O filme da Barbie estreou nos cinemas em julho de 2023 no Brasil e no mundo, e criou uma febre cor-de-rosa sem precendentes. Arrastando multidões para o cinema, o filme dirigido por Greta Gerwig, e estrelado por Margot Robbie e Ryan Gosling, foi a maior bilheteria de 2023, arrecadando 1,442 bilhão de dólares, além de conseguir acumular indicações ao Oscar, Critics Choice Awards e Grammy de 2024.

E agora que o filme finalmente está disponível para você ver e rever na HBO Max sem custo adicional, nós montamos um conteúdo com informações sobre o filme e, claro, sobre a própria Barbie.

Vamos lá?

Ela é tudo! Conheça melhor a Barbie

Lançada pela Mattel em março de 1949, a boneca Barbie mudou a relação que as crianças tinham com bonecas. Antes, por serem em formato de bebês, as meninas que brincavam estavam limitadas a se imaginarem como mães ou donas de casa.

Com a Barbie simulando uma mulher adulta, as meninas poderiam se inspirar e se imaginar como a boneca. Embora criticada pela modelagem do corpo da Barbie, a Mattel apresentou modificações ao longo do tempo para atualizar a imagem da Barbie.

Essa tendência foi reforçada ainda mais quando a Barbie apresentou bonecas com inúmeras profissões, como médica, veterinária, astronauta, bombeira, etc.; e também quando lançou modelos com cores de cabelo e de pele de vários tons.

Além disso, o lançamento das roupas e acessórios da Barbie ainda deixavam as brincadeiras mais interativas, diversificadas e inspiraram inúmeras meninas ao redor do mundo.

Imagem de divulgação do filme Barbie. Lê-se: Assista agora na HBOMax.

Quem inspirou a Barbie?

Uma das perguntas feitas pelos fãs e curiosos sobre a boneca é: quem inspirou a Barbie?

Quem deu o primeiro empurrão foi sua filha Bárbara, que até deu o nome para Barbie. Ruth viu sua filha brincando com bonecas de papel, que simulavam mulheres adultas. Porém, os executivos da Mattel na época não colocaram muita fé nisso. Porém, em uma viagem à Alemanha ela conheceu a boneca Bild Lilli, que confirmou que as meninas não queriam brincar somente com bonecas de bebê.

Isso foi o sinal verde para que a Barbie começasse a ser produzida. Depois do seu lançamento, ela se tornou um sucesso e virou um ícone da cultura pop, aparecendo em obras de arte, filmes e ditando tendências no mundo dos brinquedos.

Curiosidades sobre a Barbie

Ilustração do Vivinho com estrelas ao redor. Há um balão com o número 1 na parte superior.

Várias profissões

A Barbie já tem mais de 180 profissões que continuam aumentando, por exemplo: ela tem carreira de engenheira de computação, piloto de avião, diretora de cinema e arquiteta.

Ilustração do Vivinho com estrelas ao redor. Há um balão com o número 2 na parte superior.

As vendas da Barbie

Sabia que uma Barbie é vendida a cada 3 segundos no mundo? Ela está presente em cerca de 150 países.

Ilustração do Vivinho com estrelas ao redor. Há um balão com o número 3 na parte superior.

Barbie na moda

Ela já teve modelitos desenhados por grandes estilistas, como Christian Dior, Ralph Lauren, Vera Wang e Karl Lagerfeld.

Ilustração do Vivinho com estrelas ao redor. Há um balão com o número 4 na parte superior.

Barbie mais diversa

Para realmente representar as meninas, em 2016, Barbie ganhou três novos tipos de corpo (Petite, Curvy e Tall), 7 tons de pele, 22 cores de olhos e 24 penteados.

Ilustração do Vivinho com estrelas ao redor. Há um balão com o número 5 na parte superior.

Barbie na cultura pop

Considerada um ícone da cultura, grandes artistas já usaram a Barbie como musa, entre eles Andy Warhol e Peter Max. Ela já estrelou filmes, jogos, apareceu em Toy Story e também na Times Square.

Saiba mais sobre o filme "Barbie"

Com roteiro assinado pela própria diretora Greta Gerwig e também por Noah Baumbach, o filme da boneca teve a produção da LuckyChap Entertainment, a produtora da Margot Robbie, que estrela o filme ao lado de Ryan Gosling, o Ken.

Distribuído pela Warner Bros. Pictures, o filme foca na Barbie esteorotipada, que começa a dar defeito. Para descobrir o que está acontecendo e consertar isso, ela deve sair da Barbielândia e ir ao mundo real. Sempre acompanhada do Ken, é claro.

Com um elenco estrelado, o filme toca em assuntos importantes, como feminismo, patriarcado, existencialismo, tudo em uma jornada cômica, mas com pitadas dramáticas, de autodescoberta.

Imagem de um casal sentado em um sofá.

O evento do ano: Barbenheimer

Arrastando multidões para o cinema, o blockbuster ainda fez parte do evento do ano: o Barbenheimer. Isso porque, o filme da boneca dividiu as salas do cinema com o filme Oppenheimer, dirigido por Christopher Nolan, uma biografia sobre o físico teórico J. Robert Oppenheimer e a criação da bomba atômica.

Com dois filmes tão diferentes estreando ao mesmo tempo, a internet não perdoou e fez piada do assunto, transformando o Barbenheimer em uma capanha de marketing que ajudou ambos os filmes a serem sucesso.

O mundo de Barbielândia: curiosidades do filme

O filme Barbie foi um acontecimento do começo ao fim, então vem se divertir com algumas curiosidades da produção:

  • A produção do cenário usou tanto rosa da empresa Rosco, especiliasta em tinta para produções de cinema e teatro, que esgotou com a tinta em todo o mundo;
  • A diretora Greta Gerwig se inspirou em mais de 30 filmes para compor o longa;
  • Para dar a estranheza e ilusão de um mundo de brinquedo na Barbielândia, os atores são cerca de 20% maior do que os objetos em cena;
  • A agora icônica cena da Barbie e seus pés foi feita sem computação, foi a própria Margot quem fez;
  • Margot estava tão investida na divulgação do filme que usou looks clássicas da Barbie nos eventos red carpet de divulgação;
  • Alguns bonecos que foram descontinuidos da linha Barbie se fazem presentes no filme, como é o caso do carismático Alan.

Onde assistir Barbie?

O filme "Barbie" já está disponível em algumas plataformas digitais para aluguel, mas desde o dia 15 de dezembro de 2023 o filme entrou no catálogo do streaming HBO Max sem custo adicional para seus assinantes.

Assim, ao assinar HBO Max você pode curtir o filme mais esperado do ano sempre que quiser, além de aproveitar grandes sucessos de bilheteria que vão do cinema direto para a plataforma. A HBO Max ainda tem um catálogo com produções premiadas da HBO, como Succession e Game of Thrones, que você pode baixar e assistir offline.

Aproveite HBO Max na sua Smart TV, notebook, tablet ou smartphones. Além disso, quem é assinante do pacote HBO pela Vivo, tem acesso garantido ao aplicativo.

Imagem de umas televisão e um tablet, ambos com pôster de divulgação do filme Barbie.

Internet para você assistir Barbie sem travar

Lê-se: Vivo Total. Fibra mais 5G.

Vivo Total, um plano com mais economia

O Vivo Total é um plano que reúne rede móvel e internet Vivo Fibra. E a maior vantagem é que ele é mais econômico do que assinando separadamente, além de vir tudo em uma fatura só.

Assine Vivo Total
Imagem da fibra sobre fundo escuro. Lê-se: Vivo Fibra.

Vivo Fibra com HBO Max

O plano inclui internet Vivo Fibra com Wi-Fi grátis e também a assinatura da HBO Max. Assim, você tem acesso a todo o conteúdo do streaming e a internet Fibra em uma só fatura.

Assine Vivo Fibra

Celular rosa para entrar no clima

Arrastando multidões para o cinema, o blockbuster ainda fez parte do evento do ano: o Barbenheimer. Isso porque, o filme da boneca dividiu as salas do cinema com o filme Oppenheimer, que conta a história thriller biográfico dirigido por Christopher Nolan sobre o físico teórico J. Robert Oppenheimer

Acessórios rosa para seu celular

Toda Barbie precisa ter seus acessórios e para você aderir ao barbiecore, a tendência de usar roupas inspiradas pela boneca, nós separamos uma lista de vários acessórios para complementar o seu celular.

Tem desde capinha e apoios popsockets para vários modelos de smartphones e em diferentes tons de rosa para você escolher. 

Imagem de 3 capas Ovvi em tons de rosa. Ao fundo, imagem de um céu azul.

E aí, curtiu nosso conteúdo? Então, coloque sua roupa rosa, prepare a pipoca e assista Barbie na HBO Max com internet Vivo para não travar.

Até mais!

Leia também: