Está cansado da agitação do dia a dia? Que tal fazer uma viagem para se conectar com a natureza e viver novas experiências? Como ter tudo isso ao escolher um lugar para acampar?

Acampar é uma maneira de fazer um passeio diferente com os amigos e família, fugindo da correria e trânsito da cidade. Convidativo, não acha?

Apesar de todas as vantagens que o camping oferece, é essencial fazer um planejamento para não se esquecer de nada e ter aborrecimento.

Se você tem vontade de acampar, vai gostar de conferir as dicas dos melhores lugares para esse tipo de viagem e também do que não pode faltar nessa aventura. Vamos lá?

Grupo de amigos reunidos no acampamento se divertindo. Grupo de amigos reunidos no acampamento se divertindo.

Como é acampar?

Quando a gente procura dicas de viagem, escolhemos os melhores destinos, boas opções de hotéis e até mesmo onde fazer compras. Mas você pode tirar alguns dias para descansar e se divertir em paisagens mais tranquilas.

Estamos falando de acampar e ter um contato direto com as belezas naturais, seja matas, rios, montanhas, praias ou cachoeiras de águas cristalinas. São momentos que você pode respirar um ar puro, relaxar e sentir as boas energias que só a natureza oferece para você.

Além disso, é uma oportunidade para viver uma aventura, pois você dorme em uma barraca, prepara sua comida e desbrava novos cenários.

O que se faz em um acampamento?

Tem muita gente que nunca foi acampar e, assim, tem dúvidas do que dá para fazer nesse tipo de passeio. 

Além de conhecer lugares lindos, de ficar mais próximo de pessoas queridas, como seus amigos ou família, e de viajar com seu cachorro, no camping, é possível:

Fazer trilhas

Família fazendo trilha com criança de cavalinho. Família fazendo trilha com criança de cavalinho.

Florestas, matas e outras paisagens exuberantes estarão à disposição para você desbravar, fazendo trilhas. Então, mapa na mão, pé no chão e mochila nas costas, porque é preciso carregar uma garrafa de água ou cantil e ainda levar algum lanchinho para curtir tudo dessa caminhada.

Se você não conhecer o local, o recomendado é utilizar o serviço de um guia para ninguém ficar perdido no meio do mato, ok?

Pescar

Ao escolher o lugar para o camping, verifique se há rios ou lagos e, ainda, se é permitido pescar. 

Caso seja liberada a atividade, não perca a oportunidade de aproveitar a tranquilidade de se sentar à beira da água e esquecer do relógio.

Tomar banho de rio ou cachoeira

Imagem de pessoa sentada na cadeira olhando para o lago e montanhas. Imagem de pessoa sentada na cadeira olhando para o lago e montanhas.

Falando em rio, ao acampar, você pode se refrescar e tomar banho de rio ou, se possível, de cachoeira. Concorda que será um momento inesquecível?

Inventar brincadeiras

Você estará ao ar livre e pode inventar uma série de brincadeiras, como jogos com bola, de baralho, corrida de saco, adivinhas com sombras à noite... É só soltar a imaginação!

Apreciar as estrelas

Por último, que tal se deitar de barriga para cima e observar o céu à noite no camping? Sem poluição nenhuma você pode apreciar a beleza das estrelas.

Onde acampar?

A seguir, descubra algumas opções no Brasil e no mundo!

Pelo Brasil

Dois homens idosos rindo  e tomando café da manhã no acampamento com a barraca. Dois homens idosos rindo  e tomando café da manhã no acampamento com a barraca.

Chapada dos Veadeiros – GO

Localizado em Goiás, oferece diversos campings para quem está interessado em descobrir paredões rochosos, cânions, cachoeiras e piscinas naturais.

Japaratinga (Costa dos Corais) – AL

Se você escolheu acampar perto do litoral, uma ótima opção de local para camping (que conta com boa infraestrutura) é Japaratinga, em Alagoas. Você encontra praias, piscinas naturais e está a 10 km de Maragogi.

Praia do Sono (Paraty) – RJ

Cercada de morros e com a mata atlântica preservada: a praia do Sono, em Paraty, tem apenas 1 km de extensão, mas oferece cenários deslumbrantes para os mochileiros. Você pode fazer trilhas, visitar praias vizinhas e conhecer cachoeiras.

Casal acampado na praia tirando foto do entardecer no mar. Casal acampado na praia tirando foto do entardecer no mar.

Paraíso Perdido (Capitólio) – MG

Aqui você encontra quedas d'água e grandes formações rochosas para que seu acampamento seja inesquecível. Além disso, a região conta com uma boa infraestrutura para os viajantes, como estacionamento e restaurantes para quem deseja provar os quitutes da culinária mineira.

