando no computador

Como aumentar FPS?

Para aumentar o FPS — a abreviatura de quadros por segundo (em inglês, "frames per second") — dos jogos, é necessário investir em hardware, como placas de vídeo e memória. Inclusive, você pode medi-lo através da Steam, Fraps e/ou MSI Afterburner. 

Na Steam, por exemplo, depois de baixar o jogo, você deve:

  1. Acessar o menu;
  2. Procurar a seção “Em jogo”;
  3. Ativar o “Contador de quadros por segundo (FPS)”. 

Feito isso, sempre que você for jogar, saberá como o seu PC está desempenhando em termos de frames

Tenha dois smartphones

Se você costuma jogar no celular e a sua condição financeira permitir, considere comprar um aparelho para uso pessoal e outro para jogar. Dessa forma, você não precisará se preocupar com falta de espaço de memória por conta de outros aplicativos. 

Outra solução é adquirir um modelo que permita o uso de memória externa, assim você pode fazer a inserção de um cartão de memória para celular (micro SD) com quantos gigabytes quiser.

Imagem de um homem jogando em um computador Imagem de um homem jogando em um computador

Invista em uma boa internet

Ainda de acordo com a equipe do Vivo Keyd, o ponto crucial para jogar é ter uma estabilidade de conexão sem lag. Assim sendo, a tecnologia mais estável que existe é a fibra ótica, como a Vivo Fibra, uma vez que ela permite a transmissão de dados em alta velocidade, com estabilidade e pouca interferência na rede.

Quero me tornar um pro player

E aí, ficou com vontade de tornar-se um pro player? Sorte sua, pois o Vivo Keyd deixou três dicas valiosas:  

  • E-sports é um jogo mental, portanto, procure apoio psicológico. É super importante desenvolver soft skills;
  • Organização é a palavra para rotinas de treinos e competições;
  • Dispute torneios e campeonatos amadores, com isso você poderá ganhar destaque na comunidade do jogo.

Quer mais dicas sobre o tema? Então, não deixe de conferir o artigo: E-sports: como acompanhar e se tornar um pro player.

Bons jogos e até breve!

Leia também: