Pode parecer impossível controlar o estresse em um mundo repleto de obrigações, prazos e pendências, seja no trabalho ou no ambiente doméstico.

Inclusive, é difícil encontrar alguém que já não tenha se rendido às situações estressantes do dia a dia. Nem as crianças conseguem escapar desse mal do século, reagindo mal a prazos ou atividades que não as agradam, mas que precisam ser realizadas.

Mas, a questão é: como evitar o estresse? Pensando nessa dúvida, preparamos este artigo que reúne as principais práticas que vão te ajudar a afastar, de vez, esse problema da sua vida. Quer descobrir quais são? Então, siga conosco!

Homem com expressão tranquila olhando para cima com a nuca apoiada nas mãos Homem com expressão tranquila olhando para cima com a nuca apoiada nas mãos

É possível evitar o estresse?

Em sua maioria, situações estressantes surgem sem aviso prévio e, por isso, parecem ser impossíveis de se evitar. 

Contudo, ao contrário do que a maioria pensa, é possível se prevenir contra as armadilhas do estresse no dia a dia ao incluir hábitos relaxantes na rotina. Vamos mostrá-los a seguir.

Por que é importante evitar o estresse?

O estresse é um efeito colateral da sociedade atual, mas não pode ser naturalizado e enfrentado como algo esperado ou, em alguns casos, necessário para um cotidiano considerado "produtivo".

Isso porque ele pode desencadear diversos problemas na nossa saúde, como:

  • Doenças na pele;
  • Couro cabeludo;
  • E até mesmo cardíacas. 

Além disso, o estresse causa indisposição, mau humor e uma alta carga de energia negativa durante a rotina.

O que fazer para acabar com o estresse e a ansiedade?

A ansiedade pode ser identificada pela presença de sintomas, como:

  • Falta de ar;
  • Batimentos cardíacos acelerados;
  • Tensão muscular constante;
  • Enxaquecas;
  • Insônia.

Uma das melhores dicas para ajudar a controlar crises de ansiedade é trabalhar bem a própria respiração. Para isso, é comum que as pessoas procurem práticas de meditação e exercícios de yoga, já que o controle da respiração é essencial em ambas as modalidades.

O aplicativo Atma, a nova versão do Vivo Meditação, é ideal para quem busca um momento de equilíbrio durante o dia. Com ele, é possível separar alguns minutinhos do dia para desenvolver a concentração e a capacidade de lidar com os problemas através de práticas não guiadas ou guiadas pela voz do mestre Satyanatha. 

Com o Atma, você pode:

  • Iniciar ou se aprofundar na prática de meditação;
  • Promover o relaxamento do corpo e da mente;
  • Realizar meditações com diversos objetivos;
  • Trabalhar seu autoconhecimento e seu controle emocional. 
  • Isso tudo ajuda a aliviar o estresse a qualquer hora e em qualquer lugar.
Mulher sentada na porta de casa meditando com as pernas cruzadas Mulher sentada na porta de casa meditando com as pernas cruzadas

Como diminuir o estresse do dia a dia?

Primeiramente, é preciso identificar quais são os seus próprios gatilhos para o estresse, isso é, nomear quais situações durante o dia acabam em irritabilidade, preocupações e mau humor.

Depois disso, é possível encaixar momentos de relaxamento para ajudar a aliviar a tensão da rotina. Se você ainda não sabe como fazer isso, basta seguir as dicas que sugerimos a seguir:

1. Faça pausas a cada uma hora e meia de trabalho ou estudo

Muita gente não faz pausas durante a rotina de trabalho ou de estudos por medo de "perder o foco" das tarefas. No entanto, um intervalo rapidinho de 10 minutos a cada uma hora e meia de uma tarefa é essencial para manter a produtividade elevada, sem se sentir tão sobrecarregado ao final do dia.

Mas, atenção: é preciso investir bem o tempo desse intervalo para evitar perder o foco de vez. Assim, o ideal é aproveitar para tomar um copo d'água, ir ao banheiro ou até mesmo ler um capítulo de um livro não relacionado ao que se estava fazendo antes. 

Checar as redes sociais não é aconselhável, já que, ao visualizar o feed, o cérebro é estimulado, o que causa fadiga e irritabilidade.

2. Não fique muito tempo sem comer

Ao jejuar, a energia do corpo se concentra mais na fome do que na tarefa que está sendo desempenhada. Por isso, o melhor a se fazer é planejar os lanches da semana com antecedência e nunca passar um turno inteiro sem fazer um intervalo para comer.

Homem sentado no sofá ouvindo música com headphone e segurando um tablet Homem sentado no sofá ouvindo música com headphone e segurando um tablet

3. Ouça música

A música pode ser uma ótima aliada durante o dia. Os serviços de streaming oferecem, inclusive, playlists exclusivas com uma seleção de ritmos clássicos e relaxantes que ajudam a manter o foco.

4. Cultive uma horta em casa

Com o home office, ficou ainda mais fácil realizar atividades relaxantes durante os intervalos do trabalho. 

Em casa, é possível, por exemplo, aproveitar os intervalos para cultivar uma horta, aproveitando os frutos para as refeições e colocando a mão na terra para energizar o dia.

5. Evite conflitos desnecessários

Há situações que ocorrem durante o dia que só se tornam estressantes por conta de como reagimos a elas. 

Pensando nisso, é saudável fazer previsões e trabalhar a mente para enfrentar tarefas que consideramos desagradáveis. 

Não é possível controlar o que acontece durante o dia, mas é possível mudar o modo como respondemos aos problemas que surgem.

Mulher deitada no sofá lendo um livro e com bandeja com chá ao lado Mulher deitada no sofá lendo um livro e com bandeja com chá ao lado

6. Cultive hábitos que te dão prazer

Não é nada saudável trabalhar até a exaustão e tentar se recompensar ao final do dia com algo prazeroso. 

O segredo para manter uma rotina balanceada e saudável é incluir hábitos prazerosos durante o dia, como:

  • Ouvir sua música favorita;
  • Ler um bom livro;
  • Assistir ao seu programa de televisão preferido. 

É preciso saber separar os momentos de foco e os de relaxamento sem culpa, aproveitando-os ao máximo.

7. Durma bem

Um adulto saudável deve dormir de 7 a 8 horas por dia. Contudo, quando o assunto é sono, a qualidade se torna mais importante que a quantidade.

Para garantir uma noite de sono profunda e sem interrupções é importante se preparar horas antes de se deitar na cama, desligando as notificações do celular para evitar distrações.

Aplicativos de meditação também são uma ótima alternativa para quem tem dificuldade para dormir, pois trabalham a concentração, relaxando a mente e o corpo.

Homem acordando feliz e se espreguiçando sentado na cama Homem acordando feliz e se espreguiçando sentado na cama

8. Acorde alguns minutos mais cedo que o habitual

Despertar 15 minutos mais cedo que o horário habitual lhe dará tempo para descansar a mente e se preparar para o dia que está prestes a começar. 

Com o tempo, acordar mais cedo se torna um hábito, principalmente após perceber os benefícios no próprio humor.

9. Pratique exercícios

A tarefa de acordar mais cedo que o habitual pode ser desafiadora. Contudo, a melhor maneira de tornar isso um hábito é aproveitar o tempo antes do trabalho para praticar exercícios.

Atividades físicas são uma ótima alternativa para descarregar as energias e liberar o estresse acumulado. Quando realizadas nas primeiras horas do dia, o restante da rotina pode ser facilitado com a melhora do humor, bem como com o sentimento de alta produtividade.

Para quem deseja economizar tempo, o mais aconselhável é apostar na prática de exercícios no conforto de casa. 

O Vivo BTFIT é o aplicativo ideal para dizer adeus ao estresse sem sair de casa, pois oferece treinos personalizados pelos professores da BodyTech de acordo com os objetivos e com o tempo disponível de cada aluno, além disso o usuário poderá contar com aulas coletivas como Ballet Fitness, Yoga, Mat Pilates, Cardio Dance, e muito mais.

10. Mantenha a saúde em dia

O nosso corpo emite diversos sinais de que algo pode estar errado, e o estresse é um deles. Ocorre que, na maioria das vezes, até um simples agendamento de consulta médica pode causar ainda mais estresse no dia a dia.

Para evitar desgastes desnecessários, o Yalo é um serviço de desconto em serviço médico perfeito para quem deseja ter acesso a consultas médicas sem o estresse e a burocracia de agendas lotadas.

Com ele, é possível ter atendimento presencial ou online com os profissionais do Dr. Consulta.

Além disso, ao escolher um dos planos disponíveis, você tem acesso a descontos de até 60% nas redes Raia Drogasil e Smartfit, assim como acesso a exames com descontos. Está esperando o quê? Escolha seu pacote e aproveite os benefícios!  

O que achou dessas dicas de como evitar o estresse? Com certeza é possível ter uma rotina mais tranquila e menos estressante. Para isso, siga nossas dicas, melhore a sua qualidade de vida e conte com a Vivo para te ajudar nessa jornada. 

Até breve!

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