Nem sempre a gente está em casa ou pode assistir pela TV a programação ao vivo. Então, para não perder o episódio final da novela, aquela partida de futebol ou ainda ver o noticiário mesmo longe de uma TV é preciso recorrer a uma ajudinha do seu celular.

Para isso, você pode ver se o seu smartphone possui TV Digital, caso não é possível ainda aproveitar alguns aplicativos disponíveis que transmitem a programação de vários canais pela internet.

Quer saber como assistir TV pelo celular? Continue lendo e não perca nada!

Como assistir TV no celular?

Existem dois meios de fazer isso de forma segura e sem correr riscos ao acessar sites ou usar programas que podem colocar seus dados em riscos:

  1. Usando o sinal de TV Digital no seu aparelho;
  2. Apps seguros de transmissão ao vivo.

São os dois meios mais fáceis e garantidos de conseguir assistir TV no smartphone sem ter que recorrer à pirataria, acessar sites suspeitos ou instalar apps que podem comprometer a segurança dos seus dados e aparelho.

Além disso, são alguns dos meios mais simples de fazer isso, e um deles é até gratuito.

Casal na praia dividindo o fone de ouvido Casal na praia dividindo o fone de ouvido

Como assistir TV de graça pelo celular?

Com a difusão da TV digital no Brasil ficou bem mais fácil poder acompanhar a programação ao vivo dos canais de TV, como Globo, Record, Band e as emissoras públicas. Para isso não é necessário nem gastar com internet ou usar seus dados.

Geralmente, os canais que você consegue assistir em casa sem precisar de um plano de TV por assinatura estão disponíveis pela TV Digital sem precisar pagar nada. Então, quer ver aquele jogo na quarta-feira à noite ou acompanhar a novela enquanto está no transporte público, por exemplo? Isso pode ser feito usando a TV Digital.

Para acessar é preciso que seu celular seja compatível com a tecnologia de TV Digital, além de ter uma antena UHF, que pode vir junto com seu celular para ser conectada, pode ser o fone de ouvido, se permitir essa compatibilidade, ou ainda caso o smartphone já venha com a antena embutida.

Geralmente, quando o aparelho já vem pronto para receber o sinal da TV digital, ele também vem com o aplicativo pré-instalado. Caso não tenha, procure nas recomendações do fabricante qual o mais indicado para o seu modelo de aparelho.

Depois disso, é só acessar o app, sintonizar os canais abertos e aproveitar!

E se meu celular não tem TV Digital, como eu assisto?

Você pode usar um app, mas aí precisa verificar se ele vai consumir dados da sua internet, caso não tenha uma rede wi-fi segura para se conectar. Porém, geralmente os apps precisam de assinatura, porque além dos canais da TV aberta também liberam alguns canais pagos.

Muitos dos apps de canais e emissoras liberam o uso para quem já é assinante do streaming ou pacote de TV por assinatura. Entretanto você só consegue acessar os conteúdos daquele canal e mais nenhum outro.

É o caso dos seguintes apps:

  • Globoplay + canais ao vivo: além de acessar o catálogo Globoplay, você pode acompanhar os canais ao vivo, como Globo, Sport TVs, Multishow e os outros canais da Globo.
  • Canais Globo: se você tiver um pacote de TV por assinatura, pode usar isso para acessar o app Canais Globo gratuitamente e ver a programação ao vivo.

Ah! Algumas emissoras liberam gratuitamente o acesso à sua programação ao vivo pela internet, então vale a pena procurar quais você quer assistir e acessar o site ou baixar o app na sua loja de aplicativos, caso seu smartphone não tenha TV Digital.

Vivo Play

Ou, se preferir liberar vários canais abertos e pagos, então app Vivo Play é a escolha certa. O app está disponível para Android e iOS, na Google Play ou App Store para você baixar. Ele ainda é compatível com SmarTVs, Google Chromecast, Amazon Firestick, Apple TV e outros dispositivos móveis.

Ah! E tem um detalhe: o app Vivo Play não consome os dados e franquia da sua internet Vivo Móvel. Então dá pra maratonar à vontade sem se preocupar!

Nele é possível assistir sob demanda conteúdos como filmes, séries, novelas, documentários e mais, além de canais ao vivo em que você pode pausar, voltar ao início ou assistir à reprise quando quiser. Porém a disponibilidade de funções varia conforme os canais.

Para acessar o App Vivo Play, basta ser cliente com fatura na Vivo. Lá, é possível encontrar alguns canais gratuitos e conteúdos de degustação para conhecer a plataforma. E caso você queira complementar a experiência com os melhores canais ao vivo, existem duas opções: 

Assinar o pacote de TV Vivo Play Avançado, com 110 canais, ou Vivo Play Completo, com 128.

Ou pelo Vivo Play Inicial, com 42 canais, ou Vivo Play Estendido, com 87 canais. O acesso é 100% via o App Vivo Play, que pode ser feito pelo celular, Smart TV e dispositivos compatíveis.

Já sei como assistir TV no celular, mas qual o melhor modelo?

Não adianta nada você ter seu app Vivo Play ou outra forma de ver canais ao vivo pelo celular se o seu smartphone não consegue acompanhar o ritmo ou tem uma qualidade de vídeo muito baixa. 

Então, acompanhe as nossas dicas de aparelhos na Loja Vivo para assistir online sem travar e com qualidade.

Samsung Galaxy A13

O Samsung Galaxy A13 tem uma tela de 6,6" com tecnologia FHD+, que deixa os conteúdos mais nítidos, bem definidos e claros. Já a bateria de 5.000mAh dura mais tempo para assistir TV online, e áudio Dolby Atmos para ter uma experiência de som rica e profunda.

Para completar, ele ainda tem um processador Octa-Core com 4GB de RAM e 128GB de memória, que pode ser expandida com um cartão MicroSD de até 1TB. 

E, claro, não poderíamos esquecer das câmeras:

  • Macro de 2MP, que ressalta objetos e permite o efeito Bokeh;
  • Ultra Wide de 5MP, para fotos mais amplas com até 123°;
  • Principal de 50MP, para detalhes mais vívidos e nítidos;
  • Profundidade de 2MP, para ajustar a profundidade das fotos;
  • Frontal 8MP, para selfies incríveis.
Imagem do smartphone Samsung A13, na cor preta.

iPhone SE 5G 128GB

O iPhone SE 5G também é uma excelente opção para assistir TV online. Com conexão 5G, chip A15 Bionic, o mesmo do iPhone 13 e tela Retina HD com a qualidade Apple de 4,7” você tem mais velocidade e nitidez para ver online seus canais favoritos.

Para completar, ainda tem 128GB de memória interna e câmera frontal e a traseira Grande-angular de 12 MP com HDR inteligente para refinar o contraste automaticamente das suas fotos.

Imagem do smartphone Iphone SE na cor preta.

Samsung Galaxy Z Flip4 256GB

O Galaxy Z Flip4 5G é um dos mais diferentes da lista. Dobrável para caber no seu bolso, ele tem uma tela de 6.7" AMOLED Dinâmico quando aberto, com alta nitidez para assistir TV online, e uma frontal de 1.9" para você visualizar notificações quando ele estiver dobrado.

Além disso, o Z Flip4 ainda tem um processador Octa-Core 3.18 Ghz com 8GB de memória RAM e 256GB de memória interna. Já para as câmeras você tem:

Dupla traseira (Dual Pixel) de 12MP;

Ultra Wide de 12MP;

Frontal de 10MP.

Imagens do smartphone Galaxy Z Flip4 fechado e aberto.

iPhone 14 128GB

Se quer qualidade na sua tela, o iPhone 14 128GB com tecnologia 5G é a pedida certa. Ele ainda tem uma tela Super Retina XDR de 6,1" com Ceramic Shield; compatível com eSIM, chip A15 Bionic e duração de até 20 horas de vídeos.

Aproveite o Face ID e tenha segurança em seu smartphone, além de um dos melhores conjunto de câmeras do mercado para tirar suas fotos.

  • Sistema avançado de câmera dupla Grande-angular de 12MP;
  • Ultra-angular de 12MP;
  • Câmera frontal TrueDepth com foco automático de 12MP.
Imagem de 3 Iphones 14, nas cores: azul, meia-noite e estelar.

Motorola Edge 30 Neo

Outra boa opção para ver TV no celular é o Motorola Edge 30 Neo com 8GB de memória RAM, tela pOLED de 6,3" com frequência de 120 Hz e dois grandes alto-falantes estéreo. Com processador Snapdragon 695 e tecnologia 5G, você vai assistir seus canais favoritos sem travar.

Mas além da memória de 256GB, o Edge 30 Neo ainda tem:

  • Câmera principal de 64MP;
  • Câmera Ultra-wide + Macro + Profundidade 13MP;
  • Câmera frontal de 32MP.
Imagem do smartphone motorola Edge 30 Neo, na cor verde.

Samsung Galaxy A73 5G

O Galaxy A73 5G vem com o processador Snapdragon 778G 5G Octa-Core e o RAM Plus que proporciona até 8GB de RAM virtual. Assim, você pode extrair o máximo da tela Super AMOLED Plus de 6,7" Infinity-O com 120 Hz para jogar ou assistir vídeos e, claro, sua TV online.  Já com a tecnologia 5G você tem mais qualidade de conexão para aproveitar seus programas longe de casa.

Aproveite a memória de 128GB que pode ser expandida para guardar as fotos e vídeos tiradas com as câmeras:

  • Câmera principal de 108MP;
  • Câmera Ultra-Wide de 12MP;
  • Câmera Macro de 5MP;
  • Câmera de profunidade de 5MP;
  • Câmera frontal de 32MP.
Imagem do smartphone Samsung Galaxy A73.

Samsung Galaxy S22 Ultra 256GB

E, para fechar as nossas indicações de bons aparelhos para assistir TV no celular, temos o Galaxy S22 Ultra com 256GB de memória interna e 12GB de memória RAM. Com S Pen integrada, você pode usar a sua tela Dynamic AMOLED 2x de 6,8" e 120 Hz. Além de tudo isso, você ainda tem:

  • Câmera de selfie de 40MP;
  • Câmera Wide de 108MP;
  • Câmera teleobjetiva de 10MP com zoom óptico de 10;
  • Câmera teleobjetiva de 10MP com zoom óptico de 3x;
  • Câmera Ultra-Wide de 12MP.
Imagem do smartphone Samsung Galaxy S22 na cor verde.

Siga as nossas dicas e indicações de smartphones para assistir TV ao vivo e online, seja através da TV Digital ou através de apps. Assim, você vai poder acompanhar seus canais e programação favorita ao vivo e sem perder nada.

Até a próxima!

Leia também: