Você também curte animes? O estilo peculiar desses desenhos animados conquista mais fãs a cada ano ao redor do mundo. Para quem já é fissurado pela arte pop japonesa, assistir a animes online é um verdadeiro deleite.

Ah, não está por dentro do assunto ainda, nem entende por que os animes têm um fandom tão apaixonado por aqui? Não se preocupe. A gente elaborou este artigo para explicar as características e os detalhes que fazem essas animações tão únicas. 

Também selecionamos os melhores animes disponíveis online, para você assistir nas principais plataformas de streaming. Então, continue por aqui e anote as nossas sugestões. 

Menino vendo anime online no smartphone no sofá de casa Menino vendo anime online no smartphone no sofá de casa

O que são animes?

A palavra anime (ou também animé ou animê) é a abreviação da pronúncia do termo “animação”, que, em japonês, se diz animēshon.

No Japão, anime se refere a qualquer desenho animado, não importando qual seja o país de produção da arte. Mas, aqui no Ocidente, é diferente: o termo anime é usado para designar somente os desenhos animados de origem japonesa. 

O sucesso dos filmes e das séries é tanto, que influenciou muitos artistas não japoneses a produzirem obras que exploram os mesmos aspectos visuais das animações orientais

Só que, devido ao fandom das produções japonesas, essas obras são chamadas de animações influenciadas por animes, pseudoanimes ou murikanimes, inclusive pela indústria.

Tanto animes quanto murikanimes exploram os mais variados temas, cabendo a todos os gêneros cinematográficos. Então, você encontra animes de:

  • Ficção científica;
  • Comédia;
  • Terror;
  • Drama;
  • Aventura.

A gente não pode deixar de falar dos mangás, que são a versão em quadrinho dos animes. Muitas animações ganharam vida a partir do sucesso de mangás, mas o contrário também acontece.

Menina e menino sentados no sofá assistindo anime no tablet Menina e menino sentados no sofá assistindo anime no tablet

Quais são as características dos animes?

As animações japonesas conquistam fãs pela diversidade de estilos em suas artes, que depende do traço do artista, da ideia e/ou do estúdio que fará a produção. Porém, algumas características em comum qualificam os animes como tal. Algumas delas são:

  • Proporções corporais que refletem as proporções humanas com precisão;
  • Olhos, em geral, muito grandes e expressivos;
  • Personagens andróginos;
  • Enquadramentos ousados;
  • Movimento de cena;
  • Direção de arte ágil.

Outra característica marcante são os recursos utilizados para dar expressividade às emoções dos personagens. As gotas d’água aparecem ao lado do rosto exprimindo constrangimento, os nervos estilizados na testa representam raiva, a diminuição súbita do personagem significa vergonha e chifres e dentes pontiagudos representam maldade ou raiva.

Os personagens têm personalidade rica e bem-elaborada, o que confere uma dramaticidade típica dos animes. 

Quais são os tipos de animes?

Dentro do universo dos animes, existem alguns gêneros em que se enquadram as narrativas. Os mais comuns são os seguintes:

Imagem de anime Imagem de anime

1. Shonen

Shonen significa “pequeno garoto”, pois os primeiros mangás desse gênero eram produzidos para meninos adolescentes. 

O foco é nos personagens juvenis que estão tentando buscar o seu melhor, proteger as pessoas que amam ou corrigir um erro do passado. Lutas e personagens poderosos são algumas das características.

Aqui estão a maioria dos animes shonen dublados no Brasil: 

  • Dragon Ball;
  • Naruto;
  • Speed Racer;
  • Cavaleiros do Zodíaco;
  • Once Piece.

2. Shoujo

A versão feminina do shonen é chamada de shoujo, que significa “pequena garota”. Aqui, as meninas também são heroínas, mas a narrativa é mais voltada para os relacionamentos amorosos e as emoções humanas.

“Sailor Moon”, “Sakura Cardcaptor”, “Ao Haru Ride” e “Akatsuki no Yona” são exemplos clássicos desse tipo de anime.

Imagem de anime Imagem de anime

3. Seinen

Para quem não curte muito os heróis adolescentes e românticos e suas lutas poderosas, os anime seinen são incríveis. Em japonês, o termo significa “homem jovem”, então, a linguagem pode ter moral mais obscura e personagens frustrados ou anti-heróis.

Embora normalmente sejam sombrios, alguns animes desse gênero são de comédia. “Ghost in the Shell” e “Black Lagoon” são famosos desse tipo.

4. Josei

Essa é a versão feminina do anime seinen, que quer dizer “jovem mulher”. Então, os personagens são mais maduros e enfrentam problemas que tendem a refletir mais a realidade. Há muitos elementos dramáticos e melancólicos e, muitas vezes, explicitamente sexuais.

