A Vivo nunca entra em contato solicitando senhas ou informações pessoais, como dados de cartão de crédito, senhas ou TOKEN. 

As senhas utilizadas em nossos produtos e serviços são de uso pessoal e intransferível. Ao criá-las, tome o cuidado de não usar combinações óbvias e, para segurança e proteção das suas informações, nunca compartilhe sua senhas ou códigos de autenticação. 

Sempre que possível, utilize autenticação em dois fatores em suas contas de e-mail e redes sociais. 

Para saber sobre a sua fatura, promoções, cancelamentos e recargas utilize nossos canais de relacionamento: o aplicativo Meu Vivo ou ligue para *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 ou 10315 (telefone fixo). 

Confira abaixo o padrão de mensagens mais usado por quem tenta golpes com o nome da Vivo e também dicas de como se proteger dessas tentativas de fraude:

Saudações genéricas

Grande parte dos e-mails falsos começa com uma saudação genérica como "Querido usuário" ou "Prezado (a) Cliente". Caso o seu nome não apareça na mensagem, seja bastante cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão.

 

Falsa necessidade de urgência

A maioria dos e-mails fraudulentos tenta sugerir a necessidade de ação rápida do usuário em clicar ou fornecer dados. Portanto, muita atenção com solicitações "urgentes".

 

Links falsos ou sugestivos

Se você observar um "@" no meio do link, existe uma boa chance de se tratar de um link fraudulento. Empresas sérias utilizam um domínio próprio do tipo https://www.empresa.com.br. Mesmo que o link contenha uma palavra que chame a sua atenção, esse link pode não ser do site original. 

 

E-mails que parecem legítimos

Alguns e-mails falsos são feitos especialmente para parecerem com os sites originais. O usuário é estimulado a digitar informações pessoais em um formulário muito parecido ou idêntico ao do site original. Empresas sérias e preocupadas com seus clientes nunca solicitam informações pessoais ou sigilosas por e-mail.

 

Erros de português ou de digitação

Com frequência, e-mails falsos contêm erros de digitação, de português, palavras faltando, concordância errada etc. Esses erros costumam ajudar os falsários a burlar os filtros anti-spam.

 

Janelas pop-up

Janelas pop-up que abrem automaticamente, ou ao clicar em um link no e-mail, podem ser perigosas. Feche-as imediatamente usando o atalho Alt + F4. Depois configure o seu navegador para bloquear a execução automática de pop-ups. 

 

Não abra anexos

Como os links falsos, os anexos são frequentemente utilizados em e-mails fraudulentos. Nunca abra anexos, já que clicar ou baixar anexos pode trazer spywares ou vírus. Exclua imediatamente anexos e links que apontem para arquivos com extensões ".scr", ".exe" e ".com".

 

Código do banco

Após a impressão de boletos, confira se o código do banco está correto. Cada instituição possui um código identificador próprio - confira a lista completa no site da Febraban. Esse código encontra-se em frente ao logotipo do banco e nos três primeiros dígitos da linha digitável de cada boleto.

 

Compare os boletos

Se for uma conta que você paga mensalmente, compare o boleto com os anteriores. No caso de pagamentos efetuados em caixas eletrônicos, é possível verificar os dados do boleto antes de finalizar o procedimento.

 

Confira a presença de seus dados pessoais

Sempre verifique se o nome e dados pessoais (linha, plano, endereço, entre outros) do titular da conta estão presentes no documento.

Geralmente, o fraudador que envia e-mails e faturas falsas não tem estas informações e usa apenas uma réplica de um documento original apostando na desatenção do cliente.


Tentativas de Golpes

Ligações falsas

Redução de custos telefônicos

Empresa se passa por parceiro da Vivo para oferecer redução e/ou descontos na sua fatura. Após a confirmação de dados dos clientes, emitem boleto falso e orientam o pagamento. A Vivo não efetua esse tipo de ligação nem possui parcerias com empresas que oferecem serviços de redução de custos telefônicos. A sua fatura é enviada diretamente pela Vivo para o endereço cadastrado, havendo a possibilidade de envio online caso você prefira. Consulte saldos e faturas usando o Meu Vivo ou por meio do *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 ou 10315 (telefone fixo).

 

Falsa troca de aparelho

O usuário recebe uma ligação, normalmente a cobrar e de um número com bloqueio de identificação. Uma pessoa se apresenta como funcionário de uma operadora de telefonia celular com nome, matrícula e até um número de protocolo de atendimento. Essa pessoa oferece a troca do seu celular por um modelo mais novo, de tecnologia, a um preço convidativo. Diz que o usuário foi contemplado com a promoção da operadora e que, para receber o novo aparelho em casa pelos correios, basta autorizar o pagamento do valor promocional via cartão de crédito. Em alguns casos, se o usuário recusa a oferta, o golpista força a troca do aparelho, afirmando que é obrigatória. 

A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por celular, nunca liga a cobrar nem obriga seus clientes a realizar qualquer tipo de operação. Fique atento ao atender ligações de números não identificados no visor de seu celular e redobre sua atenção em ligações como essa. Em caso de dúvida, termine a ligação e informe-se com a Vivo a respeito das promoções vigentes. Se isso já aconteceu com você, avise a polícia o mais rápido possível. No caso de ter informado seus dados bancários ou de cartão de crédito, contate seu banco ou administradora do cartão imediatamente, solicitando as devidas providências. 

 

Fraude por chip clonado

O usuário recebe a ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário de uma operadora de telefonia celular e é informado que o seu chip encontra-se clonado. Com a falsa intenção de corrigir o problema, o golpista solicita que o usuário mantenha o celular desligado por uma hora. Nesse intervalo, os bandidos entram em contato com a família, alegando sequestro e solicitando algum tipo de resgate. 

A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por meio do celular, nunca solicita o desligamento do aparelho por longos períodos sob a alegação de manutenção ou atualização. A Vivo também ressalta que adota medidas de combate, prevenção e controle a fraudes, em constante atividade e aprimoramento, para garantir a extinção da clonagem e a tranquilidade dos clientes. As tecnologias usadas atualmente impedem qualquer tentativa de clonagem no momento em que se autentica o aparelho do cliente. Caso isso aconteça com você, avise seus familiares e amigos o mais rápido possível, bem como a polícia para a investigação do caso.

 

Obtenção do código Meu Vivo

O cliente recebe uma ligação informando que foi contemplado na promoção Recarga Premiada e receberá um SMS com o código do MEU VIVO. Com o cliente em linha, o falso atendente pede para informar esse código e assim obtém acesso a todas as informações que constam na aplicação. É importante esclarecer que a Vivo não solicita esse código ou senhas. Até porque tais dados são pessoais, intransferíveis e não devem ser compartilhados nem mesmo com um atendente.

 

Instalação de Internet Fixa

Uma empresa entra em contato com o cliente para oferecer instalação do serviço Internet Fixa e cobra por esse serviço.

A Vivo nunca solicita aos clientes o número do cartão de crédito para pagamentos nem efetua cobrança de nenhum serviço por meio de débito em conta-corrente ou boleto à parte. Toda cobrança de valores relativos a serviços solicitados pelo cliente é realizada exclusivamente em sua fatura. 


E-mails falsos

Pendências financeiras

Alguns e-mails falsos enviados em nome da Vivo acusam o cliente de pendências financeiras e afirmam que é necessário quitá-las para que não sejam adotadas medidas legais. Essas mensagens contêm links com vírus que podem fornecer suas informações pessoais a estranhos e causar outros problemas.

Falsas contas digitais

Alguns e-mails falsos copiam e-mails da conta digital, ou seja, fingem enviar faturas da Vivo por e-mail. Essas mensagens podem conter tanto links maliciosos como faturas não verdadeiras anexadas. 

Para se proteger, fique atento: 

 

Remetentes

A Vivo só envia sua fatura por e-mails que terminam com @vivo.com.br. 

No caso da sua Conta Digital (aquela que enviamos todo mês no seu e-mail), os remetentes utilizados são: 

Fixa: contadigital@vivo.com.br

Móvel: contadigitalvivo@vivo.com.br

 

Saudações

A Vivo nunca envia e-mails com saudações genéricas ("Cliente") ou com o seu e-mail no lugar do nome. 

 

Lembre-se sempre de confirmar se o nome, linha, plano, endereço e outros dados do titular estão presentes tanto no e-mail como no boleto.


Mensagens de texto falsas

Todo mundo já recebeu um SMS dizendo que ganhou prêmios e divulgando curas milagrosas. Mas fique atento: eles não são enviados pela Vivo e, na verdade, são vendidos ilegalmente por empresas não autorizadas. É fácil reconhecer essas mensagens. Confira, na comparação que fizemos, como difrenciar mensagens oficiais e piratas.

SMS oficial 

Enviado por empresas homologadas pelas operadoras e entregue de forma segura. Mensagens enviadas nos horários autorizados pela Anatel, de números oficiais da Vivo (geralmente compostos por 3 a 6 números). Respeitam as regras estabelecidas pela Anatel e outros fóruns específicos que regulamentam o mercado, como o MEF (Mobile Entertainment Forum). Veja um exemplo:


87-xxx 

Prezado cliente, registramos sua solicitação e entraremos em contato em até 48 horas.


SMS pirata

Mensagens com conteúdo irrelevante, não solicitado ou não autorizado, enviadas por empresas não homologadas pelas operadoras. Mensagens enviadas em qualquer horário (mesmo de noite ou bem cedo), de um número de celular (DDD + 8 ou 9 dígitos) e com conteúdo não solicitado. O envio de SMS pirata prejudica as empresas que usam ferramentas de parceiros homologados, congestiona sistemas e, acima de tudo, incomoda os usuários e clientes. Veja um exemplo:


(81) 8765-xxxx

Parabéns! Você foi sorteado na promoção cliente da sorte! Para receber seu prêmio ligue: (81) 8765-xxxx. 


A Vivo nunca envia comunicados de premiações via SMS nem utiliza números como (11) XXXXX-XXXX para falar com os seus clientes. Para evitar que essas mensagens de texto sejam enviadas para você, não divulgue o seu número para estranhos e nunca retorne a ligação de números desconhecidos.

Exemplos reais de mensagens de textos falsas


Promoções da Vivo e recargas premiadas VIVO Recarga Premiada Seu Aparelho Concorreu e Ganhou 1 Gol Flex O.km + 30mil No Sorteio Eletronico Lig p/Central 015858134XXXX. Senha:(199988) 


Recarga fenomenal Vivo seu chip Vivo concorreu e ganhou um Citroen C4 + R$ 60.000,00 para maiores informações ligue 015858181XXXX senha 9981 


VIVO inf: Vc ganhou (30.Mil Reais) na RECARGA PREMIADA 2013 p/+ inf: Ligue gratis do seu VIVO p/: 015858118XXXX (senha(149988) 


(WEB VIVO) info: Vc faturou 35 MIL REAIS Na (Recarga) Premiada!2013P/+inf: ligue p/ CENTRAL 015858189XXXXSENHA(49666) 


(VIVO) CONECTADOS VIVEMOS MELHOR! INF: VC FOI O 5" GANHADOR DE R$:75MIL REAIS. PROM..USUARIO EXEMPLAR! P/+INFO.. LIGUE CENTRAL VIVO 015858114XXXX Senha.1375



Mensagens de texto com fraude em boleto

Os clientes recebem SMS com links para atualização cadastral, desbloqueios,  contestação de valores indevidos, etc. Nunca clique nesses links e/ou retorne ligações  para os números que enviam os SMSs. Na dúvida, sempre procure o canal oficial da  empresa (banco, operadora, etc). 


"Fulano", caso não tenha efetuado o pagamento da fatura 11/05/2015 ? 114,21, pague c/ cod de barras 8420000001-2 142100790001-3 10233302476-2 04152150510-1 (a numeração pode variar). 


Recebeu um SMS falso ou suspeito? Denuncie e ajude a acabar com essa prática

Encaminhe o SMS suspeito para 7726. Se você possui uma empresa e deseja contratar um serviço de envio de SMS para seus clientes, confira o site com as empresas autorizadas pelas operadoras de telefonia móvel.


Boletos falsos

Lembre-se sempre de confirmar se o nome, linha, plano, endereço, entre outros dados do titular estão presentes tanto no e-mail como no boleto. 

Nome

Fique atento se o nome do titular da conta aparece junto às informações de vencimento e dados da sua conta. 

Titularidade

Fique atento se o nome da Vivo ou da Telefônica aparecem como titularidade do pagamento. 

Código de barras da conta

Os códigos de barras das faturas enviadas pela Vivo sempre iniciam com os números 846 ou 848. 

Em caso de dúvidas, você pode acessar a 2ª via da sua fatura no aplicativo Meu Vivo ou pelo site. 

Falsas visitas técnicas

A Vivo não encaminha técnicos para a sua residência sem que o responsável ligue na central e agende uma visita, exceto em casos de atividades preventivas que sempre estarão registradas em nossos sistemas. Para sua segurança, instale o Meu Vivo e receba notificações quando um técnico da Vivo estiver a caminho.