Centro de Privacidade

A confiança é a chave para as pessoas poderem tirar o máximo da tecnologia.

Em um mundo cada vez mais digital e interativo, as pessoas precisam ter certeza de que os seus dados permanecem privados e seguros, sendo geridos de um jeito transparente.

Entenda o Centro de Privacidade

A Vivo quer garantir a sua privacidade e promover a transparência nos seus direitos de usar os nossos produtos e serviços. Tudo isso em um ambiente de segurança e dando a você o controle da sua vida digital.

Por isso, desenvolvemos este Centro de Privacidade, um espaço para você tirar dúvidas sobre:

O que estamos fazendo com os seus dados?

Quais são os seus direitos de acesso, retificação, oposição e cancelamento de informações pessoais?

Quais são os nossos procedimentos que garantem a privacidade e a segurança dos seus dados?

Como lidamos com a questão de menores?

Mais orientações e várias dicas sobre o tema.

Tipos de informações
coletadas

Tipos de informações coletadas - Vivo

A Vivo coleta as suas informações de acordo com o serviço que você utiliza. Saiba quais são estas informações:

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Dados cadastrais

O que você disponibilizou quando contratou os nossos serviços.

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Volumes de dados trafegados na internet via rede 2G, 3G e/ou 4G.

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Histórico de uso dos produtos e serviços contratados

Exatamente o que o nome diz, mas é importante saber que esse histórico não envolve registro de acesso a apps utilizados no seu celular nem o que você faz nas redes sociais ou sites. Isso vale apenas para os apps da Vivo! Aí sim é feita a coleta de dados para deixar o app cada vez melhor.

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Eventos de SMS que estão dentro e fora da rede Vivo nacional

Essa coleta inclui eventos Vivo internacionais e de operadoras internacionais em roaming.

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Registros de telefonia PJ e PF

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Informações dos sistemas de tarifação, emissão de contas telefônicas, geração de livro fiscal e arquivo contábil.

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Transações de recargas e concessão de cotas de planos de navegação dos clientes pré-pagos.

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Dados de atendimento ao cliente em lojas e no call center.

Entenda os cookies

Entenda os Cookies - Vivo

Os cookies são arquivos de textos que armazenam temporariamente algumas informações básicas sobre o que você está visitando no nosso site. Os cookies mantêm um registro dos seus hábitos de navegação, da utilização do aparelho e das suas preferências, salvando tudo para você entrar direto na próxima vez em que acessar.

A Vivo usa os cookies para facilitar a sua navegação pelo site e deixar ainda melhor a personalização dos nossos serviços. E você pode ficar tranquilo se não quiser habilitar os cookies! Configure o seu navegador para aceitar ou rejeitar essa ferramenta.

Para que e como coletamos
informações?

Como já dissemos, queremos que a sua experiência com a Vivo seja cada vez melhor. Por isso, vamos explicar aqui os motivos para coletarmos todas essas informações:

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Transações de recargas e concessão de cotas de planos de navegação dos clientes pré-pagos.

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Melhorar o desempenho da rede e aumentar a qualidade dos nossos serviços.

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Corrigir as falhas nos serviços de rede móvel, fixa e TV ainda mais rápido.

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Deixar os processos para a elaboração de planos, serviços e ofertas personalizadas ainda mais próximos do seu perfil.

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Avaliar a demanda por região geográfica.

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Ajudar nas decisões estratégicas da Vivo, como redistribuir o sinal ou remanejar a carteira de serviços.

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Melhorar a experiência de relacionamento entre você e a Vivo.

Sempre com o consentimento do cliente, as coletas de informações são feitas pelos nossos sistemas operacionais e elementos de rede fixa e celular.

Onde essas informações são processadas?

Onde essas informações são processadas? - Vivo

A maior parte das informações é tratada dentro da Vivo ou em empresas do Grupo Telefônica, respeitando sempre a legislação vigente no Brasil.

Mas, às vezes, quando precisamos tratar dados externamente, fazemos tudo com cláusulas de confidencialidade e assegurando que todo o acesso seja auditado e monitorado, para garantir a sua privacidade.

Por quanto tempo armazenamos essas informações?

Por quanto tempo armazanamos? - Vivo

De acordo com o Marco Civil da Internet, a Vivo armazena por no mínimo 1 ano os seus registros de conexão, que são as informações sobre o tempo das suas conexões à internet e o IP para envio e recebimento de dados.

Os seus dados cadastrais (como nome completo, endereço e CPF) e os dados de faturamento (documentos de natureza fiscal) são armazenados por no mínimo 5 anos, para processos judiciais e administrativos.

Não registramos conteúdo de provedores de apps, a não ser aqueles que criamos. Então, neste caso, de acordo com o Marco Civil da Internet, mantemos o registro por até 6 meses, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança.

Onde compartilhamos
esses dados?

Onde compartilhamos esses dados? - Vivo

A Vivo pode, eventualmente, apoiar um estudo de comportamento em eventos que promovam deslocamento de um público em determinada localização. Mas é importante ressaltar que, nesse caso, não é possível qualquer forma de individualização dessas informações. As informações individualizadas só vão ser compartilhadas com parceiros se você autorizar.

O cliente é avisado em
caso de quebra de sigilo?

 Quebra de sigilo - Vivo

Pode existir alguma situação na qual tenhamos que compartilhar as suas informações, como em caso de ordens judiciais e solicitações de autoridades competentes, de acordo com a legislação vigente no Brasil. Assim, registros de conexão, voz e dados poderão ser disponibilizados sem o seu conhecimento.

Um olhar atento é a chave para você
navegar com mais segurança.

Alguns cuidados são essenciais, como evitar clicar em links desconhecidos.
Confira outras dicas sobre a sua segurança online:

Segurança da informação

A Vivo se preocupa com a segurança das informações dos seus clientes. Por isso, nós
nos comprometemos a protegê-las contra invasões e garantimos que todos os seus
dados continuarão confidenciais. Para que isso aconteça, todas as informações que
saem do seu computador e chegam aos servidores da Vivo são criptografadas.

Atenção: O Meu Vivo contém informações pessoais. Por isso, não recomendamos que
você compartilhe a sua senha com outras pessoas, já que isso pode colocar sua
segurança e seus dados pessoais em risco.
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Confidencialidade

Permitimos o acesso aos dados e aos nossos sistemas somente a
pessoas autorizadas, conforme o "princípio do privilégio mínimo".

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Integridade

Preservamos a confiabilidade dos dados e das informações contra
qualquer tipo de alteração, seja de forma acidental ou fraudulenta.

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Disponibilidade

Estabelecemos os controles necessários para que as informações
estejam disponíveis para serem acessadas quando necessário.

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Auditabilidade

Propiciamos que qualquer ação ou transação possa ser relacionada
univocamente, garantindo o cumprimento dos controles
fundamentais estabelecidos nas respectivas normas.


Se acontecer algum incidente de segurança, nos comprometemos a agir com
rapidez e responsabilidade para minimizar os impactos e possíveis danos.
Também mantemos um plano de continuidade de negócios para diminuir possíveis
impactos a você que possam afetar a prestação dos serviços.

A Vivo utiliza recursos para investigar vulnerabilidades de segurança que coloquem
em risco a sua privacidade, garantindo que sejam implantadas as medidas
de correção certas.

Você será informado apenas dos casos relevantes em que a perda, o uso indevido
ou a revelação das informações tenham acontecido por uma violação da segurança
dos sistemas e das redes da companhia ou que estejam relacionados a uma
decisão ou ação técnica interna. Nesses casos, você vai saber quais ações
corretivas vão ser realizadas e as recomendações para proteger os seus interesses.
No nosso relacionamento com as autoridades legais, respeitamos a legislação
local e a regulamentação.

Se você está ciente de qualquer vulnerabilidade ou ameaça, que possa afetar a infraestrutura da Vivo, entre em contato com nossa equipe de Resposta a Incidentes de Segurança (CSIRT Vivo) através do e-mail: csirt.br@telefonica.com

Certificados e padrões relevantes:

A Telefônica Brasil, da qual a Vivo faz parte, é guiada pelos seguintes padrões de segurança da informação.

Alertas

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Fique atento!

Todos os dias, ações mal-intencionadas contra usuários de telefonia
móvel acontecem. Essas tentativas de golpe podem acontecer por
e-mail, ao navegar em sites e por SMS. O nome da Vivo pode aparecer
em algumas dessas mensagens, por isso selecionamos dicas para você
remediar esses ataques. Se você abriu uma dessas mensagens:

1) Instale softwares de antivírus e antispyware atualizados;
2) Execute varreduras completas em seu computador;
3) Troque suas senhas do Internet Banking, dos e-mails e das
redes sociais.

Para saber sobre promoções, cancelamentos e recargas utilize nossos canais de relacionamento *8486 e 1058.

Recebeu um SMS falso ou suspeito?
Denuncie e ajude a acabar com essa prática

Encaminhe o SMS suspeito para 7726. Se você possui uma empresa e
deseja contratar um serviço de envio de SMS para seus clientes,
verifique o link http://www.smspirata.com.br/smsoficial.php com as
empresas autorizadas pelas operadoras de telefonia móvel.

  • Ligações falsas
  • E-mails falsos
  • SMS falsos
  • Código de barras

Veja abaixo alguns exemplos de ligações falsas:

Redução de custos telefônicos

Empresa se passa por parceiro da Vivo para oferecer redução e/ou descontos na sua
fatura. Após a confirmação de dados dos clientes, emitem boleto falso e orientam o
pagamento. A Vivo não efetua esse tipo de ligação nem possui parcerias com empresas
que oferecem serviços de redução de custos telefônicos. A sua fatura é enviada
diretamente pela Vivo para o endereço cadastrado, havendo a possibilidade de envio
online caso você prefira. Consulte saldos e faturas usando o Meu Vivo ou por meio do
*8486 (ligação feita de celular) ou 1058 (telefone fixo).


Falsa troca de aparelho

O usuário recebe uma ligação, normalmente a cobrar e de um número com bloqueio
de identificação. Uma pessoa se apresenta como funcionário de uma operadora de
telefonia celular com nome, matrícula e até um número de protocolo de atendimento.
Essa pessoa oferece a troca do seu celular por um modelo mais novo, de tecnologia
GSM, a um preço convidativo. Diz que o usuário foi contemplado com a promoção da
operadora e que, para receber o novo aparelho em casa pelo correio, basta autorizar o
pagamento do valor promocional via cartão de crédito. Em alguns casos, se o usuário
recusa a oferta, o golpista força a troca do aparelho, afirmando que é obrigatória.


A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por celular, nunca
liga a cobrar nem obriga seus clientes a realizar qualquer tipo de operação. Fique
atento ao atender ligações de números não identificados no visor de seu celular e
redobre sua atenção em ligações como essa. Em caso de dúvida, termine a ligação e
informe-se com a Vivo a respeito das promoções vigentes. Se isso já aconteceu com
você, avise a polícia o mais rápido possível. No caso de ter informado seus dados
bancários ou de cartão de crédito, contate seu banco ou administradora do cartão
imediatamente, solicitando as devidas providências.


Sequestro via celular

O usuário recebe a ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário de uma
operadora de telefonia celular e é informado que o seu chip encontra-se clonado. Com
a falsa intenção de corrigir o problema, o golpista solicita que o usuário mantenha o
celular desligado por uma hora. Nesse intervalo, os bandidos entram em contato com a
família, alegando sequestro e solicitando algum tipo de resgate.


A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por meio do celular,
nunca solicita o desligamento do aparelho por longos períodos sob a alegação de
manutenção ou atualização. A Vivo também ressalta que adota medidas de combate,
prevenção e controle a fraudes, em constante atividade e aprimoramento, para
garantir a extinção da clonagem e a tranquilidade dos clientes. As tecnologias usadas
atualmente impedem qualquer tentativa de clonagem no momento em que se
autentica o aparelho do cliente. Caso isso aconteça com você, avise seus familiares e
amigos o mais rápido possível, bem como a polícia para a investigação do caso.


Ligação a cobrar

O fraudador liga a cobrar e identifica-se como funcionário da Telefônica, dizendo que
o telefone está com linha cruzada e que irá consertar. Solicita, ainda, que o cliente
disque para *21*0211581172839#, logo trazendo danos ao cliente.


A Vivo informa que o número 11 99650000 (origem da ligação) trafega pela rede de
Internet desde 2005. Trata-se de um spam (mensagem não solicitada). No passado esse
número da Vivo era utilizado para vendas e divulgação de serviço (telemarketing, não
mais utilizado desde 21/11/2005). Reforçamos que a Vivo não efetua ligação a cobrar
para seus clientes.


Obtenção do código Meu Vivo

O cliente recebe uma ligação informando que foi contemplado na promoção Recarga
Premiada e receberá um SMS com o código do MEU VIVO. Com o cliente em linha, o
falso atendente pede para informar esse código e assim obtém acesso a todas as
informações que constam na aplicação. A Vivo não solicita para o cliente a informação
desse código. Assim como senhas, eles são pessoais, intransferíveis e não devem ser
compartilhados nem mesmo com um atendente.


Instalação de Internet Fixa

Uma empresa entra em contato com o cliente para oferecer instalação do serviço
Internet Fixa e cobra por esse serviço.


A Vivo nunca solicita aos clientes o número do cartão de crédito para pagamentos nem
efetua cobrança de nenhum serviço por meio de débito em conta-corrente ou boleto à
parte. Toda cobrança de valores relativos a serviços solicitados pelo cliente é realizada exclusivamente em sua fatura.

Pendências financeiras

Alguns e-mails falsos enviados em nome da Vivo acusam o cliente de pendências financeiras e afirmam que é necessário quitá-las para que não sejam adotadas medidas legais. Essas mensagens contêm links com vírus que podem fornecer suas informações pessoais a estranhos e causar outros problemas.

Mensagens de texto falsas

A Vivo nunca envia comunicados de premiações via SMS nem utiliza números como (11)
XXXXX-XXXX para falar com os seus clientes. Para evitar que essas mensagens de texto
sejam enviadas para você, não divulgue o seu número para estranhos e nunca retorne
a ligação de números desconhecidos. Veja abaixo alguns exemplos de mensagens de
texto falsas:


Promoções da Vivo e recargas premiadas
VIVO Recarga Premiada Seu Aparelho Concorreu e Ganhou 1 Gol Flex O.km + 30mil
No Sorteio Eletronico Lig p/Central 015858134XXXX. Senha:(199988)


Recarga fenomenal Vivo seu chip Vivo concorreu e ganhou um Citroen C4 + R$
60.000,00 para maiores informações ligue 015858181XXXX senha 9981


VIVO inf: Vc ganhou (30.Mil Reais) na RECARGA PREMIADA 2013 p/+ inf: Ligue
gratis do seu VIVO p/: 015858118XXXX (senha(149988)


(WEB VIVO) info: Vc faturou 35 MIL REAIS Na (Recarga) Premiada!2013P/+inf:
ligue p/ CENTRAL 015858189XXXXSENHA(49666)


(VIVO) CONECTADOS VIVEMOS MELHOR! INF: VC FOI O 5" GANHADOR DE R$:75MIL
REAIS. PROM..USUARIO EXEMPLAR! P/+INFO.. LIGUE CENTRAL VIVO 015858114XXXX
Senha.1375


SMS fraude em boleto

"Fulano", caso não tenha efetuado o pagamento da fatura 11/05/2015 ? 114,21, pague
c/ cod de barras 8420000001-2 142100790001-3 10233302476-2 04152150510-1 (a numeração
pode variar).


SMS fraude em boleto

Os clientes recebem SMS com links para atualização cadastral, desbloqueios,
contestação de valores indevidos, etc. Nunca clique nesses links e/ou retorne ligações
para os números que enviam os SMSs. Na dúvida, sempre procure o canal oficial da
empresa (banco, operadora, etc).

Código de barras da conta

Para verificar a autenticidade do código de barras de sua conta, confira estas dicas:



Segurança Online

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Fique atento!

A Vivo nunca entra em contato solicitando senhas ou informações
pessoais, como dados de cartão de crédito.

As senhas fornecidas pela Vivo são de uso pessoal e intransferível.
Para segurança e proteção das suas informações, não devem ser
compartilhadas com ninguém.

Ao criar as suas senhas, utilize no mínimo oito caracteres com
letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Para saber sobre a sua fatura,promoções, cancelamentos e recargas
utilize nossos canais de relacionamento: o aplicativo Meu Vivo ou
ligue para *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 (telefone fixo).

Recebeu um SMS falso ou suspeito?
Denuncie e ajude a acabar com essa prática

Encaminhe o SMS suspeito para 7726. Se você possui uma empresa e deseja contratar um serviço de envio de SMS para seus clientes, verifique o link http://www.smspirata.com.br/smsoficial.php com as empresas autorizadas pelas operadores de telefonia móvel.

  • Computador ou Smartphone
  • Spam

Você já parou para pensar na quantidade de informações que está presente no seu
computador? E no seu smartphone? Essa enorme quantidade de dados parece estar
segura com a gente, mas pessoas mal-intencionadas podem invadir a sua privacidade
e espalhar vírus, aplicativos e programas espiões que roubam informações. Mas não se
preocupe! Confira estes três passos para se proteger:


Navegue com cautela

Não clique em links sem verificar sua veracidade e evite compartilhar os seus dados
em sites que você não conhece bem.


Mantenha o antivírus atualizado

Instale e mantenha sempre atualizados os programas de segurança digital,
como antivírus, firewall e antispyware.


Faça backups frequentemente

Tenha sempre uma cópia atualizada de seus bens digitais, tanto daqueles que estão no
seu celular quanto no seu computador.


A Vivo oferece proteção para você se conectar com segurança e tranquilidade.
Confira nossas soluções para seu Vivo Móvel e para seu Vivo Fixo.


Para saber mais, acesse a Cartilha de Segurança para Internet, no site
do CERT.br.

No início de dezembro de 2012, a porta 25 deixou de ser utilizada e foi substituída
pela 587. Na prática, isso significou que mensagens que antes eram enviadas sem a
necessidade de um provedor começaram a passar por filtros e deixaram de ser
anônimas. Sendo assim, se você encontrar dificuldade para o envio de e-mails,
entre em contato com o seu provedor.


Em breve o CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de
Incidentes de Segurança no Brasil), disponibilizará indicadores sobre os ganhos com a implementação desse projeto para a Internet brasileira.


Para mais informações acesse www.antispam.br


SMS Pirata

Todo mundo já recebeu um SMS dizendo que ganhou prêmios e divulgando curas
milagrosas. Mas fique atento: eles não são enviados pela Vivo e, na verdade, são
vendidos ilegalmente por empresas não autorizadas.
É fácil reconhecer essas mensagens. Veja:



SMS Oficial
87-xxx
Prezado cliente,
registramos
sua solicitação e
entraremos
em contato em até
48 horas.
Enviado por empresas homologadas pelas operadoras e
entregue de forma segura. Mensagens enviadas nos horários
autorizados pela Anatel, de números oficiais da Vivo
(geralmente compostos por 3 a 6 números). Respeitam as
regras estabelecidas pela Anatel e outros fóruns específicos
que regulamentam o mercado, como o MEF (Mobile
Entertainment Forum).



SMS Pirata
(81) 8765-xx
Parabéns! Você foi
sorteado na
promoção cliente
da sorte! Para
receber seu prêmio
ligue: (81) 8765-xx
Mensagens com conteúdo irrelevante, não solicitado ou não
autorizado, enviadas por empresas não homologadas pelas
operadoras. Mensagens enviadas em qualquer horário
(mesmo de noite ou bem cedo), de um número de celular
(DDD + 8 ou 9 dígitos) e com conteúdo não solicitado.
O envio de SMS pirata prejudica as empresas que usam
ferramentas de parceiros homologados, congestiona
sistemas e, acima de tudo, incomoda os usuários e clientes.

Dicas de Segurança

Confira algumas dicas para evitar e-mails indesejados

Saudações genéricas

Grande parte dos e-mails falsos começa com uma saudação genérica como "Querido
usuário" ou "Prezado (a) Cliente". Caso o seu nome não apareça na mensagem, seja
bastante cuidadoso e não clique em nenhum link ou botão.



Falsa necessidade de urgência

A maioria dos e-mails fraudulentos tenta sugerir a necessidade de ação rápida
do usuário em clicar ou fornecer dados. Portanto, muita atenção com solicitações
"urgentes".


Links falsos ou sugestivos

Se você observar um "@" no meio do link, existe uma boa chance de se tratar de um
link fraudulento. Empresas sérias utilizam um domínio próprio do tipo https://
www.empresa.com.br. Mesmo que o link contenha uma palavra que chame a sua
atenção, esse link pode não ser do site original.


E-mails que parecem legítimos

Alguns e-mails falsos são feitos especialmente para parecerem com os sites originais. O
usuário é estimulado a digitar informações pessoais em um formulário muito parecido
ou idêntico ao do site original. Empresas sérias e preocupadas com seus clientes nunca
solicitam informações pessoais ou sigilosas por e-mail.


Erros de português e de digitação

Com frequência, e-mails falsos contêm sérios erros de digitação, de português,
palavras faltando, concordância errada etc. Esses erros costumam ajudar os falsários a
burlar os filtros anti-spam.


Janelas pop-up

Janelas pop-up que abrem automaticamente ou ao clicar em um link no e-mail podem
ser perigosas. Feche-as imediatamente usando o atalho Alt + F4. Depois configure o
seu navegador para bloquear a execução automática de pop-ups.


Não abra anexos

Como os links falsos, os anexos são frequentemente utilizados em e-mails
fraudulentos. Nunca abra anexos, já que clicar ou baixar anexos pode trazer spywares
ou vírus. Exclua imediatamente anexos e links que apontem para arquivos com
extensões ".scr", ".exe" e ".com".


Antivírus atualizado

Mantenha o antivírus do computador sempre atualizado. Foi por meio de um vírus que
a "gangue do boleto" conseguiu invadir milhares de computadores, e o antivírus pode
detectar boletos fraudulentos enviados por e-mail ou gerados na internet.


Código do banco

Após a impressão, confira se o código do banco está correto. Cada instituição possui
um código identificador próprio - confira a lista completa no site da Febraban
Esse código encontra-se em frente ao logotipo do banco e nos três primeiros
dígitos da linha digitável de cada boleto.


Compare os boletos

Se for uma conta que o consumidor paga mensalmente, compare o boleto com os
anteriores. No caso de pagamentos efetuados em caixas eletrônicos, é possível
verificar os dados do boleto antes de finalizar o procedimento.


Suspeite dos e-mails

É importante ter muito cuidado com e-mails suspeitos. Ao receber notificações de
pagamentos, links ou arquivos anexos, o indicado é entrar em contato com o emissor e
pedir mais informações para a empresa solicitante.


Use um computador conhecido

Evite fazer compras, realizar pagamentos ou gerar segunda via de boletos em
computadores desconhecidos ou através de redes Wi-Fi públicas.

Denuncie

Denuncie violações aos direitos humanos

A Vivo está muito engajada na promoção do uso responsável das tecnologias de
informação e comunicação. Com isso em mente, apoiamos, em conjunto com outras
empresas de telecomunicações, órgãos governamentais e a Safernet, o Termo de
Mútua Cooperação contra a Pedofilia. Isso reflete o nosso empenho em colaborar para
um ambiente mais seguro na Internet não só para adultos, mas também para crianças
e adolescentes.



Conheça a Safernet

A Safernet Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos responsável
pela Central Nacional de Denúncias de crimes e violações contra os Direitos Humanos
na Internet. Além de apoiar as autoridades no combate às violações de direitos
humanos na rede, realiza um conjunto de ações de prevenção e educação ao promover
palestras, oficinas e seminários. Foi criado também um canal online de informação e
orientação para crianças, pais e educadores a fim de esclarecer dúvidas, ensinar
formas seguras de navegação e orientar crianças, adolescentes e/ou seus próximos na
prevenção de cibercrimes contra os direitos humanos (assédio, aliciamento sexual de
crianças e adolescentes, ciberbullying, exposição de fotos sensuais).




Disque 100

Você também pode denunciar através do Disque Direitos Humanos — Disque100. A linha
funciona 24 horas por dia todos os dias, e as ligações podem ser feitas de todo o Brasil
por meio de discagem direta e gratuita. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo
das informações é garantido, basta pedir.

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Recebeu um SMS falso ou suspeito?
Denuncie e ajude a acabar com essa prática

Encaminhe o SMS suspeito para 7726. Se você possui uma empresa e deseja
contratar um serviço de envio de SMS para seus clientes, verifique o link
http://www.smspirata.com.br/smsoficial.php com as empresas autorizadas pelas operadores de telefonia móvel.

Direito de Acesso, Retificação, Oposição e Cancelamento

A Vivo tem como compromisso informar e solicitar a sua autorização
do jeito mais simples e claro possível, para a coleta de informações.

Você também pode escolher se quer ou não receber ofertas personalizadas
no Meu Vivo para desktop.

Além disso, a Vivo também tem canais oficiais para você exercer os seus direitos
de acesso e cancelamento de recebimentos de mensagens publicitárias. Saiba
quais são eles:

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Central de Relacionamento: Disque *8486 do seu celular.

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Por SMS, envie uma mensagem com a palavra SAIR para o número 457.

Só mantemos a informação dos usuários dos nossos sites armazenada pelo tempo que a lei pede e determina.

Menores de idade

A gente se compromete a promover o bom uso dos nossos produtos e serviços por menores de idade. Por isso, trabalhamos para oferecer um ambiente que favoreça o uso responsável da internet e do celular.

A Telefônica não faz qualquer tipo de bloqueio ou discriminação de acesso ao conteúdo visitado pelas pessoas no nosso site. Mas disponibiliza para você as ferramentas necessárias para que possa filtrar os conteúdos que considere inadequados.

Menores de idade - Vivo
Menores de idade - Vivo

Filtros e Controle de Pais

Disponibilizamos o "Controle de Pais" para quem é cliente de TV. Esse recurso é um código de 4 dígitos que você pode ativar para bloquear conteúdos de acordo com a idade, garantindo que você possa escolher o melhor conteúdo para o seu filho. Apenas os conteúdos cuja classificação etária esteja acima daquela definida pelo cliente precisam da confirmação do Controle de Pais.

Além disso, firmamos, em conjunto com outras empresas de telecomunicações, órgãos governamentais e a Safernet, o Termo de Mútua Cooperação contra a Pedofilia. Isso reflete nosso empenho em colaborar para um ambiente mais seguro na Internet para crianças e adolescentes.

Saiba mais

Glossário

Ouvimos tantos termos de privacidade e segurança dos dados por aí, mas você sabe o que são? Para ajudar, a Vivo montou este glossário para você saber um pouco mais:

Access Point (AP):

Do inglês Access Point. Dispositivo que atua como ponte entre uma rede sem fio e uma rede tradicional.

Alias:

Apelido que pode ser usado para designar pessoa ou grupo.

Anti-pop up:

Serviço normalmente fornecido por provedores que fecha automaticamente todas as janelas que aparecem quando você visita uma página na Web.

Anti-spam:

Serviço normalmente fornecido por provedores para impedir o recebimento de e-mails enviados em massa. A mensagem poderá ser apagada ou movida para um determinado local automaticamente.

Antivírus:

Programa ou software especificamente desenvolvido para detectar, anular e eliminar de um computador vírus e outros tipos de código malicioso, que causam danos ao computador

Anti-spyware:

Programa utilizado para combater programas espiões, que tem por objetivo roubar informações armazenadas no computador.

Assinatura Digital:

Código utilizado para verificar a integridade de um texto ou mensagem. Também pode ser utilizado para verificar se o remetente de uma mensagem é mesmo quem diz ser.

Ataque:

Tentativa, bem ou mal sucedida, de acesso ou uso não autorizado a um programa ou computador.

Autoridade Certificadora:

Entidade responsável por emitir certificados digitais. Estes certificados podem ser emitidos para diversos tipos de entidades, tais como: pessoa, computador, departamento de uma instituição, instituição etc.

Conheça o Dialogando

Plataforma sobre o uso consciente das tecnologias, o Dialogando traz orientação especializada sobre privacidade e segurança dos dados.

Faça parte dessa conversa e conecte-se com a gente.

Conheça o Dialogando - Vivo
Saiba mais

A Vivo pode mudar, a qualquer momento, o conteúdo desta política. Mas fique tranquilo: você vai ficar sabendo. Todas as notícias e mudanças importantes serão compartilhadas com, no mínimo, 30 dias de antecedência às alterações.