5. Ecchi

Os anime ecchi são definidos como mais “pervertidos”, podem ser sexy, mas nunca pornográficos. Pelo contrário, há enredo e cuidado nas construções das histórias, também bastante marcadas pelo humor.

6. Harém

A narrativa gira em torno de um jovem rapaz meio perdido na vida que, por uma determinada razão, todas as garotas querem estar com ele. 

O humor também é presente aqui, e o harém reverso é quando o anime tem uma menina disputada por diversos garotos.

Cena do filme A Viagem de Chihiro Cena do filme A Viagem de Chihiro

7. Isekai

O isekai é o anime em que personagens são levados a mundos fantásticos. As histórias são diversas, mas destacam o fato de uma pessoa comum na nossa realidade tornar-se extraordinária no mundo da fantasia.

Alguns dos mais conhecidos do gênero são “No Game No Life” e “A Viagem de Chihiro”.

8. Mecha

O gênero mecha anime compreende o conceito dos robôs gigantes. A narrativa é simples e aborda heróis pilotando as máquinas, combatendo o mal e lutando pelo que é certo. 

“Neon Genesis Evangelion” e “Full Metal Panic!” são bem conhecidos.

9. Slice of Life

Nesse tipo de anime, os detalhes e a trivialidade da vida são o foco da narrativa. É simplesmente um retrato da vida sendo vivida por um jovem ou um grupo de amigos. 

Muitos contêm elementos fantasiosos, fenômenos sobrenaturais ou vida em outro planeta, porém, sempre focando a simplicidade da rotina: um pedaço de vida. Um clássico do tipo é “Serviço de Entrega da Kiki”.

10. Kodomomuke

Esses animes são, em geral, desenhos educativos para crianças. São muito divertidos, e as séries mais conhecidas são “Pokémon”, “Hamtaro” e “Yo-Kai Watch”.

11. Iyashikei

Esse termo pode ser traduzido como “cura”, e os animes do gênero têm esta característica em sua narrativa: fazem o espectador se sentir revigorado e com vontade de viver. 

Em sua maioria, são filmes com trilha sonora gentil, cenas de natureza suave e pessoas reunidas em busca de um bem comum.

Onde assistir a animes online?

Assistir a animes online hoje é muito fácil. Diversas plataformas de streaming disponibilizam obras sensacionais em seus catálogos, a exemplo das principais Netflix e Amazon Prime.

Para quem é cliente Vivo, curtir essas produções é ainda mais descomplicado, já que, com o plano Vivo Selfie Netflix e Vivo Selfie Amazon Prime as assinaturas dos streamings são incluídas. No entanto, se você não quiser vincular o serviço a um plano de celular, na Vivo App Store você assina apenas o app de streaming.

Ah! Se você quer assistir aos seus animes favoritos pelo smartphone, então é preciso se ligar na internet ideal para o streaming no celular, hein?

Os melhores animes online

Muito bem, depois de entender um pouquinho mais desse rico e vasto universo das animações japonesas, chegou o momento de conhecer os melhores animes para assistir online. Lembre-se de salvar o artigo para retomar a listinha depois.

1. Naruto Shippuden (Netflix)

Naruto é um jovem garoto órfão que busca por aprovação e sonha em se tornar o líder e maior guerreiro da sua aldeia: um Hokage. Naruto conta com a ajuda dos amigos Sasuke e Sakura e do professor Kakashi Hatake para conquistar o seu objetivo e deter os vilões ninjas.

A primeira parte da história retrata Naruto pré-adolescente e, na segunda, ele já está um pouco mais velho. Os 220 episódios da série foram produzidos entre 2002 e 2007, e é uma das séries mais aclamadas pelo público, assim como sua versão em mangá.

Cena do anime Naruto Shippuden

2. Dororo (Amazon Prime)

O anime Dororo foi lançado em 2019 e, agora, você pode curtir os 24 episódios pela Amazon Prime. A história começa sombria, com Daigo Kagemitsu fazendo um pacto com 12 demônios para entregar os órgãos do seu filho ainda não nascido em troca de prosperidade em suas terras.

A criança é deformada e abandonada, mas um curandeiro a encontra e a equipa com próteses que a fazem sobreviver. A jornada de Dororo é para recuperar as partes perdidas de seu corpo, enfrentando os demônios e, por fim, seu pai.

Cena do anime Dororo

3. The Seven Deadly Sins (Netflix)

Esse anime narra a saga da princesa Elizabeth Liones, que segue à procura de um grupo de cavaleiros perigosos para ajudá-la a recuperar o Reino de Liones que, depois de os cavaleiros serem separados, é invadido por tiranos. 

Foram lançadas cinco temporadas, mas o anime ganhou um filme (lançado em 2021, no Japão) para finalizar os capítulos adaptados do mangá. Na Netflix, você curte todos os episódios online.

Cena do anime The Seven Deadly Sins

4. Castlevania (Netflix)

Olha que bacana, “Castlevania” é um anime baseado em um videogame japonês de 1989, e não em um mangá. 

A história gira em torno de Trevor Belmont, um caçador de vampiros membro da única família capaz de derrotá-los. Trevor precisa salvar sua cidade, que foi invadida e sitiada pelo próprio Vlad Drácula.

Você pode assistir a esse anime online na Netflix, que renovou a obra por quatro temporadas.

Cena do anime Castlevania

5. One Piece (Netflix)

“One Piece” é baseado em um dos mangás mais vendidos em todo mundo, com 473 milhões de cópias, o anime também é muito querido –– assim como jogos, filmes e produtos licenciados.

Na história, Monkey D. Luffy é um jovem que busca o tesouro One Piece para se tornar o rei dos piratas. Sua tripulação inicialmente conta com Roronoa Zoro, Nami, Usopp e Vinsmoke Sanji.

Durante a trama, vemos batalhas com piratas, novos recrutas, trocas de navio e muitas outras aventuras. A saga não conta apenas com seres humanos, mas também com raças como homens-peixe, minks, gigantes e anões.

Se gostou da história, pode comemorar: são 263 episódios disponíveis na Netflix para dar início à maratona!

Cena do anime One Piece

Quais os melhores animes dublados?

Achou que tinha acabado? Pois veja, agora, as nossas sugestões de animes online dublados:

1. Pokémon, a série: Diamante e Pérola (Amazon Prime)

“Diamante e Pérola” é um dos arcos de Pokémon. A animação narra as aventuras de Ash Ketchum, Brock e Dawn. O principal objetivo dessa turma é derrotar Cyrus e a equipe Galática.

Mas você já deve ter visto muitas outras histórias Pokémon, fora o Diamante e Pérola, certo? Isso acontece porque a franquia tem diversos volumes. 

Esse arco reúne as temporadas 10, 11, 12 e 13 de Pokémon –– mas somente a décima é chamada de Diamante e Pérola, com 52 episódios. As demais contam o desenrolar da história e têm mais de 140 episódios somados (respectivamente, 52, 53 e 34).

Para fazer essa série, os criadores se inspiraram nos jogos japoneses “Pokémon Diamond e Pearl” e “Pokémon Platinum”. É uma boa adaptação que você pode curtir na opção dublada!

Cena do anime Pokémon Diamante e Pérola

2. Edens Zero (Netflix)

Quem gosta de séries aclamadas como “Doctor Who”, “Rick & Morty” e “Star Trek” pode apreciar bastante esse anime online. “Edens Zero” tem essa pegada de viagens pela galáxia, mas de um jeito bem mais atual.

No anime, Shiki é o único humano em um reino de robôs. Ele recebe a visita de Rebecca, que faz vídeos de suas viagens para o B-Cube (uma espécie de YouTube). Logo, recruta o jovem e parte junto ao gatinho Happy em boas aventuras.

A Netflix é a distribuidora oficial de “Edens Zero” no Brasil e recebe os episódios à medida que a produtora original disponibiliza. Hoje, são 25 para você maratonar e curtir!

Cena do anime Edens Zero

3. Vinland Saga (Amazon Prime e Netflix)

Com dublagem em portugês, “Vinland Saga” já tem seus 24 primeiros episódios tanto no Prime Video quanto na Netflix. E a segunda temporada já tem previsão de lançamento em janeiro de 2023.

O anime é baseado no mangá de 2005, distribuído pela Panini aqui no Brasil, com 24 volumes.

Conta a história de Thorfinn, que passou por um ataque mercenário logo na juventude. Então, foi criado por vikings e tornou-se um guerreiro perigoso, com objetivo de fazer vingança pela morte do pai.

Durante suas batalhas, sonha com uma terra no oeste em que todos são livres de escravidão e guerra – que, na verdade, se chama Vinland. É a terra de que ouvia falar na infância, pelo grande Leif Eriksson.

Cena do anime Vinland Saga

4. Kakegurui (Netflix)

“Kakegurui” é ambientada na escola Hyakkaou Private Academy, que prepara os filhos dos milionários para a vida real. 

Durante o dia, é uma escola comum, mas, à noite, vira uma casa de jogos em que os alunos aprendem sobre o poder do dinheiro e a manipular pessoas, já que eles são avaliados pelas suas apostas, e não apenas pelo seu desempenho no jogo.

A protagonista é Yumeko Jabani, que joga por diversão, ao contrário de seus colegas. A Netflix tem duas temporadas no catálogo, e os fãs torcem para que a terceira chegue logo.

Cena do anime Kakegurui

5. Beastars - O Lobo Bom (Netflix)

Esse anime traz os animais à frente da história, mas com as características humanas. A narrativa foca em Legoshi, o lobo bom e protagonista. Ele estuda na Academia Cherry e divide quarto com Jack, um labrador. É do clube de teatro e atua como cenógrafo.

É um mundo em que reina a paz. Até que um amigo de Legoshi é executado no pior estilo de predação. Então, começam os debates sobre predadores versus presas, em que as suspeitas do ataque se direcionam aos lobos.

Ainda há o lado romântico do personagem, que tem sentimentos não correspondidos pela coelha Haru. Em duas temporadas, com 12 episódios cada, até o momento, são essas as preocupações que passam pela vida do nosso lobo bom.

Cena do anime Beastars: o lobo bom

6. Captain Tsubasa (Amazon Prime)

Também conhecida por aqui como “Super Campeões”, é um anime que tem o futebol como motivação. Inicialmente em formato de mangá, foi adaptado para série para divulgar o esporte no Japão –– o que deu muito certo, inclusive, já que teve ótima recepção do público.

A história tem Oliver Tsubasa como protagonista. Ela traz as recordações do jogador japonês em sua infância, em que as escolas Shuutesu e Nankatsu duelavam nos campeonatos.

A trama trata sobre estruturação de times, lesões, trabalho em equipe, batalhas em campo e muito mais.

Você pode acompanhar essas e outras histórias dubladas, ao longo de 52 episódios.

Cena do anime Captain Tsubasa

7. Death Note (Netflix)

Um caderno da morte em que os nomes escritos acabam assassinados misteriosamente é a trama de “Death Note”. O estudante Light Yagami encontra o item e começa a descobrir os poderes sobrenaturais que ele contém.

Então, começa uma busca por criminosos, que passam a ser alvos de seu novo poder –– e a população passa a chamá-lo de Kira. Mas esse aumento de mortes é notado pelo FBI e pelo detetive L, seu grande rival.

“Death Note” tem legiões de fãs no mundo todo. Não é à toa que já virou live-action em um filme produzido pela Netflix, e vai ser adaptado para série também –– pelas mãos dos irmãos Duffer, criadores de “Stranger Things”.

A primeira temporada do anime tem 37 episódios, que estão disponíveis com dublagem na Netflix.

Cena do anime Death Note

8. Banana Fish (Amazon Prime)

Se você curte drama e ação, com certeza esse anime vai entrar para sua lista! A história mostra um soldado americano que atira em seus colegas e diz “Banana Fish”. Então, há um salto de 12 anos no tempo, que nos leva até Ash.

Ele recebe um misterioso pingente de um homem que foi baleado (que lhe diz “Banana Fish”, assim como o soldado) e precisa encontrar o endereço gravado no item. É aí que começa a desvendar o mistério.

As buscas de Ash o levam à máfia local, mais precisamente ao líder Dino Golzine. E é isso que vemos pelos 24 episódios disponíveis no Prime Video.

Cena do anime Banana Fish

9. Boruto: Naruto Next Generations (Netflix)

Que Naruto é um grande sucesso, disso ninguém duvida! Mas você sabia que sua próxima geração também é muito querida pelo público?

A história desse anime conta a vida de Boruto, filho mais velho de Naruto com Hinata Hyuga, e novos ninjas de sua turma. Vemos, então, como eles desenvolvem as suas habilidades na academia.

Para quem curte o anime "pai", é uma ótima pedida. São muitos os personagens que retomam sua participação. Na Netflix, “Boruto: Naruto Next Generations” conta com 52 episódios.

Cena do anime Boruto

Bônus: Invincible (Amazon Prime)

“Invincible” é um murikanime, uma produção dos EUA que utiliza os recursos visuais dos animes japoneses, como explicamos no início do artigo, lembra? Essa série é baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman, criador de “The Walking Dead”.

A história gira em torno de Mark Grayson, um garoto comum que, ao chegar na adolescência, desenvolve superpoderes, já que é filho do maior super-herói do mundo, o Omni-Man. Agora, Mark é tutelado pelo pai e descobre a grande responsabilidade que tem como super-herói.

Cena do desenho Invencível

Viu só que lista espetacular de animes para você assistir online? Com as séries disponíveis na Netflix e no Amazon Prime, você não tem mais motivos para perder essas obras.

Com o combo Vivo Fibra e Netflix, não precisa se preocupar com a estabilidade do sinal, podendo só relaxar e curtir seus animes numa boa.

Salve este artigo para não perder nossas sugestões.

Até a próxima!

Leia também: