Apesar de domesticados, os gatos não perdem seus instintos naturais, entre eles o fato de que são caçadores e gostam de arranhar. Então, precisam de um suporte adequado para isso, como um arranhador para gato.

O mercado pet está sempre inovando e pensando em itens para que os donos possam oferecer os melhores cuidados para o seu felino. Assim, você encontra o acessório em diferentes tamanhos, materiais e formatos. E é aí que surge a dúvida: como escolher o melhor para o meu gato?

Com algumas dicas da Vivo para o seu pet, você consegue comprar o arranhador de gato que vai agradar em cheio o seu amigo. Acompanhe nosso artigo e veja o que analisar antes de escolher o item.

Imagem de um gato branco arranhando um chinelo.

O que é um arranhador para gato?

Quem convive com gatos sabe que eles têm a necessidade de arranhar. Como dissemos, é um instinto natural do bichinho, que, na natureza, procura por superfícies ásperas, como troncos de árvores, para passar as unhas.

Logo, os felinos que vivem dentro de casa também precisam ter um suporte para arranhar. Não é à toa que muitos deles acabam fazendo isso em sofás e assentos de cadeiras. Alguns até passam a arranhar os donos, mesmo na hora das brincadeiras.

E sabemos que pouca gente tem um quintal com uma área mais natural para que o gato possa arranhar uma árvore, certo? Pelo contrário, muitas pessoas vivem em apartamentos e precisam de uma solução para oferecer esse cuidado ao seu felino.

Por isso, é tão importante ter um acessório desenvolvido justamente para esse hábito do gato, como os arranhadores.

Aliás, quem começa a cuidar do felino ainda filhote pode, já nessa fase, oferecer um arranhador para que ele cresça acostumado com esse suporte. Com isso, há menos risco de ele estragar a mobília da sua casa ou dos donos serem arranhados por ele.

Mas mesmo para quem adotou o pet mais crescidinho, adquirir um arranhador para gato também é recomendado. Afinal, é um cuidado a mais com ele, pois o acessório é também uma forma de proporcionar bem-estar para o pet.

Imagem de um gato amarelo brincando em um arranhador.

Por que o arranhador de gato é importante?

Quer saber por que o arranhador está entre os cuidados indispensáveis para o seu pet? Veja abaixo.

Proporciona um cuidado para as unhas do felino

Ao usar o arranhador, o gato pode lixar as unhas e ainda eliminar as camadas de unhas velhas. Isso é importante, porque as unhas do felino estão em constante crescimento e não é tão simples apará-las em casa. O recomendado é sempre fazer isso com um profissional.

Melhora o comportamento do bichinho

Ao passar as patinhas no acessório, além de arranhar, o gato também alonga e estica todo o seu corpo, deixando-o mais relaxado. Isso, somado ao fato de que ele pode satisfazer seus instintos naturais, contribui para o bom comportamento do pet, reduzindo quadros de agressividade.

É uma maneira de o pet demarcar território

Apesar de estar em casa e fazer parte da família, os gatos gostam de demarcar território. Então, o arranhador também tem essa finalidade, pois, ao passar as unhas nesse suporte, ele deixa seu odor natural no objeto.

O arranhador também pode ser um brinquedo

Por fim, o arranhador pode servir para entreter seu pet, pois ele passa a utilizar o acessório como brinquedo. Aliás, existem alguns modelos que trazem alguns itens extras, resultando em diversão para o seu gato.

Imagem de um gato em cima de um arranhador de chão.

Qual material usar em um arranhador para gato?

Quando as pessoas vão escolher um arranhador para gatos, a primeira dúvida é quanto ao material do acessório. Geralmente, o item é feito de:

  • Papelão;

  • Pelúcia;

  • Sisal;

  • Tecido vinílico poroso;

  • Carpete.

Os cinco tipos irão atender à necessidade do felino, mas há outros fatores a considerar. O de papelão, apesar do custo menor, também tem uma resistência e durabilidade reduzida. Logo, é preciso se programar para fazer trocas constantes desse suporte. 

Todavia, os arranhadores de pelúcia, tecido vinílico, carpete e sisal são mais resistentes e duram mais. Assim, o custo é maior. Só que, com essa escolha, você não precisa se preocupar em trocar o acessório com tanta frequência.

Como escolher o acessório ideal para o meu pet?

Além de decidir sobre o material do arranhador, leve em conta outros fatores:

Hábitos do gato

Observe como ele gosta de arranhar. Pode ser apoiado apenas nas patas traseiras, o que indica que o mais adequado é um arranhador vertical. Já, se ele tem o hábito de passar as unhas em tapetes ou outras superfícies no chão, o acessório na horizontal é o melhor.

Imagem de uma mulher brincando com um gato que está em um arranhador.

Tamanho do arranhador

A dica é também escolher um arranhador que seja maior que o felino, pois ele usa o acessório para se alongar.

Outras necessidades

Há diferentes tipos de arranhadores no mercado, sendo que alguns oferecem ainda um local de abrigo (como uma casinha) e brinquedinhos extras para o gato. Se você busca outras funcionalidades no acessório, considere comprar um mais completo.

Qual o melhor tipo de arranhador para gatos?

Quando o assunto são produtos de pet shop, como casinhas, bebedouros e brinquedos, você vai se deparar com diferentes modelos e materiais. Sabemos como esse fator pode deixar o dono bastante perdido.

Com o arranhador de gato não é diferente. Por isso, confira as características dos principais tipos de acessórios disponíveis:

Arranhador na vertical

Imagem de um arranhador vertical.

Você vai encontrar modelos que são cilíndricos, como um mastro, para o seu pet arranhar apoiado nas patas traseiras. 

Geralmente, são itens revestidos de sisal, como o Arranhador Cat Crazy Mini Poste Pet Injet – Azul, que tem base em pelúcia e ainda conta com um brinquedo na parte superior.

Arranhador na horizontal

Imagem de um gato branco em um arranhador horizontal.

Existem opções que parecem um pequeno tapete, permitindo ao gato arranhar na posição horizontal. Pode ser de sisal, carpete ou papelão. São acessórios mais leves e compactos e, por isso, fáceis de serem transportados de um lugar ao outro.

Entre as melhores sugestões, estão:

Arranhador em rampa

Quem busca um acessório ideal para que o pet possa, além de arranhar, esticar bem o corpo, a dica é o arranhador em formato de rampa. Você encontra o item em papelão, carpete ou tecido vinílico.

Muitos têm uma estrutura mais reforçada e ainda oferecem um buraco perto da base, como uma toca, para que o pet possa entrar, se esconder e brincar.

Arranhador com diferentes patamares

São arranhadores que trazem mais de um patamar para que o gato possa escalar o acessório, arranhar e brincar. Podem ter partes em pelúcia e sisal, bem como outros brinquedos pendurados, como penas ou bolinhas.

Arranhador com brinquedos

Imagem de um arranhador com um brinquedo de bolinha.

Tem ainda itens de pelúcia na base com um brinquedo na parte superior, como o Arranhador Brinquedo para Gatos Lua Master ProFeline. É um acessório que garantirá uma boa diversão para o seu felino.

Agora você já tem diversas informações para comprar o arranhador para gato sem erros. Como mostramos, apesar de servir também como um brinquedo para o pet, é um suporte para que o seu amigo possa relaxar e ainda pôr em prática seus instintos naturais.

Não sabe onde adquirir o arranhador ou outros itens indispensáveis para oferecer o melhor cuidado para o seu gato? Acesse a Loja da Vivo para escolher acessórios de diferentes modelos e das melhores marcas.

Até breve! 

LEIA TAMBÉM: