Segurança Online

Computador ou Smartphone

Computador ou Smartphone

Você já parou para pensar no risco existente na troca de informações em seu computador de casa, seu celular e como você cuida deles?
Ao acessar sua conta bancária, o sentimento é de ter a certeza que utilizamos uma rede segura e que nossas informações estarão protegidas. Mas é importante estar preparado para os riscos que surgem diariamente como vírus, hackers, aplicativos ou programas espiões que roubam informações e invadem nossa privacidade.
 
Em três passos você pode se proteger contra as ameaças da Internet:
 
• Para evitar a exposição de nossas informações, o primeiro passo é navegar com cautela, não clicar em links sem verificar sua veracidade, evitar abrir caminho para a invasão online, ou seja, impedir e prevenir que o equipamento seja infectado por programas que podem deixar nossas informações (senhas, vídeos, fotos, conversas, documentos, etc.) vulneráveis.
 
• O segundo passo é instalar e manter sempre atualizados os programas de segurança digital, tais como proteção contra vírus (antivírus), proteção contra invasão por terceiros (firewall) e proteção contra aplicativos ou programas espiões (antispyware). Como o mundo digital muda o tempo todo, empresas de tecnologia sempre lançam novidades e atualizações de seus programas de segurança para mantê-los eficazes. Se você tem crianças em casa e que navegam na Internet, escolha a opção com controle de conteúdos (controle dos pais), não permita que eles se exponham a mensagens impróprias.
 
• O terceiro passo é ter sempre uma cópia atualizada de seus bens digitais. Fazer backup parece desnecessário até você perder tudo em razão de um vírus ou do seu equipamento parar de funcionar. Por isso, tenha sempre uma cópia segura das informações que você tem no computador ou celular.
 
Proteja-se! A Vivo oferece proteção para você se conectar com segurança e tranquilidade. Para conferir nossas soluções para seu Vivo Móvel, clique aqui, ou para seu Vivo Fixo, clique aqui.
 
Para saber mais, acesse a Cartilha de Segurança para Internet, no site do CERT.br.