Vivo Informações: Alertas

Fique atento

Todos os dias, ações mal-intencionadas contra usuários de telefonia móvel acontecem. Essas tentativas de golpe podem acontecer por e-mail, ao navegar em sites e por SMS. O nome da Vivo pode aparecer em algumas dessas mensagens, por isso selecionamos dicas para você remediar esses ataques. Se você abrir uma dessas mensagens: 

 

  1. Instale softwares de antivírus e antispyware atualizados; 

  2. Execute varreduras completas em seu computador; 

  3. Troque suas senhas do Internet Banking, dos e-mails e das redes sociais. 

Para saber sobre promoções, cancelamentos e recargas utilize nossos canais de relacionamento *8486 e 1058.


Veja exemplos de ligações falsas

Redução de custos telefônicos

Empresa se passa por parceiro da Vivo para oferecer redução e/ou descontos na sua fatura. Após a confirmação de dados dos clientes, emitem boleto falso e orientam o pagamento. A Vivo não efetua esse tipo de ligação nem possui parcerias com empresas que oferecem serviços de redução de custos telefônicos. A sua fatura é enviada diretamente pela Vivo para o endereço cadastrado, havendo a possibilidade de envio online caso você prefira. Consulte saldos e faturas usando o Meu Vivo ou por meio do *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 (telefone fixo).

 

Falsa troca de aparelho

O usuário recebe uma ligação, normalmente a cobrar e de um número com bloqueio de identificação. Uma pessoa se apresenta como funcionário de uma operadora de telefonia celular com nome, matrícula e até um número de protocolo de atendimento. Essa pessoa oferece a troca do seu celular por um modelo mais novo, de tecnologia GSM (Sistema Global para comunicações Móveis), a um preço convidativo. Diz que o usuário foi contemplado com a promoção da operadora e que, para receber o novo aparelho em casa pelos correios, basta autorizar o pagamento do valor promocional via cartão de crédito. Em alguns casos, se o usuário recusa a oferta, o golpista força a troca do aparelho, afirmando que é obrigatória. 

A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por celular, nunca liga a cobrar nem obriga seus clientes a realizar qualquer tipo de operação. Fique atento ao atender ligações de números não identificados no visor de seu celular e redobre sua atenção em ligações como essa. Em caso de dúvida, termine a ligação e informe-se com a Vivo a respeito das promoções vigentes. Se isso já aconteceu com você, avise a polícia o mais rápido possível. No caso de ter informado seus dados bancários ou de cartão de crédito, contate seu banco ou administradora do cartão imediatamente, solicitando as devidas providências. 

 

Sequestro via celular

O usuário recebe a ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário de uma operadora de telefonia celular e é informado que o seu chip encontra-se clonado. Com a falsa intenção de corrigir o problema, o golpista solicita que o usuário mantenha o celular desligado por uma hora. Nesse intervalo, os bandidos entram em contato com a família, alegando sequestro e solicitando algum tipo de resgate. 

A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por meio do celular, nunca solicita o desligamento do aparelho por longos períodos sob a alegação de manutenção ou atualização. A Vivo também ressalta que adota medidas de combate, prevenção e controle a fraudes, em constante atividade e aprimoramento, para garantir a extinção da clonagem e a tranquilidade dos clientes. As tecnologias usadas atualmente impedem qualquer tentativa de clonagem no momento em que se autentica o aparelho do cliente. Caso isso aconteça com você, avise seus familiares e amigos o mais rápido possível, bem como a polícia para a investigação do caso.

 

Ligação a cobrar

O fraudador liga a cobrar e identifica-se como funcionário da Telefônica, dizendo que o telefone está com linha cruzada e que irá consertar. Solicita, ainda, que o cliente disque para *21*0211581172839#, logo trazendo danos ao cliente. 

A Vivo informa que o número 11 99650000 (origem da ligação) trafega pela rede de Internet desde 2005. Trata-se de um spam (mensagem não solicitada). No passado esse número da Vivo era utilizado para vendas e divulgação de serviço (telemarketing, não mais utilizado desde 21/11/2005). Reforçamos que a Vivo não efetua ligação a cobrar para seus clientes.

 

Obtenção do código Meu Vivo

O cliente recebe uma ligação informando que foi contemplado na promoção Recarga Premiada e receberá um SMS com o código do MEU VIVO. Com o cliente em linha, o falso atendente pede para informar esse código e assim obtém acesso a todas as informações que constam na aplicação. É importante esclarecer que a Vivo não solicita esse código ou senhas. Até porque tais dados são pessoais, intransferíveis e não devem ser compartilhados nem mesmo com um atendente.

 

Instalação de Internet Fixa

Uma empresa entra em contato com o cliente para oferecer instalação do serviço Internet Fixa e cobra por esse serviço.

A Vivo nunca solicita aos clientes o número do cartão de crédito para pagamentos nem efetua cobrança de nenhum serviço por meio de débito em conta-corrente ou boleto à parte. Toda cobrança de valores relativos a serviços solicitados pelo cliente é realizada exclusivamente em sua fatura. 


Veja exemplos de e-mails falsos

Pendências financeiras

Alguns e-mails falsos enviados em nome da Vivo acusam o cliente de pendências financeiras e afirmam que é necessário quitá-las para que não sejam adotadas medidas legais. Essas mensagens contêm links com vírus que podem fornecer suas informações pessoais a estranhos e causar outros problemas.


Veja exemplos de mensagens de texto falsas

A Vivo nunca envia comunicados de premiações via SMS nem utiliza números como (11) XXXXX-XXXX para falar com os seus clientes. Para evitar que essas mensagens de texto sejam enviadas para você, não divulgue o seu número para estranhos e nunca retorne a ligação de números desconhecidos.


Promoções da Vivo e recargas premiadas VIVO Recarga Premiada Seu Aparelho Concorreu e Ganhou 1 Gol Flex O.km + 30mil No Sorteio Eletronico Lig p/Central 015858134XXXX. Senha:(199988) 


Recarga fenomenal Vivo seu chip Vivo concorreu e ganhou um Citroen C4 + R$ 60.000,00 para maiores informações ligue 015858181XXXX senha 9981 


VIVO inf: Vc ganhou (30.Mil Reais) na RECARGA PREMIADA 2013 p/+ inf: Ligue gratis do seu VIVO p/: 015858118XXXX (senha(149988) 


(WEB VIVO) info: Vc faturou 35 MIL REAIS Na (Recarga) Premiada!2013P/+inf: ligue p/ CENTRAL 015858189XXXXSENHA(49666) 


(VIVO) CONECTADOS VIVEMOS MELHOR! INF: VC FOI O 5" GANHADOR DE R$:75MIL REAIS. PROM..USUARIO EXEMPLAR! P/+INFO.. LIGUE CENTRAL VIVO 015858114XXXX Senha.1375



Veja exemplos de mensagens de texto com fraude em boleto

Os clientes recebem SMS com links para atualização cadastral, desbloqueios,  contestação de valores indevidos, etc. Nunca clique nesses links e/ou retorne ligações  para os números que enviam os SMSs. Na dúvida, sempre procure o canal oficial da  empresa (banco, operadora, etc). 


"Fulano", caso não tenha efetuado o pagamento da fatura 11/05/2015 ? 114,21, pague c/ cod de barras 8420000001-2 142100790001-3 10233302476-2 04152150510-1 (a numeração pode variar). 


Recebeu um SMS falso ou suspeito? Denuncie e ajude a acabar com essa prática

Encaminhe o SMS suspeito para 7726. Se você possui uma empresa e deseja contratar um serviço de envio de SMS para seus clientes, confira o site com as empresas autorizadas pelas operadoras de telefonia móvel.


Veja exemplos de código de barras falsos

Para verificar a autenticidade do código de barras de sua conta, confira estas dicas: