Modo multiplayer
Firewall: Zero Hour é tão popular entre os jogos RV que pode ser experienciado no modo multiplayer — permite a interação dos jogadores. No caso deste game, são equipes de quatro jogadores que enfrentam outros quatro em Player versus Player (PvP), o que significa que o jogador, além de enfrentar o ambiente do jogo, enfrenta outras pessoas. Para se ter noção, há batalhas em Firewall: Zero Hour entre gamers de diferentes países.
O grande objetivo é que o jogo fique mais tenso se o jogador estiver muito confortável com a realidade que está “vivendo” na trama. Agora, se estiver muito apavorado, o game se torna mais leve até que o jogador fique mais confiante novamente. E aí, você gostaria de ter uma experiência assim?

Um pouquinho de história não faz mal a ninguém
No entanto, como toda tendência passa por uma evolução, a Realidade Virtual (RV) ou Virtual Reality (VR) não é um assunto dos últimos anos. Além disso, algumas teorias e protótipos foram criados no século 19, como o Óculos Estereoscópico, assinado pelo britânico Charles Wheatstone. Somente no século 20, a realidade virtual em jogos começou a tomar forma.
Com a explosão dos videogames na década de 1990, a tecnologia tornou-se a grande aposta das empresas. Como, por exemplo, a Nintendo com o Virtual Boy, a IBM com o Forte VFX1 e a Atari com o Jaguar VR — que não saiu do papel. Inclusive, alguém lembra dessas preciosidades? Provavelmente não. Elas não estavam maduras o suficiente.
Entretanto, todas as empresas tinham um mesmo objetivo: combinar efeitos visuais e sonoros, a fim de permitir que o usuário interagisse em um ambiente simulado criando, assim, um jogo de realidade virtual. Uma experiência para lá de única.
Pera aí, VR não seria o mesmo que um Headset?
Tratando-se de jogos de realidade virtual, headset é uma forma de se referir ao óculos que faz com que a pessoa não seja atingida por estímulos externos. Portanto, é normal ouvir por aí: headset de realidade virtual. No entanto, também existe o popular headset que é, em síntese, um fone de ouvido que cobre as orelhas e conta com um microfone.
Como embarcar no mundo VR?
Os jogos VR podem ser encontrados em consoles, além de computadores e smartphones. Porém, para se divertir em casa, é necessário que o jogador tenha seu próprio headset de realidade virtual e que ele esteja de acordo com o seu perfil de uso.
Falando nisso, existem inúmeros modelos para a pessoa viver essa experiência e cada um possui suas vantagens — conforto, resolução e frame rate — e desvantagens, como o preço e o fato de que alguns não são vendidos no Brasil.
Entre os principais headsets de realidade virtual atualmente, estão:
- PlayStation
- VR HTC Vive
- Os óculos da marca Oculus (modelos Go, Quest, Quest 2, Rift)
- Valve Index
- Samsung Gear VR
- Google Daydream View
Encontre alguns modelos aqui: Óculos de Realidade Virtual — As Melhores Marcas de Óculos | Loja Vivo
Jogos de realidade virtual
Qual a melhor internet para jogos de realidade virtual?
Além de todos os pontos levantados acima, há outro pequeno detalhe a ser abordado: para possuir uma boa imersão, você precisa se assegurar de que tem uma internet estável e rápida quando for jogar RV no PC, em modo multiplayer no console, e até para conectar a Wi-Fi com o headset Oculus Go.
Caso contrário, ao longo da experiência, você pode sofrer com lags (atrasos, em tradução livre) entre o seu comando e o game. E, convenhamos, ninguém merece esse momento durante uma imersão. Para tanto, confira dicas para melhorar a sua conexão de internet e, cá entre nós, invista na Vivo Fibra.
Isso porque o ponto mais importante para jogar, seja de que modo for, é a estabilidade da conexão. E a tecnologia mais estável que existe é a fibra ótica, que permite a transmissão de dados a uma velocidade próxima à da luz.
Os fliperamas concedem lugar para as casas VR
Por fim, para experimentar essa tecnologia, alguns dispositivos são necessários, como óculos VR e até mesmo softwares e hardwares com boa performance, tais como consoles, computadores e smartphones.
No entanto, se você não tem nada disso e, ainda assim, quer mergulhar nessa imersão, existem casas que oferecem jogos de realidade virtual. Inclusive, elas costumam se chamar “Casas RV” ou “VR”.
É verdade que elas, normalmente, encontram-se nos grandes centros urbanos do Brasil. Mas, nada impede de fazer uma rápida pesquisa para tentar encontrar uma em sua cidade — ou perto de você.
Em São Paulo, por exemplo, o espaço Voyager, no shopping JK Iguatemi, oferece experiências com jogos, filmes e simuladores. Já no Pixel Realidade Virtual, também em São Paulo, são cinco salas de jogos temáticos e mais de 300 títulos no catálogo para o pessoal se divertir.
Imagens: Getty Images e Divulgação
Confira aqui as melhores ofertas para você
- WI-FI Grátis
- WI-FI Grátis
R$129,99 por 12 meses. Após, 169,99/mês
Escolha o seu combo
- WI-FI Grátis