Vivo
Dúvidas Frequentes
Tamanho da Letra
Aumentar tamanho da letra Diminuir tamanho da letra

Confira as perguntas abaixo e esclareça todas as suas dúvidas.

Dúvidas Gerais

Quanto tempo eu posso ficar navegando na internet?

Com os novos pacotes da Vivo você pode navegar quanto quiser. Após determinada quantidade de dados trafegados, a velocidade será reduzida para um determinado valor. (Consultar tabela para informar ao cliente sobre seu pacote).

Os modems comercializados pela Vivo são compatíveis com roteadores não comercializados pela Vivo?

Os modems da Vivo são compatíveis com a maioria dos roteadores vendidos no mercado. No entanto, o desenvolvimento de compatibilidade não é feito pela Vivo, e sim pelo fabricante do roteador. Por este motivo, não podemos garantir compatibilidade com todos os roteadores.

Quantas músicas eu consigo baixar com 1GB?

Cada música em formato mp3 tem, em média, 5 MB de tamanho. Portanto, com 1GB (1.024MB) é possível baixar cerca de 200 músicas. Entretanto, com os pacotes da Vivo, cliente baixa quantas músicas quiser. Quando atinge a franquia do pacote contratado, a velocidade é reduzida e ele baixará as músicas com uma velocidade menor.

Quanto tempo demora para baixar uma música com 5MB?

Varia de acordo com a velocidade de acesso no momento do download. A velocidade pode ser alterada por condições climáticas, quantidade de usuários usando a mesma antena ao mesmo tempo, entre outros. Como média, podemos dizer que demora entre 3 e 10 minutos.

Como usar meu modem tanto em um notebook como em um desktop?

Basta conectar o modem na porta USB do notebook ou desktop. A instalação do software do discador será iniciada automaticamente.

Quando estou fazendo um download, o que é a taxa de transferência que aparece na tela do Windows?

A tela que mostra o status do download, ou seja, a tela que apresenta a quantidade de dados trafegados e quanto falta para terminar o download.

Qual a vantagem de contratar um pacote Vivo Internet Pré por tempo (Diário, Semanal ou Mensal), se no avulso sou cobrado apenas pelo que eu utilizar?

Com os pacotes pré pagos você utiliza muito mais por um preço bem acessível. Após a franquia do pacote, a velocidade reduz, mas você continua utilizando. No pacote avulso, cada MB utilizado tem uma tarifa de R$ 4,90/MB Além disso, como o consumo de dados no computador/notebook é muito maior, o serviço avulso não está disponível para o pré pago.

Posso usar o Skype no meu Vivo Internet? Como?

Sim, basta instalar o aplicativo no seu computador. O tráfego consumido durante a conversação será contabilizado da franquia do seu pacote.

Por que a Vivo reduz minha velocidade?

Empresas fornecedoras de acesso à internet (móvel ou fixo) adotam medidas de restrição de velocidade, mediante uso abusivo da rede que impacte a maioria dos clientes. A Vivo segue essa medida também para evitar o uso abusivo e garantir qualidade de acesso a todos seus usuários.

Como vejo a minha velocidade de navegação?

Você pode acessar sites que medem a velocidade. Entretanto, a Vivo não tem garantias de que a velocidade medida por eles é a velocidade disponibilizada no momento de seu acesso. Isso varia de site para site.

Como faço para saber se tem cobertura 3G para onde vou?

Consulte nossa área de cobertura. Selecione a tecnologia 3G da Vivo ñ HSPA ñ e escolha a cidade que deseja verificar a cobertura.

Como eu configuro meu email pelo celular?

Acesse o Vivo Dicas, escolha o fabricante e o modelo do seu aparelho.

Qual a diferença entre internet móvel e fixa?

Elas servem para objetivos diferentes. A internet móvel serve para os clientes se deslocarem com a sua internet, seja utilizando o modem em casa ou viajando, a passeio ou a trabalho.

Em contrapartida, se o objetivo é fazer muitos downloads de filmes ou músicas o mês inteiro, a internet mais adequada é a fixa, que você só pode utilizar em um local único, com acesso através de cabo.

Outra vantagem interessante da internet móvel é que você pode utilizá-la dentro da sua própria casa, locomovendo-se de um ambiente para o outro, sem precisar de um roteador.

A internet fixa e a internet móvel se complementam. A redução de velocidade na móvel acontece bem antes do que na fixa para possibilitar ao usuário a mobilidade de acesso a email e notícias a qualquer hora, em qualquer lugar.

Para usar o Vivo Internet eu preciso de um provedor de acesso à internet?

A Vivo oferece um ISP gratuito, portanto o cliente que contratar o Vivo Internet Brasil estará isento da mensalidade do provedor durante todo o contrato.

Por que há redução de velocidade?

Essa redução existe por conta de limites técnicos para a internet móvel que são independentes dos investimentos das operadoras e dependem apenas da faixa liberada pela Anatel. Isso quer dizer que por mais que a Vivo amplie sua rede, não há como aumentar ainda mais a capacidade de tráfego até que haja uma nova concessão do governo para ampliação.

Qual a diferença entre a tecnologia da Vivo e da concorrência?

Atualmente não há diferença. Todas operadoras que têm 3G utilizam a tecnologia HSPA, que permite acesso à internet em alta velocidade. O que varia de uma operadora para outra é a forma como os pacotes são vendidos.

Por que eu não estou atingindo a velocidade máxima?

A velocidade de transmissão de dados em internet móvel pode variar, dentre outros motivos, por fenÙmenos naturais, deslocamento, dist‚ncia e picos de tráfego. Essas oscilações são diferentes da redução de velocidade por acesso ao limite de franquia, que é um procedimento adotado para garantir um bom desempenho do serviço para todos os usuários.

A redução de velocidade é importante porque inibe o uso abusivo da rede de internet. Quando se evita que apenas algumas pessoas tenham uma quantidade de tráfego muito alta, proporciona-se à maioria dos usuários uma melhor qualidade de sinal e serviço.

Se eu ultrapassar minha franquia, minha conexão é cortada? Caso não, quanto pagarei a mais por isso?

Sua conexão nunca é cortada. Quando ultrapassar a franquia, você pode optar entre usar a internet da Vivo sem pagar excedente com velocidade reduzida para um determinado valor, de acordo com o pacote escolhido, até o início do próximo ciclo de faturamento. Você continua acessando a internet o quanto quiser.

Como eu faço para controlar meu consumo de tráfego?

Acesse o Meu Vivo para saber quanto você já trafegou em seu pacote ou entre em contato com nossa Central de Relacionamento.

Dúvidas Internet Pré

Como eu consulto meu saldo no Vivo Internet Pré?

Para ajudar no controle dos seus créditos, a Vivo disponibiliza algumas maneiras para você consultar o valor do seu saldo a qualquer momento.

  • Por Torpedo SMS
    1. No discador do modem, procure Mensagens;
    2. Clique em Nova Mensagem;
    3. No campo Para coloque o número 8000;
    4. No campo texto digite a palavra SALDO;
    5. Clique em Enviar. O envio é gratuito.
    6. Você receberá uma mensagem com o valor de seu saldo.
  • Pelo Meu Vivo
    1. Acesse o Meu Vivo;
    2. No menu superior selecione Meus Créditos;
    3. No menu lateral, clique em Consultar Saldo;

Para mais informações consulte a seção de saldo de internet.

Preciso me cadastrar para usar o Vivo Internet Pré?

Sim. Para conectar seu modem na internet todos os clientes do Vivo Pré devem efetuar o cadastro completo de sua linha através do Meu Vivo informando seu endereço eletrÙnico e um ou mais telefones de atendimento.

  1. Na sua primeira conexão, surgirá uma tela informativa para o cadastro;
  2. Leia as instruções e clique no link solicitado
  3. Preencha os campos com as informações solicitadas;

Em seguida você será direcionado à página para criar uma senha de acesso a todos os serviços do Vivo Internet Pré disponíveis no Meu Vivo.

Para mais informações consulte a seção de cadastro

Qual a diferença entre Vivo Internet Avulso e Vivo Internet Pré?

O serviço avulso é tarifado por demanda, de acordo com o uso: R$ 4,90 por MB, ou o equivalente a R$ 0,0019 por KB de tráfego consumido. Já no serviço pré-pago você escolhe previamente o valor que será cobrado e o plano de tráfego que vai utilizar ó diário, semanal ou mensal.

Após a contratação, não há possibilidade de cancelamento do pacote contratado, a internet fica disponível para uso até o término do prazo.

Posso migrar minha linha Pré de voz para uma linha Pré de internet?

Sim, pode. Se quiser utilizar sua linha Pré Paga de voz no modem, procure uma de nossas lojas ou entre em contato conosco pela Central de Relacionamento e solicite a migração. Se quiser acessar a internet do seu celular, você tem 2 opções: acessar com o serviço avulso, pagando R$4,90/MB - nesse caso basta entrar na internet e começar a utilizar; ou contratar um pacote pré pago na sua linha de voz - nesse caso pode enviar um SMS para 8200 com o nome do pacote que deseja contratar. As opções estão em www.vivo.com.br/internetpre.

Dúvidas Tecnológicas

Quanto custa a conexão de internet banda larga móvel HSPA (3G)?

Contratando um pacote Vivo Internet com franquia, a mensalidade dá direito a um determinado volume de MB. Você só paga mais por MB excedente ao pacote, que é válido para o mês vigente e não acumula.

O pacote Vivo Internet Brasil 2GB tem custo fixo e pode ser usado à vontade. Já o Vivo Internet 3G Avulso só é cobrado por MB trafegado.

A Vivo também acaba de lançar o Vivo Internet Pré, que possibilita o acesso a internet por tempo, com o Vivo Internet Diário, Vivo Internet Semanal e o Vivo Internet Mensal.

Se eu moro numa zona rural eu posso usar uma antena externa no meu modem?

Poucos modelos possuem conexão para antena externa. Verifique na loja se o modem que você está comprando possui esta conexão.

Já tenho um modem da Vivo, mas na tecnologia CDMA, como faço para migrar para a tecnologia HSPA (3G)?

Procure um dos canais de atendimento e adquira um modem compatível. Caso queira, aproveite também para alterar seu pacote de dados.

Qualquer aparelho pode acessar a internet em HSPA (3G)?

Não. … necessário um aparelho ou modem da Vivo ou desbloqueado, compatível com a tecnologia HSPA (3G) funcionando na frequencia de 2.100MHz (em MG a frequencia deve ser de 850MHz).

Sair da área de cobertura HSPA encerra minha conexão?

Não. Você será atendido automaticamente pela rede GSM/EDGE, pois todos os equipamentos também são compatíveis com esta tecnologia. Todavia, a velocidade da conexão diminui um pouco nessa rede.

Sair da área de cobertura HSPA encerra minha conexão?

A Vivo continua expandindo a rede HSPA para atender melhor seus clientes. Confira a cobertura para saber quais cidades a Vivo atende pelo HSPA (3G). Vale lembrar que a rede GSM/EDGE atende toda a área fora da cobertura HSPA.

Onde posso utilizar conexão a Internet com a tecnologia HSPA (3G)?

A Vivo continua expandindo a rede HSPA para atender melhor seus clientes. Confira a cobertura para saber quais cidades a Vivo atende pelo HSPA (3G). Vale lembrar que a rede GSM/EDGE atende toda a área fora da cobertura HSPA.

O que preciso fazer para usufruir dos benefícios da Rede HSPA (3G)?

  • Possuir um Smartphone ou Modem compatível;
  • Estar numa área que tenha cobertura HSPA (3G);
  • Contratar um dos pacotes Vivo Internet de acordo com seu perfil.

O que eu posso fazer ao utilizar a tecnologia HSPA (3G)?

  • Acessar internet banda larga no seu notebook ou computador através de um modem ou smartphone 3G;
  • Acessar emails e sites preferidos pelo seu Smartphone;
  • Baixar músicas, jogos e vídeos em alta velocidade.

Quais são as vantagens da tecnologia HSPA (3G)?

Com a evolução da tecnologia 3G da Vivo, você terá Roaming Internacional em diversos países, continua contando com o Roaming nacional em toda área de cobertura Vivo sem cobrança de tarifa diferenciada e faz download e upload em alta velocidade.

Qual forma de tarifação de conexão à internet banda larga móvel HSPA (3G)?

Com os pacotes Vivo Internet Brasil você se conecta com a melhor internet móvel e sem surpresa na conta. Basta escolher o pacote por volume de dados trafegados e, ao atingir este volume de dados (a franquia), você permanece conectado, sem cobrança adicional, porém com uma velocidade máxima que varia de acordo com o pacote.

Como usar meu Smartphone como Modem?

… só conectar o Smartphone compatível em um notebook ou desktop e configurar o acesso via o pacote de dados da vivo. Consulte passo a passo no Vivo Dicas.

A funcionalidade de assistir TV no modem MF645 é tarifada? Desconta do meu pacote de dados?

Não. Essa funcionalidade é totalmente gratuita. O sinal da TV digital é distribuído pelas emissoras de TV. Inclusive, os locais onde tem TV digital disponível são informados no site http://www.dtv.org.br.

O IP da Vivo é válido e fixo?

O IP da Vivo é válido, mas dinâmico.

Qualquer modem da concorrência funciona na Vivo?

Sim, mas ele precisa estar desbloqueado. Para configurar um modem desbloqueado da concorrência basta entrar acessar a seção aparelhos, escolher o modelo de seu modem e seguir o passo a passo da configuração.

Como me certifico se determinado modelo de modem é compatível com meu Sistema Operacional?

Você pode encontrar a informação na própria caixa do modem ou na seção Aparelhos, selecionando seu modelo pelo nome do fabricante.