Fique atento!

Todos os dias, ações mal-intencionadas contra usuários de telefonia acontecem. Essas tentativas de golpe podem ocorrer por e-mail, ao navegar em sites e por SMS. O nome da Vivo pode aparecer em algumas dessas mensagens, por isso selecionamos dicas para você remediar esses ataques. Se você abriu uma dessas mensagens, siga os passos abaixo:

  1. Instale softwares de antivírus e antispyware atualizados;
  2. Execute varreduras completas em seus dispositivos;
  3. Troque suas senhas do Internet Banking, dos e-mails e das redes sociais.

Computador e smartphone

Ilustração de 1 notebook e 1 smartphone, ambos com 1 cadeado na tela.

Você já parou para pensar na quantidade de informações que está presente no seu computador e no seu smartphone? Essa enorme quantidade de dados parece estar segura, mas pessoas mal-intencionadas podem invadir a sua privacidade e espalhar vírus, aplicativos e programas espiões que roubam informações. Mas não se preocupe! Confira estes passos para se proteger:

App Meu Vivo

O aplicativo Meu Vivo foi criado para facilitar o acesso aos principais serviços utilizados por você. Depois de se cadastrar, você tem acesso às informações de serviços, planos, banda larga, telefone fixo e TV. Para evitar qualquer uso indevido desse recurso e de suas informações, é essencial que você mantenha sua senha de acesso segura. Lembre-se de criar uma senha de fácil memorização e difícil dedução, além de não compartilhar com outras pessoas.

Verificação em duas etapas

A verificação em duas etapas é um mecanismo de identificação criado para impedir o acesso não autorizado, mesmo quando a senha é comprometida. Com ela, você recebe um código de confirmação por SMS, ligação ou e-mail, válido para um único acesso. Assim, além da senha já cadastrada, é necessário utilizar o código de confirmação enviado. Isso cria uma verificação de segurança extra, que ajuda a identificar quando alguém tenta usar seu login ou ID indevidamente. Se você receber um código de confirmação e não reconhecer o acesso, troque a sua senha imediatamente!

Importante
Nossas áreas de suporte não entram em contato solicitando seu usuário com senha para realizar testes ou serviços. Em caso de dúvida, entre em contato com nossos canais de atendimento ou por meio do app Meu Vivo.

Navegue com cautela

Não clique em links sem verificar sua veracidade e evite compartilhar seus dados em sites que você não conhece bem.

Mantenha o antivírus atualizado

Instale e mantenha sempre atualizados os programas de segurança digital, como antivírus, firewall e antispyware.

Faça backups frequentemente

Tenha sempre uma cópia atualizada de seus bens digitais, tanto daqueles que estão no seu celular quanto no seu computador.

Evite transações financeiras em aparelhos compartilhados

Evite fazer compras, realizar pagamentos ou gerar segunda via de boletos em computadores desconhecidos ou através de redes Wi-Fi públicas.

Suspeite dos e-mails

É importante ter muito cuidado com e-mails suspeitos. Ao receber notificações de pagamentos, links ou arquivos anexos, o indicado é não clicar, entrar em contato com o emissor e pedir mais informações para a empresa solicitante. 

Caso seja em nome da Vivo, entre em contato pelos nossos canais de relacionamento: *8486, *1058, 10315 e portal Meu Vivo.

A Vivo oferece proteção para você se conectar com segurança e tranquilidade.

Confira nossas soluções para seu Vivo Móvel e para seu Vivo Fixo.
Para saber mais, acesse a Cartilha de Segurança para internet, no site do CERT.br.