Está prestes a se casar ou conhece alguém que vai trocar as alianças em breve? Saiba que o chá bar já faz parte da lista das comemorações indispensáveis. O evento, que vem ganhando cada vez mais espaço no calendário dos noivos, é uma nova versão das tradicionais despedidas de solteira(o). 

Trata-se de uma festa para amigos e familiares, na qual o casal, geralmente, participa junto, sem restrições. Aliás, esse é um dos motivos que tem feito o formato ganhar os corações do público.

Quer saber como ele funciona na prática e o que fazer para organizar um? Siga conosco por aqui.

 

Imagem de um brinde entre amigas durante um jantar.

O que é chá bar?

É uma pré-celebração do casamento. Geralmente, acontece um mês antes da cerimônia oficial, ou seja, um esquenta para o que está por vir. Na maior parte dos casos, quem organiza são os padrinhos, que tornam-se os responsáveis por:

  • Criar a lista de presentes e a de convidados;

  • Escolher o local do encontro;

  • Preparar a decoração.

Na ocasião, os noivos ganham itens que geralmente são utilizados para receber visitas em casa, como:

Na maioria das vezes, são utensílios para equipar o bar e fazer petiscos.

Além disso, é comum as listas contarem com eletrônicos que tornam o lar mais divertido, como caixinhas de som e acessórios para games.

Imagem de um grupo de amigas soprando papeis coloridos para a câmera.

Qual a diferença entre chá bar e chá de panela?

A principal diferença é o fato do casal comemorar junto, eliminando a famosa restrição que acontece nos chás de panela e nas tradicionais despedidas de solteiro(a). Dessa forma, é possível chamar amigos e familiares de ambos os lados, o que se transforma em uma grande celebração.

Além disso, a lista de presentes também segue outro direcionamento. Em vez dos tradicionais itens para a casa que são dados nos chás de panela, temos mais produtos voltados aos momentos de diversão junto com os amigos.

Quem convidar para um chá bar?

Uma das etapas mais importantes é a organização da lista de convidados do chá bar. Antes de partir para ela, entretanto, é fundamental verificar qual é o investimento disponível para o evento. 

É necessário levar em conta os gastos com o espaço, caso não tenha nenhum disponível, as comidas, as bebidas e a decoração. Há muitas pessoas que pedem para os convidados levarem drinks, o que ameniza os custos.

Depois de decidir o investimento, siga para a elaboração da lista. Identifique quem são os amigos mais próximos e os familiares que os noivos gostariam de ter por perto nesse momento. 

Geralmente, os padrinhos, os pais e os irmãos são convidados VIP. Lembre-se que a comemoração não precisa ser gigante, podendo ganhar um tom mais intimista.

Tudo definido? É legal pensar em um convite. Para mandar online mesmo, via WhatsApp. Veja qual é a identidade visual que os noivos escolheram para o casamento e siga uma proposta semelhante. 

Se a ideia for ter algo mais descontraído, dá para encomendar plaquinhas divertidas, fazer caricaturas ou reunir fotos de momentos marcantes.

Imagem de um jantar entre amigos ao ar livre.

Como se faz um chá bar?

O próximo passo é a escolha do local, que vai variar conforme a quantidade de convidados. Caso sejam poucos, o salão de festas do prédio, o jardim ou até mesmo o interior da casa são suficientes. Assim, dá para economizar com o aluguel do espaço.

Em seguida, escolha como será o cardápio. É interessante levantar o que os noivos mais gostam e ser algo relacionado a bares, como petiscos e drinques.

Outra coisa que não pode faltar na ocasião é a organização de brincadeiras para entreter os convidados. É fundamental escolher passatempos que não constranjam as pessoas, como jogos de mímica e adivinhações. Assim, todo mundo vai querer fazer parte! 

O que pedir no chá bar?

É uma das principais dúvidas! Mas é bem fácil resolvê-la, pode ter certeza. Não há uma regra, mas geralmente os presentes estão mais relacionados aos momentos de descontração. Ou seja, itens usados para receber amigos, organizar festas ou curtir momentos a dois.

Ainda na dúvida? A seguir, fizemos uma seleção especial para dar aquela mãozinha na hora de organizar a lista e enviar aos convidados: 

Caixa de Som Bluetooth JBL Flip 5

Imagem de uma caixa de som JBL Flip 5.

Quando se fala em momentos de diversão, sempre tem uma boa música envolvida. Por isso, as caixinhas de som são presentes muito legais para o chá bar. O modelo Bluetooth JBL Flip 5, por exemplo, é à prova d’água, possui 20W e funciona para Android e iOS.

Seu design compacto é ideal para levar facilmente a outros lugares ou para quem não deseja ocupar muito espaço em casa. E o melhor: a duração da bateria é de até 12 horas.

O item está disponível na Loja da Vivo com condições especiais para a compra. Para se ter uma ideia, é possível parcelar em até 21x sem juros!

Amazon Fire TV Stick Lite com Alexa

Imagem de um Amazon Fire TV Stick Lite com Alexa.

Uma boa pedida é presentear os noivos com um dispositivo que transforma as TVs comuns em Smart. Este modelo da Amazon se destaca por ser compacto, é facilmente plugado no televisor e conta com controle remoto especial. Você pode pedir os conteúdos que deseja por voz, sem ter que apertar os botões.

Além disso, há conteúdos exclusivos para clientes Amazon Prime. O dispositivo também está disponível na Loja da Vivo, com condições especiais.

Google Chromecast 3

Imagem de um Google Chromecast 3.

Outra opção é o Google Chromecast 3, dispositivo do Google. Ao conectá-lo à TV, é possível assistir a todos os seus conteúdos favoritos facilmente. O design compacto facilita o deslocamento, bem como a instalação em diferentes aparelhos.

Imagine fazer uma reunião de amigos e ver vídeos do YouTube para aproveitar o tempo juntos? É simples. O dispositivo está à venda na Loja da Vivo, com condições imperdíveis.

LEIA MAIS:

Headset Gamer Logitech PRO X

Imagem de um headset Logitech.

Se o casal for gamer, certamente vai adorar qualquer item desse universo. Os fones são boas pedidas, sabia? O modelo Headset Gamer Logitech PRO X, por exemplo, foi desenvolvido em colaboração com atletas profissionais de e-Sports.

O áudio sai com bastante clareza, contribuindo diretamente para uma boa performance dos jogadores. Gostou da ideia? Veja as condições e o valor do produto na Loja da Vivo.

Smart Lâmpada Wi-Fi HI by Geonav

Imagem de uma Smart Lâmpada Geonav.

Todo evento pede uma iluminação especial. Imagine, então, poder regular as lâmpadas apenas com comandos de voz. Essa lâmpada permite criar cenas diferentes usando o aplicativo Hi by Geonav ou via assistente de voz.

É possível variar a intensidade e também os tons, criando climas intimistas ou de festa. Sabe onde encontrá-la? Na Loja da Vivo.

Conclusão

O chá bar está em alta entre os noivos, ganhando adeptos a cada novo ano. Uma das principais diferenças em relação aos eventos habituais é justamente a lista de presentes, composta por itens voltados para a diversão, seja quando com o casal estiver a sós ou entre amigos. Por isso, os eletrônicos aparecem como boas pedidas para a ocasião.

Geralmente, quem organiza a lista são os padrinhos (ou os próprios noivos, conforme a disponibilidade). 

A Vivo está aqui para solucionar seus problemas. Quer incluir itens com preços especiais e excelentes condições de pagamento? Visite a Loja da Vivo.

Até a próxima!

LEIA MAIS: