Os avanços tecnológicos nos proporcionam cada vez mais soluções que cabem na palma da nossa mão. Com isso, os consumidores passam a procurar soluções práticas e eficientes para o dia a dia, até mesmo quando se trata de ouvir música — dando preferência a uma caixa de som portátil pequena, em vez daquelas maiores e difíceis de carregar.

E para você que quer adquirir uma, mas não é muito familiarizado com o assunto, este artigo será de grande ajuda. Vamos explicar o que é uma caixa de som portátil, as diferenças que a tornam tão práticas e como escolher os melhores produtos do mercado. Quer saber mais? Então, continue com a gente e confira!

O que é uma caixa de som portátil?

Não é de hoje que quem é apaixonado por música tenta levar seu som preferido para onde quer que vá. Para quem viveu a década de 1980, deve se lembrar da febre que eram as famosas “Boombox” — uma caixa de som menor que as convencionais, que as pessoas levavam para as ruas para curtir suas músicas favoritas.

Elas contavam com entradas para fita cassete, baterias para serem recarregadas e bastante potência sonora. Esses aparelhos foram muito importantes para a revolução da cena urbana e influenciaram bastante a cultura pop da época.

Imagem de mulher segurando caixa de som

Com o passar do tempo, os recursos foram se adequando aos avanços na tecnologia — como a inclusão de conexão via bluetooth, entradas USB para carregamento, slot para cartões de armazenamento, entre outros —, além de se tornarem cada vez mais fáceis de se transportar, cabendo, muitas das vezes, dentro de uma mochila ou bolsa. Tudo isso sem perder sua qualidade e potência sonora.

É justamente essa praticidade que define uma caixa de som portátil. Tendo um equipamento desse, você consegue salvar aquele passeio monótono — no qual não é possível utilizar algum recurso elétrico, por exemplo — e até mesmo animar aquela resenha entre amigos ou festas de família, evitando que você ouça quando sua tia fizer a famosa pergunta: “e as (os) namoradinhas (os)?”.

E não pense que, por serem pequenas, elas deixam a desejar no quesito qualidade de som. Com exigências cada vez maiores por parte dos consumidores, as empresas estão investindo em melhorias significativas, que fazem com que elas  entreguem tanto praticidade, quanto um som limpo e potente.

Caixa de som pequena x caixa de som grande

A principal diferença entre uma caixa de som grande convencional e uma caixa de som pequena portátil, está na praticidade. As caixas mais robustas, apesar de apresentarem uma performance maior em relação à potência sonora, não são tão fáceis de se transportar — e, dependendo da situação, elas sequer podem sair do lugar.

Já uma caixa de som pequena portátil  pode ser colocada em qualquer espaço e ser utilizada de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade de cabos ou tomadas de energia em volta para que funcionem. 

Alguns modelos não precisam nem que seja inserido um cartão de memória com as músicas armazenadas, pois contam com o recurso de conexão via bluetooth. Assim, é possível conectá-la ao seu celular, por exemplo, para tocar as canções já contidas no aparelho ou acessar alguma plataforma de música com suas playlists favoritas.

Outra característica que torna viável a aquisição de uma caixa de som portátil pequena, é o seu custo-benefício. Os preços podem variar bastante, com algumas marcas oferecendo produtos de linha “Premium” a custos um pouco mais altos. Porém, também são facilmente encontrados aparelhos com valores mais acessíveis e que entregam a qualidade de som que você procura.

Imagem de pessoa ouvindo caixa de som

Em quais atividades posso usar uma caixa de som portátil pequena?

Essa versatilidade permite que a caixa de som portátil pequena seja utilizada em diferentes ocasiões. Se ela estiver devidamente carregada, basta que você tire de sua mochila, ligue e curta o momento sem se preocupar. 

Não há obrigatoriedade de qualquer fio para seu funcionamento, seja ele de alimentação elétrica ou de conexão de som com algum outro dispositivo, como televisores, DVD 's ou computador.

Assim, você pode utilizá-la, por exemplo:

  • Durante um dia na praia — já que na areia não há possibilidade de ligar uma caixa de som convencional. Mas, antes de levá-la, certifique-se que seu equipamento é a prova d’água e poeira;

  • Em um piquenique com a família ou amigos;

  • Ouvir músicas ou um podcast enquanto realiza alguma atividade física, seja em casa ou ao ar livre;

  • Em uma reunião de amigos;

  • Em um jantar romântico a dois;

  • Uma pequena festa na piscina — cuidado com a água, heim!

  • Durante uma caminhada ou trilha — para dar aquela animada no pessoal;

  • E em muitas outras oportunidades.

Qual potência boa para uma caixa de som portátil pequena?

Apesar de ter seu custo-benefício muito bom, esse não é o único recurso que os consumidores buscam em uma caixa de som portátil pequena. Afinal, de nada adianta a praticidade se, na hora que você precisa utilizá-la, a qualidade de som não é das melhores.

O ideal é que você possa testar a qualidade de áudio da caixa antes de comprar. Porém, como isso não é possível nas compras pela internet, é interessante buscar por algumas informações disponibilizadas pela fabricante do produto.

Uma dessas informações é a força sonora do aparelho, que é determinada pela quantidade de Watts RMS. Quanto maior for esse valor, mais potência a sua caixa terá. Um equipamento com uma definição acima de 6 Watts RMS já é suficiente para entregar uma boa qualidade sonora.

Porém, deve-se ficar atento a outras características importantes que, quando somadas, agregam mais qualidade à reprodução de suas músicas. Dê preferência a equipamentos com uma boa resposta de frequência — estando na faixa de 100 Hz a 20 Khz.

Imagem de mulher malhando ouvindo caixa de som

Como escolher uma caixa de som portátil?

Antes de mais nada, para escolher uma caixa de som portátil pequena, você deve avaliar as suas necessidade e a forma que ela será usada no dia a dia. Depois de definidos esses aspectos, é hora de buscar pelos recursos que mais vão se adequar a essas situações. Confira abaixo alguns fatores que devem ser levados em consideração:

Potência sonora

Como já explicado acima, esse é um dos fatores fundamentais da sua caixa portátil. Caso você vá utilizar em ambientes mais abertos e maiores, o ideal é que elas sejam mais potentes. 

Nesses casos, uma caixa de som com uma potência acima de 10 Watts RMS será fundamental para que você consiga ouvir as reproduções sem que os fatores externos influenciem tanto em sua experiência.

Se suas pretensões são para uso mais reservado, onde não haja a necessidade de um volume máximo, uma caixa de 6 ou 8 Watts já deve ser suficiente para entregar a qualidade necessária.

Imagem de caixa de som vermelha

Autonomia

Uma das maiores vantagens de uma caixa portátil, é justamente poder utilizá-la sem ligar em uma tomada de energia. Mas, para que você possa usufruir de seus recursos por um bom tempo, é necessário que ela tenha uma boa autonomia de energia, ou seja, que sua bateria dure bastante.

As versões menores, até por sua estrutura física, costumam ter menos autonomia, quando comparadas a caixas mais robustas. Porém, é possível encontrar boas opções que não te deixem na mão rapidamente — podendo durar quase um dia inteiro, dependendo do modelo.

Variedade de conexões

Apesar do recurso da tecnologia bluetooth ser uma das principais características do aparelho, é importante que ele conte com outras possibilidades de conexão, caso você precise utilizar outra fonte de áudio para reproduzir suas músicas.

Algumas caixas oferecem a opção de conexões via cabo — para ligar a uma televisão ou computador, por exemplo — e até mesmo Wi-Fi, que permite que ela seja utilizada a uma distância maior do dispositivo principal.

Design e recursos extras

É possível encontrar caixas para todos os gostos — que vão desde dispositivos ideais para colocar na sua mochila ou bolsa, até aparelhos muito menores, que cabem no bolso de uma calça. 

Da mesma forma, podem ser encontradas nas mais diversas aparências: em várias formas geométricas, formatos de animais, outros objetos e algumas até customizadas à sua escolha.

Alguns recursos extras também podem ser considerados, tais como: 

  • Caixas à prova d’água e poeira: para que você possa utilizar na praia, piscina, cachoeira e até na chuva;

  • Conexão com outra caixa: potencializando o som;

  • Função viva-voz: permitindo que você realize chamadas, por exemplo.

Quais as melhores caixas de som portáteis pequenas?

Encontrar a melhor caixa de som portátil pequena exige uma busca minuciosa e análise de todas as características que você defina como prioridade. Abaixo, separamos alguns modelos interessantes que podem ser o que você procura:

Yell Mobile Y-Move

Imagem de caixa de som

As principais características da Yell Mobile-Move, são:

  • Bateria de 2.200 mAh, que entrega uma autonomia de até 8 horas;

  • Potência de 12 W permitindo uma ótima qualidade em ambientes internos e boa entrega de áudio em locais mais abertos; 

  • Conexão via bluetooth;

  • É bivolt — funcionando em tomadas tanto com energia 110 V quanto 220 V; 

  • Sensibilidade de 75 dB;

  • À prova d’água.

Multilaser Bazooka SP350

Imagem de caixa de som Multilaser

A Multilaser Bazooka SP350 tem como principais recursos:

  • Autonomia de até 7 horas;

  • Conexão via bluetooth;

  • Potência de 50 W RMS;

  • Sistema TWS — permite que mais duas caixas Multilaser sejam conectadas à ela.

Philco Speaker Extreme

Imagem de caixa de som Philco

Os diferenciais da caixa Speaker Extreme, da Philco, são:

  • Potência de 40 W RMS;

  • Conexão via bluetooth;

  • Entradas auxiliares para conectá-la em outros dispositivos;

  • Botões emborrachados em seu design — proporcionando um toque mais macio;

  • Autonomia de até 10 horas;

  • Entrada Bivolt — funcionando em tomadas tanto com energia 110 V quanto 220 V.

JBL Go 2

Imagem de caixa de som JBL

Entre as principais características da JBL Go 2, podemos destacar:

  • Uma das menores e mais leves da categoria — podendo ser guardada nos menores espaços;

  • 3.1 W RMS;

  • Faixa de frequência de 180 Hz a 20 kHz;

  • Até 5 horas de autonomia;

  • Resistente à água;

  • Conectividade bluetooth.

OEX Speaker Joy

Imagem de caixa de som

A caixa de som portátil OEX Speaker Joy tem como principais recursos:

  • Incríveis 100 W RMS de potência;

  • Função TWS — que permite que você conecte mais duas caixas OEX via bluetooth;

  • Painel de funções em LED e efeitos de transição;

  • Bateria de 2.400 mAh, com até 3 horas de uso contínuo;

  • Entradas para cartão de memória, cabo auxiliar e microfone;

  • Função de rádio FM.

Onde vende caixa de som portátil pequena?

Tanto as opções apresentadas acima quanto outros modelos de caixa portátil pequena, você encontra na Loja Vivo

Lá, além de uma descrição completa sobre os produtos, você conta com preços acessíveis e condições especiais de pagamento. 

E agora que você já sabe como escolher o aparelho portátil que mais se encaixa em suas necessidades, aproveite para visitar a loja e descobrir não só essa, mas várias outras categorias de produtos disponíveis.

Boas músicas e até a próxima!

LEIA MAIS: