Vivo Wi-Fi

Qual frequência de rede Wi-Fi devo utilizar para navegar na velocidade igual ou superior a 50 Megas?

Para atingir velocidade igual ou superior a 50 Megas, deve-se utilizar a frequência Wi-Fi 5 GHz.

Qual frequência de rede Wi-Fi devo utilizar para navegar de um ponto mais distante do meu roteador Wi-Fi?

Para navegar na rede Wi-Fi em pontos distantes do seu roteador, recomenda-se a utilização da frequência Wi-Fi 2.4 GHz. A frequência de 2.4 GHz pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores e atravessar objetos sólidos, como paredes.

Qual a forma mais adequada de aferir a velocidade contratada?

Para realizar a medição de velocidade da sua internet é importante conectar um computador ou notebook via cabo com (interface GigaEthernet) ao seu roteador, pois assim não irá sofrer com interferências da rede Wi-Fi e irá visualizar um valor mais confiável. Dê preferência para o site http://www.brasilbandalarga.com.br

Porque devo trocar o meu canal Wi-Fi 2.4 GHz?

Pode ser que a rede esteja na mesma frequência de outro roteador Wi-Fi. Isso pode ocasionar em uma baixa velocidade na navegação.

Como trocar o canal Wi-Fi e melhorar a frequência do sinal?

Para efetuar a troca de canais, basta acessar o seu navegar de internet e inserir o endereço descrito na etiqueta embaixo do seu roteador, assim como login e senha de autenticação. Na interface gráfica do seu roteador vá até “configurações de Wi-Fi”, lá poderá realizar a alteração de canais.

Quantos canais tenho disponíveis para troca?

Na rede Wi-Fi 2.4 GHz temos 11 canais disponíveis para trocas (originalmente são 14, mas três deles não podem ser usados devido a questões regulatórias) sendo que os principais canais que não sofrem interferência por canais adjacentes são 1, 6 e 11. Na rede Wi-Fi 5 GHz temos 23 canais disponíveis para trocas.

Dicas de aplicativos para monitorar qual o melhor canal para meu Wi-Fi?

Cloudcheck

É possível trocar a senha do meu Wi-Fi? Esqueceu sua senha?

Sim. Acessando o seu navegador de internet e inserindo o endereço descrito na etiqueta embaixo do seu roteador, assim como login e senha de autenticação, basta ir até a opção de “configurações de Wi-Fi” e realizar a alteração de nome (SSID) e senha da sua rede Wi-Fi. Não existe a opção esqueceu a senha, mas pode ser incluso uma nova sempre que necessário.

Como troca a senha do meu Wi-Fi?

Acessando o seu navegador de internet e inserindo o endereço descrito na etiqueta embaixo do seu roteador, assim como login e senha de autenticação, basta ir até a opção de “configurações de Wi-Fi” e realizar a alteração de nome (SSID) e senha da sua rede Wi-Fi.

Porque resetar o Wi-Fi no padrão de Fábrica?

Não existe um motivo para realizar o reset de fábrica do seu roteador Wi-Fi, porém é possível realizar o procedimento acessando seu roteador, conforme mostra a etiqueta colada embaixo do seu roteador ou pressionando com o auxílio de um palito por 20 segundos o botão “reset” atrás do seu roteador.

A distância do Meu Wi-Fi pode impactar no meu sinal Wi-Fi?

Sim, quanto mais distante o usuário estiver do roteador Wi-Fi pior será sua experiência de navegação chegando ao ponto de travamento de páginas e desconexão do Wi-Fi.

Porque não navego na máxima velocidade quando estou distante do roteador Wi-Fi?

Quando estamos mais distantes do roteador Wi-Fi para que se tenha uma conexão estável e sem quedas o roteador utiliza modulações mais baixas e consequentemente com uma velocidade menor porem mais estável.

Porque não vejo minha rede Wi-Fi quando estou em outro andar?

Muito provavelmente o sinal Wi-Fi do seu roteador deve estar fora do alcance do dispositivo que você está utilizando para navegar na internet, devido a atenuação por barreiras e distância.

Qual o melhor local para instalação do meu Wi-Fi?

No local (ambiente) que o cliente passa a maior parte do tempo navegando na internet. De forma geral a instalação do roteador Wi-Fi deve ser feita no ponto central da sua residência.

Como medir a velocidade do meu Wi-Fi?

Para medir a velocidade do seu Wi-Fi no ambiente que estiver navegando pode utilizar o CloudCheck na opção (Wi-Fi SweetSpots) essa função não testa sua conexão para internet e sim a capacidade máxima de transmissão do Wi-Fi entre seu dispositivo com o roteador.

Porque devo desconectar todos da rede Wi-Fi para medir minha velocidade contratada?

Para que não haja compartilhamento de banda, pois, por exemplo, se você tem contratado 100 Mbps, essa é a banda disponibilizada no roteador para todos na sua residência compartilharem a mesma, e se alguém estiver realizando um download ou vendo um vídeo, sua medição será a velocidade contratada menos a consumida pelos demais usuários conectados no mesmo roteador.

O Modelo do meu aparelho Celular pode impactar na recepção do sinal?

Sim, pois não basta o seu Roteador ter a tecnologia mais avançada, precisa com que seus celulares, notebooks, tablets e etc, sejam compatíveis com a mesma tecnologia, como funcionalidade dual band (2.4 e 5 GHz), tecnologia de transmissão e recepção MiMo 4x4, novo padrão de Wi-Fi 802.11ac, dentre outros.

O Modelo do meu aparelho celular pode impactar na velocidade de navegação?

Sim, pois não basta o seu Roteador ter a tecnologia mais avançada, precisa com que seus celulares, notebooks, tablets e etc, sejam compatíveis com a mesma tecnologia, como funcionalidade dual band (2.4 e 5 GHz), tecnologia de transmissão e recepção MiMo 4x4, novo padrão de Wi-Fi 802.11ac, dentre outros.

Qual a quantidade de equipamentos / usuários máximos para utilização do Wi-Fi?

Não existe um valor fixo recomendado, o que deve ser levado em consideração é a finalidade de utilização desse Wi-Fi de forma compartilhada (ex. um cliente conectado realizando vários downloads, vídeos e torrentes poderá consumir muita banda deixando a conexão dos demais muito lenta).

Por que não consigo navegar na máxima velocidade contratada quando tem outras pessoas conectadas na mesma rede Wi-Fi?

Por que a sua banda larga é compartilhada pelos usuários conectados. Sua banda será a máxima contratada menos o consumo dos demais usuários.

Meu telefone sem fio interfere no sinal Wi-Fi?

Se a frequência do telefone sem fio for 2.4GHz sim, se for 900MHz não.

Existe algum tipo de barreira que possa interferir no meu sinal Wi-Fi?

Barreiras físicas impede a propagação do sinal Wi-Fi, porém não gera interferência. Além de barreiras físicas, como paredes, portas, espelhos e a distância do roteador, ainda existem alguns aparelhos que geram interferência na rede Wi-Fi, como microondas, telefones sem fio 2.4GHz, babás eletrônicas e caixas de som Bluetooth.

Espelhos podem interferir no meu Sinal Wi-Fi?

Podem impedir a propagação do sinal Wi-Fi.

Como saber quem está conectado a minha rede Wi-Fi?

Acessando o seu Roteador com as instruções coladas na etiqueta da parte de baixo, você pode acessar as configurações de LAN (rede local) e verificar os hosts conectados na sua rede Wi-Fi. Ou por aplicativos como o Net Analyzer.

Existe a possibilidade de ocultar a minha rede Wi-Fi?

Sim. Acessando o seu Roteador com as instruções coladas na etiqueta da parte de baixo, você pode ir em “configurações Wi-Fi” na aba avançada e setar a opção de ocultar seu SSID (nome da rede Wi-Fi).

Como localizar minha rede Wi-Fi com SSID oculto? (android e Iphone) ?

Só será possível visualizar após criar uma conexão manualmente no dispositivo com o SSID e senha corretamente configurado após conectado será possível visualiza-la.

Letras protocolo Wi-Fi? Padrão Wi-Fi?

2.4GHz (802.11b,g,n) 5GHz (802.11a,n,ac)