Vivo Informações: Segurança online

Fique atento

A Vivo nunca entra em contato solicitando senhas ou informações pessoais, como dados de cartão de crédito. 

As senhas fornecidas pela Vivo são de uso pessoal e intransferível. Para segurança e proteção das suas informações, não as compartilhe com ninguém.

Ao criar as suas senhas, utilize no mínimo oito caracteres com letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Para saber sobre a sua fatura, promoções, cancelamentos e recargas utilize nossos canais de relacionamento: o app Meu Vivo ou ligue para *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 (telefone fixo).


Recebeu um SMS falso ou suspeito? Denuncie e ajude a acabar com essa prática

Encaminhe o SMS suspeito para 7726. Se você possui uma empresa e deseja contratar um serviço de envio de SMS para seus clientes, verifique as empresas autorizadas pelas operadoras de telefonia móvel.


Dicas de segurança para PCs e smartphones

Você já parou para pensar na quantidade de informações que está presente no seu computador? E no seu smartphone? Essa enorme quantidade de dados parece estar segura com a gente, mas pessoas mal-intencionadas podem invadir a sua privacidade e espalhar vírus, aplicativos e programas espiões que roubam informações. Mas não se preocupe! Confira estes três passos para se proteger: 

 

Navegue com cautela

Não clique em links sem verificar sua veracidade e evite compartilhar os seus dados em sites que você não conhece bem.

 

Mantenha o antivírus atualizado

Instale e mantenha sempre atualizados os programas de segurança digital, como antivírus, firewall e antispyware. 

 

Faça backups frequentemente

Tenha sempre uma cópia atualizada de seus bens digitais, tanto daqueles que estão no seu celular quanto no seu computador. 

 

Confira nossas soluções para você se conectar com segurança e tranquilidade.  

Acesse a Cartilha de Segurança para Internet em CERT.br


Oficial ou pirata: aprenda a diferenciar mensagens de texto

Todo mundo já recebeu um SMS dizendo que ganhou prêmios e divulgando curas milagrosas. Mas fique atento: eles não são enviados pela Vivo e, na verdade, são vendidos ilegalmente por empresas não autorizadas. É fácil reconhecer essas mensagens. Confira, na comparação que fizemos, como difrenciar mensagens oficiais e piratas.

SMS oficial 

Enviado por empresas homologadas pelas operadoras e entregue de forma segura. Mensagens enviadas nos horários autorizados pela Anatel, de números oficiais da Vivo (geralmente compostos por 3 a 6 números). Respeitam as regras estabelecidas pela Anatel e outros fóruns específicos que regulamentam o mercado, como o MEF (Mobile Entertainment Forum). Veja um exemplo:


87-xxx 

Prezado cliente, registramos sua solicitação e entraremos em contato em até 48 horas.


SMS pirata

Mensagens com conteúdo irrelevante, não solicitado ou não autorizado, enviadas por empresas não homologadas pelas operadoras. Mensagens enviadas em qualquer horário (mesmo de noite ou bem cedo), de um número de celular (DDD + 8 ou 9 dígitos) e com conteúdo não solicitado. O envio de SMS pirata prejudica as empresas que usam ferramentas de parceiros homologados, congestiona sistemas e, acima de tudo, incomoda os usuários e clientes. Veja um exemplo:


(81) 8765-xxxx

Parabéns! Você foi sorteado na promoção cliente da sorte! Para receber seu prêmio ligue: (81) 8765-xxxx. 


E-mails Spam

Em dezembro de 2012, a porta 25 deixou de ser utilizada e foi substituída pela 587. Na prática, isso significa que mensagens que antes eram enviadas sem a necessidade de um provedor começaram a passar por filtros e deixaram de ser anônimas. Sendo assim, se você encontrar dificuldade para o envio de e-mails, entre em contato com o seu provedor.

Em breve o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), disponibilizará indicadores sobre os ganhos com a implementação desse projeto para a internet brasileira. 

Para mais informações acesse antispam.br