Nós utilizamos o celular para diversas funcionalidades, como usar os apps, assistir a séries e filmes, e produzir fotos e gravações, como fazer vídeo em câmera lenta. O mais legal é que você pode conseguir esse efeito incrível de slow motion sem precisar ser um expert no assunto.

Então, dá para captar os mínimos detalhes de qualquer cena e ter um vídeo surpreendente para compartilhar com seus amigos ou até mesmo para divulgar seus produtos ou serviços nas redes sociais. Interessante, né? 

Se você quer descobrir como fazer vídeo em câmera lenta, vem com a gente e aprenda o passo a passo, utilizando os recursos de um smartphone Android, iPhone ou ainda realizando esse efeito por meio de aplicativos. Vamos lá?

Menina dançando ballet no escuro com o efeito de imagem em câmera lenta Menina dançando ballet no escuro com o efeito de imagem em câmera lenta

Como fazer vídeo em câmera lenta?

Talvez você já tenha visto um vídeo de um amigo utilizando o efeito de câmera lenta ou slow motion nas redes sociais. Em um primeiro momento, a gente pensa: será que ele usa um equipamento profissional? 

Que nada! Os celulares estão cada vez mais tecnológicos, então, além de serem nossos dispositivos inseparáveis para assistir a filmes e séries, trazem diferentes recursos para a gravação de vídeos. Assim, você pode compartilhar no TikTok, Instagram e em outras redes sociais.

Prepare-se para aprender a como gravar em câmera lenta no Android, iOS ou por meio dos aplicativos que trazem essa funcionalidade. Veja só: 

No Android

Os modelos mais recentes com sistema operacional Android permitem fazer a gravação em câmera lenta. O passo a passo pode variar de acordo com a marca do aparelho. 

Nos modelos Samsung, por exemplo, é muito simples:

  • Abra a câmera do celular;

  • Escolha a opção “Mais”;

  • Selecione “Câmera lenta”;

  • Aperte o botão e comece a filmar;

  • Quando quiser parar a gravação, basta apertar o botão de novo.

Nos aparelhos Motorola, o passo a passo é o seguinte:

  • Abra a câmera do celular;

  • Deslize o dedo na tela para o lado direito;

  • Entre as opções, selecione o ícone de câmera;

  • Depois é só escolher a opção “Câmera lenta”;

  • Pronto! É só começar a gravar.

No iOS

Nas últimas versões do iPhone, você também tem a funcionalidade de câmera lenta como um recurso nativo do sistema operacional. Veja como utilizar o efeito nos vídeos:

  • Abra a câmera do celular;

  • Deslize o dedo da esquerda para a direita;

  • Escolha a opção “Câmera lenta”;

  • Aperte o botão vermelho e comece a gravar;

  • Quando quiser parar o vídeo, aperte o botão vermelho novamente.

Leia Mais:

Imagem de itens culinário e o efeito do efeito sendo quebrado em câmera lenta. Imagem de itens culinário e o efeito do efeito sendo quebrado em câmera lenta.

Com aplicativos

Para fazer bons vídeos, pode ser necessário utilizar acessórios para o celular, como um tripé, certo? Porém, mesmo se o seu smartphone não tiver o recurso de câmera lenta, dá para utilizar o efeito baixando aplicativos que têm essa função, como:

Videoshop

Disponível para Android e iOS, permite que você grave ou edite seus vídeos com o efeito de câmera lenta. Vem ainda com diferentes recursos, como acrescentar músicas, sons variados, fazer cortes, entre outros.

FilmoraGo

Você faz vídeos em câmera lenta, mas também pode aproveitar mais de mil músicas, 5 mil stickers e muitos filtros para deixar suas gravações incríveis. Está disponível para aparelhos Android e iOS.

Filmr

Tem uma interface simples de usar, permitindo fazer vídeos com efeitos surpreendentes, entre eles o slow motion

Apresenta diferentes funcionalidades de edição, inclusive com a possibilidade de acrescentar música às suas produções. Você pode fazer download do app para Android e iOS.

Inshot

Editor e criador de vídeo que vai deixar suas gravações profissionais. Tem o recurso de câmera lenta e muito mais, como inclusão de música, recortes, emojis, efeitos de transição e fundo desfocado. Disponível para Android e iOS.

Qualquer celular faz vídeo em câmera lenta?

Os modelos mais novos de celulares, sistema Android ou iOS, vêm com a função nativa de slow motion na própria câmera. Veja a seguir as opções de equipamentos que contam com esse recurso:

Apple iPhone 11

Celular iphone 11 preto. Celular iphone 11 preto.

Com o iPhone 11, você pode fazer vídeos 4K com a câmera de 12MP, além de ter a opção do recurso de câmera lenta. 

Pode ainda fazer fotos com pouca luz no “Modo Noite''. A tela é a Liquid Retina de 6,1 polegadas e o chip é o A13 Bionic.

Apple iPhone 13 Pro Max

Celular iphone 13 pro max azul Celular iphone 13 pro max azul

O iPhone 13 Pro Max tem alto desempenho com o chip A13 Bionic, e sua tela é de 6,7 polegadas Super Retina XDR com ProMotion

O sistema de câmera PRO de 12MP faz vídeos em 4K, trazendo diferentes efeitos para a gravação, entre eles o de câmera lenta.

Samsung Galaxy S21+

Celular Samsung Galaxy S21+ roxo claro. Celular Samsung Galaxy S21+ roxo claro.

O Galaxy S21+ tem sistema de câmera tripla, permitindo fazer vídeos surpreendentes, sendo que você pode contar com o recurso de slow motion

Sua tela infinita de 6,7 polegadas é ideal para gravar e assistir às suas produções.

Motorola Moto G60

Motorola Moto G60 frente e verso. Motorola Moto G60 frente e verso.

O Moto G60 conta com câmera tripla para quem gosta de fazer fotos e vídeos (até mesmo em câmera lenta) com alta qualidade. 

A tela é de 6,8 polegadas Max Vision HDR10, com resolução FHD+ e taxa de atualização de 120 Hz, permitindo uma visualização com ótima nitidez.

Motorola Edge+

 Motorola Edge+ preto frente e verso.  Motorola Edge+ preto frente e verso.

O Motorola Edge+ tem um sistema de câmera tripla com sensor de 64MP para fazer fotos surpreendentes, inclusive com pouca luz, e gravar vídeos em 4K, utilizando diferentes recursos. A tela é de 6,7 polegadas.

Huawei P30 Pro

Huawei P30 Pro com a tela branca e azul. Huawei P30 Pro com a tela branca e azul.

Com tela de 6,4 polegadas e câmera de 40MP, o P30 Pro é o dispositivo ideal para suas fotos e vídeos de alta qualidade, oferecendo o efeito de slow motion para suas gravações.

Xiaomi Redmi Note 10 Pro

 Xiaomi Redmi Note 10 Pro azul com tom de roxo, rente e verso  Xiaomi Redmi Note 10 Pro azul com tom de roxo, rente e verso

O Redmi Note 10 Pro vem com câmera tripla, permitindo fazer vídeos em 4K (com diferentes efeitos, como o slow motion) e fotos profissionais. A tela é de 6,67 polegadas de alta resolução.

Como fazer vídeo em câmera lenta com música?

Ao utilizar os aplicativos que oferecem o recurso de câmera lenta para as suas gravações, você pode também acrescentar música. Tem apps com esse recurso tanto na Google Play como na Apple Store. É uma ótima forma de criar vídeos artísticos.

Um exemplo de app voltado para quem quer deixar os vídeos mais musicais é o Lomotif. Conta com listas de reprodução e pesquisas por músicas e artistas, tornando bem fácil acrescentar uma canção à sua gravação: ao abrir o aplicativo, você já escolhe a música e o vídeo. Fácil, né?

Como fazer vídeo em câmera lenta no Instagram?

Você sabia que dá para produzir vídeo com efeito de câmera lenta diretamente no Instagram? A rede social tem esse efeito e é muito fácil de utilizar:

  • Vá em nova publicação, que é o símbolo de “+” no canto superior direito;

  • Escolha “Vídeo do Reels”;

  • Vá em Velocidade, que aparece como “1x” no lado direito;

  • Selecione “.3x” ou “.5x” para fazer vídeos em câmera lenta;

  • Pronto! É só começar a filmar e utilizar uma internet de qualidade para publicar seus vídeos no seu feed ou nos stories.

Mulher segurando o celular na horizontal fazendo um vídeo em câmara lenta. Mulher segurando o celular na horizontal fazendo um vídeo em câmara lenta.

Como compartilhar vídeo em câmera lenta?

Apesar de o vídeo estar com o efeito de slow motion, você pode compartilhar a gravação como qualquer outro arquivo da sua galeria, ou seja, no WhatsApp, e-mail ou nas redes sociais. 

Saiba ainda que muitos aplicativos que gravam e editam vídeo em câmera lenta já permitem compartilhar a gravação diretamente para as redes sociais.

Use a criatividade nas suas filmagens agora que você sabe como fazer vídeo em câmera lenta. Dá para criar cenas artísticas, capturando até mesmo os mínimos detalhes. O legal é que muitos modelos de celulares já vêm com essa função.

Se você busca diversas opções de celulares, dê uma espiada na vitrine da Loja Vivo. Temos diversas marcas de smartphones com preços e condições especiais para você!

Até a próxima!

Leia Também: