Quer preparar tudo como um verdadeiro chef e impressionar sua família e amigos? Então, confira nossas dicas.

Comer churrasco é uma delícia, ainda mais quando o churrasqueiro sabe bem o que faz. É preciso, por exemplo, saber cortar corretamente as carnes, além do momento certo para assar e de retirar do fogo cada item. 

Por isso, aprender a preparar o seu próprio churrasco é o segredo. E não tem tempo ruim, viu? Dá para usar uma churrasqueira a carvão, elétrica, entre outras opções.

Vamos apresentar várias dicas de como fazer churrasco e ainda apresentar os melhores produtos para garantir mais facilidade na hora de preparar a sua carne. 

Siga conosco e descubra como fazer um churrasco delicioso para deixar todos com água na boca. Vamos lá?

Imagem de um homem virando carnes na churrasqueira. Imagem de um homem virando carnes na churrasqueira.

Como fazer churrasco pela primeira vez?

Pode parecer difícil, mas, na verdade, fazer um churrasco pela primeira vez é uma experiência simples e gratificante.

Antes de tudo, você precisa escolher a carne, que é, afinal, o que a maioria espera para comer. As preferidas dos brasileiros são: 

  • Fraldinha;

  • Picanha;

  • Contrafilé.

Ou seja, não tem como dar errado escolhendo uma dessas carnes, não é mesmo? 

Se você tiver insegurança e não quiser temperar por conta própria, na hora de fazer as compras, basta perguntar para o açougueiro quais são as carnes temperadas. Assim, você economiza um tempão e o tempero vem na medida certa! 

Outra dica importantíssima na hora de fazer o primeiro churrasco é ficar de olho no fogo. Afinal, a carne tem que assar homogeneamente, o que significa tanto por dentro quanto por fora.

Existem duas opções de churrasqueira para você usar:

 

Churrasqueira a carvão

Imagem de uma churrasqueira a carvão. Imagem de uma churrasqueira a carvão.

A churrasqueira a carvão é aquela que faz o famoso churrasco na brasa que todo mundo ama. O gosto fica com um sabor todo especial, já que a fumaça liberada defuma a carne.

Elas podem ser fixas ou portáteis. Outro diferencial desse tipo de churrasqueira é que para mantê-la funcionando, você só precisa de mais carvão para alimentar o fogo aceso.

Ah! É recomendado usar essas churrasqueiras em espaços abertos, ao ar livre. Assim, além de fazer um churrasco com mais tranquilidade, não defuma a sua casa inteira.

 

Churrasqueira elétrica

Imagem de uma churrasqueira elétrica Philco. Imagem de uma churrasqueira elétrica Philco.

A churrasqueira elétrica é ideal para os churrasqueiros gourmet. Mais fácil de ligar, ela também não esfumaça a casa toda. 

Geralmente, novos apartamentos já contam com uma churrasqueira elétrica na varanda, o que é uma mão na roda para chamar os amigos e fazer uma pequena confraternização.

Existem churrasqueiras elétricas de diversos modelos e tamanhos, então também é fácil para você escolher aquela que cabe no espaço que você pensou e também no seu bolso.

Como fazer churrasco na panela de pressão?

Agora, se você não quer usar uma churrasqueira, ainda assim é possível fazer churrasco na panela de pressão. De acordo com especialistas, o importante é ficar de olho nos temperos para que eles não entupam a válvula de segurança do utensílio.

Produtos defumados como bacon e linguiça são boas opções para cozinhar dessa forma. Outra dica é criar uma "cama" para a carne não ficar diretamente no fundo da panela. Por isso, coloque cebola, batatas, cenouras ou outros legumes por baixo.

Você pode fazer uma grande variedade de carnes no seu churrasco com a panela de pressão, tais como: 

  • Alcatra;

  • Picanha;

  • Coxão duro;

  • Costela e muito mais!

Como temperar carne de churrasco?

Imagem de carnes sendo temperadas no churrasco. Imagem de carnes sendo temperadas no churrasco.

Olha, o jeito mais fácil de temperar carne é com sal. E, hummmm, quem não adora um bom sal na carne do churrasco, né? Mas precisa ter jeito e saber qual é o sal certo para cada carne.

Por exemplo, o sal grosso fino é utilizado em cortes para grelha, como:

  • Picanha em postas;

  • Bife de chorizo, entre outros. 

Só precisa colocar um pouquinho, deixar de três a quatro minutos antes de colocar para grelhar e pronto. Delícia!

O sal grosso médio é o mais popular e é indicado para fazer carnes que vão ser assadas inteiras na churrasqueira, como:

  • Picanha;

  • Fraldinha;

  • Maminha. 

Jogue sal sobre toda a carne, sem exagerar, e deixe de cinco a seis minutos próximo à churrasqueira. Depois, basta retirar o excesso do sal antes de levar ao fogo.

Já o sal grosso grande é ideal para ser usado em grandes peças, como uma costela assada. 

Com uma carne dessas, é preciso aplicar uma quantidade razoável de sal e fazer um pouco de pressão. 

Aí é só deixar por cerca de 20 minutos próximo da churrasqueira antes de colocar para assar.

Como saber quantos quilos de carne para o churrasco?

Para saber o quanto de carne fazer para o churrasco, vale contar mais ou menos 400 gramas por pessoa. 

Porém, é importante que você fique de olho em quem você vai chamar. Se as pessoas comem muito, talvez seja necessário um pouco mais.

O que colocar primeiro na churrasqueira?

Imagem de vegetais na churrasqueira. Imagem de vegetais na churrasqueira.

Carne é um item de luxo, né? Então, antes de começar a servir a picanha, uma dica de ouro é fazer pão de alho e queijo coalho.

Aí dá para comprar bastante pão francês, fazer um vinagrete e assar linguiça. Tem quem goste, também, de fazer salada de maionese, salada de batata ou grelhar legumes. Tudo isso, com farofa e outros molhos ajuda a diversificar o churrasco.

Depois, você começa a colocar as carnes: maminha, fraldinha e a picanha. Assim, as pessoas vão ficando satisfeitas e você entrega um churrasco gostoso para todo mundo aproveitar. Fácil, né?

Como preparar um churrasco profissional?

Para fazer um churrasco profissional, você tem que se preparar bem. Ou seja, pensar na quantidade de carne, nos acompanhamentos do churrasco (entradas e aperitivos), nas bebidas e também no ambiente.

Uma boa música combina bem com o ambiente do churrasco, então não esqueça da caixa de som. E aí, nada melhor do que ter aquela playlist incrível na mão. 

Agora, sobre os preparativos da carne, a dica número um para quem vai usar churrasqueira a carvão é não deixar o fogo muito alto. O fogo baixo é ideal porque garante que a carne asse direito e ainda defuma do jeito certo.

Aí não tem erro, viu?

Quais as melhores carnes para o churrasco?

Imagem de carnes no espeto sendo cortadas em uma churrascaria. Imagem de carnes no espeto sendo cortadas em uma churrascaria.

Essas, com certeza, são as melhores carnes para o churrasco:

  • Picanha;

  • Maminha;

  • Fraldinha;

  • Frango;

  • Miolo de alcatra;

  • Contrafilé;

  • Costela de boi;

  • Linguiça.

Qual o melhor bife para churrasco?

O favorito das pessoas é a picanha. Mas, se você busca uma carne macia, a opção é a fraldinha. Ela é bem leve, possui pouca gordura e é queridinha do mundo fitness. A maminha também é perfeita na brasa.

O que comprar para fazer um churrasco?

Dá uma olhada nessa lista:

  • Carnes (fraldinha, maminha, picanha etc.);

  • Aperitivos (pão de alho, queijo coalho etc.);

  • Acompanhamentos (pão francês, vinagrete, salada de maionese, salada de batata etc.);

  • Bebidas (suco, refrigerante, água etc.).

Ah! E se ainda sobrar espaço depois de tanta comida, que tal uma sobremesa bem gostosa?

O que é preciso para fazer um bom churrasco?

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre montar um churrasco, confira alguns produtos ideais para você fazer um bom churrasco:

Churrasqueira portátil Churrasco e Sabor

Imagem da churrasqueira portátil Churrasco e Sabor. Imagem da churrasqueira portátil Churrasco e Sabor.

Essa churrasqueira portátil é ideal para quem curte um churrasco com praticidade. Ela é compacta e te acompanha em qualquer lugar. É como se você levasse uma mala de mão só que prontinha para assar aquela carne boa.

Kit para churrasco Tramontina com talheres

Imagem de um kit para churrasco Tramontina com talheres. Imagem de um kit para churrasco Tramontina com talheres.

Para aproveitar bem o churrasco, nada como um bom conjunto de talheres. Aqui, você encontra as facas ideais para cortar a carne, pegadores que dão firmeza e toda a qualidade Tramontina que você já conhece. 

Esse kit conta com um estojo de madeira, uma faca para carne, seis facas para churrasco, seis garfos, um garfo trinchante e um pegador de carne. Bom demais!

Conjunto para churrasco Inox Euro

Imagem de um conjunto para churrasco em inox Euro. Imagem de um conjunto para churrasco em inox Euro.

Esse conjunto compacto tem o que você precisa para fazer um churrasco com amigos e familiares. 

Todo em aço inoxidável, ele conta com duas bandejas ovais, um garfo trinchante e uma faca de corte liso. É uma adição e tanto para os seus acessórios de churrasco!

Tábua Churrasco com Molheiras Essence

Imagem da tábua para churrasco com molheiras Essence. Imagem da tábua para churrasco com molheiras Essence.

Agora, o que não pode faltar é uma boa tábua de churrasco, né? Esse modelo aqui acompanha três molheiras de porcelana, assim, à medida que você vai preparando e cortando a carne, as pessoas já podem ir saboreando a comida e ainda colocando um molhinho por cima. Sucesso demais.

Gostou das dicas de como fazer churrasco? Então, não esqueça de passar na Loja da Vivo para conhecer ainda mais acessórios para ajudar na preparação das suas carnes.

Bom churrasco e até breve!

Leia também: