Alerta

Diariamente ocorrem ações mal-intencionadas contra usuários de telefonia móvel. Essas tentativas de golpe podem acontecer por e-mail, ao navegar em sites da Internet e até mesmo, por SMS!

Confira alguns exemplos dessas ações relacionadas ao nome da Vivo e siga algumas dicas de segurança para evitar essas ações:

- Se abrir algum desses e-mails, instale softwares de antivírus e antispyware atualizados.
- Execute varreduras completas em seu computador.
- Troque possíveis senhas já utilizadas: Internet Banking, e-mails, Redes Sociais etc.

Para denunciar um SMS falso, encaminhe a mensagem com o telefone do remetente para o número 7726.
Esse é o canal CSIRT Vivo Brasil, que trata exclusivamente de SMSs de procedência duvidosa.
Para saber sobre promoções, cancelamentos e recargas utilize nossos canais de relacionamento *8486 e 1058.

 

Ligações falsas

Ligações falsas

  • Redução de custos telefônicos
  • Empresa se passa por parceiro da Vivo para oferecer redução e/ou descontos na sua fatura. Após a confirmação de dados dos clientes, emitem boleto falso e orientam o pagamento para que não ocorra o protesto.

     

    A Vivo esclarece que não efetua ligações deste tipo, nem possui parcerias com empresas que oferecem serviços de redução de custos telefônicos.
    A fatura do cliente é enviada diretamente pela Vivo para o endereço cadastrado, havendo a possibilidade de envio online, caso o cliente prefira.
    Se necessitar, o cliente também pode consultar saldos e faturas através do Meu Vivo ou por meio do *8486 (ligação feita de celular) ou 1058 (telefone fixo), ambos funcionam.

  • Falsa Troca de Aparelho
  • O usuário recebe uma ligação, normalmente a cobrar e de um número com bloqueio de identificação. Uma pessoa se apresenta como funcionário de uma operadora de telefonia celular, com nome, matrícula e até um número de protocolo de atendimento.

     

    Essa pessoa oferece ao usuário a troca de seu celular por um modelo mais novo, de tecnologia GSM, a um preço convidativo. Diz que o usuário foi contemplado com a promoção da operadora e que, para receber o novo aparelho em casa pelo correio, basta autorizar o pagamento do valor promocional via cartão de crédito.

    Em alguns casos, se o usuário recusa a oferta, o golpista força a troca do aparelho, afirmando que é obrigatória.

    A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por celular, nunca liga a cobrar, e muito menos obriga seus clientes a realizar qualquer tipo de operação.

    Fique atento ao atender ligações de números não identificados no visor de seu celular e redobre sua atenção em ligações como essa. Em caso de dúvida, termine a ligação e informe-se com a Vivo a respeito das promoções vigentes.

    Se isso já aconteceu com você, avise a polícia o mais rápido possível. No caso de ter informado seus dados bancários ou de cartão de crédito, contate seu banco ou administradora do cartão imediatamente, solicitando as devidas providências.

  • Sequestro via Celular
  • O usuário recebe a ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário de uma operadora de telefonia celular, e informa que o celular encontra-se clonado.

    Com a falsa intenção de corrigir o problema, o golpista solicita que o usuário mantenha o celular desligado por uma hora.

    Nesse intervalo, os bandidos entram em contato com a família, alegando seqüestro e solicitando algum tipo de resgate. Os parentes entram em desespero e cedem às exigências dos “seqüestradores”.

    A Vivo esclarece que, embora entre em contato com seus clientes por meio do celular, nunca solicita o desligamento do aparelho por longos períodos, sob a alegação de manutenção ou atualização.

    A Vivo também ressalta que adota medidas de combate, prevenção e controle a fraudes, em constante atividade e aprimoramento, para garantir a extinção da clonagem e a tranqüilidade dos clientes.

    A atual tecnologia utilizada na rede CDMA impede qualquer tentativa de clonagem no momento em que autentica o aparelho do cliente.

    Já na rede GSM da Vivo, o usuário dispõe do SIM Card que, ao ser inserido no celular GSM, assume a identidade do proprietário do cartão. O GSM possui ainda uma chave de proteção de 128 bits, com um conjunto de regras que tecnicamente impedem a clonagem do telefone. Sem contar com as regras de negócio, que determinam se o usuário está apto a usar rede e serviços mediante autenticação pessoal.

    Não atenda aos pedidos de desligamento do celular por longos períodos sob a alegação de manutenção ou atualização e esteja atento a possíveis ligações como esta. Em caso de dúvida, termine a ligação.

    Caso isso aconteça com você, avise seus familiares e amigos o mais rápido possível, bem como a polícia para a investigação do caso.
     
  • Fraude: Ligação a cobrar
  • O Fraudador liga a cobrar e identifica-se como funcionário da Telefônica dizendo que o telefone está com linha cruzada e que irá consertar. Solicita ainda, que o cliente disque para *21*0211581172839#, logo trazendo danos ao cliente.

    A Vivo informa que o número 11 99650000 (origem da ligação) trafega pela rede de Internet desde 2005. Trata-se de um Spam (mensagem não solicitada). No passado esse número da  Vivo era utilizado para vendas e divulgação de serviço (Telemarketing, não mais utilizado desde 21/11/2005).

    Reforçamos que a Vivo não efetua ligação a cobrar para seus clientes.

    O que fazer para que isso não aconteça com você?
    Ao receber qualquer ligação suspeita, não efetuar nenhum procedimento em seu terminal.
  • Obtenção do código Meu Vivo
  • O cliente recebe uma ligação informando que foi contemplado na promoção Recarga Premiada e receberá um SMS com o código do MEU VIVO. Com o cliente em linha, o falso atendente pede para informar esse código e assim obtém acesso a todas as informações que constam na aplicação.

    A Vivo não solicita para o cliente a informação desse código. Assim como senhas, eles são pessoais, intransferíveis e não devem ser compartilhados nem mesmo com um atendente.

    Saiba mais
  • Fraude Instalação Internet Fixa
  • Esclarecimentos sobre empresas abordando indevidamente os clientes da Vivo e cobrando pela instalação de produtos Vivo.

    A Vivo alerta que Algumas empresas estão entrando em contato com os nossos clientes para oferecer instalação do serviço Internet Fixa e cobrando por este serviço.

    *Importante:

    A VIVO nunca solicita aos clientes o número do cartão de crédito para pagamentos, não efetua cobrança de nenhum serviço através de débito em conta corrente ou boleto a parte.


    Toda cobrança de valores relativos à serviços solicitados pelo cliente é realizado exclusivamente em sua fatura.


    A Vivo não atua em parceria com empresas que ofertem instalação de seus serviços e a Vivo não disponibiliza informações de seus clientes;


     

    A Vivo diretamente através de atendentes de sua central de relacionamento pode entrar em contato com seus clientes para oferta de novos planos de serviços e promoções. Numa única ligação já é concluída a solicitação de alteração de plano de serviço ou aceite de oferta promocional, somente caso o cliente expressamente queira, e o cliente saberá todos os detalhes da oferta e quando ocorrerá a efetivação da alteração do plano de serviço e início da cobrança de novos valores. A Vivo não autoriza outras empresas a falar em seu nome e desconhece as práticas e os procedimentos adotados pelas mesmas.


     

    O cliente ainda poderá acompanhar tudo através de protocolo informado, através dos números de nossa Central de Relacionamento 10315, *8486 (chamadas de celular), 1058 (chamadas de telefone fixo), 10666 ou nas linhas telefônicas para portadores de deficiência auditiva nos números 142 (chamadas de telefone fixo) ou 0800 772 8346 (chamadas de telefone celular).