Serra da Bodoquena (Pantanal) – MS

Nessa parte do Pantanal, você encontra savanas, montanhas e uma fauna variada. Ao acampar, você tem ainda o rio e um lago subterrâneo profundo, além de cachoeiras maravilhosas.

Pico da Neblina (Serra do Imeri) – AM

E se você é mais aventureiro, vai gostar do Pico da Neblina, o mais alto do Brasil. Contudo, prepare-se para uma longa caminhada que, certamente, valerá a pena por conta das paisagens pelo caminho.

Pelo mundo

Foto com barracas, lugar ideal para acampar com lago, montanhas e natureza. Foto com barracas, lugar ideal para acampar com lago, montanhas e natureza.

Grand Canyon – Estados Unidos

Se você quer uma área bem estruturada, com banheiros e lavanderia, pode se interessar pelo Grand Canyon. O conjunto majestoso de rochas vermelhas do Arizona, nos Estados Unidos, oferece uma paisagem indescritível para quem busca uma viagem em meio à natureza.

Laugavegur – Islândia

Busca uma aventura gelada? Então, o destino ideal é Laugavegur, uma trilha de 54 km no sudoeste da Islândia, em que você pode apreciar geleiras, montanhas de cores variadas e ainda um vale que fica ao pé de um vulcão.

San Pedro de Atacama – Chile

Na cidade chilena, uma das grandes atrações é o camping, que oferece vistas de tirar o fôlego. Você pode conhecer o Vale da Lua e ainda se divertir nas dunas com o sandboard.

Grande Atlas – Marrocos

É uma cordilheira que fica na parte central de Marrocos: aqui você tem o contraste do calor de deserto com a neve, se tiver fôlego para subir as montanhas. É uma região para quem curte aventura e tem vontade de explorar uma paisagem silvestre.

Dois homens olhando para um lago no entardecer com um fogueira de fundo. Dois homens olhando para um lago no entardecer com um fogueira de fundo.

Como escolher o melhor lugar para acampar?

Você viu diversas sugestões de locais para fazer um acampamento, mas como escolher aquele que atenda às suas expectativas? Confira nossas dicas:

Busque referências de quem já visitou o lugar

Você viu diversas sugestões de locais para fazer um acampamento, mas como escolher aquele que atenda às suas expectativas? Confira nossas dicas:

Verifique a estrutura do local

A partir das pesquisas online, além de saber as opções de passeio que a área de camping oferece, você conhece se há alguma estrutura para atender os mochileiros, especialmente banheiros.

É claro que muita gente busca uma experiência totalmente imersa na natureza, mas, para quem está com crianças, ter alguns serviços por perto é essencial.

Descubra o que é possível fazer nos arredores com segurança

Outro ponto é saber se dá para fazer trilhas, andar de bicicleta e entrar em cachoeiras com segurança no local escolhido. Assim, você já sabe os itens que precisa levar e pode fazer um roteiro com os passeios.

Pesquise as condições climáticas

Veja ainda como é a condição climática na época que deseja acampar, pois caso chova todo dia ou faça um frio muito intenso, pode ser preciso repensar a época da viagem.

Grupo de amigos reunidos brindando na fogueira do acampamento. Grupo de amigos reunidos brindando na fogueira do acampamento.

Como acampar sem gastar muito?

Aposto que você quer saber ainda como acampar sem que os custos fiquem muito altos, certo? Anote alguns pontos para sua viagem ser mais econômica:

Pesquise por locais em que é possível acampar de graça

A primeira dica é descobrir áreas disponíveis para camping, em que não é preciso pagar para utilizar. Com isso, você viaja mais sossegado, sem ficar pensando se cabe no seu orçamento.

Faça uma lista de viagem

É importante levar tudo o que você vai precisar no acampamento. Logo, faça uma lista completa, incluindo não apenas os itens básicos de camping, mas também de alimentação, água mineral, protetor solar e um kit de primeiros socorros. 

Ao preparar tudo com antecedência, você faz uma pesquisa de preços para pegar itens mais em conta e evita ter que comprar coisas com urgência no meio da viagem, pagando a mais por isso.

Homem acampando e mexendo no celular com fogueira e barraca no fundo. Homem acampando e mexendo no celular com fogueira e barraca no fundo.

Utilize o Vivo Travel (para acampar em outros países)

Você viu que, entre as sugestões de lugares, há opções internacionais. E será que você vai precisar gastar muito para usar o celular ou internet na viagem? Com o Vivo Travel não! 

É um serviço da Vivo com diárias de 50 minutos, SMS ilimitado e internet, que você pode utilizar em mais de 175 países com a linha do seu próprio smartphone. 

Não é por que você vai acampar no exterior que precisa ficar desconectado, né? Então, descubra as opções de roaming internacional e viaje tranquilamente.

Verifique o que é ou não permitido

Por fim, saiba exatamente as atividades que são ou não permitidas no local de acampamento. Existem reservas naturais em que as regras são rígidas, então siga tudo direitinho para evitar multas.

Como deixar uma barraca confortável?

Se você está se preparando para passar alguns dias no camping, saiba como ter mais conforto nesse passeio.

Foto de dois pés deitados dentro da barraca com a visão para o amanhecer nas montanhas. Foto de dois pés deitados dentro da barraca com a visão para o amanhecer nas montanhas.

Escolha uma barraca com tamanho ideal

Ao procurar por barracas, você vai se deparar com estruturas de tamanhos variados, por isso escolha aquela que acomode o número de pessoas que irá acampar. Afinal, ninguém vai querer dormir em um espaço apertado.

Verifique se o melhor é um colchão inflável ou saco de dormir

Decida ainda se prefere dormir em um saco de dormir ou colchão inflável, assim você escolhe o item que vai agradar mais na hora de pegar no sono ou descansar.

Veja se é a barraca fica totalmente fechada

Os insetos são comuns em áreas verdes, por isso, além de levar o repelente, certifique-se de que sua barraca fecha por completo e tem uma tela contra mosquitos, evitando a entrada desses invasores na sua acomodação ao ar livre.

O que preciso para começar a acampar?

Vai fazer seu primeiro acampamento? Então, entre na Loja da Vivo e encontre os itens indispensáveis para sua viagem, como:

Barraca Iglu Luna

Imagem de uma barraca prata. Ideal para acampar. Imagem de uma barraca prata. Ideal para acampar.

A barraca Iglu Luna oferece praticidade, pois é leve e fácil de montar. Tem tela mosquiteiro para você ficar livre dos insetos e ter uma boa ventilação interna. 

É feita de poliéster com revestimento de Silver Coating (reflete a luz solar e diminui a temperatura no ambiente). Acomoda seis pessoas, tendo as seguintes dimensões quando montada: profundidade de 260 cm, largura de 260 cm e altura de 165 cm.

Saco de Dormir Com Extensão 1,90x75x30 cm Mor

Imagem de uma saco de dormir. Ideal para acampar. Imagem de uma saco de dormir. Ideal para acampar.

É resistente, leve e tem formato tipo envelope. Se preferir, o saco de dormir pode ser aberto totalmente, transformando-se em um edredom. Feito de poliéster e algodão, protege de uma temperatura de até 4°C.

Cadeira Reclinável Aço 8 Posições Mor

Imagem de uma cadeira reclinável. Ideal para acampar. Imagem de uma cadeira reclinável. Ideal para acampar.

Feita com tubos de aço carbono, é uma cadeira resistente para acampar, além de ser dobrável, facilitando o transporte. A cadeira reclinável oferece até oito posições para que você fique confortável.

Mesa Prática Azul Mor

Imagem de uma mesa prática. Ideal para acampar. Imagem de uma mesa prática. Ideal para acampar.

A mesa prática Mor tem fechamento tipo maleta, para você levar sempre que for acampar. O suporte é de polipropileno e os pés são feitos com tubo de aço, suportando até 15 kg. As dimensões da mesa aberta são: largura de 69 cm, altura de 65 cm e comprimento de 89 cm.

Lanterna de Led Retrátil à Pilha Tipo Lampião Brasfort

Imagem de uma lanterna laranja. Ideal para acampar. Imagem de uma lanterna laranja. Ideal para acampar.

A lanterna Led Retrátil funciona com três pilhas AAA e tem um LED de longa durabilidade, com autonomia para 40 horas. Além disso, possui alça para transporte e iluminação 360° omnidirecional.

Fogão a Gás 2 Bocas Camping Baixa pressão

Imagem de um fogão a gás de duas bocas. Ideal para acampar. Imagem de um fogão a gás de duas bocas. Ideal para acampar.

Feito em aço carbono, o fogão a gás tem queimadores em alumínio e duas bocas, sendo ideal para o seu camping. Tem 49 cm de largura, 24 cm de comprimento e 10 cm de altura.

Ao acampar, você pode conhecer lugares incríveis e passar dias apreciando cenários naturais. O importante é se organizar com antecedência para que você guarde boas lembranças da viagem.

E para não faltar nada no seu passeio, aproveite as ofertas de produtos de camping na Loja da Vivo.

Até mais!

LEIA MAIS: